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Renault Laguna II 1.6 Problema de motor

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    Renault Laguna II 1.6 Problema de motor

    Boas tardes, eu gostava de ajuda aqui com um problemazito do meu Laguna.
    É assim eu tenho um Laguna II 1.6 a gasolina com 110 cavalos de junho de 2003, sempre foi bem tratado e so tem 50000kms feitos por boas estradas. Desde ha uns tempos para cá que eu penso que o carro está a puxar menos, mas o mecanico a que foi disse q tava tudo bem com ele, não só isso como o carro agora qd o ligo vai quase sempre imediatamente abaixo, o ralenti é demasiado baixo talvez, mas não é so isso, pois carrego no acelerador e ele vai abaixo ( ainda com o pé da embraiagem a controlar nas 800 / 900 rpm) e se qd tou a acelerar logo depois de o ligar deixar o carro vir até ás 1500/1600 rpm ele vai-me quase imediatamente abaixo, para alem deste pormenor ele n tem ponto de embraiagem, não se segura de todo nem em plano ele anda, quase a morrer e nao anda, até q vai abaixo. Isto não é normal? No inicio não era assim. Que acham q pode ser? Em baixa rotação o motor é extremamente instável e tenho de o elevar para as 3500 antes de retirar o pe da embraigem se nao aquilo cai a pique para o 0. :/

    Cumprimentos.

    #2
    Vai a renault e leva ao computador...deve tar a haver um bug na centralina...

    Comentário


      #3
      Cheira-me a alguma sonda, provavelmente a lambda nas lonas.
      Prepara-te para us trocos.
      Vai à Renault porque se o teu mecânico diz que está bom então é porque é tão bomo como eu a fazer broa.

      Comentário


        #4
        O meu sempre fez isso, embora em menor escala. A frio, por exemplo, é impensável tocar no acelerador ao de leve, senão a rotação cai imediatamente e o motor desliga. A acelerar (p. ex a fazer ponto de embraiagem) terá de ser sempre para o manter acima das 1800rpm, senão engasga ou vai mesmo abaixo.

        Além do meu Laguna já presenciei o mesmo problema em imensos outros Renaults, desde 1.2 a 1.8, até em Clios 1.2 16v.

        No meu caso, na Renault nunca perceberam do que se tratava e diziam que estava tudo ok (como se houvesse muito poucos modelos a apresentar problema semelhante... ).
        Ou seja, ando com este problema aí desde os 20mil kms até hoje, com 90mil. Felizmente não tem piorado, aí dos 40mil kms para cá manteve-se sempre igual! Como já lhe sei as manhas não há crise, se bem que ainda há dias em que, a frio, é bastante incomodativo.

        A quente engasga apenas um bocadinho, imaginemos, se der um toque muito ligeiro no acelerador, a rotação ao invés de subir, desce, mas nunca chega a ir abaixo (isso só a frio).

        Durante toda a vida dele levou bobines, captor ou sensor do ponto neutro e um alternador. Este problema sempre se manteve igual, sem qualquer alteração, pelo que penso que esteja relacionado com alguma programação na centralina.

        Em termos de performance nada a apontar, sempre impecável.


        PS: Ás vezes a rotação estaciona muito baixa (nas 500rpm), tem dias. No Verão, ao parar na portagem depois de viagem, por exemplo, já tem ido abaixo devido a essa situação. Com o Ar condicionado ligado, o problema é potenciado.
        Editado pela última vez por JeTBoy; 18 February 2009, 03:06.

        Comentário


          #5
          tambem tenho uma Laguna 1.6 de 2002 com 102000km e também ando com o ralenti instável entre 700 e 900 rpm mas com o carro quente...é estranho já que de manhã com o tempo frio quando ligo o carro ele fica sempre nas 900-950 rpm . o meu mecânico diz que pode ser das bobines de ignição ou do corpo da borboleta sujo.

          este fim de semana vou ao mecânico fazer a limpeza da borboleta e da admissão que deve estar bastante sujo e nunca foi limpo e de certeza que vai melhorar tanto em perfomance como em consumos

          Comentário


            #6
            Obrigado pelas respostas, penso que o vou mesmo levar outra vez á renault, pq já la foi uma vez e disseram que não era nada mas pronto... Desta vez nao sai de lá igual.

