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Automóveis passado vs presente!!

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    Automóveis passado vs presente!!

    Boas Noites! Certamente serão muitos aqueles que se recordam com saudades das "suas máquinas” de outrora e quando se fala em evolução ao longo de todos estes tempos, por exemplo nos últimos 20 anos, o que há a dizer? Tudo mudou muito e para melhor é certo…e quando se fala em regressão, o que há a dizer? Na minha opinião verifico que alguns automóveis de outrora tinham um carisma muito especial e que se foi perdendo ao longo dos tempos, carisma esse que quase não existe, refiro-me com especial ênfase ás versões mais desportivas de alguns modelos que passo a citar:
    Versões a Gasolina:
    Honda CRX Vtec Vs Honda Civic Type R

    Fiat uno Turbo i.e vs fiat grande punto Abarth

    Corrado G60 vs Sirocco TSI



    <H1 style="MARGIN: 12pt 0cm 3pt">Subaru Impreza GT(1998) Vs Subaru Impreza STI(2009)



    <H1 style="MARGIN: 12pt 0cm 3pt">Evo VI Vs Evo 10



    <H1 style="MARGIN: 12pt 0cm 3pt">Renaut

    </H1></H1></H1>

    #2
    Não concordo.

    Comentário


      #3
      O carismo é dado pelo tempo e a experiência.

      Os velhinhos é que costumam dizer que no tempo deles é que era.
      Tudo a seu tempo.

      Comentário


        #4
        Acho que desses, apenas o scirocco, não é um carro especial.
        Daqui a uns tempos vao-se ver alguns na rua.

        Comentário


          #5
          Isso é como o nosso primeiro amor, nunca esquece.

          Comentário


            #6
            Coloca por favor fotos de carros originais, há outro tópico para xuning.
            Na minha opinião há pontos que evoluiram e outros que regrediram, como já se discutiu anteriormente aqui no fórum.

            Pessoalmente gosto muito da estética e do feeling mecânico dos carros mais antigos. Dão um prazer danado de conduzir!
            Contudo os carros mais recentes são mais rápidos, mais seguros, melhor equipados e mais poupados!

            Comentário


              #7
              Quero salientar que ja andei num Crx vtec e num uno turbo i.e..Embora sejam dois modelos diferentes, têm algo em comum, o temperamento explosivos dos seus motores..o Honda caracterizado com a sua sonoridade incrivel, quase tipico de um carro de competição, aqueles 150 Cv associados a menos 1000kg, tornam este modelo bastante rápido, de tal forma que fazia dos 0-100 na casa dos 7seg..
              O Uno turbo i.e que assustava pelo seu explosivo motor turbo, era verdadeiramente perigoso leva-lo ao limite...
              Quando lançei este post, foi com o objectivo de relembrar as sensações únicas que estes automóveis proporcionavam e que se foram perdendo com o tempo..as emoções continuam a existir mas de certo mais esbatidas e quem é conhecedor destes modelos sabe certamente do que falo.
              O casos que mencionei em cima, são apenas alguns mas existem mais, tais como:

              Renaut 5 GT Turbo Vs Renault Clio Rs


              Nos diesel, apesar de a evolução ser astronómica, existem casos em que também se perdeu algum carácter, quem não se lembra dos velhinhos Uno td?!e ja conduziu os actuais 1.3 mjet?!

              Comentário


                #8
                turbo ie só vi um em toda a minha vida
                crx???? é pá ver um era um sonho
                subaru só no wrc

                e os plasticos que descascam?

                óóóóddiiiiiiooooooooo

                Comentário


                  #9
                  ja agora scirocco tens o original... vs o novo

                  e nao a comparaçao com o corrado g60

                  Comentário


                    #10
                    Alguns desses modelos também se tornaram mais famosos devido ao marketing vindo da competição.
                    Não te esqueças que a mitsu e a subaru ja nao correm no mundial de ralis.
                    E quem não se lembra do lancia delta? E das suas façanhas nos ralis?
                    Tudo se resume a estratégia das marcas e à concorrência que cada modelo enfrenta em determinada época. Se esta não for muito forte, determinado modelo vai sobressair mais naturalmente.
                    O crx, não era bem "civic" da altura, parece-me que era mais o S2000 e aí não tens falta de carisma nem performance.
                    O scirocco foi descontinuado e passaram muitos até lançarem o novo modelo, isso também pesa.
                    Quanto ao uno turbo i.e. penso que a marca não deixou o seu legado por maos alheias. "Tivemos" o punto gt turbo e actualmento o abarth é ser
                    qualquer coisa

