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    Peugeot 106 T16 :))

    Boas, não sei se já aqui passou este video, mas tenho a impressão que não, um dos melhores projectos tuning que já vi, está perfeito, só não gostei do promenor das bombas receptoras dianteiras ferrari, de resto acho que o video fala por si....

    http://www.youtube.com/watch?v=kZD7YpWU2eI

    #2
    Não aprecio.

    Mas não parece mau...

    Comentário


      #3
      Muito Bom! Tá um projecto super interessante e bem feito! Mas não tarda nada já aí estão os super de origem aahahahah

      Comentário


        #4
        Apesar de não gostar de tuning, nota-se que este está cuidado. No entanto dá-me ideia que o chassis não lida muito bem com a potencia nas curvas... pelo menos parece-me que elas foram feitas quase em desaceleração.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
          Apesar de não gostar de tuning, nota-se que este está cuidado. No entanto dá-me ideia que o chassis não lida muito bem com a potencia nas curvas... pelo menos parece-me que elas foram feitas quase em desaceleração.
          tenho impressão que o problema não é o chassis, mas sim a falta de unhas
          se reparares numa altura em que ele acelera no meio da curva com as rodas viradas, o carro vai em frente

          Comentário


            #6
            Ainda estou para perceber o objectivo de deixar o motor cortar.

            Cheira-me que o gajo não sabe que não ganha nada com isso.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
              Ainda estou para perceber o objectivo de deixar o motor cortar.

              Cheira-me que o gajo não sabe que não ganha nada com isso.
              Não gostas do barulho que o motor faz ao corte? Eu muitas vezes troco de caixa depois do corte só pelo simples prazer de ouvir o corte de injecção.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                tenho impressão que o problema não é o chassis, mas sim a falta de unhas
                se reparares numa altura em que ele acelera no meio da curva com as rodas viradas, o carro vai em frente
                O carro deve sofrer bastante de understeer, mas um carro com tal potencia até a fazer aquilo deve dar gozo de conduzir.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                  Não gostas do barulho que o motor faz ao corte? Eu muitas vezes troco de caixa depois do corte só pelo simples prazer de ouvir o corte de injecção.
                  Não...

                  O corte é uma medida de segurança, para não rebentares com o motor. Andar lá só faz mal.

                  Além disso, se queres andar depressa, chegares ao corte só te faz perder velocidade.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                    Não...

                    O corte é uma medida de segurança, para não rebentares com o motor. Andar lá só faz mal.

                    Além disso, se queres andar depressa, chegares ao corte só te faz perder velocidade.
                    Estás errado, andares ao corte como disseste e muito bem, é uma medida de segurança, andares lá não te vai fazer mal nenhum, mal faz tu puxares por um motor a frio. Por outro lado realmente deixar o carro cortar faz-te perder tempo, mas isso tb só interessa a quem anda ai a fazer picanços ou a jogar contra o relógio.;)
                    Eu pessoalmente como apaixonado por automóveis e sei que muita gente deve partilhar desta opinião, acho que a sensação de um carro a gasolina a cortar é algo muito especial, então as primeiras vezes quando se passa de diesel para otto.
                    cumprs
                    Editado pela última vez por rubenvalente; 09 February 2009, 19:27.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                      Estás errado, andares ao corte como disseste e muito bem, é uma medida de segurança, andares lá não te vai fazer mal nenhum, mal faz tu puxares por um motor a frio. Por outro lado realmente deixar o carro cortar faz-te perder tempo, mas isso tb só interessa a quem anda ai a fazer picanços ou a jogar contra o relógio.;)
                      Eu pessoalmente como apaixonado por automóveis e sei que muita gente deve partilhar desta opinião, acho que a sensação de um carro a gasolina a cortar é algo muito especial, então as primeiras vezes quando se passa de diesel para otto.
                      cumprs
                      Estou completamente de acordo com o JGTB. Antes de se chegar ao corte, já há muito o motor passou o regime de potência máxima, e também já entrou em red-line, coisa que não dá saúde nenhuma ao motor. O corte de ignição é uma medida drástica para evitar estragar irremediavelmente o motor, e o red-line está lá para evitar que se chegue a esse ponto extremo..

