Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alteração no sistema político dos EUA

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Alteração no sistema político dos EUA

    Os eleitores da capital vão poder votar para a Câmara dos Representantes

    Senado aprova projecto para dar representação parlamentar a Washington

    O Senado norte-americano aprovou hoje um projecto para atribuição de um lugar na Câmara dos Representantes aos habitantes de Washington D. C., o distrito da capital federal, que nunca teve qualquer representação no Congresso.

    O diploma foi aprovado por 61 votos a favor e 37 contra e, na próxima semana a Câmara dos Representantes deverá aprovar, com confortável maioria, uma resolução semelhante. O Presidente americano, Barack Obama, anunciou que assinará a lei assim que as duas câmaras harmonizarem os respectivos projectos e aprovem uma versão final, dando resposta a uma reivindicação com dois séculos dos habitantes de Washington.

    O documento deverá ser enviado para o Supremo Tribunal, uma vez que os opositores entendem que a Constituição prevê apenas a atribuição de representação parlamentar aos estados.

    Os Estados Unidos são a única democracia do mundo que não garantia aos cidadãos da sua capital votarem para o Parlamento – uma exclusividade que o senador Joseph Lieberman, um dos apoiantes da reforma considera “injusta e antiamericana”.

    Até 1800, Washington integrava o estado de Maryland, altura em que foi elevada a distrito federal. Com esta alteração, os seus eleitores deixaram de poder votar para a Câmara dos Representantes, cujos 435 mandatos são divididos de forma proporcional pelos 50 estados americanos. A cidade, cuja área metropolitana é divida pelos estados de Virgínia e Maryland, vai continuar a não estar representada no Senado, para o qual são eleitos dois representantes por estado.

    Fonte: Jim Young /Reuters
    Editado pela última vez por Goias; 26 February 2009, 23:56.

    #2
    Já era inevitável, não é um mero quarteirão com edifícios públicos!

    Comentário

    AD fim dos posts Desktop

    Collapse

    Ad Fim dos Posts Mobile

    Collapse
    Working...
    X