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Preciso de ajuda para o meu Golf...

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    Preciso de ajuda para o meu Golf...

    Boas,

    Pessoal, anda às voltas com o meu Golf com um problema que me anda a deixar tonto. Hà pouco tempo fui a Chaves e depois de cerca de hora e meia de viagem ele "amuou" baixou para os 90 / 100 e daí não passou. Parei, desliguei e tornei a ligar mas nada, passado uns quilómetros tornou a disparar. Fui à marca e acusou medidor de massa. Até aqui Ok, tirando os euros em causa. O mês passado mando-me para a Coruña e passadas cerca de 1,5 / 2 horas de viagem, pimba, de novo a mesma treta, baixou para 50 e daí não passou. Parei, e depois de tomar um café, ficou outra vez porreiro. Já fiz de tudo para saber o que se passa e nada... o erro da máquina agora dava erro de leitura do medidor, portanto segundo os entendidos o medidor está bom e confirmei-o noutra garagem. Puseram em causa a reprogramação, ou seja, é de 150cv mas c/ 180cv, OK, recorri ao pessoal que a fez, confirmaram que estava tudo bem , mas, pelo sim pelo não, retiraram a reprogramação e tornaram a colocá-la. Agora colocaram em causa a centralina. Veio hoje de Aveiro com a confirmação da centralina estar em óptimas condições. Começo a ficar farto..
    Alguém já passou por algo do género? Algum conselho que me possam dar?

    Agradeço

    #2
    À partida é um problema na geometria do turbo, o estranho é não estar nada (erro) registado na centralina...

    Comentário


      #3
      Obrigado BrunoD,

      Haverá alguma forma de o testar??

      Comentário


        #4
        Boas, eu tive o mesmo problema com um Mégane 1.9 dti de 1999. A renault nunca conseguiu resolver o problema, para além de trocar medidor de massa, limpeza do turbo, limpeza do deposito, e sem efeito.

        No teu quando começa essa falha, se meteres uma ou duas abaixo e sobe a rotação mas o carro nao desenvolve? O meu fazia isso.

        Acredites ou não, o meu deixou de fazer assim que lhe tirei a tampa do motor, o meu tinha um plastico a proteger. Nunca mais teve esses quebras.

        Abraço

        Comentário


          #5
          Quando corta, posso acelerar o que quiser, não faz nada, nem a reduzir, nada, a rotação mantém a mesma...

          Comentário


            #6
            O mesmo que o meu fazia, experimenta, tentar não custa.

            Isso é muito chato, principalmente em grandes viagens quando lhe dá para nao passar dos 70!

            É igualmente perigoso, porque nunca se sabe quando lhe vai dar a falha, já me aconteceu na N1 iniciar um ultrapassagem e de repente o carro morre.
            Um mêcanico conhecido disse que poderia ser o catalizador.

            Espero ter ajudado em alguma coisa.

            Comentário


              #7
              Obrigado! Abraço..

              Comentário


                #8
                Caro pinokio,

                Tenho um Golf IV TDI de 2000 e na minha ultima viagem Algarve-Lisboa na A2 aconteceu-me isso exactamente. Ia nas calmas a 130 em 6ª quando de repente começo a perder potência (muita) e dou por mim a 70 em 3ª em plena AE a tentar aguentar o carro. Entretanto consigo voltar aos 120 e dei 180 no max (para experimenta-lo) porque nao conseguia passar daí. Mas o comportamento mecânico era instável. Matendo a mesma aceleração sentia o carro a soluçar. Tinha chovido, e reparei que ele perdia potência apenas quando recomeçava a chover.
                Falei com um mecânico que me ajuda na manutenção do carro e ele disse para apontar um secador para o MAF para lhe tirar a humidade. Não resultou.
                Chegado a casa no Algarve fui a oficina e o MAF estava bom mas havia uma fuga de ar num dos tubos de ar do sistema intercooler-turbo e o sensor de temperatura da água pifado, entao mandei arranjar. Resultado: Perda de potência instantânea resolvido.
                No entanto estou lixado porque vou ter de rectificar o turbo (se nao quiser por um novo) porque parece que está a querer entregar a alminha ao criador...
                Editado pela última vez por Pedro230; 06 February 2009, 21:17.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
                  Caro pinokio,

