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1 motor para todos os carros!!!!

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    1 motor para todos os carros!!!!

    Esta história da "globalização" tem varias facetas.

    Isto das marcas terem o mesmo bloco com vários níveis de potência está a crescer a olhos vistos.

    A BMW vai ter um bloco 2.0 diesel com 116, 143, 177 e 204cv

    A VW vai ter um bloco 2.0 diesel com 110, 140, 170 e 204cv (não sei se vai ser este o valor).

    Agora o interessante é, que diferenças vão ter esses motores?

    Vamos começar pelo interior dos blocos, pelas peças moveis, cambota, bielas e pistões, segundo a lógica cada motor deveria ter esses componentes preparados para as respectivas potências.
    Mas do ponto de vista da "produção" não é mais económico fazer isso tudo igual? Mesmo que para as versões mais "fracas" esteja sobredimensionado?

    Com um bloco "standard", basta mudar uns periféricos (o turbo por exemplo) e obter vários níveis de potência, até a embraiagem podia ser a mesma em vários modelos, desde que estivesse preparada para a versão mais potente...

    Tudo depende das lógicas de produção.

    Se isto acontecer vai ser o paraíso da "trafulhice".

    As marcas "atrofiam" os motores para terem consumos baixos e as respectivas emissões igualmente baixas.

    Um gajo depois na "garagem" monta as peças do modelo acima e foge aos impostos!!!!

    Muito vai a policia ter que abrir capots.... e ter umas aulas de como "faralhar" um carro...

    #2
    Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
    Esta história da "globalização" tem varias facetas.

    Isto das marcas terem o mesmo bloco com vários níveis de potência está a crescer a olhos vistos.

    A BMW vai ter um bloco 2.0 diesel com 116, 143, 177 e 204cv

    A VW vai ter um bloco 2.0 diesel com 110, 140, 170 e 204cv (não sei se vai ser este o valor).

    Agora o interessante é, que diferenças vão ter esses motores?

    Vamos começar pelo interior dos blocos, pelas peças moveis, cambota, bielas e pistões, segundo a lógica cada motor deveria ter esses componentes preparados para as respectivas potências.
    Mas do ponto de vista da "produção" não é mais económico fazer isso tudo igual? Mesmo que para as versões mais "fracas" esteja sobredimensionado?

    Com um bloco "standard", basta mudar uns periféricos (o turbo por exemplo) e obter vários níveis de potência, até a embraiagem podia ser a mesma em vários modelos, desde que estivesse preparada para a versão mais potente...

    Tudo depende das lógicas de produção.

    Se isto acontecer vai ser o paraíso da "trafulhice".

    As marcas "atrofiam" os motores para terem consumos baixos e as respectivas emissões igualmente baixas.

    Um gajo depois na "garagem" monta as peças do modelo acima e foge aos impostos!!!!

    Muito vai a policia ter que abrir capots.... e ter umas aulas de como "faralhar" um carro...
    Turbo, intercoolers, injectores diferentes. por exemplo
    Se isto for diferente de carro para carro nao consegues meter no 110 204 cv's...tens que mudar mecanica.

    Podem ser todos o msm tipo de bielas e cambotas e embolos e camisas , etc....
    mas as bielas (exemplo) do 204 cv's podem passar por tratamentos termicos pos produçao para aguentarem maiores esforços....idem para outros componentes.

    Meu amigo...fazer todos os componente para suyportar 204cv's e dps so reprogramar para menos era completamente estupido....os preços dos carros tinha que ser igual já que é so o ficheiro eletronico da centralina que muda

    já agr...a VW tinha um bloco diesel com 90, 110, 115, 130, 150, 160 cv's...1.9tdi PD. Agora tenta no 90 por 160 cv's sem mudar mecanica... é complicado (impossivel).

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
      Esta história da "globalização" tem varias facetas.

      Isto das marcas terem o mesmo bloco com vários níveis de potência está a crescer a olhos vistos.

      A BMW vai ter um bloco 2.0 diesel com 116, 143, 177 e 204cv

      A VW vai ter um bloco 2.0 diesel com 110, 140, 170 e 204cv (não sei se vai ser este o valor).

      Agora o interessante é, que diferenças vão ter esses motores?

      Vamos começar pelo interior dos blocos, pelas peças moveis, cambota, bielas e pistões, segundo a lógica cada motor deveria ter esses componentes preparados para as respectivas potências.
      Mas do ponto de vista da "produção" não é mais económico fazer isso tudo igual? Mesmo que para as versões mais "fracas" esteja sobredimensionado?

