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oficinas que mexem na centralina,boa opcao?

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    oficinas que mexem na centralina,boa opcao?

    boas,
    alguem m pode dizer se aquelas empresas que fazem publicidade a mudanca da centralina pra aumentar a potencia e uma opcao boa pra quem nao sabe como kitar bem o carro.imaginemos, tenho um fabia 1.4tdi 80cv e segundo eles dpois da stage2 ficaria com 135cv.ora com esse aumento nao convem andar com algmas coisas d fabrica (susp.travoes etc). o que e q recomendam alterar neste caso?baixar a susp.,travoes (discos) maiores,novos tubos d alimentacao...nao tenho a certeza.
    se alguem m pudesse ajudar era optimo
    e ja agr se alguem souber d alguma empresa fiavel diga sff
    abracos

    #2
    80 para 135cv é muita coisa ...
    Não devia durar muito esse motor ...

    Essa alteração na centralina é a chamada Reprogramação , podes encontrar muita informação cá no forum sobre esse tema ...

    Posso-te adiantar que nao é muito recomendável alterações desses valores ...
    Com esse motor nao arriscaria passar dos 100cv e 20/25% + de binario (até 265 Nm)

    Quanto a alterações , penso que nao há necessidade de mexer em nada. Ganhas uns 10Kmh em velocidade de ponta e 2 ou 3 segundos aos 100

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      #3
      Tipicamente Stage2, e se o motor for para durar, implica alteração de alguns componentes mecânicos e não só da electrónica.

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        #4
        É preciso ter cuidado. eu pessoalmente não fazia

        Comentário


          #5
          desde quando baixar a suspensão é melhorar o comportamento dinâmico do carro?

          Isso exigiria uma suspensão toda revista, feita por quem sabe. Sinceramente o dinheiro que gastarias não valeria a pena.

          Mais vale comprar outro carro. Mas isto é a minha singela opinião.
          E sim, subir 55cv a um motor desses exige algumas modificações, e o nível de fiabilidade desce a pique.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por estreante Ver Post
            boas,
            alguem m pode dizer se aquelas empresas que fazem publicidade a mudanca da centralina pra aumentar a potencia e uma opcao boa pra quem nao sabe como kitar bem o carro.imaginemos, tenho um fabia 1.4tdi 80cv e segundo eles dpois da stage2 ficaria com 135cv.ora com esse aumento nao convem andar com algmas coisas d fabrica (susp.travoes etc). o que e q recomendam alterar neste caso?baixar a susp.,travoes (discos) maiores,novos tubos d alimentacao...nao tenho a certeza.
            se alguem m pudesse ajudar era optimo
            e ja agr se alguem souber d alguma empresa fiavel diga sff
            abracos
            Se fosse a ti, ia aos verdadeiros profissionais nisso. Para o mim um dos melhores é a vilauto em vila real. Aí eles dão-te conselhos e mudam tudo o que for preciso mudar, para manter a fiabilidade. A nivel de ganhos, tudo depende de quanto queres gastar...

            Comentário


              #7
              Atenção a essas mexidas. Motores que têm vários níveis de potência têm também reforços estruturais nos níveis mais altos.

              Um parente meu subiu um audi 6 2.5 dos antigos de 150 para 180 cv e passados dois anos a transmissão quebrou. Não aguentou o aumento do binário. OOOPS.

              Comentário


                #8
                Amigo compra um carro que te dê verdadeiro prazer de conduzir como ele é, que nem pensas em mexer seja no que fôr...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MAFioso Ver Post
                  Amigo compra um carro que te dê verdadeiro prazer de conduzir como ele é, que nem pensas em mexer seja no que fôr...
                  É isso.. nem faças revisões que isso só estraga.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por foo Ver Post
                    É isso.. nem faças revisões que isso só estraga.
                    Eu não disse isso.

                    Comentário


                      #11
                      Muito cuidado com as reprogramações.
                      É frequente haverem problemas na centralina devido ao facto desta ter sido reprogramada.
                      A centralina controla tudo no motor e se a reprogramação ficar mal feita, pode ser o fim do motor.
                      Conheço um caso de um tipo que fez uma reprogramação numa A4 e parecia tudo bem, até ao dia em que foi dar a vel. máxima e voltou com o motor no galheiro. A centralina deu o berro e descomandou tudo.

