O construtor francês de automóveis Renault anunciou hoje uma quebra de 28,5 por cento nas vendas de Dezembro, responsabilizando as crises financeira e económica pelo colapso "brutal" do mercado.
Para o conjunto do ano de 2008, a Renault assinala uma diminuição de 4,2 por cento das vendas, um valor ligeiramente inferior ao mercado mundial, que observou um recuo de 4,8 por cento.
Apesar da descida das vendas, a Renault manteve os 3,6 por cento do mercado mundial de viaturas e comerciais ligeiros que possuía em 2007.
Para este ano, o construtor automóvel europeu espera que a crise vá continuar, sendo uma das suas prioridades a redução de "stocks" de automóveis.
Em 2008, a empresa vendeu 2,38 milhões de veículos em todo o mundo, contra os 2,49 milhões de unidades vendidas no ano anterior.
As vendas globais da marca Renault caíram 5,4 por cento enquanto a unidade coreana Renault Samsung Motors registou uma quebra de 12,6 por cento.
Na Europa, as vendas caíram 7,3 por cento, incluindo um recuo de 0,3 por cento no mercado francês.
Em contrapartida, a subsidiária romena Dacia, que fabrica o modelo de baixo custo Logan, viu aumentar as vendas em 11,7 por cento.
Os resultados finais da Renault deverão ser conhecidos a 12 de Fevereiro.
Para o conjunto do ano de 2008, a Renault assinala uma diminuição de 4,2 por cento das vendas, um valor ligeiramente inferior ao mercado mundial, que observou um recuo de 4,8 por cento.
Apesar da descida das vendas, a Renault manteve os 3,6 por cento do mercado mundial de viaturas e comerciais ligeiros que possuía em 2007.
Para este ano, o construtor automóvel europeu espera que a crise vá continuar, sendo uma das suas prioridades a redução de "stocks" de automóveis.
Em 2008, a empresa vendeu 2,38 milhões de veículos em todo o mundo, contra os 2,49 milhões de unidades vendidas no ano anterior.
As vendas globais da marca Renault caíram 5,4 por cento enquanto a unidade coreana Renault Samsung Motors registou uma quebra de 12,6 por cento.
Na Europa, as vendas caíram 7,3 por cento, incluindo um recuo de 0,3 por cento no mercado francês.
Em contrapartida, a subsidiária romena Dacia, que fabrica o modelo de baixo custo Logan, viu aumentar as vendas em 11,7 por cento.
Os resultados finais da Renault deverão ser conhecidos a 12 de Fevereiro.
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