Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Auschwitz-Birkenau - O Horror dos Campos de Concentração

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Auschwitz-Birkenau - O Horror dos Campos de Concentração

    A pedido do nosso amigo "polaco" Jorge Correia, decidi criar um tópico que servirá não apenas para relembrar tudo o que se passou no campo de concentração de Auscwitz I e no campo de extermínio Auschwitz II (também conhecido como Birkenau), mas todas as atrocidades cometidas na II Guerra Mundial.

    Este Verão, tive oportunidade de visitar estes dois campos, naquela que posso afirmar ter sido o meu maior contacto com a II Guerra Mundial. Diria até, o maior contacto que tive com um marco da História Mundial.


    Auschwitz (Oświęcim, em polaco - aliás, foi este nome que tive que tentar dizer para me conseguirem indicar onde apanhava o autocarro para lá), situado a 1 hora da 2ª maior cidade polaca, Cracóvia, é talvez o campo nazi mais conhecido, por onde passaram milhões de pessoas, entre presos políticos polacos e russos, gays alemães, ciganos e judeus, ao longo de vários anos e a partir de 1940.


    Apenas no dia seguinte tive noção do local que frequentei, tal era a carga emocional a que estive sujeito.


    Espero que possamos partilhar opiniões, experiências, sensações. E também desvendar um pouco da História, pois tudo o que aqui escrevo se limita às coisas que me lembro da guia polaca dizer (muito simpática, por sinal).


    Cumprimentos.

    #2
    Auscwitz I


    "Arbeit Macht Frei" - " O Trabalho Liberta"

    Este era o lema dos campos de concentração e Auschwitz não fugiu à regra. A partir do momento que entramos neste portão, toda uma carga emocional se começa a abater sobre nós...


    Imaginar as ruas entre edifícios vazias e vê-las cheias de gente, descalços num chão irregular e cheio de perigos...


    Perceber as condições miseráveis em que habitavam dentro dos edifícios (apenas se pode entrar num - o Bloco 11 -, que está exactamente igual desde que foi desocupado), visitar as salas de tortura, que incluíam castigos corporais brutais - passar a noite de pé, sem qualquer hipótese de se mexer, pois no mesmo cubículo de 1m2 estavam 4 prisioneiros que, provavelmente, a única coisa de mal que tinham feito era ter falado ou tossido quando não deviam, ou terem ido ao wc sem autorização... (Não tenho imagens, pois não era permitido tirar fotos dentro do edifício)


    Visitar um lugar onde ocorreram verdadeiras chacinas, apenas porque alguns não se portavam devidamente, sendo sujeitas a julgamento sumário... De referir que os fuzilamentos eram feitos entre blocos, eram sentidos, eram ouvidos, mas não era vistos pelos prisioneiros, que nunca sabiam bem o que se passava porque as janelas estavam vedadas... Imaginem a sensação...


    "Alto!"
    Pois se o fizeram, será electrocutados.

    Além dos muros de tijolo, eram estas as vistas dos prisioneiros...


    E aqui, a única câmara de gás em perfeitas condições, passível de ser visitada, em Auschwitz. Foi reconstruída, mas o ambiente lá dentro é desolador... Pisar o chão que era pisado por 700 mortos de cada vez, naquilo a que chamava o banho quente, seguido de Zyclon B. Ver as fornalhas em que eram queimados: entravam por um lado, saíam as cinzas pelo outro...


    700 de cada vez...

    Comentário


      #3
      Auschwitz II - Birkenau

      Próxima paragem: campo de concentração e extermínio.
      Só anos mais tarde, e depois de perceberem que Auscwitz I era demasiado pequeno para tanta gente, é que "abriu" Birkenau, a cerca de 3 km de distância, num enormíssimo terreno, com mais de 2km de comprimento.


      A famosa entrada do campo de extermínio, com os caminhos de ferro em grande destaque.
      No fim da linha, e mal os prisioneiros chegavam, procedia-se à selecção. Saudáveis para um lado; idosos, crianças e doentes para outro. Uns caminhavam para o inferno das condições dos "edifícios", outros caminhavam para a morte, situada no final do terreno, em 4 câmaras de gás...


