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VW Passat Variant 2.0 TDI - Teste de 100.000 Km

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    VW Passat Variant 2.0 TDI - Teste de 100.000 Km



    Segundo a AutoBild o Passat TDI teve de ser <<frequentemente operado>>

    No seguimento do tópico Alfa Romeo Sport Wagon 2.4 JTDM - Teste de 100.000 Km abro este sobre um dos concorrentes do modelo italiano.
    Para efeitos de comparação escolhi o Passat TDI por ser a referência no segmento.


    Nota: Descarto qualquer intenção de destabilizar o fórum ou incendiar tópicos e agradeço os comentários maduros e ponderados, obrigado.

    100.000 Km em Passat 2.0 TDI

    O Volkswagen Passat testado trata-se de uma versão Variant com motor 2.0 TDI de 170 CV e caixa de velocidades DSG.

    Os ingleses são conhecidos pelo seu sentido de humor corrosivo e irónico, mal compreendido pela generalidade dos portugueses, no entanto os alemães parecem mostrar o seu lado folião quando avaliam um produto proveniente do seu próprio país; o que deita por terra as "teorias da conspiração" made in fórum AutoHoje sobre um alegado lobby alemão na imprensa automobilística europeia.

    Numa nota de humor introdutória os jornalistas da AutoBild designam os problemas de sensores, diagnóstico e electrónicos do VW Passat testado como problemas causados pela Influenza Electronicus.




    Lista de problemas:

    24,368 km - Substituição da bomba de combustível devido a problemas repetitivos que causavam perdas de potência no veículo. (Garantia)

    27,275 km - Como a substituição da bomba de combustível não trouxe melhorias são mudados os quatro bicos dos injectores. (Garantia)



    40,297 km - Reparação do Airbag do passageiro depois de mensagem de erro. No contexto da manutenção programada é mudado o óleo e as pastilhas dos travões dianteiros.

    69,599 km
    - Avaria na A24. O veiculo é rebocado depois da localidade de Trittau. Diagnóstico: "Depois de exaustiva procura de erros na oficina Russmeyer e fazendo Bypass" - avaria em cabos*

    * Em alemão: Bypass"-Kabel zwischen Kladedrucksensor und Motorsteuerung verlegt (agradeço tradução)

    96,713 km - Depois de perdas de potência esporádicas é efectuada, no contexto da manutenção programada, a substituição do sensor de temperatura dos gases de escape.



    96,997 km - Novamente substituição dos quatro bicos dos injectores.


    Pontos positivos:



    O complicado sistema da caixa DSG passou sem macula o teste de dois anos de utilização intensiva.



    O Volkswagen Passat Variant com motor TDI de dois litros é extremamente popular como veículo de empresa e familiar.
    Em versão Comfortline com 170 CV, motor TDI de 170 CV, caixa DSG, navegação e estofos em pele custa uns meros 46.000€ (preços na Alemanha).

    #2


    O equipamento do interior tem grande qualidade, o sistema Climatronic custa 435 euros.



    A bagageira do Passat tem 603 litros de capacidade, se rebatermos os bancos apresenta 1737 litros.



    88,3% dos Passat vendidos são equipados com motores de TDI quatro cilindros. Com o odómetro a marcar 18,380 Km começam os problemas de motor do Passat. Os técnicos da Volkswagen tentaram eliminar os problemas por nove vezes.



    Os fotógrafos viram o Passat frequentemente: de capot aberto na oficina. De maneira a recuperar a potência, a Volkswagen substitui a bomba de combustível, os bicos dos injectores e o MAF mas tudo se revelou infrutífero.



    Solução temporária: O cabo amarelo faz a ponte entre o sensor de pressão e a centralina. Troca de dados incorrecta levou a uma avaria, o Passat teria de ser rebocado.



    Durante o teste os consumos mantiveram-se nas normas ECE, nos rolos o Passat mostrou estar 0.1 litros abaixo das especificações de fábrica. Contido a potência do motor mostrou apenas 159 CV contra os prometidos 170.

