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Carro com motor a ar comprimido!!!

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    Carro com motor a ar comprimido!!!

    Fiz uma breve pesquisa no sentido de averiguar se este tema poderia ser um repost, n me pareceu, mas desde já adianto as minhas desculpas caso esteja enganado!


    Falaram-me do lançamento desta nova marca que prevê p um futuro próximo o lançamento dos seus modelos em espaço nacional: MDI.
    Os motores q os equipam funcionam a a ar comprimido. Isso mesmo, leram bem, lol, trata-se de uma tecnologia completamente diferente e inovadora...

    http://www.motordeaire.com/

    Vale mesmo a pena explorar o site para obter mais informação... A meu ver este motor deve ser uma das grandes invenções do século... e espero q pelas suas características ecológicas, venha a revolucionar o mercado automóvel.

    #2
    gostava de saber que tipo e quantidade de energia consome para produzir ar comprimido!
    será viavel?

    quando se consome bastante energia para criar outro tipo de energia, a solução deixa de ser rentavel...

    Comentário


      #3
      é certo que para comprimires o ar vais gastar energia, portanto......................

      Comentário


        #4
        Depende sempre do custo da energia.

        Acho que 1 kw de energia custa apenas cerca de 0.20€. Ou seja um motor de 10.000w a trabalhar durante 3 horas consumiria cerca de 6€.

        É relativo, só sabendo mais pormenores.

        Comentário


          #5
          È feio como o ca...o[xx(]

          Comentário


            #6
            Quantos metros cubicos de ar comprimido isso gasta ?
            A que pressão ?
            Normalmente um motor de ar comprimido trablaha a pressões na casa dos 7 Bar.

            Eu sei que os actualmente os motores a ar comprimido possuem um rendimento elevado mas ...

            Para produzir por exemplo 1000 lts (1 m3)

            É preciso um compressor de pistão (uso intermitente) de +/-10 CV( 7,5 kW )
            Ou em contrapartida um compressor de parafuso (uso constante)

            Isto a uma pressão de 8 bar.

            Depois temos as perdas, fugas,etc, etc.
            Isto muito genericamente

            Ou seja para produzir ar comprimido precisarão sempre de uma fonte energética poluente, a não ser que usem aerogeradores para produzir a electricidade necessária, mas depois tem o desperdicio energético de trsnformar uma força para outra.

            Na industria costuma-se dizer que o ar comprimido é das energias mais caras.

            Parece-me que o projecto é um bom exercicio de estudo, mas a comercialização massiva nunca acontecerá (pelo menos com a tecnologia actual).

            Comentário


              #7
              Porque raio quando inventam estes prototipos, usam sempre uma carrocaria feiosa como ó raio

              Comentário


                #8
                Já andou por cá esse tema, com esse carro. Mas tb não encontro o topico em causa.

                Se a ideia funcionar, acho fixe...

                Comentário


                  #9
                  Se houver vantagens para uns certos senhores, nao tou a ver isso ter saida

                  Comentário


                    #10
                    Então vamos por partes, lol!

                    Antes demais queria dizer q n estou aqui p fazer publicidade à marca, ou ao automóvel, antes trouxe o assunto a discussão por achar o projecto realmente interessante...

                    citação: gostava de saber que tipo e quantidade de energia consome para produzir ar comprimido!
                    será viavel?
                    A mim parece-me viável... Vê aqui: http://www.motordeaire.com/estacion.html
                    Utiliza a corrente normal de 220V q demora a carregar cerca de 4-5h, ou uma estação de recarga q demora 3 min. Estas estações já são uma realidade e a sua instalação está prevista em postos de abastecimento.

                    citação: È feio como o ca...o
                    Sem dúvida, lol, pelo menos p o meu gosto... há um modelo q salvo erro é o minicat, q é menos feio...

                    citação: Quantos metros cubicos de ar comprimido isso gasta ?
                    A que pressão ?
                    Normalmente um motor de ar comprimido trablaha a pressões na casa dos 7 Bar.
                    Tem um depósito de 90l a 300 bars.
                    Podem ler aqui mais acerca disso:
                    http://www.motordeaire.com/tecno.html

                    citação:Parece-me que o projecto é um bom exercicio de estudo, mas a comercialização massiva nunca acontecerá (pelo menos com a tecnologia actual)
                    Existem já fábricas construidas, q esperam apenas luz verde p avançarem c a construção destes veículos... Não se tratam já de protótipos... O q mais me supreende é a forma como está tudo pensado ao pormenor. Ao contrário de outras grandes marcas q têm unidades fabris q conseguem abastecer quase todo um continente, a MDI terá várias unidades q fabricarão os carros q se prevêm vender p uma a zona onde estarão instaladas. Tb serão vendidas fábricas "chave na mão", perfeitamente equipadas, tanto de maquinaria fixa, como de ferramentas específicas e material de oficina. Podem ler mais aqui: http://www.motordeaire.com/fabrica.html

                    Já existe uma licença p a construção e venda na zona de Portugal...
                    Podem constatar pelos links q aqui deixei q a coisa já está numa fase adiantada e q qq dia acredito q já se vendam por cá carros destes...

