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Problema num uno 1.0 i.e.

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    Problema num uno 1.0 i.e.

    Boas, comprei na semana passada um uno 1.0 ie de fins de 93... maSaquilo é um poço de problemas...

    No inicio o carro até puxava bem, mas tinha uma fuga de agua, entao aproveitei para levar o carro a um mecanico da FIAT (meu primo) para lhe resolver a fuga e fazer a troca do oleo, filtros, velas... Resultado o carro continua a aquecer demasiado, o ventilador liga aos 100 ºC em vez dos 90º do meu outro uno, e para piorar, não está a puxar nada, isto é, quando quero arrancar num cruzamento, tenho que acelerar a fundo até quase ao red line, depois faço ponto de embraiagem para arrancar e a rotação cai logo para as 1000 rpm's e o carro nao anda p+or mais que carregue no acelerador. Em andamento tambem acontece isso, se for a 40 em 3ª e carregar um pouco no acelerador, aquilo ainda puxa um bocado, agora se carregar a fundo, sinto como se tivesse carregado no pedal do travão... o carro faz um barulho de esforço como se o motor não tivesse mais força e depois perde velocidade... nao sei o que se passa...

    Comprei este uno para substituir o meu rover que gasta muito e agora é so problemas...

    alguem tem uma ideia do que possa ser... Já lhe troquei cabos de velas e tampa do distribuidor... o avanço está bom, o modulo não sei...

    #2
    mandas esse para abate e vendo-te o meu que é de Dezembro de 1993 que está impecável.

    Comentário


      #3
      acho que o deverias levar a um mecanico que "perçeva" do assunto, alguma coisa debe ter, o material tem sempre razão.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
        Boas, comprei na semana passada um uno 1.0 ie de fins de 93... maSaquilo é um poço de problemas...

        No inicio o carro até puxava bem, mas tinha uma fuga de agua, entao aproveitei para levar o carro a um mecanico da FIAT (meu primo) para lhe resolver a fuga e fazer a troca do oleo, filtros, velas... Resultado o carro continua a aquecer demasiado, o ventilador liga aos 100 ºC em vez dos 90º do meu outro uno, e para piorar, não está a puxar nada, isto é, quando quero arrancar num cruzamento, tenho que acelerar a fundo até quase ao red line, depois faço ponto de embraiagem para arrancar e a rotação cai logo para as 1000 rpm's e o carro nao anda p+or mais que carregue no acelerador. Em andamento tambem acontece isso, se for a 40 em 3ª e carregar um pouco no acelerador, aquilo ainda puxa um bocado, agora se carregar a fundo, sinto como se tivesse carregado no pedal do travão... o carro faz um barulho de esforço como se o motor não tivesse mais força e depois perde velocidade... nao sei o que se passa...

        Comprei este uno para substituir o meu rover que gasta muito e agora é so problemas...

        alguem tem uma ideia do que possa ser... Já lhe troquei cabos de velas e tampa do distribuidor... o avanço está bom, o modulo não sei...
        Pois, eu até acho que já sabes...

        Comentário


          #5
          Os Uno 1.0 IE (pós-carburadores) são menos fiáveis k os anteriores. O sistema electronico de alimentação não é dos melhores e falham mais sistemas auxuliares do sistema de ignição.

          Sobre o aquecimento podem ser imensos factores, um deles o térmico que faz disparar a ventoinha entra muito tarde, ou então tens ar no sistema... pode ser tanta coisa.

          Quanto à força ou falta dela, falou-se no módulo e muito bem. Estes carro têm a fama de queimarem bobinas, ficando a trabalhar a 3 cilindros. Se assim for, ficas com um motor manco de 3 cilindros de 750cc ao invés de 1000cc e ficas com muito menos potência.