                  Tenho um Golf IV TDI de 2000 e na minha ultima viagem Algarve-Lisboa na A2 aconteceu-me isso exactamente. Ia nas calmas a 130 em 6ª quando de repente começo a perder potência (muita) e dou por mim a 70 em 3ª em plena AE a tentar aguentar o carro. Entretanto consigo voltar aos 120 e dei 180 no max (para experimenta-lo) porque nao conseguia passar daí. Mas o comportamento mecânico era instável. Matendo a mesma aceleração sentia o carro a soluçar. Tinha chovido, e reparei que ele perdia potência apenas quando recomeçava a chover.
                  Falei com um mecânico que me ajuda na manutenção do carro e ele disse para apontar um secador para o MAF para lhe tirar a humidade. Não resultou.
                  Chegado a casa no Algarve fui a oficina e o MAF estava bom mas havia uma fuga de ar num dos tubos de ar do sistema intercooler-turbo e o sensor de temperatura do ar pifado, entao mandei arranjar. Resultado: Perda de potência instantânea resolvido.
                  No entanto estou lixado porque vou ter de rectificar o turbo (se nao quiser por um novo) porque parece que está a querer entregar a alminha ao criador...
                  engraçado, a minha perda de potência tb foi em dias de muita chuva...
                  obrigado, sempre é mais uma hipótese!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pinokio Ver Post
                    Obrigado BrunoD,

                    Haverá alguma forma de o testar??
                    Primeiro tens de replicar o problema. A forma mais simples é fazeres um teste em estrada, que obriga o turbo a fazer uma pressão de pico mais longa.

                    Resumindo, numa estrada com espaço, reprisas de 6ª, das 1500RPM até às 3500RPM.

                    Repete este processo duas vezes, deverá ser suficiente para (e caso seja) a geometria prender.

                    Quando isso acontece, fica um erro registado na centralina com o problema. Assim será mais fácil darem com o problema.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pinokio Ver Post
                      Boas,

                      Pessoal, anda às voltas com o meu Golf com um problema que me anda a deixar tonto. Hà pouco tempo fui a Chaves e depois de cerca de hora e meia de viagem ele "amuou" baixou para os 90 / 100 e daí não passou. Parei, desliguei e tornei a ligar mas nada, passado uns quilómetros tornou a disparar. Fui à marca e acusou medidor de massa. Até aqui Ok, tirando os euros em causa. O mês passado mando-me para a Coruña e passadas cerca de 1,5 / 2 horas de viagem, pimba, de novo a mesma treta, baixou para 50 e daí não passou. Parei, e depois de tomar um café, ficou outra vez porreiro. Já fiz de tudo para saber o que se passa e nada... o erro da máquina agora dava erro de leitura do medidor, portanto segundo os entendidos o medidor está bom e confirmei-o noutra garagem. Puseram em causa a reprogramação, ou seja, é de 150cv mas c/ 180cv, OK, recorri ao pessoal que a fez, confirmaram que estava tudo bem , mas, pelo sim pelo não, retiraram a reprogramação e tornaram a colocá-la. Agora colocaram em causa a centralina. Veio hoje de Aveiro com a confirmação da centralina estar em óptimas condições. Começo a ficar farto..
                      Alguém já passou por algo do género? Algum conselho que me possam dar?

                      Agradeço


                      É pa isso foi reacção do gajo de teres deixado a cidade de Chaves, queria voltar para o que é bom

                      Já fizeste teste na VW mesmo? Os testes deles costumam ser bastante detalhados. Li que fizeste teste mas como não referes se foi na VW ou não...

                      Comentário


                        #12
                        não sendo a MAF tb aponto como já aqui foi referido para fugas no IC/tubagem

                        Qd vai abaixo deita fumo q nem um maluco?

                        Comentário


                          #13
                          Já fizeste teste na VW mesmo? Os testes deles costumam ser bastante detalhados. Li que fizeste teste mas como não referes se foi na VW ou não...
                          Sim feitos na VW. Não acusa erro nenhum.

                          não sendo a MAF tb aponto como já aqui foi referido para fugas no IC/tubagem

                          Qd vai abaixo deita fumo q nem um maluco?
                          Sinceramente não sei dizer, mas não me parece, senão o pessoal que ia comigo nesta viagem para Espanha tinham-me chamado à atenção para esse aspecto, só repararam que algo estava mal pelo facto de quase me atropelarem

                          Comentário


                            #14
                            entao podes tirar essa hipotese de fora.. se tivesses fuga no IC deitava fumo até mais não..
                            provavelmente então a geometria do turbo
                            o melhor a fazer é desmontá-lo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
                              Caro pinokio,