                      Eu também tenho uma certa paixão por carros, e por isso tenho um Alfa Romeo a gasolina, e essa paixão impede-me de entrar sequer no red-line, quanto mais chegar ao corte.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                        Ainda estou para perceber o objectivo de deixar o motor cortar.

                        Cheira-me que o gajo não sabe que não ganha nada com isso.
                        Pois...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                          Ainda estou para perceber o objectivo de deixar o motor cortar.

                          Cheira-me que o gajo não sabe que não ganha nada com isso.
                          x2

                          Comentário


                            #14
                            Quando vi o inicio pensei que alguém tinha "copiado" uma velha ideia minha, pegar num Saxo ou num 206 e tentar aproxima-lo o máximo das ideias aplicadas no 205 T16 ou R5 Turbo, a este só lhe falta o motor Central... Quem sabe um dia...

                            Quanto à discussão que paira... Até concordo que, por vezes (ocasiões) o ouvir o motor "cortar" galvanize o "espírito racing" que há em nós, mas daí a trazer alguma vantagem em termos competitivos vai muita distância, não estou a ver nenhum caso em que seja vantajoso, como já disseram, só se perde tempo.. E bem claro que não faz...

                            Comentário


                              #15
                              está porreiro até. mas parece que o carro está dificil de conduzir...

                              Comentário


                                #16
                                Prefiro o meu original

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                  Ainda estou para perceber o objectivo de deixar o motor cortar.

                                  Cheira-me que o gajo não sabe que não ganha nada com isso.
                                  Levar o motor ao corte...só quando nos estamos quase a espetar