      Pelo que me foi dado a perceber, este campo foi construido muito à pressa, sendo que servia de estábulo para animais. Pois bem, quase tudo foi mantido, e não será difícil adivinhar as condições miseráveis em que os prisioneiros (sobre)viviam...


      Provas dos resquícios dos estábulos...


      Dormitórios... Em cada beliche (3 andares) dormia 9 pessoas...

      Para se ter uma noção daquilo porque passavam, no dia em que fui, estavam uns 10ºC, e eu tinha vestido 1 camisola e 2 casacos... Estava cheio de frio! Nem quero imaginar isto em pleno Inverno, onde facilmente se chega aos -20ºC... E estes "dormitórios" eram abertos, havia correntes de ar, tudo... De referir ainda que os estábulos tinham lareiras. Simplesmente, nunca funcionaram, porque além de estarem inacabadas, não havia lenha...


      Casa de banho.
      Centenas de pessoas ao mesmo tempo, sem qualquer privacidade, tinham 3 minutos (!!) para fazer as necessidades... Por debaixo das retretes, durante todo o dia, trabalhavam prisioneiros, naquele que diziam ser um dos melhores locais para trabalhar, pois não fazia tanto frio...


      Uma das câmaras de gás, destruida pelos nazis, mesmo antes se renderem.


      É possível ver o caminho que os prisioneiros faziam, mesmo antes de irem tomar o "banho"... Arrepiante.


      E este aqui é um memorial em honra de todos os mortos em Auschwitz-Birkenau, lápides escritas nas línguas de todos os que sofreram directamente com este genocídio...

      Estima-se que, só em Auscwitz, tenham morrido cerca de 1.100.000 pessoas...

      Comentário


        #4
        Excelente relato! Bom post!

        Custa acreditar que se tenham morto 1.100.000 pessoas apenas porque... sim e forma tão bárbara.

        É de facto um período muito negro desse grande país chamado Alemanha.

        Comentário


          #5
          Belo testemunho Bruno

          vê se perfeitamente que foi algo que te marcou pelo forma com descreves as fotos, conseguiste me arrepiar só com os relatos.

          Comentário


            #6
            Bom tópico.

            Estive em Auscwitz em 2002 e visitei os dois campos.

            Senti uma sensação muito estranha, fartei-me de chorar. Há imagens chocantes, que nunca me irão sair da memória.

            Vi muitos judeus com ramos de flores.

            Fotos, bens pessoais... Condições abaixo de miseráveis... Um cenário tão triste.

            Comentário


              #7
              Arrepiei-me e emocionei-me ao colocar cada uma das fotos. Parece que me lembro com todo o pormenor dos momentos vividos naquele dia, no local onde tirámos as fotografias...

              Não há uma única foto que não me traga uma carga emocional enorme à cabeça.

              Há sempre algo a acrescentar, há sempre algum pormenor na cara das pessoas que por lá andam que nos marca, há sempre a imaginação daquilo que vemos nos filmes, adaptado a um cenário bem real...

              Comentário


                #8
                Adorava visitar...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                  Adorava visitar...
                  Também gostava muito de conhecer os locais ao vivo...talvez um dia
                  É um local marcante, sobretudo pela história que lhes está associada...um outro local que gostaria de visitar era a praia onde desembarcaram os aliados na Segunda Guerra Mundial e o local onde estão sepultados os que combateram..

                  Comentário


                    #10

                    Excelente post Bruno, o chamado post 5*, n fossem as "origens" tão sombrias.

                    Estive em Berlim 15 dias e ainda estivemos vai, n vai p/ apanhar o comboio p/ a Polónia, pois são apenas 6h de viagem penso.
                    N seria a Auschiwtz mas a outro campo, n me recordo o nome.