          Faz o seguinte teste: tira os cabos das velas um a um. depois pede a alguém que dê à chave por um segundo. Se vires faisca, esse funciona, se não vires, esse cilindro não vai queimar a gasolina que lá entra. é um teste um pouco à gueto, mas fiz isso num Punto que tive que comia módulos desses ao pequeno almoço

          Comentário


            #6
            Boas, precisava de uma opiniaozinha de alguem que perceba de mecanica...

            Ja descobri a razão pela qual o meu uno não tem força... se o distribuidor estiver a ponto, (regulado com aquela lampada estroboscopica) o carro em aceleração nao anda, vai-se abaixo, se adiantar o distribuidor ao maximo ja anda +/-... o avanço por vacuo esta bom.

            É possivel que o avanço centrifugo se tenha passado???

            Já agora é normal que a temperatura destes carros a injecção ande sempre pelos 90-95ºC? O meu de carburador anda sempre pelos 80...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
              Boas, precisava de uma opiniaozinha de alguem que perceba de mecanica...

              Ja descobri a razão pela qual o meu uno não tem força... se o distribuidor estiver a ponto, (regulado com aquela lampada estroboscopica) o carro em aceleração nao anda, vai-se abaixo, se adiantar o distribuidor ao maximo ja anda +/-... o avanço por vacuo esta bom.

              É possivel que o avanço centrifugo se tenha passado???

              Já agora é normal que a temperatura destes carros a injecção ande sempre pelos 90-95ºC? O meu de carburador anda sempre pelos 80...
              Sim, é muito provável que o distribuidor esteja "podre".
              Mesmo que o vácuo estivesse furado pouco se notava.
              O motor estará bem comandado? Nesse carro é mto fácil de verificar, e eles descomandam-se com facilidade se a correia estiver larga, e trabalham por vezes mesmo com vários dentes avançados...
              Quanto à temp até 95 é normal. Desde que aí entre a ventoínha e volte para os 90º.
              Depende da graduação da válvula do radiador.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                Sim, é muito provável que o distribuidor esteja "podre".
                Mesmo que o vácuo estivesse furado pouco se notava.
                O motor estará bem comandado? Nesse carro é mto fácil de verificar, e eles descomandam-se com facilidade se a correia estiver larga, e trabalham por vezes mesmo com vários dentes avançados...
                Quanto à temp até 95 é normal. Desde que aí entre a ventoínha e volte para os 90º.
                Depende da graduação da válvula do radiador.

                o termostato é novo, troquei as tubagens todas e a valvula do electroventilador que ligava muito tarde, agora com o carro parado tudo ok, a ventoinha liga a 90-95ºC. Em andamento o carro pouco arrefece, mantem-se sempre pelos 90, o meu de carburador anda sempre pelos 70-80.


                Em relação ao distribuidor, descobri que o que tenho lá é a versao SE101C, que equipava os panda 4x4 FIRE. a versão correcta para o uno 999 seria a SE101A. Não sei se a curva do avanço deste distribuidor sera muito diferente...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                  o termostato é novo, troquei as tubagens todas e a valvula do electroventilador que ligava muito tarde, agora com o carro parado tudo ok, a ventoinha liga a 90-95ºC. Em andamento o carro pouco arrefece, mantem-se sempre pelos 90, o meu de carburador anda sempre pelos 70-80.


                  Em relação ao distribuidor, descobri que o que tenho lá é a versao SE101C, que equipava os panda 4x4 FIRE. a versão correcta para o uno 999 seria a SE101A. Não sei se a curva do avanço deste distribuidor sera muito diferente...
                  Se bem me recordo esse distribuidor é ainda melhor (mais avanço) mas se estiver podre...
                  Verifica o comando e se este estiver bom, arranja um distribuidor usado e experimenta.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                    Sim, é muito provável que o distribuidor esteja "podre".
                    Mesmo que o vácuo estivesse furado pouco se notava.
                    O motor estará bem comandado? Nesse carro é mto fácil de verificar, e eles descomandam-se com facilidade se a correia estiver larga, e trabalham por vezes mesmo com vários dentes avançados...
                    Quanto à temp até 95 é normal. Desde que aí entre a ventoínha e volte para os 90º.
                    Depende da graduação da válvula do radiador.
                    Se é muito fácil, explica aí para eu verificar também no meu!!!!