                                  http://www.youtube.com/watch?v=Mubp8ICkF60

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                                    Estás errado, andares ao corte como disseste e muito bem, é uma medida de segurança, andares lá não te vai fazer mal nenhum, mal faz tu puxares por um motor a frio. Por outro lado realmente deixar o carro cortar faz-te perder tempo, mas isso tb só interessa a quem anda ai a fazer picanços ou a jogar contra o relógio.;)
                                    Eu pessoalmente como apaixonado por automóveis e sei que muita gente deve partilhar desta opinião, acho que a sensação de um carro a gasolina a cortar é algo muito especial, então as primeiras vezes quando se passa de diesel para otto.
                                    cumprs
                                    O corte é um limitador de regime. Ao andares a cortar, significa que estás a andar no limite. Ora, seja qual for o assunto, andar no limite nunca faz bem...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas, então vamos desmitificar um pouco as coisas, o carro quando chega a uma determinada rotação de fábrica, a centralina está programada para deixar de injectar gasolina por forma a impedir o aumento de regime e possiveis danos para o motor.
                                      1º ponto: O corte é de injecção e não de ignição uma vez que além dos devidos "rateres" que se iriam ouvir se assim fosse, isso não seria nada proveitoso, quer para o motor, quer para o catalizador que iria ter que engolir gasolina mal queimada, quer para os consumos, enfim, tanta coisa, basta pensar um bocadinho no funcionamento do motor...
                                      2º ponto: existem carros nos quais nem sequer existe um redline, querem um exemplo, vejam este video e digam lá onde está o redline:
                                      http://www.youtube.com/watch?v=UYJot...next=1&index=3
                                      3º ponto: o corte de injecção o que faz é somente cortar a alimentação(injecção de combustivél) ao motor, ou seja os 4 injectores, caso seja injecção multiponto, ou 1 no caso monoponto, num regime pré-estabelecido de fábrica recebem um sinal da centralina para não injectarem gasolina por forma a impedir o aumento de rotação, mais nada, desta não injecção de combustivél não resulta nada danoso para o motor, basta pensar no funcionamento interno de um motor e procurar problemas relacionados com a não injecção de combustivél num determinado ponto durante segundos...
                                      4º ponto:de esclarecer que o corte de rotação não funciona em reduções, apenas em aceleração...
                                      5º ponto:embora já aqui o tenham referido, o corte de rotação não coincide com o regime de potencia máxima, nem se aproxima deste, um exemplo é o clio 1.6 16v, tem um regime de potência máxima ás 5750rpm e corta a injecção ás 6500rpm, ou seja são mais 750rpm, mas podia fazer mais, porque para se entrar no campo da fiablidade têm que se ter outros aspectos em conta, a fiabilidade de um motor tem a ver , quer com a pressão que as peças aguentam, quer com a temperatura, quer com a rotação, no entanto no caso do motor que meti como exemplo, a fiabilidade apenas é claramente comprometida quando se atingem rotações superiores a 7500rpm de origem, nesta altura as molas das válvulas começam a ter dificuldades em fechar atempadamente as válvulas o que pode originar um choque entre uma válvula e um êmbolo de um qualquer cilindro o que não é nada aconselhavél, outro ponto importante são as capas de bielas, da cambota, os pernes da bielas, todo este conjunto de materiais está programado para aguentar uma certa temperatura, certas cargas e uma certa rotação, mas de fábrica tais valores não são expremidos ao máximo e o motor é pensado apenas para ser fiável e atingir uma certa rotação, logo faz-se um estudo e atribui-se um valor razoavél para o corte de injecção, agora não se pense que são mais 100 ou menos 100rpm que vão fazer a diferênça e muito menos se pense que é o corte de injecção nos vários cilindros com o motor a fazer rotação que vai provocar danos, não tem como provocar, o mais que pode acontecer é provocar desgaste no apoio de motor e caixa pelos sulavancos que o corte de injecção impõe, de resto fazendo uma leitura do funcionamento do motor não é possivél encontrar problemas associados ao corte de combustivél, no fundo é o receio do desconhecido perdoem-me os mais cépticos.
                                      6º ponto: o user que tem o alfa a gasolina, que me perdoe mas se o seu carro tem corte de rotação pode muito bem entrar pelo redline dentro que não é por ai, se o motor tiver sido bem concebido e estiver à temperatura correcta não há problema nenhum a nivél mecânico resultante disso, para terminar e pelo facto de ter mencionado tb aqui o redline, o redline era particularmente útil nos carros a carburador que não tinham corte de rotação, esta era a forma encontrada então para alertar os condutores de quando estavam a esforçar o motor, nos carros actuais, o redline nem é necessário, está lá muito simplesmente e só porque estéticamente tem a sua piada e simbolismo, nalguns casos nem existe mesmo como já provei mais atrás neste post.
                                      7º ponto: andou-se aqui em torno dos ganhos de levar o carro ao corte em termos de rapidez, bem são nenhuns, perde-se tempo de facto, mas enganem-se aqueles que pensam que o carro em aceleração apenas deve ser levado ao regime de potencia máxima, regra geral para carros a gasolina como é óbvio, e atmosféricos em especial,para executar uma aceleração rápida tem que fazer o máximo de rotação possivél antes de cortar, ou seja um carro que corte ás 6500 tem que ser levado até ás 6400-6450rpm, isto porque, depois ao trocar de mudança, exemplo 2ª para 3ª, o ponteiro das rotações vai cair numa faixa de rotação mais próxima do ponto de regime máximo de potencia, caindo regra geral numa faixa de rotação onde o carro tem muito mais potencia disponivél. Isto tudo utilizando o exemplo que foi dado, 1600 16v potencia máxima de 110cv ás 5750rpm mas com corte ás 6500rpm( puxar até ás 5750, meter mudança, a rotação cai até ás 4000 digamos, tem 90cv nesta altura, puxar até ás 6400rpm,meter mudança, a rotação cai até ás 5000, o carro tem nesta altura digamos 100cv, logo a rapidez de aceleração vai ser maior, espero ter esclarecido alguma coisa e peço desculpa pelo testamento).
                                      cumprimentos
                                      Editado pela última vez por rubenvalente; 11 February 2009, 03:47.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                        O corte é um limitador de regime. Ao andares a cortar, significa que estás a andar no limite. Ora, seja qual for o assunto, andar no limite nunca faz bem...
                                        Andar no limite provoca mais desgaste, mas atenção, o corte de injecção não representan o limite de fiabilidade de um motor. Muitos vão achar isto uma piada, mas olhem que é exponencialmente pior uma pessoa com um carro sobrealimentado metê-lo a trabalhar e arrancar de imediato, ou no final de uma determinada viagem desligar logo o carro assim que chega ao destino e pára, do que levar um carro a gasolina ao corte.
                                        Também é indubitávelmente pior dar uma aceleração com o motor a frio do que levar o carro ao corte. cumprs

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                                          #21
                                          Muito bom post ruben

                                          Faço isso talvez uma vez por deposito para matar o vicio

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