                              Tenho um Golf IV TDI de 2000 e na minha ultima viagem Algarve-Lisboa na A2 aconteceu-me isso exactamente. Ia nas calmas a 130 em 6ª quando de repente começo a perder potência (muita) e dou por mim a 70 em 3ª em plena AE a tentar aguentar o carro. Entretanto consigo voltar aos 120 e dei 180 no max (para experimenta-lo) porque nao conseguia passar daí. Mas o comportamento mecânico era instável. Matendo a mesma aceleração sentia o carro a soluçar. Tinha chovido, e reparei que ele perdia potência apenas quando recomeçava a chover.
                              Falei com um mecânico que me ajuda na manutenção do carro e ele disse para apontar um secador para o MAF para lhe tirar a humidade. Não resultou.
                              Chegado a casa no Algarve fui a oficina e o MAF estava bom mas havia uma fuga de ar num dos tubos de ar do sistema intercooler-turbo e o sensor de temperatura da água pifado, entao mandei arranjar. Resultado: Perda de potência instantânea resolvido.
                              No entanto estou lixado porque vou ter de rectificar o turbo (se nao quiser por um novo) porque parece que está a querer entregar a alminha ao criador...
                              Enganei-me no sensor... Era o da água em vez do do ar

                              Comentário


                                #16
                                Pinokio,

                                que quilometragem tem o teu carro; qual é o Golf em questão.

                                Se for do turbo como já foi referido, tem em atenção que o do meu Golf IV com 210 kkm vai agr ser rectificado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pinokio Ver Post
                                  Boas,

                                  Pessoal, anda às voltas com o meu Golf com um problema que me anda a deixar tonto. Hà pouco tempo fui a Chaves e depois de cerca de hora e meia de viagem ele "amuou" baixou para os 90 / 100 e daí não passou. Parei, desliguei e tornei a ligar mas nada, passado uns quilómetros tornou a disparar. Fui à marca e acusou medidor de massa. Até aqui Ok, tirando os euros em causa. O mês passado mando-me para a Coruña e passadas cerca de 1,5 / 2 horas de viagem, pimba, de novo a mesma treta, baixou para 50 e daí não passou. Parei, e depois de tomar um café, ficou outra vez porreiro. Já fiz de tudo para saber o que se passa e nada... o erro da máquina agora dava erro de leitura do medidor, portanto segundo os entendidos o medidor está bom e confirmei-o noutra garagem. Puseram em causa a reprogramação, ou seja, é de 150cv mas c/ 180cv, OK, recorri ao pessoal que a fez, confirmaram que estava tudo bem , mas, pelo sim pelo não, retiraram a reprogramação e tornaram a colocá-la. Agora colocaram em causa a centralina. Veio hoje de Aveiro com a confirmação da centralina estar em óptimas condições. Começo a ficar farto..
                                  Alguém já passou por algo do género? Algum conselho que me possam dar?

                                  Agradeço
                                  ja agora isso nao tem uma valvula qq junto do turbo?? provavelmente o prob estara ai...digo eu nao sei se nao ...é o turbo como alguem ai disse a geometria boa sorte

                                  Comentário


                                    #18
                                    O meu TDI 100hp também ja teve um problema nas tubagens dos IC. Aquilo é lá preso com um grampo e aquela porra tem tendencia a parti e pronto...era uma vez a potencia. O meu uma certa vez teve de vir de odivelas até seixal assim...eu punha lá o tubo e ele saltava logo...resultado...era uma fumarada preta que só visto, nem com repro! Fazia mais barulho e não desenvolvia absolutalente nada. Tubo novo na VW e ficou resolvido. Já leva quase 180000 e mais nada a registar até hoje. Podes também fazer uma limpeza a EGR para ver se ajuda alguma coisa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ricardo clemente Ver Post
                                      ja agora isso nao tem uma valvula qq junto do turbo?? provavelmente o prob estara ai...digo eu nao sei se nao ...é o turbo como alguem ai disse a geometria boa sorte
                                      Há uns anos atrás, num carro que tive (Ibiza GT TDI) tive esse problema. É a válvula N75 (se não estou em erro) e resumidamente, era a válvula que dava indicação ao turbo para o mesmo abrir.

                                      Mas esse problema, se a memória não me trai, era mapeado aquando da ligação à VAGCOM. Parece-me que neste caso em concreto, ainda não foi mapeado este problema...Donde, poderá não ser daqui o problema..

                                      Cpts.,

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pessoal,

                                        Muito obrigado pelas vossas respostas. Já anotei e vou tentar resolver. A questão do fumo, caso seja uma "micro fissura" pode largar esse fumo todo??
                                        Cada vez mais me inclino para o turbo, ele já leva 170.000 e nunca me chateou..

                                        Comentário

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