                    Acredito q se todos os milhões q são investidos pelas marcas de automóveis em motores a gasolina/gasóleo fossem investidos em soluções alternativas, isto já era uma realidade há muito tempo...

                    Comentário


                      #11
                      Ou seja vais ter várias mini-fábricas? isso resolve os problemas de cash-flow para montar um investimento deste tipo, mas causa grandes riscos de controlo de qualidade.

                      Comentário


                        #12
                        É o que dá andar a dar comprimidos ao carro.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por pedrointhehouse

                          Tem um depósito de 90l a 300 bars.
                          Podem ler aqui mais acerca disso:
                          http://www.motordeaire.com/tecno.html

                          Já existe uma licença p a construção e venda na zona de Portugal...
                          Podem constatar pelos links q aqui deixei q a coisa já está numa fase adiantada e q qq dia acredito q já se vendam por cá carros destes...

                          Acredito q se todos os milhões q são investidos pelas marcas de automóveis em motores a gasolina/gasóleo fossem investidos em soluções alternativas, isto já era uma realidade há muito tempo...
                          Armazenam a 300 bar mas a aplicação não será certamente a essa pressão, isso é o que sucede exactamente no Hidrogénio e o GPL (embora este com uma pressão mais baixa).

                          Um motor que trabalhe a 300 bar directamente é um sr. motor com custos de produção bem altos, além de que 300 bar representa um perigo acrescido no caso de um impacto.

                          Esses 90lts a 300 bar representam 27.000 litros (27m3) á pressão atmosférica.

                          Agora a minha duvida é quantos litros de ar consome e a que pressão.

                          Vou tentar ler mais pormenorizadamente e com mais calma.

                          Comentário


                            #14
                            O site parec-me muito completo e cheio de informações técnicas, acho q vale a pena dar uma vista de olhos.

                            Acima de tudo este projecto parece-me revolucionário a nível ecológico... n existe combustão e o tubo de escape liberta o ar mais puro do q qdo entra no motor (já q passa por uma série de filtros).

                            Comentário


                              #15
                              Isso já é bem antigo e parece-me um SCAM para sacar dinheiro a investidores. Mesmo que a ideia pareça ser boa...

                              Comentário


                                #16
                                O motor a ar comprimido n é novidade nenhuma, e é mto usado em robots por exemplo, qdo se precisa de boas velocidades e arranque, c baixo peso, é uma boa opção.

                                300 bar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
                                N me parece q um deposito c esse tamanho a essa pressão, seja aprovado!

                                Comentário


                                  #17
                                  Bem, se é um esquema ou não, n sei, mas pelo q dizem no site, já houve alguém q avançou c o principal investimento para a zona de Portugal, pelo q n procuram mais investidores para o nosso país...


                                  Se bem q o motor a ar comprimido já é bastante utilizado, este em especial foi feito de raiz c uso de uma tecnologia algo diferente.

                                  O depósito de 300 bares já se encontra homologado!
                                  Podem ver aqui mais informação: http://www.motordeaire.com/depositos.html

                                  No site q apontei no meu 1º post têm tb um historial completo dos motores desde o início das investigações(desde 1994 até 2005)

                                  Se continuo aqui a avançar c estas informações, é mesmo pq tb eu estava muito céptico e ter lido entretanto tudo o q pude acerca do carro... encontra-se muita coisa na net acerca dele... já houve várias apresentações à imprensa, a última dela em Barcelona, donde algures na net tb já vi um site c vídeos e tudo do pessoal a experimentar o carro...



                                  Comentário


                                    #18
                                    Desde 1998 que conheço este "projecto". A conversa é sempre a mesma: é um invento revolucionário, tem n patentes, vai começar a sua fase comercial no fim do ano, e.... estão a angariar investidores.

                                    O próprio modelo de negócio levanta suspeitas... eles querem licenciar a tecnologia em vez de produzir os carros... hummmm... hummm...

                                    Eis uma notícia de... Fevereiro de 2001 :"La empresa francesa Moteur Developpement International (MDI) prevé franquiciar una planta en Sallent (Bages) para la fabricación de los primeros coches de aire comprimido, que saldrán al mercado a partir del próximo mes de diciembre."

                                    Sim, sim... onde estão as fábricas a produzir?


                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por joao cunha

                                      È feio como o ca...o[xx(]
                                      isso é tipico nos carros de energias alternativas

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Desde 1998 que conheço este "projecto". A conversa é sempre a mesma: é um invento revolucionário, tem n patentes, vai começar a sua fase comercial no fim do ano, e.... estão a angariar investidores.

