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A utilização dos sacos de areia para melhorar a distribuição de pesos

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    A utilização dos sacos de areia para melhorar a distribuição de pesos

    Quando pensei em fazer este tópico, recordei-me com um sorriso de um membro daqui, perante o Lotus Exige S de outro membro, dizer algo do género: "aquilo tem uma dianteira muito leve, com um saco de areia de 50 kg à frente é que ficava bom !"

    Se isto parece absurdo quando se encara um carro com o apuro dinâmico do Lotus Exige S, a verdade é que já tenho ouvido vários relatos de pessoas que o faziam em carochas ou outros carros antigos (ainda recentemente um membro daqui do fórum fez um Track-day com um tronco na mala, para fazer peso)

    Será que esta prática tem o efeito desejado ? mais peso não implica mais inércia ? por peso na traseira de um 206 por exemplo (conhecido por ter uma traseira viva), vai ajudar a "trancar" a traseira ?

    O que pensam disto ?

    #2
    O meu pai teve um Renault 10 com "tudo atrás" e usava esse truque do contrapeso na frente.

    Comentário


      #3
      É uma boa questão, o meu pai que fazia isso com um Simca 1000 dizia que o carro ficava mais estável.
      Queixava-se da dianteira ser muito leve (layout RR) e quando passava por poças de agua, com aquela direcção (provavelmente ainda de esferas) antiquada o carro tendia a virar as rodas sendo necessário mãos firmes e atenção para controlar o carro em algumas situações.

      Comentário


        #4
        Em certos casos será benéfico, noutros não.

        Um exemplo muito concreto.
        O depósito de GPL de um dos carros cá de casa, mais a protecção de chapa + o combustível, tornou o muito tail-happy 306 num carro em que se nota mais o que está a acontecer (efeito ampliado no eixo auto-direccional), mas com maior inércia quando se solta mesmo!

        Nota: O depósito é tórico e fica no local do pneu suplente.

        Comentário


          #5
          Lol,

          nao senhora meu amigo, o meu pai diz que aquilo era trigo trigo, farinha amparo.

          O Datsun 1200 era de traçao atras, muito leve atras e pesado a frente, e tinha um freio trazeiro falso e umas cintas como a dos camieoes :p

          Entao ele diz que nas rotundas e no empredrado ele dava trazeiravas quando o piso era humido ou estava a chover

          Entao nas rotundas se acelara-se mais fundo era o mesmo que estar a pedir.. entao ele resolveu meteu dois sacos de cimento de 50 KG no porta bagagens, e diz que nao sendo completamente remedio para o mal solucionava bastante bem,

          Outra coisa que ele diz é quando ia em 4º a 120 na Auto-estrada, o motor ia a puxar em cima e parecia que ia ao relantim tal era a superficialidade, diz entao que ia de Nariz no ar e trazeira no chao Haha, imaginem la agora :DD

          Em termos de velocidade ele ja deu 155 km/s hora mas o melhor que ele fala era da caixa, diz que aqueles datsuns tinham uma caixa que enveronha os carros novos, era com dois dedos diz ele, agora a do Renault parece a broa.

          E quando estava numa descida e queria fazer marcha atras e o carro nao saía ! Diz que nao tinha força, era muito pesado a frente e muito leve atras ! Tantos episodeos que eu gosto de ouvir o meu pai contar dos datsuns dele

          Comentário


            #6
            Penso que a ideia não seja descabida de todo, mas depende da utilização que se está a dar ao carro.
            Conheço um caso, que o dono mandou soldar à carroçaria do carro um bocado de chumbo ( 30 kgs + ou -,já não sei ao certo ) no lugar do pneu suplente. O carro era um Opel Corsa B, conhecido por ter uma traseira muito saltitante.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Quando pensei em fazer este tópico, recordei-me com um sorriso de um membro daqui, perante o Lotus Exige S de outro membro, dizer algo do género: "aquilo tem uma dianteira muito leve, com um saco de areia de 50 kg à frente é que ficava bom !"

              Se isto parece absurdo quando se encara um carro com o apuro dinâmico do Lotus Exige S, a verdade é que já tenho ouvido vários relatos de pessoas que o faziam em carochas ou outros carros antigos (ainda recentemente um membro daqui do fórum fez um Track-day com um tronco na mala, para fazer peso)

              Será que esta prática tem o efeito desejado ? mais peso não implica mais inércia ? por peso na traseira de um 206 por exemplo (conhecido por ter uma traseira viva), vai ajudar a "trancar" a traseira ?