            Jetboy, o meu ha uns tempos era assim, se tá estável é bom, mas se piorar provavelmente acabará como o meu, mesmo assim tens mais sorte q eu, é totalmente impossivel ligar o carro com AC ou parar com o AC no maximo pq o carro morre ali... Eu não tenho nada contra a renalt, mas porra, pelo dinheiro q foi dado pelo carro esperava um motor mais resistente e menos problemático.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Joaobio Ver Post
              Obrigado pelas respostas, penso que o vou mesmo levar outra vez á renault, pq já la foi uma vez e disseram que não era nada mas pronto... Desta vez nao sai de lá igual.

              Jetboy, o meu ha uns tempos era assim, se tá estável é bom, mas se piorar provavelmente acabará como o meu, mesmo assim tens mais sorte q eu, é totalmente impossivel ligar o carro com AC ou parar com o AC no maximo pq o carro morre ali... Eu não tenho nada contra a renalt, mas porra, pelo dinheiro q foi dado pelo carro esperava um motor mais resistente e menos problemático.
              Calma, o problema de certeza que não é do motor. Se há coisa que estes carros têm de bom, fiável e resistente, é precisamente o motor. A parte eléctrica é que deixa bastante a desejar.

              O problema será eléctrico, disso não tenho dúvida, tem a ver com a gestão da combustão. No meu caso, estou inclinado para que seja um problema na sonda lambda. Até porque os restantes itens problemáticos já foram trocados.

              Comentário


                #8
                Isso aparenta ser o problema das bobines do costume.
                O Laguna nos 8 anos que teve e 160000km nunca teve problemas de maior mas houve alguns que tiveram o conhecido problema das bobines.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por o9p0 Ver Post
                  Isso aparenta ser o problema das bobines do costume.
                  O Laguna nos 8 anos que teve e 160000km nunca teve problemas de maior mas houve alguns que tiveram o conhecido problema das bobines.
                  O meu trocou as bobines aos 50mil kms (ficou a 3 cilindros a meio de uma viagem) e não houve qualquer alteração no comportamento que descrevi atrás, pelo que tenho essa opção como descartada. ;)

                  Comentário


                    #10
                    Liga o automóvel à máquina. Sinceramente não me parece muito normal, ainda que o JetBoy diga que sim. Um amigo meu tem esse motor nesse mesmo veículo, com 110000, e nunca ele me disse tal coisa.

                    No entanto, deixa-me mandar os meus palpites: admissão pode estar suja, embraiagem pode estar com problemas, centralina pode estar descomandada.

                    Boa sorte.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      Liga o automóvel à máquina. Sinceramente não me parece muito normal, ainda que o JetBoy diga que sim. Um amigo meu tem esse motor nesse mesmo veículo, com 110000, e nunca ele me disse tal coisa.

                      No entanto, deixa-me mandar os meus palpites: admissão pode estar suja, embraiagem pode estar com problemas, centralina pode estar descomandada.

                      Boa sorte.
                      A situação que ele descreve, não é definitivamente normal.

                      Agora, o que acontece com o meu, já presenciei em imensos Renaults recentes, a gasolina. Mas claro que deverá ter uma causa por trás do problema, ainda que seja bastante comum.

                      Embraiagem não é (no meu caso), mas inclino-me para que seja problema na sonda lambda ou na programação da centralina.

                      Da última vez que foi relatado o problema à Renault, na revisão dos 60mil kms, em 2007, disseram que era normal, que estava tudo impecável. Aposto que nem se dignaram ligá-lo à máquina.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                        A situação que ele descreve, não é definitivamente normal.

                        Agora, o que acontece com o meu, já presenciei em imensos Renaults recentes, a gasolina. Mas claro que deverá ter uma causa por trás do problema, ainda que seja bastante comum.

                        Embraiagem não é (no meu caso), mas inclino-me para que seja problema na sonda lambda ou na programação da centralina.

                        Da última vez que foi relatado o problema à Renault, na revisão dos 60mil kms, em 2007, disseram que era normal, que estava tudo impecável. Aposto que nem se dignaram ligá-lo à máquina.
                        Indeed. Era bom que o utilizador Joaobio conseguisse saber realmente a causa do problema. Também o meu rover precisa de muita rotação antes que comece a andar, senão vai logo abaixo, mas isso é devido à embraiagem, que ainda é novinha. O raio do carro não arranca antes das 3000, abaixo disso começa a soluçar

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          Liga o automóvel à máquina. Sinceramente não me parece muito normal, ainda que o JetBoy diga que sim. Um amigo meu tem esse motor nesse mesmo veículo, com 110000, e nunca ele me disse tal coisa.