                    Não te esqueças que actualmente os diesel já representam mais de 50% do mercado de novos no nosso pais e as suas performances melhoraram substancialmente nos ultimos 20 anos. A potencia e binario quase triplicaram e as reprises não estão longe de algumas dessas propostas dos anos 80.
                    Quero com isto dizer que algumas dessas versões vitaminadas a gasolina, deixaram de ser racionais no nosso contexto economico-energetico actual e como tal perderam muita notoriedade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por maap Ver Post
                      ja agora scirocco tens o original... vs o novo

                      e nao a comparaçao com o corrado g60

                      Sim é verdade, mas vi na autohoje da semana passada esse confronto com o G60, daí..mas a bem dizer á coisas em comum desde o formato da carroçaria, até á plantaforma do Golf (algo comum a ambos) e certamente o Sirocco antigo também era derivado do Golf I ou II..acho aliás que o Corrado seja sucessor do G60.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                        Coloca por favor fotos de carros originais, há outro tópico para xuning.
                        Na minha opinião há pontos que evoluiram e outros que regrediram, como já se discutiu anteriormente aqui no fórum.

                        Pessoalmente gosto muito da estética e do feeling mecânico dos carros mais antigos. Dão um prazer danado de conduzir!
                        Contudo os carros mais recentes são mais rápidos, mais seguros, melhor equipados e mais poupados!
                        E acho que seria mais engraçado vermos a evolução de um modelo por todos os passos.

                        Um exemplo:

                        Fiat Punto 1994



                        Fiat Punto 2000



                        Fiat Punto 2003



                        Fiat Grande Punto 2006




                        Muita coisa mudou. O símbolo da marca por exemplo. Mas engraçado que passou-se do redondo para o redondo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                          Coloca por favor fotos de carros originais, há outro tópico para xuning.
                          Na minha opinião há pontos que evoluiram e outros que regrediram, como já se discutiu anteriormente aqui no fórum.

                          Pessoalmente gosto muito da estética e do feeling mecânico dos carros mais antigos. Dão um prazer danado de conduzir!
                          Contudo os carros mais recentes são mais rápidos, mais seguros, melhor equipados e mais poupados!
                          Não tenho receio em afirmar que algumas velhas máquinas de antigamente ainda chegam para os sucessores..
                          Acredito por exemplo que o Novo Typre R não bata em arranque um CRX vtec..ou um uno turbo i.e seja mais rápido dos 0-100 que grande punto abarth (150 Cv) ou mesmo o corrado G60 bata Sirocco Tsi..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por addt Ver Post
                            Não tenho receio em afirmar que algumas velhas máquinas de antigamente ainda chegam para os sucessores..
                            Acredito por exemplo que o Novo Typre R não bata em arranque um CRX vtec..ou um uno turbo i.e seja mais rápido dos 0-100 que grande punto abarth (150 Cv) ou mesmo o corrado G60 bata Sirocco Tsi..
                            Mas dizes isso baseado em que? Tens numeros é? A mim custa-me a acreditar que em 20 anos nao tenha havido evolução nessas performances...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                              Acho que desses, apenas o scirocco, não é um carro especial.
                              Daqui a uns tempos vao-se ver alguns na rua.
                              Só para dizer que discordo da ideia de que por haver muitos na rua o torna mais ou menos especial...


                              Nota: Por essa logica o fiat uno Turbo também não é especial... Unos é coisa que não faltou na epoca!