                      Comentário


                        #12
                        pelo que to a ler toda a gent tem duvidas que a reprogramacao seja a melhor coisa, e eu tinha a mesma opiniao por isso e q vim aqui

                        e em relacao a simples turbos?
                        obg a todos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por estreante Ver Post
                          pelo que to a ler toda a gent tem duvidas que a reprogramacao seja a melhor coisa, e eu tinha a mesma opiniao por isso e q vim aqui

                          e em relacao a simples turbos?
                          obg a todos
                          Num carro moderno de pouco vale fazer alterações dessas sem reprogramar a centralina, dado que a mesma está parametrizada para um intervalo de valores adequado às comopnentes de origem. Ao se substituir o que quer que seja corremos sempre o risco de exceder esses valores, e mesmo que isso não prejudique o motor, a centralina simplesmente entra em modo de segurança, ou mesmo que não entre, nunca se vai extrair o rendimento máximo possível das alterações.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por foo Ver Post
                            Num carro moderno de pouco vale fazer alterações dessas sem reprogramar a centralina, dado que a mesma está parametrizada para um intervalo de valores adequado às comopnentes de origem. Ao se substituir o que quer que seja corremos sempre o risco de exceder esses valores, e mesmo que isso não prejudique o motor, a centralina simplesmente entra em modo de segurança, ou mesmo que não entre, nunca se vai extrair o rendimento máximo possível das alterações.
                            pois ok e mlhor esquecer entao..
                            so uma otra coisa que m aconteceu hj..tava hj mto bem a guiar e a luz da resistencia comecou a piscar, mas sempre,desliguei o motor voltei a ligar e nada..continuou.tive aqui a ver nos posts da luz d resistencia e pode ser o interruptor da luz do travao que foi ao ar..ou tb dizem que pode ser uma vela d incandescencia queimada?nao sei o que pensar..e mlhor ir a ofcina?

                            Comentário


                              #15
                              ja agora se tivessem um fabia 1.4tdi 80cv (lol) e o quisessem kitar ao nivel do rendimento o q e q faziam sem estragar o motor?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por estreante Ver Post
                                ja agora se tivessem um fabia 1.4tdi 80cv (lol) e o quisessem kitar ao nivel do rendimento o q e q faziam sem estragar o motor?
                                Repro... acho que já ficavas satisfeito.

                                Comentário


                                  #17
                                  reprogramações.. é uma ilusão

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Miguel_Ibiza_TDI Ver Post
                                    reprogramações.. é uma ilusão
                                    Podes explicar?
                                    Eu também não vou nada à bola com repros, acho que cada um deve andar com o que pode, mas aproveitava e aprendia mais qualquer coisa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Miguel_Ibiza_TDI Ver Post
                                      reprogramações.. é uma ilusão
                                      Se for bem feita, tem muito bom resultado e não mexe com a fiabilidade...Mas fica um pouco caro!

                                      Alguns pormenores a ter em conta, ao reprogramar:

                                      - Verificar se a embraiagem tem de ser reforçada, para aguentar o aumento de binário.

                                      - Verificar a necessidade de colocação de barras AA, para garantir que o chassi não ceda.

                                      - Alterar sistema de suspensão...?

                                      - ...

                                      Se quem fizer repros for realmente bom e profissional, vai indicar-te tudo o que é necessário para não teres danos ao fim de alguns km...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Miguel_Ibiza_TDI Ver Post
                                        reprogramações.. é uma ilusão
                                        já que dizes coisas dessas podias fundamentar ...

                                        Eu tenho 2 carros reprogramados ... já tive mais 3, tenho vivido numa ilusão eheh Ainda agora comprei um carro de 80 mil€ e reprogramei-o passado uma semana ...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por estreante Ver Post
                                          ja agora se tivessem um fabia 1.4tdi 80cv (lol) e o quisessem kitar ao nivel do rendimento o q e q faziam sem estragar o motor?
                                          Reprogramação para uns confortáveis 95cv/210Nm.

                                          Mais do que isto é estragar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tens outro topic sobre reprogramaçao aqui no forum!..

                                            Agora de 80 cv passar para 135 lol tu és doido amigo... no max dos maximos para esse motor 20 cv 25 cv.. Eu nao arriscaria mais. Em relaçao ao resto do carro fica de origem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                              Reprogramação para uns confortáveis 95cv/210Nm.