                          No entanto, deixa-me mandar os meus palpites: admissão pode estar suja, embraiagem pode estar com problemas, centralina pode estar descomandada.

                          Boa sorte.
                          O meu Laguna II tem precisamente "esse motor" e nunca me fez isso!

                          Comentário


                            #14
                            Vou ao carro fazer um filme, para tentar exemplificar o problema. Já agora, quero ver se é desta que fica resolvido.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                              Vou ao carro fazer um filme, para tentar exemplificar o problema. Já agora, quero ver se é desta que fica resolvido.
                              A frio esses motores por vezes apresentam alguma instabilidade de ralenti, mas estabilizam ao fim de poucos instantes e nunca será normal ter de acelerar-se até às 3000rpm, ou mais, para fazer arrancar o carro.

                              Comentário


                                #16
                                O video não ficou grande coisa, e o estar de noite também não ajuda...

                                Está a uploadar (uma eternidade), já o cá coloco. O que acontece é isto:


                                A Frio


                                Quando piso o acelerador, a rotação desce ao invés de subir, dá um engasgo, só depois de descer é que então sobe. (se tiver o A/C ligado vai mesmo abaixo)

                                Se mantiver o pé levemente em cima do acelerador, a tentar acelerar ligeiramente e com suavidade aí para as 1200rpm, a rotação começa a oscilar entre as 400 e as 1200rpm, cada vez pior até que acaba por ir abaixo.

                                Por vezes a rotação estabiliza nas 500rpm e fica a ouvir-se um "knoking" no motor, típico de estar com rotação muito baixa / mistura pobre, quase a ir abaixo.

                                Este problema existe desde que o carro tem 20mil kms / 1 ano, e manifesta-se especialmente a frio. A quente nota-se apenas uma hesitação mínima, só notada por quem já está "treinado" para o problema e em nada prejudica a condução.
                                Com o passar dos anos pouco ou nada tem piorado. Actualmente tem 90mil kms, 5 anos e 4 meses.
                                Tem dias em que está melhor, quase bom, outros pior, mas nunca foge muito a isto.


                                Inclino-me mesmo para a sonda lambda!

                                Comentário


                                  #17
                                  Aqui está o video:

                                  http://s166.photobucket.com/albums/u...t=DSCF0022.flv

                                  Feito com o carro parado, apenas a tocar no acelerador ao de leve. Desculpem a má qualidade.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mandando mais um bitaite não poderá ser o sensor TDC (top dead center), não me lembro agora do nome em português.

                                    Mas é o sensor que vê quando o pistão está no ponto mais alto e dá esa informação à ECU para controlar o resto do motor.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por o9p0 Ver Post
                                      Mandando mais um bitaite não poderá ser o sensor TDC (top dead center), não me lembro agora do nome em português.

                                      Mas é o sensor que vê quando o pistão está no ponto mais alto e dá esa informação à ECU para controlar o resto do motor.
                                      Deves estar a referir-te ao sensor do ponto neutro superior (vulgo captor).

                                      Esse sensor foi trocado no meu carro há 3 anos, mesmo mesmo no fim da garantia (o motor deixou de pegar). Que me tenha apercebido, não teve qualquer influência neste problema.

                                      Comentário


                                        #20
                                        É isso mesmo.
                                        Além do problema do carro pegar também pode provocar os problemas que referes.
                                        Experimenta limpar o sensor a ver se melhora.

                                        Vi isto num forum conhecido inglês.

                                        Comentário


                                          #21
                                          pedi um orçamento á renault boavista no Porto para a limpeza da admissão e para limpeza de injectores para a laguna II 1.6

                                          Querem 75 Eur para a limpeza da admissão e 65 Eur para limpeza dos injectores.
                                          ainda não lhes perguntei em que consistia a limpeza da admissão mas eles devem desmontar aqueles tubos todos e limpá-los e ainda a limpeza manual do corpo da borboleta (deve ser melhor que limpá-la com um spray sem tirá-la do sitio)
                                          que acham do preço?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Obrigado pelos varios comentarios, jetboy vi o video, quando o carro desce ás 400 o meu é tipo assim... parece-me algo pior pq o teu ainda estabiliza por curtos periodos, o meu oscila sempre, fui ao mecanico, ele n sabe dizer mto bem o q é, recomendou-me a renault.
                                            Toca a ir á renault, so que tenho andado sem tempo para isso :/
                                            movyk já foste ao teu mecanico habitual? A embraiagem nova causa isso?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Joaobio Ver Post
                                              movyk já foste ao teu mecanico habitual? A embraiagem nova causa isso?
                                              Sim a embraiagem por ser nova, e talvez por não ser da melhor qualidade () custa a meter o carro a andar. Se não lhe damos muita rotação soluça. É uma embraiagem muito on-off, e como não conduzo muito o carro não sei onde é o ponto certo da embraiagem, então prefiro meter o motor nas 3.000, que assim não há falhas

