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[Problema] Indicador de temperatura, não funciona!?

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    [Problema] Indicador de temperatura, não funciona!?

    Viva,

    hoje, a meio de uma viagem de 30km, reparei que o indicador de temperatura, que quando o carro aquece fica estável nos 90 ºC, começou a baixar a temperatura até encostar aos 60 ºC, como se estivesse a frio...

    Continuei a viagem até ao fim, tendo em certa altura o ponteiro indicado um ligeiro aumento até aos 75 ºC, mas sem atingir os 90 ºC normais...

    Após chegar ao destino e jantado(intervalo de 2h) voltei a pegar no carro e numa viagem de cerca de 10 km o ponteiro não ultrapassou os 75ºC, tendo no final, antes de eu desligar o carro voltado aos 60 ºC...

    Alguém me pode dizer que tipo de anomalia será esta e a gravidade da mesma.

    O carro é um seat comercial de 2002...

    Obrigado.

    #2
    Originalmente Colocado por mjm Ver Post
    Viva,

    hoje, a meio de uma viagem de 30km, reparei que o indicador de temperatura, que quando o carro aquece fica estável nos 90 ºC, começou a baixar a temperatura até encostar aos 60 ºC, como se estivesse a frio...

    Continuei a viagem até ao fim, tendo em certa altura o ponteiro indicado um ligeiro aumento até aos 75 ºC, mas sem atingir os 90 ºC normais...

    Após chegar ao destino e jantado(intervalo de 2h) voltei a pegar no carro e numa viagem de cerca de 10 km o ponteiro não ultrapassou os 75ºC, tendo no final, antes de eu desligar o carro voltado aos 60 ºC...

    Alguém me pode dizer que tipo de anomalia será esta e a gravidade da mesma.

    O carro é um seat comercial de 2002...

    Obrigado.
    Boas noites.

    Não sou um expert na matéria, mas pelo que diz, pode quiçá, ser uma avaria a nível de termostato que terá colocado em posição aberta, daí ter começado a arrefecer. Mas isto é apenas uma suposição. Convém verificar.

    Cumprimentos

    Ricardo Paulo

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rbpaulo Ver Post
      Boas noites.

      Não sou um expert na matéria, mas pelo que diz, pode quiçá, ser uma avaria a nível de termostato que terá colocado em posição aberta, daí ter começado a arrefecer. Mas isto é apenas uma suposição. Convém verificar.

      Cumprimentos

      Ricardo Paulo

      E isso é grave?
      Isto é, posso andar com o carro sem danificar nada?

      E o custo de arranjo, algum valor?

      Obrigado.

      Comentário


        #4
        O problema não é muito grave e é de fácil resolução.

        Este ano troquei o meu termostato e ficou em cerca de 70€ já com IVA (foi a única coisa que lá foi fazer, levou termostato, anti-congelante, purga do circuito e mão de obra, numa oficina boa mas não de marca).

        O preço de um termostato (só a peça) pode variar amplamente: um amigo meu comprou um para o seu Discovery por 5€ e para o Stilo, na marca, pediram 80€!!!!

        Não vem assim graaaande mal ao mundo andar assim uns quilómetros mas deves trocar isso logo que possas. Afinal, o motor não atinge a temperatura ideal, nem o óleo, e isso significa desgaste acelerado.

        Comentário


          #5
          olha q no meu ah pala do ponteiro ter avariado nao me apercebi e queimei a cabeça do motor lol

          Comentário


            #6
            Em conversa com outro colega, também me falou na possibilidade de ser o termostato...

            Agora a dúvida é se vou à seta oficial ou a outra, como por exemplo a norauto...

            É que como, felizmente, o carro não me tem dado problemas, nem sequer tenho referências de mecânicos na zona do porto...

            Comentário


              #7
              Fui à norauto, mas como queria só por pôr o carro na máquina a fazer o diagnóstico, 25€... , e só depois me davam valores de peças e do resto.
              Deixou logo de ser opção.

              Fui depois à seat, que de certa forma não diagnosticou o problema.

              Isto é, analisaram o problema na máquina, contudo não foi conclusiva.
              Tanto pode ser a válvula do motor, como pode ser o termostato... e a ideia era experimentar e ver.

              Supostamente, se fosse a válvula, o ponteiro não devesse mexer... mas não havia certezas.

              Como não tinham lá disponível o termostato, resolvi trazer o carro e eles iam encomendar, para arriscar a avaria do termostato...

              Contudo, ao mudar o termostato não é apenas o termostato em si, mas um conjunto de três peças que devem ser mudadas, juntamente com a caixa onde fica o termostato e o suporte ou tampinha como lhe chamou o sr.

              Nesta "brincadeira" com a mão-de-obra a 42€/hora, deve ficar a festa por volta de 80/90€...

              O mais curioso é que na volta, o ponteiro parecia estar a trabalhar bem novamente.

              Será que o problema não é algum mau contacto? Será isto possível...?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                O mais curioso é que na volta, o ponteiro parecia estar a trabalhar bem novamente.

                Será que o problema não é algum mau contacto? Será isto possível...?

                Sim, é possível. Tanto pode haver um problema no circuito de refrigeração (e pela descrição o mais provável é o termóstato como apontado) como um problema no sistema de medição (sonda, fios, painel).

                O próprio termostato pode estar a funcionar um tanto erraticamente, por causa de lixo ou corrosão.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Sim, é possível. Tanto pode haver um problema no circuito de refrigeração (e pela descrição o mais provável é o termóstato como apontado) como um problema no sistema de medição (sonda, fios, painel).

                  O próprio termostato pode estar a funcionar um tanto erraticamente, por causa de lixo ou corrosão.
                  Neste caso, há maneiro de o limpar?

                  Volto lá daqui a dois dias, supostamente para colocar o termostato... e vou aguardar sobre o comportamento do ponteiro.

                  É que na volta a casa estava a funcionar normal...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                    Neste caso, há maneiro de o limpar?

                    Volto lá daqui a dois dias, supostamente para colocar o termostato... e vou aguardar sobre o comportamento do ponteiro.

                    É que na volta a casa estava a funcionar normal...
                    Só o trabalho e a mão de obra que a coisa leva, mais vale pôr novo e ter a certeza que dali mal não vem.

                    Mais te digo, ainda q n esteja avariado, mais vale pôr novo à mesma.

                    Comentário

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