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Previsões de flops para 2009

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    Previsões de flops para 2009

    E que tal um tópico onde cada um aposte no insucesso comercial de algum modelo que inicie comercialização em 2009?

    O objectivo não é falar de flops que já ocorreram mas de modelos que iniciem comercialização no 1º ou 2º semestre de 2009.

    Nota: comportamento comercial a nível europeu, para facilitar ;)

    Proponho também que cada um tente expor as razões da sua escolha

    Depois daqui a uns meses faríamos o balanço

    O prémio, ora bem, pode(m) ser...

    ...umas palmadinhas nas costas que a crise não permite gastos extravagantes
    Editado pela última vez por Andre; 30 January 2009, 11:07.

    #2
    Eu começo com o Kangoo Be Bop.







    Razões:

    1. Pretende ser um carro "fashion" (e isso tem consequências no seu aspecto "olhem para mim", que vai desde a pintura bi-color até ao interior com cor berrantes), mas não deixa de ser um caixote.

    2. Apenas 4 lugares.

    3. 3p, pior acesso aos lugares que usufruem da característica "exclusiva" deste automóvel (ponto 4).

    4. O transformismo no tecto traseiro limita-se a proporcionar um "semi-cabrioletismo" bastante reduzido, particularmente quando os vidros traseiros são fixos.

    5. As prestações dinâmicas não devem ser muito diferentes de um vulgar Kangoo (para mais de versão compact...), o que está longe de ser um trunfo como se sabe.

    6. E continuará a ter as qualidades de insonorização e "conforto", posição de condução, etc, de um vulgar Kangoo mais talhadas para a razão da sua existência: versão comercial.

    Conclusão: o conceito parece-me muito pouco atractivo, a roçar o pointless mesmo.
    Editado pela última vez por Andre; 30 January 2009, 11:08.

    Comentário


      #3
      Será que o Megane vai vender como o antigo ?

      Koleos ??

      Prevejo um mau ano para a Renault ...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
        Será que o Megane vai vender como o antigo ?

        Koleos ??

        Prevejo um mau ano para a Renault ...
        penso que sim... vai vender muito

        ja vi uns 10 megane, e sciroccos, tá quieto... é sciroccos e mitos, o nome do segundo para mim aplica-se bem aos dois por enquanto

        koleos... ninguem vai comprar isso. parece um ssangyong

        Comentário


          #5
          C3 Picasso. é um conceito automovel que já roça a parvoice

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Luis Pedro Ver Post
            penso que sim... vai vender muito

            ja vi uns 10 megane, e sciroccos, tá quieto... é sciroccos e mitos, o nome do segundo para mim aplica-se bem aos dois por enquanto

            koleos... ninguem vai comprar isso. parece um ssangyong
            passei na renault na 4 feira e o koleos só tinha o preço de 55mil, creio ser facil compreender porque nãoa vende, em conjunto com o citroen e o peugeot

            Comentário


              #7
              O BMW 5 PAS...
              tenho dúvidas que o conceito pegue, tendo em conta o historial deste tipo de carros como o classe R ou o Chrysler Pacifica.

              Talvez esteja enganado, dado que no que a toca a nichos a BMW parece conseguir convencer toda a gente da validade da coisa.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                O BMW 5 PAS...
                tenho dúvidas que o conceito pegue, tendo em conta o historial deste tipo de carros como o classe R ou o Chrysler Pacifica.

                Talvez esteja enganado, dado que no que a toca a nichos a BMW parece conseguir convencer toda a gente da validade da coisa.
                Se conseguem vender o X6 , tb vao vender o PAS eheh

                O mercedes R ainda rola e está á venda ... tá assim tao mau de vendas?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                  Se conseguem vender o X6 , tb vao vender o PAS eheh

                  O mercedes R ainda rola e está á venda ... tá assim tao mau de vendas?
                  muito abaixo do esperado. Eles já fizeram facelift, parece que vem outro a caminho, introduziram versões com apenas 2 rodas motrizes, mas ninguém compra aquilo.

                  Quem quer conforto, compra um classe S, quem quer tracção às 4, atira-se para um ML, quem quer espaço tem a classe E carrinha, ou então, quem quiser um pouco de tudo o mastodonte GL tem claramente mais impacto.

                  Em relação ao X6, não nos esqueçamos que é um carro pra o "style". Ou seja, quem compra aquilo deve ser um processo semelhante na compra de um sports-car, roadster, etc... Mais emoção que razão!

