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Correia de distribuição - Lancia Lybra 1.9JTD

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    Correia de distribuição - Lancia Lybra 1.9JTD

    boas!

    Comprei há pouco tempo um Lybra com 114mil km. O sr do Stand disse-me que a dita correia foi trocada aos 85mil, mas que não tinha como confirmar e portanto não dava-me certeza...

    Com uma vista de olhos, parece-me em bom estado mas pouco percebo disso... O carro foi dado como retoma na Ford, que lhe eu uma bela volta.
    As tubagens e depósito de água são novos, alguns outros tubos também.

    O motor está impecavelmente limpo e a maioria dos parafusos tem tinta amarela, para garantir que não é mexido.

    tirei umas fotos e agradecia que dessem uma olhadela e dessem a vossa opinião:







    se clicarem nas fotos, podem vê-las em alta resolução, como já devem saber... ;)

    #2
    A parte da correia de distribuição que interessa ver, não é a que tem as letras, mas sim a que tem os dentes. é aí que se vê se está ou não em bom estado, pois é nesse local que começam a aparecer as fissuras.

    Tenta ver melhor, do outro lado. Tenta forçar a correia, tentando dobrá-la (é difícil, por cauas do tensor, mas tenta) para ver se consegues ver fissuras.

    Comentário


      #3
      Isso não é a correia de distribuição mas sim a de acessórios.

      A correia de distribuição está ao lado dessa, dentro dessa tampa de plástico. Tens que levar a um mecânico que retire a tampa e veja o estado da correia, bem como do tensor e dos rolamentos. Sempre se fica com uma ideia do estado dela.

      Cumprimentos.

      Comentário


        #4
        Por falar em correias de distribuição.

        Um Lupo 1.4TDi de 2001 tem de mudar a correia com quantos km's ?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
          Isso não é a correia de distribuição mas sim a de acessórios.

          A correia de distribuição está ao lado dessa, dentro dessa tampa de plástico. Tens que levar a um mecânico que retire a tampa e veja o estado da correia, bem como do tensor e dos rolamentos. Sempre se fica com uma ideia do estado dela.

          Cumprimentos.

          hummm... como aquilo passa por 127 polias, julgava ser a de distribuição... Obrigado pelo esclarecimento ;)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
            Por falar em correias de distribuição.

            Um Lupo 1.4TDi de 2001 tem de mudar a correia com quantos km's ?

            veja no manual, deve dizer...
            mas em princípio muda-se a cada 120mil ou 5 anos...

            Comentário


              #7
              agora sim, a correia corrcta :P

              oláááááá :D

              Consegui tirar algumas fotografias da correia de distribuição.

              Como tinha dito antes, o carro tem 116mil km e sabe-se que a correia foi trocada aos 85mil, mas não se pode confirmar...
              À quem conhece esses artigos melhor, digam-me o que acham por favor....

              É difícil tirar fotos pela falta de espaço e já era de noite mas acho que ainda se vê bem.

              Clicando pode-se ver em tamanho normal, as fotos estão com resolução elevada.












              Obrigado!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                oláááááá :D

                Consegui tirar algumas fotografias da correia de distribuição.

                Como tinha dito antes, o carro tem 116mil km e sabe-se que a correia foi trocada aos 85mil, mas não se pode confirmar...
                À quem conhece esses artigos melhor, digam-me o que acham por favor....

                É difícil tirar fotos pela falta de espaço e já era de noite mas acho que ainda se vê bem.

                Clicando pode-se ver em tamanho normal, as fotos estão com resolução elevada.












                Obrigado!!
                A correia aparenta estar em boas condições e pelo menos é de qualidade (Continental).

                Mas tens de a ver por completo, ou seja, tens de a rodar.

                Para o fazer sobes o carro com o macaco, engrenas a 5ª velocidade, e rodas a roda/pneu à mão, até conseguires vê-la toda.

                Comentário


                  #9
                  pois, a correia tem bom aspecto e aqui o caso é mais saber se é a de origem ou não, pra saber se foi trocada... ahh, não referi mas a correia é bastante maleável e não tem aquele aspecto "ressequido"...

                  Tenho uma dúvida quanto à tua dica. O carro tem controlo de tracção mas não faço idéia as rodas da frente são sempre as duas motrizes ou se é só com o carro ligado, no manual não diz...
                  é que não tenho como levantar a frente toda do carro.

