Segundo a AutoBild o Passat TDI teve de ser <<frequentemente operado>>
No seguimento do tópico Alfa Romeo Sport Wagon 2.4 JTDM - Teste de 100.000 Km abro este sobre um dos concorrentes do modelo italiano.
Para efeitos de comparação escolhi o Passat TDI por ser a referência no segmento.
Nota: Descarto qualquer intenção de destabilizar o fórum ou incendiar tópicos e agradeço os comentários maduros e ponderados, obrigado.
100.000 Km em Passat 2.0 TDI
O Volkswagen Passat testado trata-se de uma versão Variant com motor 2.0 TDI de 170 CV e caixa de velocidades DSG.
Os ingleses são conhecidos pelo seu sentido de humor corrosivo e irónico, mal compreendido pela generalidade dos portugueses, no entanto os alemães parecem mostrar o seu lado folião quando avaliam um produto proveniente do seu próprio país; o que deita por terra as "teorias da conspiração" made in fórum AutoHoje sobre um alegado lobby alemão na imprensa automobilística europeia.
Numa nota de humor introdutória os jornalistas da AutoBild designam os problemas de sensores, diagnóstico e electrónicos do VW Passat testado como problemas causados pela Influenza Electronicus.
Lista de problemas:
24,368 km - Substituição da bomba de combustível devido a problemas repetitivos que causavam perdas de potência no veículo. (Garantia)
27,275 km - Como a substituição da bomba de combustível não trouxe melhorias são mudados os quatro bicos dos injectores. (Garantia)
40,297 km - Reparação do Airbag do passageiro depois de mensagem de erro. No contexto da manutenção programada é mudado o óleo e as pastilhas dos travões dianteiros.
69,599 km - Avaria na A24. O veiculo é rebocado depois da localidade de Trittau. Diagnóstico: "Depois de exaustiva procura de erros na oficina Russmeyer e fazendo Bypass" - avaria em cabos*
* Em alemão: Bypass"-Kabel zwischen Kladedrucksensor und Motorsteuerung verlegt (agradeço tradução)
96,713 km - Depois de perdas de potência esporádicas é efectuada, no contexto da manutenção programada, a substituição do sensor de temperatura dos gases de escape.
96,997 km - Novamente substituição dos quatro bicos dos injectores.
Pontos positivos:
O complicado sistema da caixa DSG passou sem macula o teste de dois anos de utilização intensiva.
O Volkswagen Passat Variant com motor TDI de dois litros é extremamente popular como veículo de empresa e familiar.
Em versão Comfortline com 170 CV, motor TDI de 170 CV, caixa DSG, navegação e estofos em pele custa uns meros 46.000€ (preços na Alemanha).
Comentário