                  O PAS é carro com componente prática bem mais em evidência. Aposta mais em questões práticas, versatilidade, habitabilidade! Mas tendo em conta o histórico deste tipo de carros, não sei até que ponto vingará!

                  Comentário


                    #10
                    A única utilidade que vejo no tecto de abrir "traseiro" do Bebop é para transportar as pranchas de surf !!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por André Ver Post
                      Eu começo com o Kangoo Be Bop.






                      Razões:

                      1. Pretende ser um carro "fashion" (e isso tem consequências no seu aspecto "olhem para mim", que vai desde a pintura bi-color até ao interior com cor berrantes), mas não deixa de ser um caixote.

                      2. Apenas 4 lugares.

                      3. 3p, pior acesso aos lugares que usufruem da característica "exclusiva" deste automóvel (ponto 4).

                      4. O transformismo no tecto traseiro limita-se a proporcionar um "semi-cabrioletismo" bastante reduzido, particularmente quando os vidros traseiros são fixos.

                      5. As prestações dinâmicas não devem ser muito diferentes de um vulgar Kangoo (para mais de versão compact...), o que está longe de ser um trunfo como se sabe.

                      6. E continuará a ter as qualidades de insonorização e "conforto", posição de condução, etc, de um vulgar Kangoo mais talhadas para a razão da sua existência: versão comercial.

                      Conclusão: o conceito parece-me muito pouco atractivo, a roçar o pointless mesmo.
                      Abomino esse carro
                      Parece ter saido dum cartoon ou do "Postman Pat".

                      E depois, tendo em conta essas caracteristicas, sobretudo no que toca a habitabilidade e acessibilidade aos lugares traseiros, não vai ter vida fácil contra os outros derivados que chegam agora ao mercado, como o Fiat Qubo. Modelo que apesar do saliente nariz, acaba por ser muito mais interessante de olhar, sem cair exageradamente no "cartoon style", e mantem 5 portas e muito mais espaço. O mesmo para os 2 maninhos franceses

                      Esse Bebop fez-me lembrar outra nota de rodapé de nome Suzuki x-90. Não tem nada a ver com semelhanças visuais ou conceptuais, mas tal como o suzuki, este BeBop seja talvez um palmo a mais daquilo que deveria ser
                      Editado pela última vez por crash; 30 January 2009, 11:39.

                      Comentário


                        #12
                        Flops:

                        Pug 3008 -> por razões óbvias.
                        Alfa 149 -> baseado no bravo, duvído que consigam dar um comportamento digno de um alfa a uma base mediana com origem em 2001.
                        Hyundai i20 -> pelos visto não terá as qualidades que o i10 e i30 têm nos seus segmentos respectivos.

                        Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                        C3 Picasso. é um conceito automovel que já roça a parvoice
                        Curiosamente, um conceito muito mais útil na vida real que a esmagadora maioria dos carros do segmento B.
                        Editado pela última vez por MoonshieldDay; 30 January 2009, 11:57.

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                          #13
                          Koleos

                          Comentário


                            #14
                            Mais um tópico idiota em que não se tem em conta expectativas de vendas, projecções de mercado e em que dá a impressão que não sabem o que significa "flop" - parece a BLITZ a noticiar que o <i>Viva La Vida</i> dos Coldplay foi um "flop" porque vendeu 5M de cópias (quando na verdade foi o disco mais vendido de 2008) e sem ter em conta quaisquer variáveis de funcionamento do mercado discográfico, nem sequer a conjuntura. A comparação permite-se.

                            Alfa 149? Hyundai i20? Citroën C3 Picasso? Renault Kangoo BeBop?

                            O que é um "flop"? É um fracasso. É um fiasco de vendas... tendo em conta... as projecções, previsões de vendas e o objectivo/posicionamento de mercado. Não é preciso ser-se um craque para se perceber isto, bolas!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                              C3 Picasso. é um conceito automovel que já roça a parvoice
                              Discordo totalmente. Parece-me uma excelente proposta e acho que vai ter sucesso. Engraçado visualmente, espaçoso, bons motores e qualidade em alta como tem sido apanágio dos últimos Citroen.

                              Comentário


                                #16
                                Penso que o seat ibiza também vai ter baixas de vendas...o carro básicamente a meu ver não acrescenta nada de novo à antiga linha...é vira o disco e toca o mesmo...As pessoas vão-se fartar.

                                Ford fiesta dos novos...ha poucos...só vi uns 4 ou 5...cá para mim = fracasso total

                                Renault também poderá cair um pouco com a intridução no mercado da "marca branca" Dacia - Propriedade da renault também - mas vai tirar s vendas por exemplo ao novo clio...