                    Sou um fascinado pela 2ª Guerra mundial e ver Berlim p/ mim já teve um forte impacto, pois há zonas destruidas q se mantêm p/ se ter memória de tempos passados e tentar n cometer os msm erros.
                    Infelizmente estamos a entrar num ciclo onde mt coisa vai mudar (pode ser q n) e q n saberemos o dia de amanhã, mas isto já seria assunto p/ outro tópico.

                    Os meus parabéns pela descrição, a dignidade colocada e excelência das fotos...


                    Cumps,
                    Edd
                    Editado pela última vez por Eddy; 17 February 2009, 02:05.

                    Comentário


                      #11
                      Segundo me contou um grande amigo meu que também já visitou Auschwitz os que trabalham nas retretes não era só porque tinham menos frio mas também e sobretudo porque eram os únicos que podiam fazer as necessidades sempre que queriam.

                      Sobre este tópico que dizer.

                      No mínimo arrepiante até onde ser humano consegue ir.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Eddy Ver Post

                        Excelente post Bruno, o chamado post 5*, n fossem as "origens" tão sombrias.

                        Estive em Berlim 15 dias e ainda estivemos vai, n vai p/ apanhar o comboio p/ a Polónia, pois são apenas 6h de viagem penso.
                        N seria a Auschiwtz mas a outro campo, n me recordo o nome.

                        Sou um fascinado pela 2ª Guerra mundial e ver Berlim p/ mim já teve um forte impacto, pois há zonas destruidas q se mantêm p/ se ter memória de tempos passados e tentar n cometer os msm erros.
                        Infelizmente estamos a entrar num ciclo onde mt coisa vai mudar (pode ser q n) e q n saberemos o dia de amanhã, mas isto já seria assunto p/ outro tópico.

                        Os meus parabéns pela descrição, a dignidade colocada e excelência das fotos...


                        Cumps,
                        Edd
                        Eu estive em Berlim dias antes de ir a Auschwitz. Pode dizer-se que foi uma preparação.

                        Berlim, apesar de ser uma cidade extremamente modernizada, em grande parte por parte da cidade ter sido destruída na II Guerra Mundial, tem locais em que os sinais da guerra continuam bem vivos.



                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                        Segundo me contou um grande amigo meu que também já visitou Auschwitz os que trabalham nas retretes não era só porque tinham menos frio mas também e sobretudo porque eram os únicos que podiam fazer as necessidades sempre que queriam.

                        Sobre este tópico que dizer.

                        No mínimo arrepiante até onde ser humano consegue ir.
                        Tens toda a razão! Bem me parecia que havia ainda outra razão. Muito obrigado.
                        Editado pela última vez por BrunoTRF; 17 February 2009, 02:25.

                        Comentário


                          #13
                          Há tantas inconsistências na versão oficial, que se torna difícil para mim acreditar nela. Podia estar aqui a desmentir partes da história com factos, mas nem sequer o vou fazer porque já sei que toda a gente acredita cegamente em tudo o que vem nos livros, mas se pensarem um bocadinho facilmente chegam à conclusão que muito do que está contado é falso.

                          Atenção que não ponho em questão o facto de o regime nazi ter morto milhares de pessoas, de ter mantido em campos de concentração, em condições obviamente precárias milhares de pessoas, mas há coisas que simplesmente são falsas, fabricadas pela parte vencedora, para dar mais ênfase ao que foi feito e para justificar as atrocidades cometidas pelos aliados.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                            Há tantas inconsistências na versão oficial, que se torna difícil para mim acreditar nela. Podia estar aqui a desmentir partes da história com factos, mas nem sequer o vou fazer porque já sei que toda a gente acredita cegamente em tudo o que vem nos livros, mas se pensarem um bocadinho facilmente chegam à conclusão que muito do que está contado é falso.

                            Atenção que não ponho em questão o facto de o regime nazi ter morto milhares de pessoas, de ter mantido em campos de concentração, em condições obviamente precárias milhares de pessoas, mas há coisas que simplesmente são falsas, fabricadas pela parte vencedora, para dar mais ênfase ao que foi feito e para justificar as atrocidades cometidas pelos aliados.
                            há muita gente que se esquece disso....

