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Vw polo 1.4 tdi 75cv

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    Vw polo 1.4 tdi 75cv

    Boa tarde,

    Gostaria de colocar aqui uma questão relativamente ao meu recém adquirido vw polo 1.4 tdi de 2001 com 75cv. Já li várias opiniões sobre estes carros e todos parecem estar de acordo no que diz respeito aos consumos (muito económicos). Eu atestei o depósito e andei 674km, voltei a atestar e levou +/- 42 litros (fazendo as contas dá uma média de 6.2 +/-). Como não tenho computador de bordo esta é a única maneira de ver os consumos.. O facto de ter colocado mais um bocado de gasóleo depois da contador "ter disparado" influencia aqui as minhas contas? Eu andei nas calmas com o carro, algumas vezes mesmo a pastelar (muito perto das 2000) e estava convencido que ia fazer consumos menores..

    Esta kilometragem foi feita em cidade/estrada nacional e uns 250km em autoestrada (vel max 140km/).

    Gostaria que alguém me desse uma ajuda nisto...

    Cumprimentos

    #2
    Originalmente Colocado por pach Ver Post
    Boa tarde,

    Gostaria de colocar aqui uma questão relativamente ao meu recém adquirido vw polo 1.4 tdi de 2001 com 75cv. Já li várias opiniões sobre estes carros e todos parecem estar de acordo no que diz respeito aos consumos (muito económicos). Eu atestei o depósito e andei 674km, voltei a atestar e levou +/- 42 litros (fazendo as contas dá uma média de 6.2 +/-). Como não tenho computador de bordo esta é a única maneira de ver os consumos.. O facto de ter colocado mais um bocado de gasóleo depois da contador "ter disparado" influencia aqui as minhas contas? Eu andei nas calmas com o carro, algumas vezes mesmo a pastelar (muito perto das 2000) e estava convencido que ia fazer consumos menores..

    Esta kilometragem foi feita em cidade/estrada nacional e uns 250km em autoestrada (vel max 140km/).

    Gostaria que alguém me desse uma ajuda nisto...

    Cumprimentos
    Depende de quantas vezes disparou a mangueira. Foi retirado o ar do deposito?

    A melhor forma, e tira-teimas, sera repetir de novo o teste. Atestar ate ao primeiro "estalo", gastar o combustivel, e voltar a atestar ao primeiro "estalo".

    Cpts.,

    Comentário


      #3
      Sim, pode influenciar.


      De qualquer maneira esse consumo pode não ser despropositado por várias razões:
      - O andamento em AE. Devido à caixa ser muito curta, andar a mais de 100km/h faz consumos "sempre" superior a 5... e 6 é facilmente possível.
      - A habituação ao carro/motor. Esse motor não tem um funcionamento muito linear por isso é necessário alguma habituação (se tivesse computador de bordo ajudava) para começar a compreender a forma de lhe tirar melhores prestações sem prejudicar o consumo (utilizar a caixa é importantíssimo)
      - Em cidade, dependendo do tipo de transito, faz-se facilmente mais de 6 e pode ir até valores de 10 ou mais...mas isso em cidade acontece em qualquer carro.
      - Quando está muito frio, tenho ideia que o consumo é um bocado superior.
      - etc.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pach Ver Post
        Boa tarde,

        Gostaria de colocar aqui uma questão relativamente ao meu recém adquirido vw polo 1.4 tdi de 2001 com 75cv. Já li várias opiniões sobre estes carros e todos parecem estar de acordo no que diz respeito aos consumos (muito económicos). Eu atestei o depósito e andei 674km, voltei a atestar e levou +/- 42 litros (fazendo as contas dá uma média de 6.2 +/-). Como não tenho computador de bordo esta é a única maneira de ver os consumos.. O facto de ter colocado mais um bocado de gasóleo depois da contador "ter disparado" influencia aqui as minhas contas? Eu andei nas calmas com o carro, algumas vezes mesmo a pastelar (muito perto das 2000) e estava convencido que ia fazer consumos menores..

        Esta kilometragem foi feita em cidade/estrada nacional e uns 250km em autoestrada (vel max 140km/).

        Gostaria que alguém me desse uma ajuda nisto...

        Cumprimentos
        Atenção que "pastelar" demasiado por vezes piora os consumos!

        Mesmo para andar devagar (e como ja aqui foi dito e muito bem) é preciso conhecer bem o carro e utilizar muito bem as passagens de caixa e/ou o binário do motor!

        Eu acho, (atenção acho) esses quilómetros poucos para um depósito desse motor (o meu carro é um 2.0 e faz sempre, pelo menos, mais de 700 quilómetros com um depósito), mas existem sempre muitas condicionantes como não saberes ao certo como esta a saúde do carro, e principalmente, ainda estares-te a habituar ao mesmo!