                                              Comentário


                                                #24
                                                Vivam.
                                                Também eu tenho uma Laguna Break II 1.6 de 2002, equipada a GPL.
                                                Comprei com 60000Km, adaptei a GPL aos 72000Km e agora está com 115000Km. Sem problemas, mas desde há uns 2 meses também noto a instabilidade no motor, em frio, em baixas e na troca de mudanças. As rotações caem muito (tipo mudar de 2ª para 3ª (e vice-versa) cair das 2000 para as 800) e em frio cair para as 600 ou até morrer mesmo.. E isto acontece estando a gasolina, não é apenas quando está a GPL.. E mesmo que faça 500Km só a gasolina o problema persiste.. Na Renault também me falaram da sujidade do corpo da borboleta, que teria de ser substítuido e re-programado.
                                                Pelo que percebo pode ser disso, não me parece ser centralina de gasolina ou a de GPL porque os consumos não se alteraram significativamente. Mas vou pedir aquando dessa revisão para ligar ao computador e verificar todos os parâmetros da centralina.
                                                Além de ir fazer isso, também vou trocar as velas por umas de irídio próprias para GPL (NGK BKR6EIX-LPG) e filtro de ar da K&N.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  JeTBoy, como também és da Figueira, estás satisfeito com a Renault em Brenha? Também há uma em Condeixa, já lá troquei um elevador do vidro e foi tipo relâmpago: num sábado, à tarde, liguei a saber se tinham em stock (e tinham) fui até lá e mudaram aquilo. Muito atenciosos, e já eram 6h, horas de aquilo fechar.. Também há uma Renault minuto na Guia, mas não sei como funcionam lá..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Miguel Ibiza TDI, sempre fizeste a limpeza do corpo da borboleta na Renault? Ou substituíste essa peça? Como ficou?
                                                    Como tenho poucos conhecimentos de mecânica, e como tenho um carro igual ao teu e ao do JeTBoy, é sempre bom saber que problemas vão tendo e como os resolvem, e tirar também partido das dicas de pessoas que decididamente sabem mais do que eu....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma vez que foi reaberto, como ficaram as coisas?
                                                      O problema seria limpeza do corpo da borboleta em todos os casos certo?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nunodcosta Ver Post
                                                        JeTBoy, como também és da Figueira, estás satisfeito com a Renault em Brenha? Também há uma em Condeixa, já lá troquei um elevador do vidro e foi tipo relâmpago: num sábado, à tarde, liguei a saber se tinham em stock (e tinham) fui até lá e mudaram aquilo. Muito atenciosos, e já eram 6h, horas de aquilo fechar.. Também há uma Renault minuto na Guia, mas não sei como funcionam lá..
                                                        Viva, não tenho qualquer experiência com o concessionário de Brenha, apesar de ter casa lá perto (praia Quiaios).
                                                        As revisões eram todas efectuadas na Litocar (Pedrulha), sendo que actualmente passou a ir à nova Litocar na IC1 (Condeixa).

                                                        Em relação ao problema, continua tudo na mesma, mas agora com tempo quente tolera-se melhor (excepto quando com o AC ligado).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mas então ninguém dos donos dos Lagunas com este problema ainda o conseguiu ver resolvido?
                                                          Corpo da borboleta, sonda lambda?

                                                          Normal isto não pode ser porque o meu andou muitos Km impecável e só para aí há uns seis meses (+-100000Km) e que começei a notar....
                                                          Tenho de ir à Renault e largar uns cobres, é o que é

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                                                            #30
                                                            Vão-me desculpar, mas já vi dezenas de carros com a sonda lambda a não dar quaisquer valores e não dá para fazer nada disso..
                                                            Num motor idêntico (volvo v40 1.6) já vi esse sintomas + falhas a baixa velocidade e foi trocar as velas.. na origem nunca se tinham "lembrado" de as trocar em quase 100 MKm. E o filtro de gasolina também era de origem.. revisões na origem.. fica tudo de origem, bate certo..

                                                            Comentário

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