                                Dacia é mais barato, as pessoas querem muitas das vezes é barato.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por comandante Ver Post
                                  Penso que o seat ibiza também vai ter baixas de vendas...o carro básicamente a meu ver não acrescenta nada de novo à antiga linha...é vira o disco e toca o mesmo...As pessoas vão-se fartar.

                                  Ford fiesta dos novos...ha poucos...só vi uns 4 ou 5...cá para mim = fracasso total

                                  Renault também poderá cair um pouco com a intridução no mercado da "marca branca" Dacia - Propriedade da renault também - mas vai tirar s vendas por exemplo ao novo clio...

                                  Dacia é mais barato, as pessoas querem muitas das vezes é barato.
                                  Apesar de ainda em inicio de carreira, descontando a crise, e saindo da realidade nacional (nada representativa) o Ibiza e o Fiesta tiveram arranques bastante bons das suas carreiras
                                  E no caso do Ibiza, revelou-se um sucesso inesperado em países como a Austria.

                                  O olhometro nunca será um bom avaliador de sucesso/insucesso de um automovel...
                                  Como por exemplo, queixam-se que o Scirocco é um insucesso, porque não o vêm na rua, mas no entanto eu cruzo-me com eles todos os dias aqui no centro de Lisboa. Para mim é um sucesso (mas é claro, que também posso estar sempre a ver os mesmos)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                                    Mais um tópico idiota em que não se tem em conta expectativas de vendas, projecções de mercado e em que dá a impressão que não sabem o que significa "flop" - parece a BLITZ a noticiar que o <i>Viva La Vida</i> dos Coldplay foi um "flop" porque vendeu 5M de cópias (quando na verdade foi o disco mais vendido de 2008) e sem ter em conta quaisquer variáveis de funcionamento do mercado discográfico, nem sequer a conjuntura. A comparação permite-se.

                                    Alfa 149? Hyundai i20? Citroën C3 Picasso? Renault Kangoo BeBop?

                                    O que é um "flop"? É um fracasso. É um fiasco de vendas... tendo em conta... as projecções, previsões de vendas e o objectivo/posicionamento de mercado. Não é preciso ser-se um craque para se perceber isto, bolas!
                                    Mas aqui não anunciamos flops. Fazendo um pouco de astrologia auto, isto não passa de especulações tendo em conta o nosso ponto de vista.

                                    É claro que para um modelo ser mesmo considerado flop, não é questão de vender muito ou pouco a um nivel absoluto.

                                    Para mim será sempre flop quando as vendas do modelo ficam consideravelmente abaixo do que estava projectado.
                                    E isso pode acontecer nas mais variadas faixas de mercado. Desde o Maybach passando pelo Laguna 3 ou o Smart Roadster.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                      Apesar de ainda em inicio de carreira, descontando a crise, e saindo da realidade nacional (nada representativa) o Ibiza e o Fiesta tiveram arranques bastante bons das suas carreiras
                                      E no caso do Ibiza, revelou-se um sucesso inesperado em países como a Austria.

                                      O olhometro nunca será um bom avaliador de sucesso/insucesso de um automovel...
                                      Como por exemplo, queixam-se que o Scirocco é um insucesso, porque não o vêm na rua, mas no entanto eu cruzo-me com eles todos os dias aqui no centro de Lisboa. Para mim é um sucesso (mas é claro, que também posso estar sempre a ver os mesmos)
                                      ora aí está!! há que ter atenção a isso.

                                      No entanto penso que o novo Fiesta juntamente com o Ibiza estão a vender bem, vejo bastantes até (não, não são sempre os mesmos). Já o novo Golf, isso sim parece que está a ter um inicio de vendas um bocado para o...Fiasco. Ainda só vi um. No entanto o Mégane III já vi para uns 3, com menos de um mês de mercado em relação ao Golf.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                        Mas aqui não anunciamos flops. Fazendo um pouco de astrologia auto, isto não passa de especulações tendo em conta o nosso ponto de vista.

                                        É claro que para um modelo ser mesmo considerado flop, não é questão de vender muito ou pouco a um nivel absoluto.

                                        Para mim será sempre flop quando as vendas do modelo ficam consideravelmente abaixo do que estava projectado.
                                        E isso pode acontecer nas mais variadas faixas de mercado. Desde o Maybach passando pelo Laguna 3 ou o Smart Roadster.
                                        Exacto. E cá está, no final apresentaste três bons exemplos do que é um fiasco comercial.