    Comentário


      #3
      tens a certeza desse preço na alemanha?

      Parece-me caro.

      Não se portou grande coisa, mais ou menos ao nivel do 159 que postaste o teste.

      Comentário


        #4
        Bom, não me parece que o teste tenha corrido lá muito bem!
        Onde está a qualidade germânica?

        Comentário


          #5


          O exame por endoscópio das cavidades mostra uma protecção efectiva das mesmas.



          O único local onde existe corrosão. A aba do avental está exposta aos elementos, uma fina camada de ferrugem começa a aparecer numa zona com pintura e verniz.



          De acordo com os técnicos da Dekra o desgaste dos pistões e elementos do motor estão na norma.



          Contudo a tensão e calor na cabeça do motor, na base das velas de pré-incandescência, dão-nos pouca confiança. Em dois cilindros encontramos estas fissuras. De acordo com a VW as fissuras não são importantes.



          Fonte: http://www.autobild.de/artikel/dauer...di_785569.html

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
            tens a certeza desse preço na alemanha?

            Parece-me caro.

            Não se portou grande coisa, mais ou menos ao nivel do 159 que postaste o teste.
            Boas

            O teste foi apresentado ao público em 26.09.08 e de acordo com o que diz o texto o modelo Comfortline com caixa DSG, navegação e pele custava esse dinheiro.

            Comentário


              #7
              R...over

              Viva,

              O meu Rover 75 comprado com 77.000 km tem agora quase 210.000 km.
              Além de discos, pastilhas e das coisas normais das revisões a cada 15.000 milhas, levou uma bomba de combustível por volta dos 100.000 km, uma embraiagem por volta dos 180.000 km e o elevador de um vidro já não sei quando.

              Comparando com o Alfa e o VW, o meu Rover parece ser cúmulo da fiabilidade.

              JdC
              Editado pela última vez por JdC; 27 February 2009, 12:50. Razão: correcção ortográfica

              Comentário


                #8
                É sem duvida muito mais fiável...

                Comentário


                  #9
                  Que bom é saber que a DSG se portou bem.

                  Comentário


                    #10
                    O que também transparece no teste, é que a assistência da VW na Alemanaha está ao nível da prestada em Portugal.

                    Comentário


                      #11
                      Poderiam era ter feito a análise ao plasitico fofinho do tablier, uma coisa extremamente importante, é que não há teste nenhum em revista nacional em que não se vá lá apalpar.
                      Agora cabeças fissuradas, bah isso é coisa sem importancia nenhuma!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                        O que também transparece no teste, é que a assistência da VW na Alemanaha está ao nível da prestada em Portugal.
                        lol

                        Também pensei nisso, dá a ideia que andam às aranhas, em tentativas de remediarem os problemas.

                        Comentário


                          #13
                          Um resultado nada Honroso, diga se...

                          São muita assistências para resolver o mesmo problema ( Bomba e 8 bicos de injectores ?? ) .
                          Esperava mais qualquer coisa deste 2,0 Tdi .
                          Ressalve se o bom funcionamento da Dsg e a curiosidade deste nao levar discos e apenas pastilhas à frente em 100,000 kms .

                          Comentário


                            #14
                            Surpreendeu-me a potência em banco ser inferior ao anunciado, é quase uma verdade absoluta que os carros alemães têm "cavalos escondidos".

                            Pelo menos foi rebocado uma vez ao contrário dos recordistas que salvo erro são o VW Polo, VW Caddy e Peugeot 307.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                              Poderiam era ter feito a análise ao plasitico fofinho do tablier, uma coisa extremamente importante, é que não há teste nenhum em revista nacional em que não se vá lá apalpar.
                              Curiosamente esquecem-se de palpar todo o restante tablier que é bem durinho



                              Já no CC é tudo mais fofinho

                              Comentário


                                #16
                                No Passat cá de casa, também houve problemas idênticos no princípio. Substituíram os injectores por 2 vezes e 1 vez a centralina.

                                O carro teve 3 semanas (ao todo) à disposição da SIVA.