                              On topic
                              Os carros especiais, com carisma, veem-se com o tempo... não é agora, não é hoje que sai um carro e ele se torna especial (salvo raras excepções, e muito menos excepções no segmento baixo; Segmento baixo = Não ferraris, lambos, porsches... etc etc)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ChicoZé Ver Post
                                Mas dizes isso baseado em que? Tens numeros é? A mim custa-me a acreditar que em 20 anos nao tenha havido evolução nessas performances...
                                Numeros é só pesquisar mas ja li, o Crx fazia, segundo dados da marca 7.2 seg dos 0-100km/h e o corrado 8 seg dos 0-100km/h..
                                Não digo, que não tenha havido evolução, até porque são mais potentes mas acima de tudo passou-se a definir outras prioridades que até então não existiam, como o conforto, suaviade de condução, segurança, tecnologia(que engloba redução das emisões de CO2) e isso de certa forma tornou os motores com um carácter um pouco mais "amorfo", nestes carros mais recentes numca andei mas conheço quem conduziu ambos e apesar de toda a satisfação diz-se "mas antes é que era"

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por maap Ver Post
                                  ja agora scirocco tens o original... vs o novo

                                  e nao a comparaçao com o corrado g60
                                  Atenção que o Corrado, só se chamou Corrado porque na época ainda se comercializava o Scirocco em alguns mercados.

                                  O Corrado, teoricamente é a 2ª versão do Scirocco.
                                  Daí na Autohoje de à 3 semanas mais ou menos, é questão de ir ali ver, ter surgido um comparativo entre o Corrado G60 e o novo Scirocco. Aliás isto que disse vem lá explicado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                    Só para dizer que discordo da ideia de que por haver muitos na rua o torna mais ou menos especial...


                                    Nota: Por essa logica o fiat uno Turbo também não é especial... Unos é coisa que não faltou na epoca!

                                    On topic
                                    Os carros especiais, com carisma, veem-se com o tempo... não é agora, não é hoje que sai um carro e ele se torna especial (salvo raras excepções, e muito menos excepções no segmento baixo; Segmento baixo = Não ferraris, lambos, porsches... etc etc)
                                    Se é por aquilo que vemos na rua e tendo em conta a crise que se vive em todo o mundo com as vendas a decaírem cada vez mais..acho que todos os automóveis existentes no mercado se vão tormar muito especiais!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                      Numeros é só pesquisar mas ja li, o Crx fazia, segundo dados da marca 7.2 seg dos 0-100km/h e o corrado 8 seg dos 0-100km/h..
                                      Não digo, que não tenha havido evolução, até porque são mais potentes mas acima de tudo passou-se a definir outras prioridades que até então não existiam, como o conforto, suaviade de condução, segurança, tecnologia(que engloba redução das emisões de CO2) e isso de certa forma tornou os motores com um carácter um pouco mais "amorfo", nestes carros mais recentes numca andei mas conheço quem conduziu ambos e apesar de toda a satisfação diz-se "mas antes é que era"
                                      Os carros mais antigos dão uma maior sensação de velocidade um pouco pela falta de isolamento. Motores pontudos ou com turbos bruscos a isso ajudam também.
                                      Mas depois quando se pega no cronómetro não há lugar a grandes dúvidas, sobretudo quando se mete algo remotamente parecido com uma curva ao baruho.

                                      Tens aqui um exemplo como qualquer outro: http://fifthgear.five.tv/jsp/5gmain....id=343&mnk=410

                                      Recomendo que experimentes tanto carros antigos como novos também e verás que há mérito em todo o lado, haja é saúde e dinheiro.
                                      Editado pela última vez por RPM; 03 February 2009, 23:55.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                        E acho que seria mais engraçado vermos a evolução de um modelo por todos os passos.

                                        Um exemplo:

                                        Fiat Punto 1994



                                        Fiat Punto 2000



                                        Fiat Punto 2003



                                        Fiat Grande Punto 2006




                                        Muita coisa mudou. O símbolo da marca por exemplo. Mas engraçado que passou-se do redondo para o redondo.
                                        Muita coisa mudou mas o caracter de certas marcas manteve-se!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                          Os carros mais antigos dão uma maior sensação de velocidade um pouco pela falta de isolamento. Motores pontudos ou com turbos bruscos a isso ajudam também.
                                          Mas depois quando se pega no cronómetro não há lugar a grandes dúvidas, sobretudo quando se mete algo remotamente parecido com uma curva ao baruho.