              O que pensam disto ?
              Amanhã, se ninguem o tiver feito entretanto, aprofundo mais, mas uma questão importante é a altura e local de colocação do "saco de areia". Caso este seja colocado muito acima, estamos a prejudicar (subir) o centro de gravidade - big no no.

              Depois, se é verdade que o peso acrescido vai piorar as acelerações, a verdade é que, caso o carro em questão tenha um sistema de travagem minimamente eficaz (de preferência com ABS e EBD) as travagens saem beneficiadas. Um fwd comum tem à volta de 65% da sua massa no eixo dianteiro e, normalmente, o motor à frente do mesmo. Isto siginifica que numa travagem a fundo os pneus de trás estão severamente sub aproveitados, logo, caso seja possível colocar mais massa sobre os mesmos, comparativamente ao eixo da frente podemos reajustar a distribuição da força de travagem (é aqui que entra o ABS/EBD) e melhorar a travagem.

              Nos carros normais, isto não se nota assim muito. Hoje em dia, é possível ver um segmento B a travar dos 100 a 0 em 37 metros, quando um 430 Scuderia, com pneus mais moles e uma distribuição de pesos muito melhor (entre outras coisas) fa-lo em 32/33 m. Isto deve-se ao pneus, tão só - o factor limitante na travagem são os pneus e, como os pneus de estrada têm pouca aderência, acabam por, por um lado, esconder as deficiências do layout de um típico fwd e, por outro, não enaltecem em pleno as vantagens de um layout de um carro como o Scuderia, Elise, etc...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                ainda recentemente um membro daqui do fórum fez um Track-day com um tronco na mala, para fazer peso
                Isso aconteceu mesmo?? Já tinha ouvido isso, mas pensei que fosse piada.

                Penso que em carros que tenham pesos desequilibrados há outras formas de resolver esses problemas como alterações na suspensão por exemplo.
                Assim é possível corrigir lacunas no comportamento do carro sem estar a aumentar o peso total, o que prejudica as performances.

                Comentário


                  #9
                  Aprender em 10 capítulos

                  Um capítulo por dia nem sabe o bem que lhe fazia.

                  1º Capítulo "Tires" - http://home.scarlet.be/~be067749/58/c1/index.htm

                  2º Capítulo "Suspension Components" - http://home.scarlet.be/~be067749/58/c2/index.htm

                  3º Capítulo Alignments - http://home.scarlet.be/~be067749/58/c3/index.htm

                  4º Capítulo Weight Transfer - http://home.scarlet.be/~be067749/58/c4/index.htm

                  5º Capítulo Gearing - http://home.scarlet.be/~be067749/58/c5/index.htm

                  6º Capítulo Weight and power distribution - http://home.scarlet.be/~be067749/58/c6/index.htm

                  7º Capítulo Downforce - http://home.scarlet.be/~be067749/58/c7/index.htm

                  8º Capítulo Balance - http://home.scarlet.be/~be067749/58/c8/index.htm

                  9º Capítulo Making adjustments - http://home.scarlet.be/~be067749/58/c9/index.htm

                  10º Capítulo Driving - http://home.scarlet.be/~be067749/58/c10/index.htm

                  Todos eles são importantes para se perceber a influência das várias variáveis no comportamento de um carro.

                  De qualquer forma os componentes de um carro como travões, suspensões, pneus, etc... são dimensionados de acordo com as especificidades do mesmo sendo uma delas o peso.

                  Ao alterar o peso (aumento) e a sua distribuição é necessário ter uma noção exacta se alguns componentes mecânicos do carro estão preparados para essa mudança.

                  Como o user ".Andre" já referiu e bem se queremos melhorar a distribuição de pesos é necessário primeiro achar o centro de gravidade do carro para o poder fazer de forma correcta.

                  Ao dar maior peso aos pneus que normalmente são arrastados (tipico nos fwd) pode-se melhorar o poder de travagem devido ao aumento do atrito, todavia o aumento de peso (de grosso modo) prejudica também a travagem (para todos os efeitos ao aumentar o peso a deslocação da massa durante a travagem será maior), a aceleração e comportamento em curva (uma das forças que actua sobre o carro numa trajectória circular é precisamento o peso)

                  Ou seja, mesmo que o peso seja aplicado no sitio certo e na quantidade correcta podemos melhorar algumas coisas mas piorar outras e como consequência potenciar um carro "ainda" mais desequilibrado.