                                        O Renault Laguna III é um fiasco comercial. O Fiat Croma II não.
                                        As alíneas supra-mencionadas explicam porquê.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                                          Exacto. E cá está, no final apresentaste três bons exemplos do que é um fiasco comercial.

                                          O Renault Laguna III é um fiasco comercial. O Fiat Croma II não.
                                          As alíneas supra-mencionadas explicam porquê.
                                          O Fiat Croma é a carrinha mais vendida em Itália. Vendeu mais de 20000 unidades o ano passado.
                                          Mesmo que a Fiat abandonasse a sua venda no resto da Euroland, não tendo mais que algumas vendas residuais, o Croma poderia sobreviver sem dar prejuizo, só vendendo lá.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                            O Fiat Croma é a carrinha mais vendida em Itália. Vendeu mais de 20000 unidades o ano passado.
                                            Mesmo que a Fiat abandonasse a sua venda no resto da Euroland, não tendo mais que algumas vendas residuais, o Croma poderia sobreviver sem dar prejuizo, só vendendo lá.
                                            Mas é precisamente esse o objectivo do Croma. É uma questão de projecções e de objectivos. É isso que define o que é um "flop" ou não.
                                            Tu percebes isso, mas para quem ainda não percebeu, eu vou voltar a dar um exemplo que já dei aqui, com base numa coisa de que todos gostamos - a música.

                                            Vou tomar por base a indústria discográfica, nomeadamente, no mais mainstream da indústria (ou seja, nos exemplos mais comerciais e populares da indústria), onde é mais fácil aplicar exemplos práticos.

                                            Madonna...
                                            O "American Life" (2003) vendeu 5,5M de cópias. Em 2003 a indústria discográfica já dava sinais da ruína em que está hoje. Mas se tivermos em conta que os antecessores "Music" (2000) e "Ray Of Light" (1998) venderam +/- 15M de cópias, e que o sucessor "Confessions On A Dancefloor" (2005) vendeu 10M, pode considerar-se que o "American Life" é um fiasco comercial porque as previsões de vendas apontariam, muito provavelmente, para o dobro do que vendeu.

                                            Coldplay...
                                            Os três primeiros álbuns (2000, 2002 e 2005) venderam todos +/- 10M de cópias cada um. O último disco "Viva La Vida..." vendeu metade (!), apenas 5M de cópias.
                                            No entanto, não é nenhum fiasco - bem pelo contrário - e por duas razões muito simples: em primeiro lugar, porque apesar do número miserável, foi o disco mais vendido de 2008 e, em segundo lugar, porque é um sinal óbvio da ruína absoluta da indústria discográfica. A EMI sabia, de certeza absoluta, que ao lançar um álbum em 2008, por muito sucesso que tivesse, nunca iria chegar aos valores dos antecessores.

                                            U2...
                                            O "Achtung Baby" (1991) vendeu até hoje cerca de 17M de cópias (é o segundo mais vendido da banda).
                                            A Universal tinha para o "Pop" (1997) uma previsão de vendas de cerca de 12M de cópias. O álbum vendeu o mesmo do que os dois seguintes no resto do mundo, mas como foi um fiasco nos Estados Unidos (1,5M por lá - os dois álbuns seguintes venderam 4M e 3M respectivamente por lá), o valor ficou abaixo das expectativas. É um fiasco parcial, apenas no mercado mais importante.
                                            Os U2 vão lançar em Março um novo álbum. O primeiro single entrou directamente (só com as pré-vendas e sem estar disponível ainda) para o Top 40 americano. Acham que, em 2009, com o actual estado da indústria, que a Universal prevê que o álbum venda 10M de cópias como o "How To Dismantle An Atomic Bomb"? Claro que não, as editoras sabem disso, por isso, as projecções de vendas são mais baixas. Se a projecção for de 7M e se o álbum vender 7M, mesmo que fique abaixo dos últimos discos, não é um fiasco, porque a projecção é essa.

                                            Ainda assim, tal com o sucesso de um álbum não se mede pelo número de vendas ou pelas posições nas tabelas de airplay e de singles, o sucesso comercial de um automóvel não se mede exclusivamente pelo número de unidades que vendeu ou pelo número de unidades que avistámos na zona por onde andamos.

                                            A Renault tinha para o Laguna, uma previsão de cerca de 180 000 unidades/ano (corrijam-me se estiver errado). Ora, com crise ou sem crise, o Laguna está a vender metade das projecções. É um fiasco comercial.

