"Os bancos de investimento pretendem alugar superpetroleiros para armazenarem mais petróleo no mar, em busca de lucros à medida que os contratos de futuros forem ficando mais caros no decorrer do ano.
Jens Martin Jensen, CEO da Frontline, maior proprietária deste tipo de navios, afirmou à Bloomberg que alguns bancos estão já a pedir para alugar os superpetroleiros. Os fundos de cobertura de risco, em contrapartida, não estão ainda a demonstrar interesse neste tipo de negócio.
Os bancos estão a tentar beneficiar de uma situação de mercado a que se dá o nome de contango – que é quando os preços dos contratos futuros estão mais altos do que o custo do produto para entrega imediata. Ou seja, compram petróleo agora, armazenam-no durante alguns meses no mar, e depois conseguem melhores preços de venda, já que os futuros estão mais elevados do que os preços “spot”. Isto reforça a ideia de que o petróleo estará mais caro daqui a alguns meses.
A Morgan Stanley, por exemplo, detém metade da Heidmar Inc., uma empresa que opera petroleiros em nome de grupos de proprietários. A Goldman Sachs também negoceia “commodities” através da J. Aron & Co.
O Barclays Capital, ramo de banca de investimento do Barclays, salientou em Novembro o potencial de lucro destas actividades, referindo que os operadores poderão obter “significativos retornos” com o armazenamento de petróleo e de cobre.
O custo mensal de armazenamento em superpetroleiros é de 80 a 90 cêntimos por barril, sublinha a Bloomberg, citando a operadora de petroleiros Braemar Shipping Services."
Fonte: JdN.
E são este tipo de práticas que estão a ser "ajudadas" pelos governos de todo o mundo
Jens Martin Jensen, CEO da Frontline, maior proprietária deste tipo de navios, afirmou à Bloomberg que alguns bancos estão já a pedir para alugar os superpetroleiros. Os fundos de cobertura de risco, em contrapartida, não estão ainda a demonstrar interesse neste tipo de negócio.
Os bancos estão a tentar beneficiar de uma situação de mercado a que se dá o nome de contango – que é quando os preços dos contratos futuros estão mais altos do que o custo do produto para entrega imediata. Ou seja, compram petróleo agora, armazenam-no durante alguns meses no mar, e depois conseguem melhores preços de venda, já que os futuros estão mais elevados do que os preços “spot”. Isto reforça a ideia de que o petróleo estará mais caro daqui a alguns meses.
A Morgan Stanley, por exemplo, detém metade da Heidmar Inc., uma empresa que opera petroleiros em nome de grupos de proprietários. A Goldman Sachs também negoceia “commodities” através da J. Aron & Co.
O Barclays Capital, ramo de banca de investimento do Barclays, salientou em Novembro o potencial de lucro destas actividades, referindo que os operadores poderão obter “significativos retornos” com o armazenamento de petróleo e de cobre.
O custo mensal de armazenamento em superpetroleiros é de 80 a 90 cêntimos por barril, sublinha a Bloomberg, citando a operadora de petroleiros Braemar Shipping Services."
Fonte: JdN.
E são este tipo de práticas que estão a ser "ajudadas" pelos governos de todo o mundo
Comentário