                  E de resto, mais ninguém opina?? :P
                  Editado pela última vez por Mazzeo; 27 February 2009, 12:52.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                    pois, a correia tem bom aspecto e aqui o caso é mais saber se é a de origem ou não...

                    Tenho uma dúvida quanto à tua dica. O carro tem controlo de tracção mas não faço idéia as rodas da frente são sempre as duas motrizes ou se é só com o carro ligado, no manual não diz...
                    é que não tenho como levantar a frente toda do carro.

                    E de resto, mais ninguém opina?? :P
                    Se a correia fosse de origem, muito provavelmente as inscrições já não seriam visíveis. De resto, pelas fotos aparente ser relativamente recente. Repara, aparenta, nunca se pode ter a certeza.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Don Juan Ver Post
                      Se a correia fosse de origem, muito provavelmente as inscrições já não seriam visíveis. De resto, pelas fotos aparente ser relativamente recente. Repara, aparenta, nunca se pode ter a certeza.
                      Pois, o anterior dono disse que trocou-a aos 85mil, mas como não há documentação, não há garantias...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                        pois, a correia tem bom aspecto e aqui o caso é mais saber se é a de origem ou não, pra saber se foi trocada... ahh, não referi mas a correia é bastante maleável e não tem aquele aspecto "ressequido"...

                        Tenho uma dúvida quanto à tua dica. O carro tem controlo de tracção mas não faço idéia as rodas da frente são sempre as duas motrizes ou se é só com o carro ligado, no manual não diz...
                        é que não tenho como levantar a frente toda do carro.

                        E de resto, mais ninguém opina?? :P
                        Não aparenta ser a de origem. Mas tenta saber qual a marca de correias utilizadas. Numa secção de peças podem mostrar-te uma.

                        Levanta só de um lado e com o motor desligado.

                        Comentário


                          #13
                          a minha opiniao é q se ta no tempo ,kilometragem, muda ...se nao esta nao ker dzr q por estar gretada q va partir no dia a seguir...é impossivel dizer a correia esta bem a 100% e maluko é a pessoa q confirme uma coisa dessas pode nao estar gretada e partir no dia a seguir basta um tensor agarrar akecer e passar se ou partir...é a minha opiniao.......em certos carros na altura da muda ate olhas pos tensores e dzs ah isto tao fxs nao tem folgas nem nada ...o q nao ker dzr nada o mm se passa com a correia






                          cumps

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ricardo clemente Ver Post
                            a minha opiniao é q se ta no tempo ,kilometragem, muda ...se nao esta nao ker dzr q por estar gretada q va partir no dia a seguir...é impossivel dizer a correia esta bem a 100% e maluko é a pessoa q confirme uma coisa dessas pode nao estar gretada e partir no dia a seguir basta um tensor agarrar akecer e passar se ou partir...é a minha opiniao.......em certos carros na altura da muda ate olhas pos tensores e dzs ah isto tao fxs nao tem folgas nem nada ...o q nao ker dzr nada o mm se passa com a correia

                            cumps

                            Pois, mas se não reparaste a dúvida aqui é se está ou não na altura de trocar.. Se foi mesmo trocada aos 85mil como o anterior dono disse, a correia só tem 30mil e ainda não tenho que me preocupar com isso, senão tenho de a trocar nos próximos 5mil.

                            Não quero que me vejam se a correia está gretada, mas tem 30 ou 115mil km.

                            O que quero é evitar gastar agora um dinheiro que não tenho.

                            Comentário


                              #15
                              O que tu queres muita gente quer e é impossível, por isso é que existe um calendário pré-definido para proceder à troca da distribuição.

                              A correia aparenta estar boa, o mesmo não se consegue dizer dos tensores. Foram trocados também? Levou o KIT completo? Foi bem montado?

                              Das duas uma, ou confias ou não confias.

                              Cumprimentos.

                              Comentário


                                #16
                                segunda a história (ou estória, nunca se sabe), foi necessário trocar a bomba d'água e por razões óbvias levou um kit de distribuição novo, já que o carro tinha 85mil.

                                Realmente toda a tubagem da refrigeração e depósito de água são novos, tensores e bomba d'água não consigo ver.