                    cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                      Se bem me recordo esse distribuidor é ainda melhor (mais avanço) mas se estiver podre...
                      Verifica o comando e se este estiver bom, arranja um distribuidor usado e experimenta.
                      Pois, não sei se avança mais... so sei que mesmo todo avançado o motor em esforço não "grila", portanto duvido que esteja a avançar bem...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                        Se é muito fácil, explica aí para eu verificar também no meu!!!!

                        cumprimentos
                        Tiras a tampa da distribuição com uma 10 e rodas o motor para a direita até estar na marca na polia da cambota. Nessa altura a marca do carreto da árvore de cames, nesse momento apontada para trás (nas 9h do relógio) deverá coincidir (estar em frente)com "dente" no bloco. Para quem tiver pouca prática pode usar um pequeno espelho.
                        É que esse motor pode trabalhar (aparentemente normal) mesmo quando mal comandado. As válvulas não atingem os pistões.. Daí que o distribuidor pode estar bom e o motor mal comandado - daí verificar primeiro o comando..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                          Tiras a tampa da distribuição com uma 10 e rodas o motor para a direita até estar na marca na polia da cambota. Nessa altura a marca do carreto da árvore de cames, nesse momento apontada para trás (nas 9h do relógio) deverá coincidir (estar em frente)com "dente" no bloco. Para quem tiver pouca prática pode usar um pequeno espelho.
                          É que esse motor pode trabalhar (aparentemente normal) mesmo quando mal comandado. As válvulas não atingem os pistões.. Daí que o distribuidor pode estar bom e o motor mal comandado - daí verificar primeiro o comando..
                          Pois trabalha! Perde força, gasta muito, as emissões poluentes são maradas, mas trabalha!

                          Vê isso ò Pedro303 que o telmauto percebe desta matéria

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por P0rn-Star Ver Post
                            Pois trabalha! Perde força, gasta muito, as emissões poluentes são maradas, mas trabalha!

                            Vê isso ò Pedro303 que o telmauto percebe desta matéria
                            Nada.. fiat uno qualquer um mexe...


                            Ficheiros anexados
                            Editado pela última vez por telmauto; 10 March 2009, 13:05. Razão: como se metem o raio das fotos...?? Ha, a barra é ao contrário..

                            Comentário


                              #15
                              "como se metem o raio das fotos...?? Ha, a barra é ao contrário.."

                              Comentário


                                #16
                                Bom, desconfio que devo ter a junta da colaça nas couves... o carro aquce em 3-4 mins...fica logo plos 90-95 e anda sempre assim, quer seja em para-arranca ou em andamento normal... se tirar a tampa do radiador e o carro quente manda agua para fora e depois fica cheio até cima... e faz bolhas de ar... se acelerar com a tampa aberta passado um 0u 2 mins, manda mais agua fora... depois a frio o nivel fica no minimo...

                                pa semana ja vai ao medico

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                                  Bom, desconfio que devo ter a junta da colaça nas couves... o carro aquce em 3-4 mins...fica logo plos 90-95 e anda sempre assim, quer seja em para-arranca ou em andamento normal... se tirar a tampa do radiador e o carro quente manda agua para fora e depois fica cheio até cima... e faz bolhas de ar... se acelerar com a tampa aberta passado um 0u 2 mins, manda mais agua fora... depois a frio o nivel fica no minimo...

                                  pa semana ja vai ao medico
                                  Até num carro novo se tirares a tampa a quente ele manda a agua fora, á mesmo assim porque está sob pressão a elevada temperatura...