                  A forma mais correcta de melhorar a eficiência de um carro que não tenha uma distribuição de pesos muito boa é alterar a suspensão.

                  Deixem os sacos de areia para se fazer cimento...

                  Cumpts
                  Editado pela última vez por pmna; 23 February 2009, 05:43.

                  Comentário


                    #10
                    Conheço quem fizesse isso [sacos de areia na bagageira atrás ] nos Renault Clio a Diesel comercias.. e diziam que resultava hehe.

                    Comentário


                      #11
                      Experiência pessoal...

                      Carro: Toyota Starlet Van 1.5 D
                      Local: Curva de acesso ao Eixo Norte Sul, sentido Telheiras, vinda da Radial de Benfica

                      Houve uma altura em que fazia essa curva com bastante frequência, tendo o hábito de a fazer a um ritmo "acelerado". O carro ia no limite, pneuzinho quase a chiar mas mantinha a trajectória e lá seguia eu...

                      Um dia precisei de tirar o pneu suplente e quando voltei a essa curva nem me lembrei que não o tinha. Fiz a curva como sempre e eis que... oooooooooooops, estava a ver que era ultrapassada pela traseira

                      Comentário


                        #12
                        Conheço uma gaja que tem um corsa cdti comercial e que muitas vezes poe dois sacos de batatas atrás para a traseira não lhe fugir e diz que funciona.

                        Comentário


                          #13
                          Gosto mais de lenha

                          Comentário


                            #14
                            Sempre ouvi dizer quen os Carochas era quase que obrigatório algum lastro na dianteira. Ao termos mais peso no eixo conseguimos ter mais apoio na estrada.

                            Eu conduzo um automóvel leve (655Kg) e noto a extrema leveza do eixo traseiro. Como não ando sempre a abrir em curvas prefiro não ter lá nenhum género de lastro para que onsiga ter a maior aceleração possível já que não é um carro potente.

                            Comentário


                              #15
                              Creio que anda aí pelo forum videos de mata-velhos, alterados, que tiveram que meter uns pesos atrás...

                              A colocação de peso dessa forma será uma forma barata de remediar a situação...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                Um capítulo por dia nem sabe o bem que lhe fazia.


                                Ao dar maior peso aos pneus que normalmente são arrastados (tipico nos fwd) pode-se melhorar o poder de travagem devido ao aumento do atrito, todavia o aumento de peso (de grosso modo) prejudica também a travagem (para todos os efeitos ao aumentar o peso a deslocação da massa durante a travagem será maior), a aceleração e comportamento em curva (uma das forças que actua sobre o carro numa trajectória circular é precisamento o peso)

                                Ou seja, mesmo que o peso seja aplicado no sitio certo e na quantidade correcta podemos melhorar algumas coisas mas piorar outras e como consequência potenciar um carro "ainda" mais desequilibrado.

                                A forma mais correcta de melhorar a eficiência de um carro que não tenha uma distribuição de pesos muito boa é alterar a suspensão.

                                Deixem os sacos de areia para se fazer cimento...

                                Cumpts
                                Bom Post!!!
                                Vou aproveitar o Link para aprender mais qq coisa!


                                Quanto à Teoria de "Mais peso, melhora a travagem ou aderência" , acho que é errada. Acho...
                                E para substituir os pesos mortos, existe a aerodinâmica que ajuda a colocar o peso certo quando ele realmente é preciso.

                                Para resolver o problema de "falta de peso" no eixo dianteiro quando se entra numa curva, no LIMITE será a própria travagem que provocará uma transferência de massa e que ajudará a colar os rodas da frente no chão.

                                E se estamos a falar de condução desportiva, levar a a travagem até um certo ponto da curva é uma dupla vantagem: estamos a travar mais tarde e ainda estamos a fazer com que a transferência de massa na travagem ajude a colar melhor as rodas!
                                O problema é que torna a travagem ainda mais complicada. E já dizia o outro " A coisa mais difícil na pilotagem é aprender a travar..."