                            ld

                            Comentário


                              #15
                              Gostava visitar isto.
                              Por outro lado penso que é um raio de um gosto querer visitar um campo de concentração.
                              Mas gostava.

                              Comentário


                                #16
                                tambem ja la estive, no meio de uma viagem com a malta do erasmus. Nestas viagens o clima é sempre de festa, mas ali ninguem sorria, nem passado umas horas depois da visita...
                                O mais impressionante era o quao "fabrica de morte" aquilo era, com uma simplicidade e precisao incrivel.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                  Há tantas inconsistências na versão oficial, que se torna difícil para mim acreditar nela. Podia estar aqui a desmentir partes da história com factos, mas nem sequer o vou fazer porque já sei que toda a gente acredita cegamente em tudo o que vem nos livros, mas se pensarem um bocadinho facilmente chegam à conclusão que muito do que está contado é falso.

                                  Atenção que não ponho em questão o facto de o regime nazi ter morto milhares de pessoas, de ter mantido em campos de concentração, em condições obviamente precárias milhares de pessoas, mas há coisas que simplesmente são falsas, fabricadas pela parte vencedora, para dar mais ênfase ao que foi feito e para justificar as atrocidades cometidas pelos aliados.
                                  Podes smp elaborar e aceitar as críticas e os dados das outras pessoas com calma e serenidade, acho q seria interessante ver vários pontos de vista.
                                  O contrário tb se aplica, é claro!!!


                                  Edd

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                    Há tantas inconsistências na versão oficial, que se torna difícil para mim acreditar nela. Podia estar aqui a desmentir partes da história com factos, mas nem sequer o vou fazer porque já sei que toda a gente acredita cegamente em tudo o que vem nos livros, mas se pensarem um bocadinho facilmente chegam à conclusão que muito do que está contado é falso.

                                    Atenção que não ponho em questão o facto de o regime nazi ter morto milhares de pessoas, de ter mantido em campos de concentração, em condições obviamente precárias milhares de pessoas, mas há coisas que simplesmente são falsas, fabricadas pela parte vencedora, para dar mais ênfase ao que foi feito e para justificar as atrocidades cometidas pelos aliados.
                                    São os vencedores que escrevem a História, não é verdade?

                                    Acho que se poderia promover uma discussão salutar se houvesse mais dados lançados.

                                    Comentário


                                      #19
                                      P.S. Grande tópico, Bruno!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                        Podes smp elaborar e aceitar as críticas e os dados das outras pessoas com calma e serenidade, acho q seria interessante ver vários pontos de vista.
                                        O contrário tb se aplica, é claro!!!


                                        Edd
                                        Infelizmente é proibído falar sobre isso e não quero correr o risco de ter que responder perante ninguém por discutir sobre este assunto, mas quem tiver espírito crítico facilmente faz uma pesquisa e chega a várias conclusões.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Um dos factores que mais me leva a duvidar sobre muito do que é dito tem a ver com o tipo de gás que dizem ter sido utilizado.

                                          Dizem os aliados que foi usado Gás Cianídrico de “Zyklon B”, um pesticida comercial que foi utilizado amplamente pela Europa. Longe de ser um especialista nesta matéria, mas após ler vários especialistas sobre o assunto, o Zyklon B é um agente de fumigação de acção lenta e levaria várias horas (entre 20h a 25h, segundo especialistas) para ventilar uma sala de 25m2, sempre com a utilização de máscaras de gás e somente manuseado por técnicos especializados.

                                          Logo aqui há várias inconsistências. Primeiro porque uma das maiores provas que a versão oficial apresenta da existência destas câmaras de gás é o testemunho de Rudolf Höss.

                                          Pois bem, na sua confissão Höss afirmava que a equipa encarregada de retirar dois mil corpos de gaseados por dia das câmaras de gás, entravam nas mesmas a partir do momento em que era ligado um ventilador, iniciando essa tarefa ao mesmo tempo em que fumavam e até comiam, ou seja, sem máscaras contra gases.

