Andei a conversar com um amigo sobre esta situação. em geral se diz que um motor mais pequeno e menos performante gasta menos, mas será que é mesmo assim? não será um motor mais equilibrado para o tamanho do carro o mais economico?
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mais económico: motor mais pequeno ou motor à medida?
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Originalmente Colocado por bacalao Ver PostAndei a conversar com um amigo sobre esta situação. em geral se diz que um motor mais pequeno e menos performante gasta menos, mas será que é mesmo assim? não será um motor mais equilibrado para o tamanho do carro o mais economico?
à partida um 1.1 gastara menos que um 1.5 como é logico porque a cada explosao à mesma rotacao entre os dois o 1.5 injectara sempre mais fuel.
Agora tambem depende de marca para marca. No meu caso tenho um civic 1.5 VTEC-E de 98 que se mantiver a aceleracao no "ECONO" (economico) o motor gastara tanto ou menos como alguns motores 1.3 que conheco.
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Depende do motor e da utilização do mesmo.
Um caso concreto que tive a oportunidade de presenciar ( informação dada pelo computador de bordo):
A gasolina, com a mudança mais alta seleccionada, a uma rotação estabilizada por volta das 2500 rotações, um 1.0 gasta menos que um 1.6.
Em condução urbana de para arranca dinâmico, andam pelos mesmos consumos
Em autoestrada, a velocidades superiores a 120Km/h ( ou seja a rondar as 4000rpm) o 1600 gasta menos.
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sim, tambem tinha essa percepção. O que tambem se comentou foi o facto de não ser propriamente o motor mais pequeno o que gaste menos senão o mais adequado ao peso. por exemplo, pode gastar mais ou o mesmo um motor 1.4 num carro do tamanho de um mondeo por exemplo do que um 2.0, mas é aqui que está a duvida
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Isso não é assim tão linear.
Se compararmos dentro do mesmo modelo, 2 motores diferentes, há que ter em conta:
- Potência e a que rotação se atinge
- Binário e a que rotação se atinge
Nestes termos, teoricamente o motor maior gastará mais.
Mas comparando modelos diferentes. Eu tinha um Uno 1.0 de 45cv (I.E.), que gastava mais que um starlet 1.3 de 75cv, sendo este último mais pesado (embora pouco). A vantagem era precisamente ter a cilindrada e cavalagem necessários para manter o motor mais descansado a praticamente qualquer velocidade. O esforço a recuperar e acelerar é menor!!
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