                                  Tive o meu 45s á venda montes de tempo a 400€, com poucos kms para a idade, em bom estado, IPO, e até escape tem novo, distribuição, revisão, etc, etc, e só consegui foi que me insultássem nas mensagens, queriam-no todos por 200 € e menos...

                                  Resultado: ficou comigo, sempre dá para ir dando umas voltas na brincadeira, o carro é curtido de conduzir!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                                    Bom, desconfio que devo ter a junta da colaça nas couves... o carro aquce em 3-4 mins...fica logo plos 90-95 e anda sempre assim, quer seja em para-arranca ou em andamento normal... se tirar a tampa do radiador e o carro quente manda agua para fora e depois fica cheio até cima... e faz bolhas de ar... se acelerar com a tampa aberta passado um 0u 2 mins, manda mais agua fora... depois a frio o nivel fica no minimo...

                                    pa semana ja vai ao medico
                                    Esses carros terem a junta podre não é de admirar.
                                    Aí uns 50% deles andam com a junta assim, mesmo sem terem levado aquecimentos.
                                    Se depois de atestado e bem sangrado (na chauffage e no radiador) e EM FRIO borbulhar no radiador com a tampa fora podes desmontar a colaça que também é coisa fácil e pouco demorada nesse carro, é bom para treinar... Terás compressão a passar para a água.
                                    E assim também tiras a dúvida no comando do motor.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                                      Bom, desconfio que devo ter a junta da colaça nas couves... o carro aquce em 3-4 mins...fica logo plos 90-95 e anda sempre assim, quer seja em para-arranca ou em andamento normal... se tirar a tampa do radiador e o carro quente manda agua para fora e depois fica cheio até cima... e faz bolhas de ar... se acelerar com a tampa aberta passado um 0u 2 mins, manda mais agua fora... depois a frio o nivel fica no minimo...

                                      pa semana ja vai ao medico
                                      No entanto, a junta queimada é uma consequência do aquecimento, não a causa.
                                      Mesmo que esta esteja queimada ou podre, tens de descobrir a causa do aquecimento.
                                      O mais comum nesse carro é fuga no radiador de chauffage (vê se a alcatifa anda molhada), que faz perder água, termostato avariado, válvula do radiador avariada que não faça disparar a ventoínha. Ou eventualmente o radiador entupido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                        No entanto, a junta queimada é uma consequência do aquecimento, não a causa.
                                        Mesmo que esta esteja queimada ou podre, tens de descobrir a causa do aquecimento.
                                        O mais comum nesse carro é fuga no radiador de chauffage (vê se a alcatifa anda molhada), que faz perder água, termostato avariado, válvula do radiador avariada que não faça disparar a ventoínha. Ou eventualmente o radiador entupido.

                                        Bom, hoje fez mais de 100 Kms, nao perdeu agua mas é estranho, quando ligo o carro e ele esta frio, o carro em 3 ou 4 mins vai logo aos 95º... parei o carro e fui ver os tubos, o de cima estava quente, o debaixo frio, logo o termostato ainda n tinha aberto. depois continuei a andar, e ele desceu a temp. para os 80º, presumo que fosse o termostato a abrir e a agua ao circular a temp. desceu... o que observei depois é k em para arranca, ele nao aquece demais, a ventoinha liga aos 90~95 e desliga aos 90. Em andamento na auto-estrada a 80-90 (entre o Porto e Leça) a temperatura nao desce e mantem-se sempre entre os 85-95, sobe aos 95 fica ai um tempito, depois desce aos 85 e anda sempre assim. O meu outro uno a carburador, em estrada vai sempre pelos 80, so sobe aos 90 em subida e para aquecer desde frio até aos 90 demora 10 mins ou mais....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                          Esses carros terem a junta podre não é de admirar.
                                          Aí uns 50% deles andam com a junta assim, mesmo sem terem levado aquecimentos.
                                          Se depois de atestado e bem sangrado (na chauffage e no radiador) e EM FRIO borbulhar no radiador com a tampa fora podes desmontar a colaça que também é coisa fácil e pouco demorada nesse carro, é bom para treinar... Terás compressão a passar para a água.
                                          E assim também tiras a dúvida no comando do motor.