      Com um bloco "standard", basta mudar uns periféricos (o turbo por exemplo) e obter vários níveis de potência, até a embraiagem podia ser a mesma em vários modelos, desde que estivesse preparada para a versão mais potente...

      Tudo depende das lógicas de produção.

      Se isto acontecer vai ser o paraíso da "trafulhice".

      As marcas "atrofiam" os motores para terem consumos baixos e as respectivas emissões igualmente baixas.

      Um gajo depois na "garagem" monta as peças do modelo acima e foge aos impostos!!!!

      Muito vai a policia ter que abrir capots.... e ter umas aulas de como "faralhar" um carro...
      Posso estar a dizer uma grande barbaridade mas li em qualquer lado que, por exemplo, no caso da bmw e do motor 20d que há uns tempos tinha 163cv e depois passou a ter 177, apesar de terem a mesma cilindrada e um diferença de potência relativamente baixa, nem sequer partilhavam o mesmo bloco, eram totalmente diferentes. Nos casos que falaste não faço a mínima, mas se por acaso também começarem logo por ter blocos diferentes uns dos outros, acho impossível "em casa" conseguir-se potências do modelo acima.

      Comentário


        #4
        A malta quer é cavalos e só pensa para cima, mas se for para baixo?
        É dificil "meter" cavalos para baixo?

        Passar de 140 para 110 e de 143 para 116...

        O post é só para chamar a atenção para a importancia dos impostos nas estrategias das marcas (CO2) e nos produtos que oferecem/estrategias de produção.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
          A malta quer é cavalos e só pensa para cima, mas se for para baixo?
          É dificil "meter" cavalos para baixo?

          Passar de 140 para 110 e de 143 para 116...

          O post é só para chamar a atenção para a importancia dos impostos nas estrategias das marcas (CO2) e nos produtos que oferecem/estrategias de produção.
          Passar para baixo? È quase natureza humana querer sempre mais. Não conheço sequer historias de alguém que tenha diminuído de potencia de propósito.
          Mas tecnicamente penso que é possível, diminuir pressão do turbo, reprogramar para ter parametros mais penalizadores.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
            Passar para baixo? È quase natureza humana querer sempre mais. Não conheço sequer historias de alguém que tenha diminuído de potencia de propósito.
            Mas tecnicamente penso que é possível, diminuir pressão do turbo, reprogramar para ter parametros mais penalizadores.
            O 2.0 TDI da VW não começou com 140 cv e agora tem um com 110 cv? Eu acho que sim, mas não tenho a certeza

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por camisola25 Ver Post
              O 2.0 TDI da VW não começou com 140 cv e agora tem um com 110 cv? Eu acho que sim, mas não tenho a certeza
              Há, pensei que te referisses a um particular que diminuia a potencia. Uma marca é diferente, basta usar um turbo menos performante, ajustar a centralina, mudar a admissão para uma mais restritiva ou até mudar peças internas no motor.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por a.rosario Ver Post
                Posso estar a dizer uma grande barbaridade mas li em qualquer lado que, por exemplo, no caso da bmw e do motor 20d que há uns tempos tinha 163cv e depois passou a ter 177, apesar de terem a mesma cilindrada e um diferença de potência relativamente baixa, nem sequer partilhavam o mesmo bloco, eram totalmente diferentes. Nos casos que falaste não faço a mínima, mas se por acaso também começarem logo por ter blocos diferentes uns dos outros, acho impossível "em casa" conseguir-se potências do modelo acima.
                É verdade. Os blocos não são iguais. Além de outras modificações.

                Comentário


                  #9
                  Pegando no caso do GPunto 1.3 Multijet 75cv e 90cv.

                  Começo logo por caixas. São diferentes. Uma de 5 e outra de 6. E se tivessem o mesmo número de mudanças, o mais certo era terem um escalonamento diferente.

                  De motor, o de 90cv, têm turbo de geometria variável, camara de combustão diferente, alterações na admissão e escape e taxa de compressão diferente.

                  Comprava o de 75cv, e com o dinheiro que gastava a converter para o de 90cv, pegava e tinha comprado logo o 1.9 Multijet 130cv.

                  Comentário


                    #10
                    Estamos a chegar lá... então se for para andar para baixo até pode ser que trocando uns perifericos, as marcas consigam reduzir a potência dos motores...