                                          Isto parece-me impossível. Ninguém poderia ter entrado assim numa câmara de gás cianídrico para manipular milhares de cadáveres cobertos de cianureto, os quais não poderiam ser tocados pois estariam impregnados do veneno que mata por contacto. Até com máscaras de gás dotadas de filtros especiais para gás cianídrico a tarefa seria impossível, pois este tipo de filtro não resiste a uma respiração mais acelerada, mesmo de baixa intensidade.

                                          Além do mais é uma questão de fazer contas. Mesmo que a versão oficial fosse verdade, seria materialmente impossível executar as 2 mil pessoas (versão oficial) por dia, pelo simples facto de serem necessárias várias horas para ventilar uma sala daquelas.

                                          Isto é uma opinião baseada em várias leituras que fiz sobre o tema. Gosto bastante de discutir este assunto e estou de mente aberta a novas opiniões e a esclarecimentos sobre o assunto, recuso-me é a aceitar a versão oficial só "porque sim".

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                            Um dos factores que mais me leva a duvidar sobre muito do que é dito tem a ver com o tipo de gás que dizem ter sido utilizado.

                                            Dizem os aliados que foi usado Gás Cianídrico de “Zyklon B”, um pesticida comercial que foi utilizado amplamente pela Europa. Longe de ser um especialista nesta matéria, mas após ler vários especialistas sobre o assunto, o Zyklon B é um agente de fumigação de acção lenta e levaria várias horas (entre 20h a 25h, segundo especialistas) para ventilar uma sala de 25m2, sempre com a utilização de máscaras de gás e somente manuseado por técnicos especializados.

                                            Logo aqui há várias inconsistências. Primeiro porque uma das maiores provas que a versão oficial apresenta da existência destas câmaras de gás é o testemunho de Rudolf Höss.

                                            Pois bem, na sua confissão Höss afirmava que a equipa encarregada de retirar dois mil corpos de gaseados por dia das câmaras de gás, entravam nas mesmas a partir do momento em que era ligado um ventilador, iniciando essa tarefa ao mesmo tempo em que fumavam e até comiam, ou seja, sem máscaras contra gases.

                                            Isto parece-me impossível. Ninguém poderia ter entrado assim numa câmara de gás cianídrico para manipular milhares de cadáveres cobertos de cianureto, os quais não poderiam ser tocados pois estariam impregnados do veneno que mata por contacto. Até com máscaras de gás dotadas de filtros especiais para gás cianídrico a tarefa seria impossível, pois este tipo de filtro não resiste a uma respiração mais acelerada, mesmo de baixa intensidade.

                                            Além do mais é uma questão de fazer contas. Mesmo que a versão oficial fosse verdade, seria materialmente impossível executar as 2 mil pessoas (versão oficial) por dia, pelo simples facto de serem necessárias várias horas para ventilar uma sala daquelas.

                                            Isto é uma opinião baseada em várias leituras que fiz sobre o tema. Gosto bastante de discutir este assunto e estou de mente aberta a novas opiniões e a esclarecimentos sobre o assunto, recuso-me é a aceitar a versão oficial só "porque sim".
                                            Não sei se sim ou se não.

                                            Mas não era a 1ª vez que alguém exagerava a sua parte num crime para ter alguma espécie de fama.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Os campos de concentração existiram e foram o túmulo de milhares de civis inocentes, apenas porque eram diferentes.

                                              Os campos de concentração foram a manifestação mais cruel e ignóbil do nazismo. O facto de as câmaras de gás terem existido ou não (eu não acredito que tenham existido), é quase irrelevante.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                                Não sei se sim ou se não.

                                                Mas não era a 1ª vez que alguém exagerava a sua parte num crime para ter alguma espécie de fama.
                                                Eu, obviamente, também não sei o que se passou. O que sei é que há muitas mentiras ditas pelo lado vencedor. E se sei que eles mentem em algumas coisas, posso perfeitamente achar que mentem em muitas coisas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Os campos de concentração existiram e foram o túmulo de milhares de civis inocentes, apenas porque eram diferentes.