                                              Mais do que isto é estragar.
                                              sensato

                                              Comentário


                                                #24

                                                Turbo VB plug and play para motor 1.4TDI 75cv 3 Cilindros
                                                depois metes os injectores PD da versão 130, 150 ou 160
                                                depois mandas colocar um intercooler frontal do cupra 6L pd160
                                                fazes as tubagens todas como deve ser
                                                metes o sensor IAT da versão pd130 (051c)
                                                uma repro feita por alguem que domine
                                                uma embraiagem.

                                                se tiveres paciencia muda de geometria fixa para variavel e tens margens pra 160cvs fiaveis mas prepara-te pra muitas dores de cabeça.

                                                mais tarde tens de mudar de caixa porque a tua de 5 é muito curta.



                                                será que já te dissuadi de mexeres no carro?
                                                é que nesse motor, mais de 90 cvs é estragar o material de origem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não há uma regra que "normalmente" uma repro se bem feita apenas pode implicar um aumento de MAIS 25% na potência, e isto sem perder a fiabilidade ?

                                                  Acho que já li isto algures e é também o recomendado pela maiorias das casas que o fazem.

                                                  Acima disso representa riscos e/ou grandes mexidas mecânicas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                    Não há uma regra que "normalmente" uma repro se bem feita apenas pode implicar um aumento de MAIS 25% na potência, e isto sem perder a fiabilidade ?

                                                    Acho que já li isto algures e é também o recomendado pela maiorias das casas que o fazem.

                                                    Acima disso representa riscos e/ou grandes mexidas mecânicas.
                                                    Sim ... por norma as repros sao feitas entre os 20 e 30% de aumento de binario ... e 25 a 35cv ...

                                                    Mas como toda a regra ... há excepção

                                                    Essencialmente é preciso ter atenção as embraiagems que normalmente nao aguentam com muito carga de binário adicional

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                                      Sim ... por norma as repros sao feitas entre os 20 e 30% de aumento de binario ... e 25 a 35cv ...

                                                      Mas como toda a regra ... há excepção

                                                      Essencialmente é preciso ter atenção as embraiagems que normalmente nao aguentam com muito carga de binário adicional

                                                      Óbvio.

                                                      Há que ter a noção que todas as alterações às afinações que são provenientes de fabrica podem implicar redução de tempo util de vida de componentes, e vida util não significa falta de fiabilidade ou eventuais rupturas prematuras.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                                        já que dizes coisas dessas podias fundamentar ...

                                                        Eu tenho 2 carros reprogramados ... já tive mais 3, tenho vivido numa ilusão eheh Ainda agora comprei um carro de 80 mil€ e reprogramei-o passado uma semana ...

                                                        na minha opinião gastar cerca de 1500 EUR para pôr +/- 30 cv não justifica. uma boa programação fica perto de 500 ou mais e depois é preciso reforçar embraiagem. amortecedores novos ...discos maiores! acho que não compensa gastar tanto dinheiro só para depois chegar ao café e dizer.."ei pessoal acabei de dar uma cordinha a um A3 tdi ..."

                                                        mas cada um é que sabe.. eu digo isto porque ando devagar para não desgastar tão depressa as peças do carro

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Miguel_Ibiza_TDI Ver Post
                                                          na minha opinião gastar cerca de 1500 EUR para pôr +/- 30 cv não justifica. uma boa programação fica perto de 500 ou mais e depois é preciso reforçar embraiagem. amortecedores novos ...discos maiores! acho que não compensa gastar tanto dinheiro só para depois chegar ao café e dizer.."ei pessoal acabei de dar uma cordinha a um A3 tdi ..."

                                                          mas cada um é que sabe.. eu digo isto porque ando devagar para não desgastar tão depressa as peças do carro
                                                          Uma boa repro custa 600€ ... nao é preciso alterar mais nada ...

                                                          O meu carro passei-o de 224 Cv para 266cv , nao preciso de mexer em nada ... se pára o carro a 250kmh tb para a 270 ...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                                            Uma boa repro custa 600€ ... nao é preciso alterar mais nada ...

                                                            O meu carro passei-o de 224 Cv para 266cv , nao preciso de mexer em nada ... se pára o carro a 250kmh tb para a 270 ...
                                                            eu paguei 260 euros.

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