Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será a democracia o melhor regime ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Será a democracia o melhor regime ?

    Aparentemente do que se tem visto históricamente é !!

    Por outro lado seguramente que ditaduras ou regimes totalitários não são habitualmente recomendáveis, embora nalguns paises mais atrasados (como África e América do Sul) não pareça haver outra forma, pelo menos para já.

    Nas democracias com raras excepções (caso do Japão com o mesmo governo há mais de 20 anos) dificilmente um governo se consegue aguentar o tempo suficiente para poder por em prática planos de médio e longo prazo, as pessoas hoje, ajudadas pelos media são imediatistas, querem tudo agora.

    Isto fomenta uma lógica de perpetuação do poder em que os governantes, governam para o país melhorar e em simultâneo para ganhar eleições com medidas e discursos populistas, que nem sempre são as melhores a prazo.

    Tenho a ideia que a maior parte das pessoas que vota, infelizmente não tem informação suficiente para decidir bem em quem votar. Vota-se muito para castigar.

    Este facto também é evidente nos referendos, boa parte das pessoas não vota com plena consciência do que está em causa, vota porque o seu partido também tem aquela posição, ou o padre da aldeia, ou os amigos do café, enfim .....

    O que acham sobre isto ?

    P.S.: Ainda que talvez não seja exequível às vezes acho que uma espécie de Oligarquia, em que só alguns, os mais informados, podessem votar era talvez mais produtivo.

    #2
    Sem dúvida alguma que é o melhor caminho...

    mas o mal é o abuso que fazem sobre o direito de votar, de expressar...ou seja abusam do poder democrático.

    Comentário


      #3
      Nem pode haver duvidas que a democracia e o melhor regime.

      Tem defeitos, mas as virtudes são mais.

      Outra questão é a qualidade da democracia.... Em Africa é democracia so de nome. Qd tive no Zimbabue ha 8 anos, ja se sentia o medo das pessoas, em como a prepotencia do presidente. Na altura falva-se que ia acontecer exactamente o que esta a acontecer hoje em dia.

      Em PT a democracia tb esta doente, dado que a justiça, um dos seu pilares, e cada vez mais uma cancro na nossa sociedade.

      Comentário


        #4
        Com as politicas neo-liberais, actualmente o autoritarismo vem de outros agentes..
        Revejo-me perfeitamente nas palavras deste grande Senhor.

        LInk: YouTube - José Saramago - falsa democracia
        Editado pela última vez por h2o; 06 March 2009, 12:10.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por v7 Ver Post

          Tenho a ideia que a maior parte das pessoas que vota, infelizmente não tem informação suficiente para decidir bem em quem votar. Vota-se muito para castigar.

          Este facto também é evidente nos referendos, boa parte das pessoas não vota com plena consciência do que está em causa, vota porque o seu partido também tem aquela posição, ou o padre da aldeia, ou os amigos do café, enfim .....

          O que acham sobre isto ?

          P.S.: Ainda que talvez não seja exequível às vezes acho que uma espécie de Oligarquia, em que só alguns, os mais informados, podessem votar era talvez mais produtivo.
          Tens razão, mas não concordo que se deva alterar o sistema político por esta razão, deve-se sim apostar na educação e cultura do povo!

          As "não democracias" apostam precisamente no contrário, quanto menos cultura e informação melhor, assim é bastante mais fácil não ser questionado.

          Quanto ás medidas a longo prazo os governos tem que ter coragem de as tomarem e as explicarem bem aos cidadãos.

          Muito sinceramente acho que temos evoluído um pouco nos últimos anos nesse sentido, acho que os eleitores Portugueses preferem mais o pragmatismo e realidade do que o folclore e populismo.

          Comentário


            #6
            Depende
            A democracia é um estágio do caminho do desenvolvimento politico, para um povo lá chegar tem que passar e resolver com sucesso todas as etapas anteriores.
            O caminho começou há carradas de anos atrás, quando deixamos de ser animais e começamos a fazer com os clãns, depois tribos, ... feudal... medieval... até que chegamos à democracia.
            Todos os povos do mundo seguem o mesmo caminho, só que alguns estão muito mais atrás enquanto outros seguem mais à frente, em função das "características do seu povo".
            A democracia é a meu ver impossível em países que ainda vivem com uma mentalidade de grupos étnicos e tribais muito forte, que não haja nem alfabetização nem informação dada ao povo como os africanos por exemplo.
            Por outro lado temos o exemplo da China e da India que estão a ser obrigados a abrir as suas politicas autoritárias ou de segregação porque estão a aumentar a passos largos a "qualidade do seu povo"

            Comentário


              #7
              Sim......

              Comentário


                #8
                Isso dá pano para mangas...


                Uma ditura em teoria é optima, se tivéssemos um lider perfeito, querendo isso dizer justo, honesto, etc...