        Faz mais um depósito e depois tira teimas!

        Comentário


          #5
          Boas,

          Desde já agradeço as respectivas respostas. Eu tenho tentado fazer uma condução cuidada utilizando para a caixa para isso. Em andamento normal nunca passo das 2500rmp. Em autoestrada, a 140km prox vais nas 3500rpm... Faz falta uma quinta para "soltar" mais o carro. No dia-a-dia tento fazer uma condução de modo a manter o motor sempre entre as 1500 e 2000rpm, claro que nas descidas a rotação é sempre menor.. (estando a fazer de velocidades médias de cidade / nacionais). O facto de não ter comp de bordo não ajuda nada...

          Quando comecei a atestar a mangueira estava sempre a disparar, tive grandes dificuldades em começar a encher.. A patilha saltava sempre, depois la começou a correr com vontade. Depois do último estalo andei coloquei mais uns 2 ou 3 litros... não sei precisar bem.

          A questão de ter sido retirado ar do depósito.. Não percebi o que quis dizer..

          Vou repetir novamente o teste. Já agora aproveito para perguntar aos entendidos se a condução que pratico ajuda a poupar nos consumos e já agora algumas dicas se não for pedir muito.

          Em relação à saúde do carro não tenho grandes certezas, no caso de o levar a oficina o que poderão fazer para ver o estado de motor etc.. e ver se está funcionar direitinho? Alguma sugestão aqui para os lados do Porto? Já agora preços...

          Agradeço a atenção

          Cumprimentos
          Editado pela última vez por pach; 15 February 2009, 17:32.

          Comentário


            #6
            O que recomendo é que ande numa rotação baixa mas ao mesmo tempo que o carro tenha disponibilidade para recuperar sem esforço.

            Por exemplo, se a estrada sobe ligeiramente, ir a 1500rpm pode ser demasiado baixo nesse motor porque falta força. Se for em plano, talvez não seja preciso ir a rotação mais elevada, etc.

            Relembro que o binário máximo é as 2200rpm.

            Quanto ao estado do carro, pela consumo não se pode concluir nada até porque não é exorbitante.

            De qualquer maneira, dado que é usado, verificava se os filtros são os indicados para o motor em questão e se estão em condições e muito importante, verificava o óleo do motor. Recordo que esse motor pede 505.01 mas por vezes pode haver quem não o faça e tudo juntado, pode prejudicar o consumo.

            Podia verificar estes aspectos, mas por enquanto não ficava muito preocupado. Repetir parece bem, mas desligar logo que dispare.

            Comentário


              #7
              Esse motor além de bom é económico. Mais importante que andar as 2000RPM, é não esforçar muito o motor. As vezes compensa mais ir às 2200-2500 que às 2000, como outras vezes compensa mais ir as 1700, por exemplo.

              Depende do "terreno". Era suposto fazer médias a volta dos 5 esse carro!

              Comentário


                #8
                Se o motor não estiver bem afinado não pode ocorrer de o carro gastar mais?

                Comentário


                  #9
                  Boas!

                  Antes de mais boa sorte com a aquisição!

                  Não sabendo qual a geração do polo em causa, presumo ainda assim que seja a geração anterior ao meu que é um 9n de 2003.

                  Assim, creio que os consumos deveriam ser ligeiramente mais baixos.

                  Posso dizer que, no meu caso, a média indicada pelo CB nos últimos 2900 kms aponta para os 5,6 o que na realidade deve andar mais perto dos 6...

                  Isto porque, os últimos depósitos (+/- 38 litros) têm dado para 650/675 kms.

                  O máximo que consegui fazer com um depósito foi 840 kms e isto sem ser numa só viagem, já que, habitualmente, faço apenas 40 kms por dia.

                  Significa isto que, todos os dias são feitos pelo menos 5 kms com o carro sem estar na temperatura ideal e isso é muito importante, principalmente, no inverno.

                  Para auto-estrada não é o mais poupado, já que, acima dos 110/120 faz-se notar muito (no ruído e nos consumos) a caixa curta...

                  E outro aspecto importante, os pneus... o meu conta com uns valentes 205/45/16.

                  Cumps.

                  Comentário


                    #10
                    Boas,

                    O meu é o 6n de 2001, 1.4 tdi e presumo que 75cv (pelo menos é o que estes modelos trazem certo?). Tenho pneus 185/55r14 - é o que vinha quando o comprei. O carro não tem ar condicionado nem computador de bordo. Não sei o que mais acrescentar para melhor descrever... Vou fazer novamente a média, acredito que baixe um pouco quando atestar da maneira mais correcta. Eu tento controlar o comportamento do carro através das rotações e do barulho/vibração do próprio motor.. Acho que faço mais ou menos o correcto, dentro daquilo que sei que é pouco.