                                Todos os diagnósticos se mostraram errados.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vogal Ver Post
                                  Um resultado nada Honroso, diga se...

                                  São muita assistências para resolver o mesmo problema ( Bomba e 8 bicos de injectores ?? ) .
                                  Esperava mais qualquer coisa deste 2,0 Tdi .
                                  Ressalve se o bom funcionamento da Dsg e a curiosidade deste nao levar discos e apenas pastilhas à frente em 100,000 kms .
                                  Sim, é verdade.

                                  Tendo em conta os problemas conhecidos de algumas caixas automáticas do grupo VW (Audi A6 por exemplo) e os discos amanteigados do Alfa 156, o Passat deu cartas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por André Ver Post
                                    Curiosamente esquecem-se de palpar todo o restante tablier que é bem durinho



                                    Já no CC é tudo mais fofinho
                                    Pois, mas o que se "vê" neste teste é a diferença bem grande entre a qualidade real e a percepcionada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas no Passat é a DSG 6 vel, banhada a óleo. Que tem mostrado um bom nível de fiabilidade, apesar de dissipar um pouco a potência...

                                      A nova, de 7 vel, a seco, ainda não está disponível para binários superiores a 250nM, mas proporciona menores consumos que a cx. manual e muito menos que a DSG de 6.

                                      Será uma excelente opção. Temos apenas de esperar mais um pouco...

                                      Comentário


                                        #20
                                        as fissuras nos cilindros serem normais ou não problemáticas é cómico, então e qdo o carro tiver 200.000kms??

                                        A fiabilidade é fraca, pelo menos nesta unidade.

                                        Salva-se a cx DSG que pelos visto tem boa fiabilidade!

                                        Tb gostei do pormenor dos 159cv vs 170cv

                                        Comentário


                                          #21
                                          Este modelo de motor ainda é o PD. E na VW, o cagaço de eventuais barracas do PD, leva sempre à substituição (sempre, sempre) do conjunto. Apesar de haver kits isolados, 1 injector passivo (são 3) ou 1 injector activo que envia o sinal aos outros, através de uma cablagem elétrica na cabeça do motor, que obriga ao óleo especial da VW e que raramente se encontrava à venda...

                                          Conjunto esse que é vendido pela módica quantia de 3,000€ e uns trocos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Haviam de ser feitos muitos mais ensaios como estes.

                                            Essa das fissuras . . . mas convenhamos, não estava a ver a VW admitir que seria um problema grave.

                                            Agora a parte da corrosão, é que me deixa mesmo surpreendido

                                            Comentário


                                              #23
                                              Essas fissuras são provocadas pela enorme explosão de binário....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Jorge, tás proibido de... deixar de apresentar tópicos destes!

                                                O da Alfa estava excelente e este idem! Claros isentos e sem fundamentalismos!



                                                Por favor... continua!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por dio Ver Post
                                                  É sem duvida muito mais fiável...
                                                  Vão engolir o que escreveram no outro tópico.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sem dúvida dois bons tópicos.

                                                    Resultados curiosos nos dois carros (Alfa e VW). Gostaria de ter visto algumas linhas sobre os interiores com essas quilometragens, também seriam interessantes de ler...

                                                    Uma coisa que não entendo é porque é que as fotos são de 2 carrinhas diferentes?? (ou pelo menos, trocaram-lhes as jantes foi?)

                                                    EDIT:
                                                    reparei na matricula, que é identica nas 2 carrinhas. Portanto, trocaram de jantes! porque terá sido?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Estou curioso para ver testes ao segmento B.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        As fissuras na cabeça são graves! Que bela saída da VW...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por gemini Ver Post

                                                          EDIT:
                                                          reparei na matricula, que é identica nas 2 carrinhas. Portanto, trocaram de jantes! porque terá sido?
                                                          Os alemães costumam ter dois sets de jantes, um para utilizar no verão, outro no inverno.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                            As fissuras na cabeça são graves! Que bela saída da VW...
                                                            pelo menos percebe-se por onde fugiram os supostos cavalos escondidos.

                                                            Comentário

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