                                          Em frio, nao me lembro se borbulha...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                                            Bom, hoje fez mais de 100 Kms, nao perdeu agua mas é estranho, quando ligo o carro e ele esta frio, o carro em 3 ou 4 mins vai logo aos 95º... parei o carro e fui ver os tubos, o de cima estava quente, o debaixo frio, logo o termostato ainda n tinha aberto. depois continuei a andar, e ele desceu a temp. para os 80º, presumo que fosse o termostato a abrir e a agua ao circular a temp. desceu... o que observei depois é k em para arranca, ele nao aquece demais, a ventoinha liga aos 90~95 e desliga aos 90. Em andamento na auto-estrada a 80-90 (entre o Porto e Leça) a temperatura nao desce e mantem-se sempre entre os 85-95, sobe aos 95 fica ai um tempito, depois desce aos 85 e anda sempre assim. O meu outro uno a carburador, em estrada vai sempre pelos 80, so sobe aos 90 em subida e para aquecer desde frio até aos 90 demora 10 mins ou mais....

                                            Bom, hoje troquei o termostato do meu uno a carburador, e agora ja anda tambem mais quentinho, já tem um comportamento semelhante ao outro, com uma diferença de +/- 5º... A unica coisa diferente é que o de carburador a quente não faz tamta pressão na tubagem e nem deita agua fora se abrir...

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                                              #23
                                              Boas, em principio é mesmo a junta da cabeça... fiz a viagem Santa Maria da Feira-viseu e ia ficando no caminho... nas subidas da A25 a temperatura mandou-se para os 110º e mandou a agua fora pela tampa do radiador, a agua que deveria ser verde, vinha castanha. Parei nas bombas de Vouzela, deixei arrefecer um pouco depois abri a tampa e aquilo mandou mais liquido fora... e ficou agua até ao cimo, liguei o carro e a agua desceu... deixei tar o carro a trabalhar 2 mins e depois parecia um vulcão a mandar agua castanha fora... nao podia ter o carro a trabalhar com a tampa aberta nao parava de deitar agua. desliguei, acrescentei agua destidada e cheguei a custo a viseu, sempre com a temp. nas subidas a ultrapassar os 110º. Ja esta no mecanico, em principio é junta da cabeça com fuga, agora falta ver a propria cabeça se esta bem... o mecanico diz k é dificil a cabeça estalar, mas....