                                        O próprio modelo de negócio levanta suspeitas... eles querem licenciar a tecnologia em vez de produzir os carros... hummmm... hummm...

                                        Eis uma notícia de... Fevereiro de 2001 :"La empresa francesa Moteur Developpement International (MDI) prevé franquiciar una planta en Sallent (Bages) para la fabricación de los primeros coches de aire comprimido, que saldrán al mercado a partir del próximo mes de diciembre."

                                        Sim, sim... onde estão as fábricas a produzir?
                                        Percebo a dúvida q manténs relativamente à autenticidade do negócio, se bem q n a partilho... para além desta tua opinião ainda n li nada q desacredite o projecto... até p estas dúvidas já li algumas explicações, nomeadamente aqui: http://www.motordeaire.com/mascerca.html#Por

                                        É natural q a opinião sobre um projecto destes mantenha uma aura de cepticismo... tb natural deve ser a resistência do lobby do petróleo, que como toda a gente sabe detém muita gente no poder... Existem igualmente várias notas de imprensa q se referem a esta marca e inclusivamente q dão conta de uma das fábricas já construídas em França...

                                        Para além de notícias acerca do carro q encontrei em jornais como o "El Pais", existe um vídeo no site da Discovery Channel q me tirou mtas dúvidas:

                                        http://www.exn.ca/news/video/exn2005...401-aircar.asx

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acho uma possivel aposta, tlvez não a melhhor mas bem possivel de aplicar já k liga se a uma tomada normal os custos de manutenção são baixos e os custos de consumo versus autonomia parece agradavel...

                                          Infelizmente as velocidade de ponta é algo baixa mas penso que pode ser melhorada...

                                          Enfim mais um esboço eu só digo que venham eles já k sem estas alternativas só temos os fumarentos dependentes de meia duzia de paises arabes e um sr guerra... Mas isso agora é outra historia???

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu vi um documentário deste carro no canal discovery.
                                            O depósito não se torna perigoso porque é feito em fibra de carbono e em caso de impacto limita-se a abrir (rompe-se) e o ar liberta-se naturalmente para a atmosfera, os depósitos metálicos é que são perigosos porque provocam explosão e consequentemente estilhaçam.
                                            Não sei o consumo do carro mas um depósito dá para 200/300Kms. O motor é em alumínio.
                                            O objectivo é fazer uma espécie de hybrido em que o motor a combustível serve apenas para comprimir o ar e voltar a recarregar o depósito, com esta combinação o carro pode percorrer cerca de 2000kms sem abastecer e com custos muito reduzidos!

                                            Comentário


                                              #23
                                              MDI, o que se passou???

                                              Boas, bem estava eu a navegar na net quando descubro um video acerca do MDI(carro movido a ar), aqui fica para quem quiser ver o bicho a funcionar:

                                              http://www.youtube.com/watch?v=rbRB1...arch=air%20car

                                              Agora fica a questão, em que ponto está este projecto, porque nunca mais se ouviu falar neste carro???
                                              Alguém sabe de alguma coisa, eu já mandei um mail para lá mas ninguém me respondeu.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu estou inscrito na mailing list deles, e de vex em quando recebo noticias do brasil.

                                                Eles por lá tambem nao fazem a minima ideia do qe se passa, mas parece que o senhor que teve a ideia tema lguns problemas de €€..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  é a porcaria do taxi do Guy Negre ou lá como se chama.
                                                  o gajo que já fez um W12 para a F1.
                                                  equipava os Life na altura.
                                                  nunca funcionou mt bem mas pronto.

                                                  já há uns anitos que ele tem essa porcaria pronta.
                                                  só que, basicamente, não vale um chouriço.

                                                  e não tem quem invista na idéia dele....

                                                  ld

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não conhecia...
                                                    Então basicamente, o ar comprimido empurra os cilindros fazendo-os moverem-se?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O problema é que o ar não se comprime sozinho...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por rjtd21

                                                        O problema é que o ar não se comprime sozinho...
                                                        Daí haverem as garrafas com ar comprimido.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por bizarro

                                                          Eu estou inscrito na mailing list deles, e de vex em quando recebo noticias do brasil.

                                                          Eles por lá tambem nao fazem a minima ideia do qe se passa, mas parece que o senhor que teve a ideia tema lguns problemas de €€..
                                                          Poxa nã percebo isto, falta de dinheiro para um projecto tão bom, cá para mim só pode ser o lobby do petroleo a funcionar.
                                                          Eu cheguei a mandar para lá um mail mas ninguém me respondeu.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O projecto de bom não tem muito... É que é preciso de energia para comprimir o ar, ou seja, tens que ligar o carro à electricidade para que um compressor comprima o ar e depois possa circular.

                                                            Conclusão, mais vale um híbrido plug-in ou um carro totalmente electrico do que isso, já que ambos estão dependentes da electricidade e os motores electricos têm mais rendimento.

                                                            Comentário

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