                                Isto aplica-se pelo menos aos carros com motor na traseira. Para os outros não tenho a certeza.
                                Editado pela última vez por Expresso; 23 February 2009, 17:21.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Quando pensei em fazer este tópico, recordei-me com um sorriso de um membro daqui, perante o Lotus Exige S de outro membro, dizer algo do género: "aquilo tem uma dianteira muito leve, com um saco de areia de 50 kg à frente é que ficava bom !"

                                  Se isto parece absurdo quando se encara um carro com o apuro dinâmico do Lotus Exige S, a verdade é que já tenho ouvido vários relatos de pessoas que o faziam em carochas ou outros carros antigos (ainda recentemente um membro daqui do fórum fez um Track-day com um tronco na mala, para fazer peso)

                                  Será que esta prática tem o efeito desejado ? mais peso não implica mais inércia ? por peso na traseira de um 206 por exemplo (conhecido por ter uma traseira viva), vai ajudar a "trancar" a traseira ?

                                  O que pensam disto ?
                                  Só uma rectificaçãozinha!

                                  Não era um saco de areia que esse sr dizia para por mas sim uma chapa de ferro!

                                  Bons velhos tempos em que nos cafézinhos da A5 apareciam muitos cromos... mas engraçados!
                                  Editado pela última vez por NunoMCCII; 23 February 2009, 18:14.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Era para o carro ficar mais trancado à frente

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para quem ja conduziu no dia a dia furgões q andem apenas c pessoas e pouca carga ou pick-ups na mesma situação, já há muito que se habituou a isso.
                                      Isto quando a chover, n se mandava o "povo" todo lá para trás para o furgão conseguir arrancar na subida.

                                      Comentário


                                        #20
                                        V7, em carros de motor traseiro se for colocado peso na frente o resultado é bastante positivo.

                                        isso nota-se sobretudo em classicos


                                        quanto a ser areia, não aconselho, pois se o saco se rompe estás tramado para limpar....


                                        cumprimentos

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                          V7, em carros de motor traseiro se for colocado peso na frente o resultado é bastante positivo.

                                          isso nota-se sobretudo em classicos


                                          quanto a ser areia, não aconselho, pois se o saco se rompe estás tramado para limpar....


                                          cumprimentos
                                          É bastante positivo porque os carros não foram bem concebidos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                            É bastante positivo porque os carros não foram bem concebidos.

                                            sim, eu não disse o contrario

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por CM Ver Post
                                              Isso aconteceu mesmo?? Já tinha ouvido isso, mas pensei que fosse piada.


                                              Aconteceu sim sr!!!!

                                              E, apesar de não evitar um drift, fez que com que não fosse pião!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                                                Só uma rectificaçãozinha!

                                                Não era um saco de areia que esse sr dizia para por mas sim uma chapa de ferro!

                                                Bons velhos tempos em que nos cafézinhos da A5 apareciam muitos cromos... mas engraçados!
                                                cromos pk? Experimenta "andar com pressa" num furgão vazio...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por T&R Ver Post
                                                  cromos pk? Experimenta "andar com pressa" num furgão vazio...
                                                  Mas qual furgão qual carapuça! Estamos a falar de um Lotus Exige S!

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por T&R Ver Post
                                                    cromos pk? Experimenta "andar com pressa" num furgão vazio...
                                                    Muito mais seguro que com ele cheio ou bem composto.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                                                      Mas qual furgão qual carapuça! Estamos a falar de um Lotus Exige S!
                                                      então peço desculpa

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                                                        Muito mais seguro que com ele cheio ou bem composto.
                                                        depende do que lhe carregares para fazer peso, se for algo abane claro que é pior

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                                                          #29
                                                          É uma solução á pobre mas dizem que dá resultado positivo no comportamento em curva, por exemplo compara os carros comerciais com os de 5 lugares..nos comerciais a traseira foge bem mais depressa!!..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isso era capaz de resultar no antigamente.

                                                            Agora,a questão de peso que uma solução dessas adiciona irá piorar o comportamento do carro, que com uns bons pneus e uma boa afinação podem melhorar.

                                                            É como o pessoal das pick-ups que têm uma suspensão atrás com molas de lâminas e que dizem que botar peso é que é bom para um melhor equilíbrio. Pois, deve ser em linha recta. Ao curvar, vai piorar, adornar e..., capotar. E depois dizem que foi um buraco.

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