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                                                Boas, em principio é mesmo a junta da cabeça... fiz a viagem Santa Maria da Feira-viseu e ia ficando no caminho... nas subidas da A25 a temperatura mandou-se para os 110º e mandou a agua fora pela tampa do radiador, a agua que deveria ser verde, vinha castanha. Parei nas bombas de Vouzela, deixei arrefecer um pouco depois abri a tampa e aquilo mandou mais liquido fora... e ficou agua até ao cimo, liguei o carro e a agua desceu... deixei tar o carro a trabalhar 2 mins e depois parecia um vulcão a mandar agua castanha fora... nao podia ter o carro a trabalhar com a tampa aberta nao parava de deitar agua. desliguei, acrescentei agua destidada e cheguei a custo a viseu, sempre com a temp. nas subidas a ultrapassar os 110º. Ja esta no mecanico, em principio é junta da cabeça com fuga, agora falta ver a propria cabeça se esta bem... o mecanico diz k é dificil a cabeça estalar, mas....
                                                Não, essa colaça só precisa de facear e sítio com ela. Empena mas é muito difícil de estalar.
                                                Aproveita quando estiver a colaça fora e pede para testar a vedação das válvulas.
                                                Ele desmonta a árvore de cames para que as válvulas fiquem todas fechadas e testa se os vedantes de válvula estão bons. Se as válvulas vedarem mal causa desafinação ao motor.
                                                Os vedantes vêm com o jogo de juntas de descarbonização.
                                                Se já experimentaste sem termostato, a válvula do radiador fizer sempre disparar a ventoínha na temperatura certa quando está atestado e sangrado, o radiador não estiver entupido e não houver fuga de água, se a tampa esta em bom estado e deita a água fora, podes tirar a colaça que não há mais nada a ver.
                                                Finalmente vai ficar a trabalhar em condições!...
                                                Como tinha dito, quando tiras uma colaça ao motor fire é muito comum a junta estar podre.
                                                Editado pela última vez por telmauto; 20 March 2009, 15:47.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                                  Não, essa colaça só precisa de facear e sítio com ela. Empena mas é muito difícil de estalar.
                                                  Aproveita quando estiver a colaça fora e pede para testar a vedação das válvulas.
                                                  Ele desmonta a árvore de cames para que as válvulas fiquem todas fechadas e testa se os vedantes de válvula estão bons. Se as válvulas vedarem mal causa desafinação ao motor.
                                                  Os vedantes vêm com o jogo de juntas de descarbonização.
                                                  Se já experimentaste sem termostato, a válvula do radiador fizer sempre disparar a ventoínha na temperatura certa quando está atestado e sangrado, o radiador não estiver entupido e não houver fuga de água, se a tampa esta em bom estado e deita a água fora, podes tirar a colaça que não há mais nada a ver.
                                                  Finalmente vai ficar a trabalhar em condições!...
                                                  Como tinha dito, quando tiras uma colaça ao motor fire é muito comum a junta estar podre.

                                                  Boas, no carrito ja está arranjado o problema da junta da cabeça, estava mesmo a dar passagem... agora ja nao aquece, mas permanece o problema da falta de força, morre muito nas subidas e quando se pisa a fundo no acelerador, o carro parece que abafa.... o mecanico diz que deve ser a torre de injecção... será?

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                                                    Boas, no carrito ja está arranjado o problema da junta da cabeça, estava mesmo a dar passagem... agora ja nao aquece, mas permanece o problema da falta de força, morre muito nas subidas e quando se pisa a fundo no acelerador, o carro parece que abafa.... o mecanico diz que deve ser a torre de injecção... será?
                                                    Em relação a isso, eu diria antes de mais, ver se o filtro de gasolina não está entupido, e a seguir se o catalizador não está obstruído...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                                      Em relação a isso, eu diria antes de mais, ver se o filtro de gasolina não está entupido, e a seguir se o catalizador não está obstruído...

                                                      Torre trocada, ralenti ficou bom, mas a carroça nao puxa na mesma, ligou-se à maquina para analizar os gases de escape e tinha 1.03% de CO, portanto nao passa na inspecção, o mecanico desconfia do catalizador estar estragado, vai ser testado amanha sem escape a ver se esta obstruido...

                                                      O filtro de gasolina é novo...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                                                        Torre trocada, ralenti ficou bom, mas a carroça nao puxa na mesma, ligou-se à maquina para analizar os gases de escape e tinha 1.03% de CO, portanto nao passa na inspecção, o mecanico desconfia do catalizador estar estragado, vai ser testado amanha sem escape a ver se esta obstruido...

                                                        O filtro de gasolina é novo...
                                                        Catalizador entupido, tubo de gasolina estrangulado... instalação... já foi visto o estado dos contactos da centralina?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                                          Catalizador entupido, tubo de gasolina estrangulado... instalação... já foi visto o estado dos contactos da centralina?

                                                          pois o tubo de gasolina nao sei se esta bom e a bomba de gasolina tambem nao foi vista... contactos da cenmtralina tambem nao... se amanha me disser que nao é do escape entao vou ver isso...

                                                          Comentário


                                                            #30


                                                            Agora vai lá ver o que quiseres sem empestares o fórum!

                                                            Comentário

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