                                            Supondo que a Fiat tem para o Croma previsões de 40 000 unidades/ano, e supondo que o Croma vende nacional/internacionalmente 30 ou 40 000 unidades/ano, por muito baixo que o valor seja em relação à media do segmento, não há qualquer fiasco, porque o estipulado foi isto.
                                            Editado pela última vez por Oktober; 30 January 2009, 16:00.

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                                              #23
                                              [quote=Oktober;2766502]

                                              A Renault tinha para o Laguna, uma previsão de cerca de 180 000 unidades/ano (corrijam-me se estiver errado). Ora, com crise ou sem crise, o Laguna está a vender metade das projecções. É um fiasco comercial.



                                              150 000; corrigidas para os 115/120 000, se não estou em erro. Vendeu na casa dos 100 000. Isto de memória; Só pode ser considerado flop face aos valores iniciais (estamos a falar de vendas, pois quanto ao resto pianinho... )

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                                                Suponhando que a Fiat tem para o Croma previsões de 40 000 unidades/ano, e suponhando que o Croma vende nacional/internacionalmente 30 ou 40 000 unidades/ano, por muito baixo que o valor seja em relação à media do segmento, não há qualquer fiasco, porque o estipulado foi isto.
                                                Supondo...

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                                                  #25
                                                  [QUOTE=Zero7;2766535]
                                                  Originalmente Colocado por Oktober Ver Post

                                                  A Renault tinha para o Laguna, uma previsão de cerca de 180 000 unidades/ano (corrijam-me se estiver errado). Ora, com crise ou sem crise, o Laguna está a vender metade das projecções. É um fiasco comercial.



                                                  150 000; corrigidas para os 115/120 000, se não estou em erro. Vendeu na casa dos 100 000. Isto de memória; Só pode ser considerado flop face aos valores iniciais (estamos a falar de vendas, pois quanto ao resto pianinho... )
                                                  Sim Zero7, mas se as previsões de vendas foram sendo alteradas, é porque foi havendo percepção de que as expectativas iniciais para as quais o Laguna foi concebido iam ficar defraudadas. E ficaram.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por luadr Ver Post
                                                    Supondo...
                                                    Quem devia pôr esse smiley era eu. Não sei onde fui buscar esse... "neologismo", duas vezes, ainda por cima... eh eh

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                                                      #27
                                                      o insignia também acho que não se vai safar... o carro fica engraçado com os kits opc, sem isso, e com jantes de 16", não sei se vai pegar... por outro lado, a opel já não é aquela marca que era... parece-me que não conta com nenhum especial argumento...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                        o insignia também acho que não se vai safar... o carro fica engraçado com os kits opc, sem isso, e com jantes de 16", não sei se vai pegar... por outro lado, a opel já não é aquela marca que era... parece-me que não conta com nenhum especial argumento...
                                                        Insignia para "flop 2009"?

                                                        Deves estar seguramente a referir-te ao caso português, porque pelo que me parece o Insignia, lá fora, até está a ter um início de carreira interessante.

                                                        O mercado alemão registou vendas de 3.336 unidades em 2008, pelo pouquíssimo tempo que leva em comercialização parece-me um arranque promissor.

                                                        Fica desengraçado sem Kit OPC? Bolas, o kit é tão discreto que os menos atentos mal conseguirão notar a diferença...

                                                        Quanto às jantes até posso concordar contigo, mas por uma questão de gosto pessoal apenas... quem comprar para carro de serviço não vai estar assim tão preocupado com isso, e nos outros países não ligam assim tanto a jantes como nós. Mas mesmo que o façam, os preços para medidas superiores não são assim tanto tão caros (neste departamento até ficam longe, muito longe do assalto à carteira das premium).

                                                        Já agora, só a título de curiosidade... o que é que, para ti, a Opel era que não é - ou o é menos - agora?

                                                        Que argumentos especiais são esses que os carros de uma marca assumidamente generalista precisam de ter? É um carro com uma boa base, tem qualidade, segurança, equipamento q.b., tecnologia (ex: Opel eye ou os AFL 2ª geração), motores capazes (sem serem uns super-motores)... a um preço relativamente convidativo. Não chega?...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                                          C3 Picasso. é um conceito automovel que já roça a parvoice

                                                          Também apostava no C3 Picasso não por ter nada contra o carro em si mas sim tendo em conta os resultados de outras propostas deste género (monovolume segmento B) como o Yaris Verso ou o Modus.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            concordo. de certeza que vai ser a kangoo

                                                            Comentário

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