                    E será que nesses casos vale a pena mudar o interior dos motores?

                    Falo nisto por causa da produção em serie (maior numero de unidades faz diminuir o custo de cada uma...).

                    Até onde pode chegar a "racionalização"?

                    Quanto tempo falta para os carros virem com uma variedade de programas de centralina que o condutor escolhe, ou melhor, há imagem das caixas de velocidades inteligentes o carro consegue perceber se o condutor está "acelerado" ou vai calmo.

                    Na pratica isso já existe com os botões "sport" e coisas do genero que alguns carros trazem.


                    Na pratica as novas tecnologias permitem cada vez mais ter um cordeiro amigo do ambiente, com um lobo de dente afiado lá dentro...

                    Comentário


                      #11
                      Hoje em dia para mim: carro despachado e com consumos muito baixos.

                      O 118d já é o que é, quero ver como será o 116d!

                      Quanto ao tópico, quanto mais potente mais resistente terá de ser o motor, podem partilhar muitas peças, mas muitas outras com certeza não o serão.

                      Como já foi referido basta os pistões ou segmentos terem um tratamento posterior. Por falar nisso não me importava nada de trabalhar na industria automóvel...

                      Comentário


                        #12
                        As marcas deviam era utilizar os mesmos motores!

                        Por exemplo, haver fornecedores apenas para a construção de motores.

                        Os carros apenas tinham de ter o interface certo.

                        Isto de certa forma já existe .Tipicamente dentro dos modelos do mesmo grupo, mas se calhar ainda se podia ir mais longe ao ponto de haver standards nos chassis onde pudessem ser encaixados motorizações genériicas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                          As marcas deviam era utilizar os mesmos motores!

                          Por exemplo, haver fornecedores apenas para a construção de motores.

                          Os carros apenas tinham de ter o interface certo.

                          Isto de certa forma já existe .Tipicamente dentro dos modelos do mesmo grupo, mas se calhar ainda se podia ir mais longe ao ponto de haver standards nos chassis onde pudessem ser encaixados motorizações genériicas.

                          Os genéricos chegaram aos produtos farmacêuticos podem muito bem chegar aos automóveis. Nos próximos anos haverá novidades no caminho a seguir...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                            As marcas deviam era utilizar os mesmos motores!

                            Por exemplo, haver fornecedores apenas para a construção de motores.

                            Os carros apenas tinham de ter o interface certo.

                            Isto de certa forma já existe .Tipicamente dentro dos modelos do mesmo grupo, mas se calhar ainda se podia ir mais longe ao ponto de haver standards nos chassis onde pudessem ser encaixados motorizações genériicas.
                            Em vez de ser Generis: Genéricos de referência, qual seria o slogan ?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                              Em vez de ser Generis: Genéricos de referência, qual seria o slogan ?
                              Engenieris

                              Comentário


                                #16
                                Actualmente o bloco do 20d (177) e 23d (204) é o mesmo.

                                O bloco do 18d (143) não partilha com mais nenhum motor.

                                Bielas, pistões, cambotas são as mesmas para o 18d (143), 20d (177) e 23d (204).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                  Turbo, intercoolers, injectores diferentes. por exemplo
                                  Se isto for diferente de carro para carro nao consegues meter no 110 204 cv's...tens que mudar mecanica.

                                  Podem ser todos o msm tipo de bielas e cambotas e embolos e camisas , etc....
                                  mas as bielas (exemplo) do 204 cv's podem passar por tratamentos termicos pos produçao para aguentarem maiores esforços....idem para outros componentes.

                                  Meu amigo...fazer todos os componente para suyportar 204cv's e dps so reprogramar para menos era completamente estupido....os preços dos carros tinha que ser igual já que é so o ficheiro eletronico da centralina que muda

                                  já agr...a VW tinha um bloco diesel com 90, 110, 115, 130, 150, 160 cv's...1.9tdi PD. Agora tenta no 90 por 160 cv's sem mudar mecanica... é complicado (impossivel).
                                  Tenho ideia que as cavalagens que assinalei a BOLD não são PD.

                                  A de 90 e 110 tenho ideia que não são mesmo, tenho mais dúvidas na de 115.

                                  EDIT: Confirmo, 90 e 110 não sao PD, sao VP, 115 é PD.
                                  Editado pela última vez por CorsaJoy; 10 January 2009, 00:40.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                    Hoje em dia para mim: carro despachado e com consumos muito baixos.

