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temperatura do motor elevada

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    temperatura do motor elevada

    Tenho um peugeot 106 que passado cerca de 1 ou 2 minutos depois de ligar e andar com o carro, a temperatura dispara para o valor máximo.

    Tenho liquido anti congelante no radiador...

    O que poderá ser a causa do problema?
    Fuga no radiador? Algum tubo entupido?

    #2
    Originalmente Colocado por Coquus Ver Post
    Tenho um peugeot 106 que passado cerca de 1 ou 2 minutos depois de ligar e andar com o carro, a temperatura dispara para o valor máximo.

    Tenho liquido anti congelante no radiador...

    O que poderá ser a causa do problema?
    Fuga no radiador? Algum tubo entupido?

    ou o sensor da temperatura (termómetro) pifado....

    Comentário


      #3
      Muito provavelmente o termostáto. Ficou preso na posição fechada e não deixa o liquido circular.

      Barato e fácil de resolver.

      Abraço.

      Comentário


        #4
        pode tambem ser a junta da cabeça queimada.

        Comentário


          #5
          Aconteceu-me isso recentemente com o mesmo modelo. A causa foi 1 avaria da peça que activa a ventoinha (nao sei o nome) custou cerca de 40€.

          Comentário


            #6
            Demorar 1 ou 2 minutos a chegar à temperatura máxima, ainda para mais nesta altura do ano, não é de todo credível, mesmo que o termostato estivesse fechado, ou que o sistema refrigerante não tivesse líquido.


            Começa por trocar / limpar o sensor de temperatura, parece-me que pode ser daí.

            Comentário


              #7
              Primeira tentativa de solução, o mecânico colocou lá a mangueira de água, e saiu montes de lixo. Pensou que seria essa a causa, alguma coisa entupida. Saí do mecânico e parecia tudo ok. Mas afinal nao resolveu o problema, o carro no dia seguinte voltou a aquecer.

              Levei-o novamente ao mecânico e ele trocou-me o termostato.
              Passado 2 dias o problema voltou a aparecer!

              Alguma sugestão?

              Comentário


                #8
                Quando pões o motor a trabalhar, consegues ver o líquido de refrigeração a circular? Consegue-se ver isso no vaso de expansão...

                Se ele não circula, poderá ser a bomba de água.

                Verifica o estado do óleo, a ver se não há indícios de passagem de água para lá. Pode ser alguma junta queimada, também.

                Comentário


                  #9
                  boas

                  pois na minha opiniao iso nao se trata nem de termostato nem de nada trata apenas de algo tao simples como sangrar o sistema sabes como faze lo?

                  Comentário


                    #10
                    ..

                    se tiver ar no sistema de refrigeraçao nunca consegues q a ventoinha ligue por mais termostatos q mudes...com o motor parado ligas o botao po quente (sofagem) depois na parte do motor enxes o deposito de agua depois algures num tubo de agua existe um sangrador algo parecido com a tampa dos pipos das rodas abres ate sair agua sem ar depois fexas tudo (deposito de expansao e o tal pipo do tubo) e metes a trab ate disparar a ventoinha se perto da temperatura de ela ligar normalmente logo a seguir aos 90º ou 90 certos, se ela nao ligar alargas o tal pipo do tubo para sair algum ar q ainda tenha e de certeza q ai começara a ventoinha a trabalhar isto se o problema for disso....ai teras o sistenma de refrigeraçao devidamente sangrado

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Coquus Ver Post
                      Tenho um peugeot 106 que passado cerca de 1 ou 2 minutos depois de ligar e andar com o carro, a temperatura dispara para o valor máximo.

                      Tenho liquido anti congelante no radiador...

                      O que poderá ser a causa do problema?
                      Fuga no radiador? Algum tubo entupido?
                      experimenta limpar o radiador por dentro falas algures ai em lixo pois a causa pode tar ai e pa veres se é do radiador exp qd ele ta quente se o radiador esta todo quente por igual se nao estiver das duas uma ou nao ta sangrado como expliko mais a frente ou é ferrugem q tem dentro do radiador c




                      cumps!

                      Comentário


                        #12
                        viva

                        a causa mais provavel pela minha experiencia é o sensor da temperarura
                        pede ao teu mecanico para o testar...
                        ou se aranjares um carro igual pede emprestado e ve a temperatura

                        Comentário


                          #13
                          Ano?
                          Diesel 1.4, 1.5?
                          ou 1.1, 1.4 gasolina? Carburador ou injecção?
                          Vaso de expansão no radiador (circuito fechado) ou à parte?
                          Faz toda a diferença...
                          Podes colocar 1 foto do motor?
                          De qq forma a válvula da temperetura que faz a leitura para o ponteiro não costuma avariar e a bomba d' água também não, pois as pás não são em plástico nem se descrava nesses carros.
                          Se não há fuga de água, pode estar mal sangrado (principalmente se for de circuito fechado), termostato colado (fechado), válvula do radiador avariada (que faz saltar a ventoínha) ou não tem água suficiente no radiador para ela disparar.
                          Se a temp. já foi ao máximo, a junta em princípio já queimou.
                          Com 1 foto ajudava muito...

                          Comentário


                            #14
                            boas!!! quase de certeza que é o termostato que nao abre na altura correcta

                            por isso é que ele aquece demais.. é melhor substituires o termostato rapido

                            pois pode queimar a junta da cabeça. Espero ter ajudado..

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