                                Enfim, vou dar uma vista de olhos mais a fundo, fazer a menor quilometragem possível e daqui uns 3 meses troco o kit de distribuição e bomba d'água...
                                Se calhar só vou estar a comprar paz de espírito, mas no fundo não é o que toda gente quer?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                  segunda a história (ou estória, nunca se sabe), foi necessário trocar a bomba d'água e por razões óbvias levou um kit de distribuição novo, já que o carro tinha 85mil.

                                  Realmente toda a tubagem da refrigeração e depósito de água são novos, tensores e bomba d'água não consigo ver.

                                  Enfim, vou dar uma vista de olhos mais a fundo, fazer a menor quilometragem possível e daqui uns 3 meses troco o kit de distribuição e bomba d'água...
                                  Se calhar só vou estar a comprar paz de espírito, mas no fundo não é o que toda gente quer?

                                  Do que li, se precisou de um vaso de espansão novo, bomba de água e pelo que aparenta (recente) e pela marca (não é de origem), levou correia de distribuição, então teve um problema grande no circuito de refrigeração, possivelmente terá aquecido até estourar com o frasco e pode ter levado também junta de colaça... ninguém fazia esse serviço aos 85.000 sem motivo para isso.
                                  Basta contactar o antigo dono, saber onde foi feito o serviço e ir lá confirmar, não será preciso estar afilto com isso se a reparação está bem feita.
                                  Nesse motor salvo erro, a distribuição muda-se aos 120.000. Isto se for como no Stilo jtd 115cv. É que que vendi um no qual fiz esse serviço há pouco tempo, mudando também tensores e bomba de água por precaução.. para garantir que faz mais 120.000 sem problemas.
                                  Editado pela última vez por telmauto; 06 March 2009, 03:19.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Porque haveriam de mudar os tubos todos? O que me parece é que o motor foi lavado como deve ser daí que tudo aparenta estar novo.. será que precisou mesmo do frasco?

                                    Comentário


                                      #19
                                      epá, o frasco tem aparencia de ser novo, e sendo plástico em contacto com ferrugem e calor, sabemos o estado que deveria estar...
                                      As tubagens tem aparência de nova, além de serem muito flexíveis e quando se apertam não aparece nenhuma greta, por mais pequena que seja.
                                      De resto, todas as braçadeiras dos tubos estão com marcas de tinta, tipo "selo" a garantir que não são mexidas, assim como os parafusos da cabeça do motor... dá pra ver na 3ª foto do meu 1º post..

                                      É capaz de ter ido a junta com o galheiro e terem substituído tudo... enfim...
                                      Editado pela última vez por Mazzeo; 06 March 2009, 19:47.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                        epá, o frasco tem aparencia de ser novo, e sendo plástico em contacto com ferrugem e calor, sabemos o estado que deveria estar...
                                        As tubagens tem aparência de nova, além de serem muito flexíveis e quando se apertam não aparece nenhuma greta, por mais pequena que seja.
                                        De resto, todas as braçadeiras dos tubos estão com marcas de tinta, tipo "selo" a garantir que não são mexidas, assim como os parafusos da cabeça do motor... dá pra ver na 3ª foto do meu 1º post..

                                        É capaz de ter ido a junta com o galheiro e terem substituído tudo... enfim...
                                        Os parafusos da cabeça do motor não se veem, são os que apertam a colaça ao bloco do motor, só se veem com a tampa de válvula fora.
                                        As abraçadeiras sim, trazer tinta (amarela) de origem nesses carros.
                                        Se a tinta está intacta em TODAS as abraçadeiras, significa que não foram mexidas portanto os tubos não foram mudados, nem desmontados, nem a colaça saiu fora, nem as abraçadeiras foram substituídas.
                                        Nota que para tirar a colaça fora, tem de ser desmontado o tubo superior do radiador que vai ao termostato.
                                        Reparei na foto que o anticongelante no frasco é verde, de origem é avermelhado ou amarelado se estiver sujo. Terá sido mudado ou mais provavelmente houve uma reparação.
                                        Sem ver o carro não é fácil.
                                        Se quiseres descomplicar basta falar com o antigo dono e saber qual a oficina que o reparou ou que mudou a distribuição e porquê (tão cedo)... que realmente distribuição aos 85000 é de desconfiar que houve reparação... é pouco... só tinha 1 registo? Tinha DUA ou livrete+TRP?
                                        Daí
                                        Editado pela última vez por telmauto; 07 March 2009, 19:01.

                                        Comentário

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