                                    O 118d já é o que é, quero ver como será o 116d!

                                    Quanto ao tópico, quanto mais potente mais resistente terá de ser o motor, podem partilhar muitas peças, mas muitas outras com certeza não o serão.

                                    Como já foi referido basta os pistões ou segmentos terem um tratamento posterior. Por falar nisso não me importava nada de trabalhar na industria automóvel...

                                    O 116d tem todas as condições para ser mais que despachado para o comum dos condutores. Com o benefício de ter óptimos consumos (não me parece possível vir a ser um motor gastador! Seria totalmente o oposto daquilo que os motores BMW são face ao que rendem, mas pode acontecer...). Imaginando que a esperada tendência de emagrecimento dos automóveis continue, então o 116d será uma proposta bem interessante para quem não queira um automóvel com performances de excepção ou acima da média. Para mim, que não gosto de andar em corridas, era óptimo. Claro que preferiria sempre um 120 ou um 123, mas o 116 chegaria e sobraria para as minhas necessidades.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Me parece economia de escala.

                                      Para que investir milhares em motores diferentes se com um propulsor apenas devidamente ajustado se consegue resultados semelhantes por uma quantia muito menor?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu tenho uma teoria

                                        Qd maior cilindrada tiver o motor e menos cavalagem, mais fiável fica.

                                        Eu acho q os blocos 1.9 da VW de 90 cv's é muito mais fiável q os de 130/160 cv's

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                                          Eu tenho uma teoria

                                          Qd maior cilindrada tiver o motor e menos cavalagem, mais fiável fica.

                                          Eu acho q os blocos 1.9 da VW de 90 cv's é muito mais fiável q os de 130/160 cv's
                                          Teoricamente isso é verdade.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                                            Eu tenho uma teoria

                                            Qd maior cilindrada tiver o motor e menos cavalagem, mais fiável fica.

                                            Eu acho q os blocos 1.9 da VW de 90 cv's é muito mais fiável q os de 130/160 cv's

                                            E eu tenho outra, prefiro sempre um motor mais pujante, e não me interessa que nao faça tantos km´s como outro mais morto com que faça 500 000 km alegremente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                                              Me parece economia de escala.

                                              Para que investir milhares em motores diferentes se com um propulsor apenas devidamente ajustado se consegue resultados semelhantes por uma quantia muito menor?
                                              É q as pessoas n sabem q isto já acontece há décadas. Simplesmente agora depende menos dos blocos e mais da electrónica e periféricos.
                                              Por exemplo, a familia de motores PSA, 1.1 (este n tenho a certeza), 1.4, 1.6 e 1.9. Os blocos eram iguais, mudavam as cabeças, e diametros para alteração de cilindradas. Até o bloco de muitos motores a gasolina, são iguais aos dos diesel, simplesmente já q tinha q se fazer um mais ressistente para as maiores pressões, então faz-se para todos e fica sobredimensionado nos outros.
                                              Quando compram peças, n reparam que nos modelos onde esta pode ser aplicada, por vezes vêm 5 ou 6?

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por João Pedro F Ver Post
                                                O 116d tem todas as condições para ser mais que despachado para o comum dos condutores. Com o benefício de ter óptimos consumos (não me parece possível vir a ser um motor gastador! Seria totalmente o oposto daquilo que os motores BMW são face ao que rendem, mas pode acontecer...). Imaginando que a esperada tendência de emagrecimento dos automóveis continue, então o 116d será uma proposta bem interessante para quem não queira um automóvel com performances de excepção ou acima da média. Para mim, que não gosto de andar em corridas, era óptimo. Claro que preferiria sempre um 120 ou um 123, mas o 116 chegaria e sobraria para as minhas necessidades.
                                                É isso mesmo. O 2.0TDI CR 110 acho que deve ser um óptimo motor na minha filosofia. Para mim 100 ou mais cavalos é suficiente, então ter consumos óptimos ainda melhor.

                                                Veremos agora com o 116d o que será. Nos preços que pedi à BMW o 120d é mais caro 1.750€ que o 118d, e o 123d é mais caro 2.800€ que o 120d. Claro que o 123d tem mais equipamento de série, mas mesmo assim prefiro o 118d, fico com um carro mais económico e ainda se mete um ou outro extra! Com o 116 espero que seja mais barato que o 118d também os 1.500€.. Seria óptimo..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  vão lhe dando nos cavalinhos e na manutenção e peças!!!!