                                                  Os campos de concentração foram a manifestação mais cruel e ignóbil do nazismo. O facto de as câmaras de gás terem existido ou não (eu não acredito que tenham existido), é quase irrelevante.
                                                  Existiram? Porque os vencedores da guerra o dizem?

                                                  Irrelevante? É esse o principal argumento para justificar o número de 6 milhões e a execução sumária de vários oficiais alemães após a guerra, não me parece tão irrelevante quanto isso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                                    Eu, obviamente, também não sei o que se passou. O que sei é que há muitas mentiras ditas pelo lado vencedor. E se sei que eles mentem em algumas coisas, posso perfeitamente achar que mentem em muitas coisas.
                                                    Toda a gente mente. Por isso podem mto bem ter mentido.

                                                    Mas se todos mentem....

                                                    Tantos anos depois ver imagens de valas comuns arrasam qq tentativa de racionalidade sobre esse assunto.

                                                    Tb ainda se discute se Hitler ou Goering sabiam ou ordenaram a solução final

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Também lá estive com o Bruno este Verão e realmente marca imenso uma pessoa!

                                                      Sente-se mesmo o ar pesado daqueles campos.
                                                      Lembro-me de estar na câmara de gás de Auschwitz I e sentir-me claustrofóbica e com dificuldades em respirar. A carga daquele sítio é imensamente pesada...

                                                      E ver os beliches, os "pijamas às riscas" em cima das camas do bloco 11, a sala com as malas de cada judeu com o seu nome escrito, as montanhas e montanhas de cabelo rapado...

                                                      A nossa guia disse-nos que cada pessoa "durava" em média...3 meses desde que entrava no campo.
                                                      Editado pela última vez por Ginie; 17 February 2009, 11:51.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Quando estiva na FAP conheci um oficial Alemão que dizia que estes campos de morte eram simples campos de trabalho.

                                                        Quando lhe perguntei sobres as câmaras de gás, as roupas, os óculos, os dentes, enfim todos aqueles objectos tão horríveis que nos recordam a tragédia ele respondeu-me assim:

                                                        - Para as câmaras de gás funcionarem como dizem que funcionavam tinham de ser edificios com mais de 7km de cumprimento, com passadeiras rolantes e um moderno forno industrial.

                                                        - Além disso basta ver onde foram feitas as malas, a maioria das roupas e os pequenos objectos em exposição, para ver quem montou o cenário.

                                                        Ainda lhe perguntei o que fazia antes da tropa, respondeu-me que era professor e antes disso tinha sido delegado sindical numa fabrica de metalomecânica.

                                                        Comentário


                                                          #29






                                                          Porque a crueldade humana não deve ser esquecida...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                            Quando estiva na FAP conheci um oficial Alemão que dizia que estes campos de morte eram simples campos de trabalho.

                                                            Quando lhe perguntei sobres as câmaras de gás, as roupas, os óculos, os dentes, enfim todos aqueles objectos tão horríveis que nos recordam a tragédia ele respondeu-me assim:

                                                            - Para as câmaras de gás funcionarem como dizem que funcionavam tinham de ser edificios com mais de 7km de cumprimento, com passadeiras rolantes e um moderno forno industrial.

                                                            - Além disso basta ver onde foram feitas as malas, a maioria das roupas e os pequenos objectos em exposição, para ver quem montou o cenário.

                                                            Ainda lhe perguntei o que fazia antes da tropa, respondeu-me que era professor e antes disso tinha sido delegado sindical numa fabrica de metalomecânica.
                                                            E os Maias e os Incas?

                                                            Não vejo mto interesse em exagerar tanto. De cetenas de milhar dizer que foram milhões!

                                                            Não era preciso isso pra justificar o papel do aliados.
                                                            Não vejo que o que tenham feito seja tão horroroso, que foi preciso dizer que os nazis eram o diabo e mataram milhões.

                                                            Afinal de contas quem começou foram eles ( frase de putos )!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X