                                          Tens aqui um exemplo como qualquer outro: http://fifthgear.five.tv/jsp/5gmain....id=343&mnk=410

                                          Recomendo que experimentes tanto carros antigos como novos também e verás que há mérito em todo o lado, haja é saúde e dinheiro.
                                          Atenção não digo, comparar tempos em pista, porque aí ja se sabe quem leva a melhor, nem disse que os automóveis mais recentes perdem sempre para os mais antigos, no entanto quando falo em arrancar (em recta) alguns destes carros ainda dão luta, fruto das suas mecânicas explosivas e reduzido peso..claro está, em arranque, porque depois também ja se sabe...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                            Coloca por favor fotos de carros originais, há outro tópico para xuning.
                                            Na minha opinião há pontos que evoluiram e outros que regrediram, como já se discutiu anteriormente aqui no fórum.

                                            Pessoalmente gosto muito da estética e do feeling mecânico dos carros mais antigos. Dão um prazer danado de conduzir!
                                            Contudo os carros mais recentes são mais rápidos, mais seguros, melhor equipados e mais poupados!
                                            Aqui é que a porca torce o rabo.
                                            Eles são mais rápidos de facto, mas a nível de sensação os outros é que parecem mais rápidos!
                                            A 120 num Turbo ie já vamos com alguma adrenalina. Num Punto Abarth ainda podemos estar descansadíssimos.
                                            Para mim isto conta muito. Penso que tem a ver um pouco com o factor medo. O Turbo ie era um dos ditos caixões com rodas, grupo este que aprecio bastante não pelas capacidades dinâmicas mas pela sensação de medo que provoca nos pilotos.

                                            Eu concordo com o tema inicial.
                                            Antigamente estes carros deixavam as pessoas a falar. Hoje em dia não me parece que isso aconteça.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Aqui fica um video do Top Gear a falar sobre o assunto
                                              http://www.metacafe.com/watch/104090...ar_old_vs_new/

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por maap Ver Post
                                                ja agora scirocco tens o original... vs o novo

                                                e nao a comparaçao com o corrado g60


                                                Desculpa o preciosismo, mas esse já é o MKII, o MKI era este







                                                Editado pela última vez por Excalibur; 04 February 2009, 09:32.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                                  Os carros mais antigos dão uma maior sensação de velocidade um pouco pela falta de isolamento. Motores pontudos ou com turbos bruscos a isso ajudam também.
                                                  Mas depois quando se pega no cronómetro não há lugar a grandes dúvidas, sobretudo quando se mete algo remotamente parecido com uma curva ao baruho.

                                                  Tens aqui um exemplo como qualquer outro: http://fifthgear.five.tv/jsp/5gmain....id=343&mnk=410

                                                  Recomendo que experimentes tanto carros antigos como novos também e verás que há mérito em todo o lado, haja é saúde e dinheiro.
                                                  Nem sempre é assim.
                                                  Vê isto, então:
                                                  http://fifthgear.five.tv/jsp/5gmain....+Ford+Focus+RS

                                                  e tens aqui mais algumas provas do que referi atrás..
                                                  http://www.youtube.com/watch?v=ZMgPcluchYI

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                    Aqui fica um video do Top Gear a falar sobre o assunto
                                                    http://www.metacafe.com/watch/104090...ar_old_vs_new/
                                                    Como podes ver alguns carros antigos ainda dão luta mas tem mais:

                                                    http://www.youtube.com/watch?v=MOgmNtMXA4c&NR=1

                                                    http://www.youtube.com/watch?v=AR6a7I6hg6U
                                                    e no que toca a segurança, alguns antigos ainda dão cartas, como este:
                                                    http://www.youtube.com/watch?v=-1-SEpxahcs

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                                      Numeros é só pesquisar mas ja li, o Crx fazia, segundo dados da marca 7.2 seg dos 0-100km/h e o corrado 8 seg dos 0-100km/h..
                                                      Não digo, que não tenha havido evolução, até porque são mais potentes mas acima de tudo passou-se a definir outras prioridades que até então não existiam, como o conforto, suaviade de condução, segurança, tecnologia(que engloba redução das emisões de CO2) e isso de certa forma tornou os motores com um carácter um pouco mais "amorfo", nestes carros mais recentes numca andei mas conheço quem conduziu ambos e apesar de toda a satisfação diz-se "mas antes é que era"

                                                      Pois, por esses numeros vejo que houve muita evolução. Actualmente tens os diesel a fazer melhor do que isso.
                                                      "Agora é que é!"

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