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                    É isso mesmo. O 2.0TDI CR 110 acho que deve ser um óptimo motor na minha filosofia. Para mim 100 ou mais cavalos é suficiente, então ter consumos óptimos ainda melhor.

                                                    Veremos agora com o 116d o que será. Nos preços que pedi à BMW o 120d é mais caro 1.750€ que o 118d, e o 123d é mais caro 2.800€ que o 120d. Claro que o 123d tem mais equipamento de série, mas mesmo assim prefiro o 118d, fico com um carro mais económico e ainda se mete um ou outro extra! Com o 116 espero que seja mais barato que o 118d também os 1.500€.. Seria óptimo..
                                                    Por essa diferença de preço é um erro um 120 ou 118d.

                                                    O 123d é um excelente motor e com optimos consumos, pensa bem.

                                                    Um dia mais tarde podes-te arrepender.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                                      Por essa diferença de preço é um erro um 120 ou 118d.

                                                      O 123d é um excelente motor e com optimos consumos, pensa bem.

                                                      Um dia mais tarde podes-te arrepender.
                                                      A minha opção é claramente o 118d. Não estou numa fase da vida que dar mais 4.000€ por um carro seja propriamente fácil. E neste momento dou mais valor ao carro num todo que ao motor.

                                                      Pelo preço do 123d compro carros do segmento a cima, até mesmo o 320d (+500€). Nesses valores então procurando em outras marcas compro carros do segmento D possivelmente com estofos em pele.

                                                      Quem me conhece sabe que sou muito racional. Adoro carros, condução, velocidade, etc. mas tenho sempre algo que me chama cá para baixo e me faz tomar decisões ponderadas

                                                      A haver compra será só no 2º semestre deste ano, primeiro preciso de definir bem o que irei estar a fazer daqui a 1 ano, e isso só consigo decidir lá para o Verão!

                                                      Até lá espero que as marcas precisem de vender e façam bons descontos!

                                                      Edit: 335d - 31.142€.. Só agora vi.. Ai ai.. Acho que vou mesmo ter de perder a cabeça
                                                      Editado pela última vez por air; 10 January 2009, 11:10.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Corsa_Joy Ver Post
                                                        Tenho ideia que as cavalagens que assinalei a BOLD não são PD.

                                                        A de 90 e 110 tenho ideia que não são mesmo, tenho mais dúvidas na de 115.

                                                        EDIT: Confirmo, 90 e 110 não sao PD, sao VP, 115 é PD.
                                                        dentro dos vp's tens: (1896cc 8v)
                                                        90 GF e TGV
                                                        110

                                                        dentro dos pd's tens: (1896cc 8v)
                                                        100, 105, 115, 130, 150 e 160

                                                        ainda dentro dos pd's mas desta vez com 1968cc tens:
                                                        136 8v
                                                        140 8v
                                                        14016v
                                                        170 16v

                                                        dentro do que poderiamos chamar semelhante, nada seria mais errado porque todos eles têm diferenças, em alguns casos abismais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                          A minha opção é claramente o 118d. Não estou numa fase da vida que dar mais 4.000€ por um carro seja propriamente fácil. E neste momento dou mais valor ao carro num todo que ao motor.

                                                          Pelo preço do 123d compro carros do segmento a cima, até mesmo o 320d (+500€). Nesses valores então procurando em outras marcas compro carros do segmento D possivelmente com estofos em pele.

                                                          Quem me conhece sabe que sou muito racional. Adoro carros, condução, velocidade, etc. mas tenho sempre algo que me chama cá para baixo e me faz tomar decisões ponderadas

                                                          A haver compra será só no 2º semestre deste ano, primeiro preciso de definir bem o que irei estar a fazer daqui a 1 ano, e isso só consigo decidir lá para o Verão!

                                                          Até lá espero que as marcas precisem de vender e façam bons descontos!

                                                          Edit: 335d - 31.142€.. Só agora vi.. Ai ai.. Acho que vou mesmo ter de perder a cabeça
                                                          335d - 31342 euros... deves ter até o volante como opcional

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                                            335d - 31342 euros... deves ter até o volante como opcional
                                                            Eu acho que é capaz de trazer volante, mas se não trouxer qualquer coisa arranja-se


                                                            Comentário

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