                    Já agora, acho que as jantes 14 não favorece muito este carro... se colocar umas 15 com a medida 195/45 (é a alternativa que está no livrete) que alterações vou notar além da estética? consumos? prestações? ou não é significativo..

                    Agradeço os conselhos e sugestões,
                    Obrigado

                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      claro que influencia...0,1L/100, no maximo!

                      DE qualquer forma pelo percurso que dizes qualquer coisa acima dos 5L parece-me excessivo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pach Ver Post
                        Boas,

                        O meu é o 6n de 2001, 1.4 tdi e presumo que 75cv (pelo menos é o que estes modelos trazem certo?). Tenho pneus 185/55r14 - é o que vinha quando o comprei. O carro não tem ar condicionado nem computador de bordo. Não sei o que mais acrescentar para melhor descrever... Vou fazer novamente a média, acredito que baixe um pouco quando atestar da maneira mais correcta. Eu tento controlar o comportamento do carro através das rotações e do barulho/vibração do próprio motor.. Acho que faço mais ou menos o correcto, dentro daquilo que sei que é pouco.

                        Já agora, acho que as jantes 14 não favorece muito este carro... se colocar umas 15 com a medida 195/45 (é a alternativa que está no livrete) que alterações vou notar além da estética? consumos? prestações? ou não é significativo..

                        Agradeço os conselhos e sugestões,
                        Obrigado

                        Cumprimentos

                        Em princípio, em termos de consumos e prestações não haverá grande diferença porque a jante é maior mas o pneu é mais baixo.

                        O que se recente é o conforto e passa a ser necessário ter mais cuidado com os buracos de Portugal.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por xpto_brr Ver Post
                          claro que influencia...0,1L/100, no maximo!

                          DE qualquer forma pelo percurso que dizes qualquer coisa acima dos 5L parece-me excessivo.

                          Fazer qualquer coisa abaixo de 5 é que é preciso muito jeitinho.

                          6 não é bom mas também não me parece que indique obrigatoriamente problemas. Filtros e óleo correctos, habituação e depois tiram-me melhores conclusões.

                          Comentário


                            #14
                            Boas,

                            Pessoal, agradeço a atenção. Vou fazer novamente a média a ver a coisa como corre. Está agora na altura de ir à revisão, na ultima revisão só levou oleo, está a precisar de mudar fitros, oleo, etc.. (de acordo com o que está registado naqueles "lembretes" que colocam no carro). O carro está agora com 150mil.

                            Outra questão, por vezes na passagem de caixa de 2ª para 3ª arranha um bocado, a mudança entra mas parece que está a entrar a "seco". Só acontece na terceira.. Alguem sabe o que possa ser?

                            Cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pach Ver Post
                              Boas,

                              Pessoal, agradeço a atenção. Vou fazer novamente a média a ver a coisa como corre. Está agora na altura de ir à revisão, na ultima revisão só levou oleo, está a precisar de mudar fitros, oleo, etc.. (de acordo com o que está registado naqueles "lembretes" que colocam no carro). O carro está agora com 150mil.

                              Outra questão, por vezes na passagem de caixa de 2ª para 3ª arranha um bocado, a mudança entra mas parece que está a entrar a "seco". Só acontece na terceira.. Alguem sabe o que possa ser?

                              Cumprimentos
                              se so acontece nessa mudança o provavel é ser sicrononizadores da 3ª
                              e se for tens de gastar alguns euros

                              Comentário


                                #16
                                Eu tive esse carro durante 7 anos (de 12/2000, mas era o trendline com AC e os tais pneus 195/45) e queria só deixar umas notas:

                                - Para fazeres consumos um pouco abaixo dos 5 litros tens basicamente que andar em quinta a 90-100, estabilizado, em estrada nacional

                                - Os 6 litros parecem-me talvez um bocadinho demais, mas nada de muito estranho, dependendo do teu estilo de condução. Até te digo se esses 140 duraram algum tempo, acho perfeitamente normal.

                                - Em média eu fazia mais ou menos isso por depósito, sem me preocupar muito com os consumos.

                                - Em relação a isso de tirar o ar do depósito, pergunta a um gasolineiro, é dificil estar a explicar por aqui. Mas convém fazer.

                                - Curiosamente tinha esse problema a meter 3ª mas também a reduzir de 5ª para 4ª e de 4ª para 3ª, primeiro é esse entrar seco depois com o tempo já se torna muito dificil meter a mudança, tens q estar numa rotação favorável. Eram os sincronizadores. Não os cheguei a mudar, nem isso nem a embraiagem, portanto não sei quanto custa, mas ainda são uns euros (+500 concerteza, dependendo do sitio)

                                Comentário

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