                Uma democracia tem as suas coisas más, nomeadamente o facto de normalmente um governo não ficar lá o suficiente para levar com o plano avante...





                Actualmente temos um misto dos dois, uma democracia com maioria absoluta, que "é quase o mesmo" que dizer que temos uma "ditadura disfarçada de democracia"...


                Sim claro, desse modo conseguimos que o partido que governa leve sempre a sua avante, e consiga concretizar os seus objectivos, sem sombra de duvida.


                E quando temos um lider do partido governante que tem nas suas melhores caracteristicas a preserverança ( ?teimosia? ), e capacidade de trazer pessoas atrás da sua propaganda, mais capacidade ainda esse governo tem de implementar as suas politicas...



                O grande problema é que as suas politicas não são direcionadas no sentido de melhorar a qualidade de vida do povo...


                E depois estamos como se vê...



                Quanto a mim o que era bom mesmo era existirem politicos honestos...

                Comentário


                  #9
                  Neste momento temos uma ditadura partilhada como um autêntico monstro de duas cabeças. Ou se quiserem, uma ditadura camuflada… de democracia. Pelo menos, é assim que eu vejo.

                  Claro que o povo tem culpa nisto, devido à falta de formação e à ignorância. Hoje em dia as pessoas deixam-se levar mais pelo show off das campanhas do que pelas ideias. Vemos campanhas com discursos sem conteúdo mas muito bem orquestradas levando multidões em histeria a correr atrás como se de uma festa se tratasse, esquecendo-se que é com base nas ideias que se traçará o seu futuro. Mas preferem pensar no presente e “embarcar” nessa alegria instantânea esquecendo-se que depois do “circo” irão precisar do “pão”. E por os políticos terem consciência disso é que o fazem, e para isso precisam dos tais apoios financeiros para montar o espectáculo. Depois das eleições, os políticos ficam reféns desses senhores do dinheiro, e continuamos o desgoverno ou o governo de alguns interesses, ou se quiserem, um governo vazio de ideias e cheio de “dívidas” a cumprir. Por isso e que eu digo que estupidez ou ignorância também deviam ser crime.

                  Continuamos a ter democracia porque até ao momento é o melhor sistema que conhecemos, mas não é sinónimo de perfeição; bem longe disso.
                  Temos democracia no voto, mas infelizmente, tiques ditatoriais nas governações.

                  Eu olho mais além do meu próprio umbigo. O mundo já era mundo antes de eu aqui chegar e vai continuar depois de eu partir. Por isso, os políticos deveriam pensar mais do que perpetuarem-se no poder de campanha em campanha eleitoral, preocupando-se mais em deixar obra feita.

                  Citando Séneca que dizia que “Os homens dividem-se em dois grupos: os que seguem à frente lutando e deixando obra feita e os que vão atrás a criticar”, vejo os nossos políticos “escolarizados” no segundo grupo; por isso não se trabalha para fazer, mas para criticar. Daí, não se fazer nada. Enquanto existir esta ditadura partilhada, a democracia servirá muito bem… os interesses instalados.

                  Assim sendo, há que repensar a própria democracia em si mesma.

                  Comentário


                    #10
                    Como Churchill dissera, a democracia é o sistema político "menos mau" que o homem inventou.

                    "Democracy is the least bad of all of the systems of government produced out of human experience"

                    Comentário


                      #11
                      Vocês não percebem nada disto, o melhor sistema é aquele em que certas pessoas controla a situação.

                      Democracia:

                      Tony Benn on democracy

                      Comentário


                        #12
                        Até ao aparecimento de outro, é o melhor sistema! Sem margem para dúvidas.

                        O problema é mesmo esse que referiste: as pessoas votam em medidas imediatas.

                        "Não tenho resultados a meu favor, voto contra estes bandalhos! Meto lá os outros, e daqui a 4 anos tiro estes do poleiro e volto a pôr os outros que lá estavam."

                        Há muita gente que funciona assim, precisamente pela falta de informação que os media transmitem. Raramente se ouve falar de medidas positivas para o país. O que é mau é que vende. E mesmo aquelas mais polémicas, não se tenta ver os lados positivos, ou não sabem ou não querem explicar.



                        Quanto às ditaduras, são óptimas para desenvolver países economicamente (algumas delas), mas são péssimas em tudo o resto.



                        Eu prefiro incondicionalmente a Democracia, com todos os seus defeitos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por BLADE RUNNER Ver Post
                          Neste momento temos uma ditadura partilhada como um autêntico monstro de duas cabeças. Ou se quiserem, uma ditadura camuflada… de democracia. Pelo menos, é assim que eu vejo.
                          Já Marcelo Caetano falava numa "bicefalia" do executivo, por alturas do Estado Novo! Expressão que, posteriormente, foi debatida e tida como incorrecta, mas parece que o homem apenas se adiantou uns anos


                          Já diziam os antigos, que a democracia não é boa nem má, porque o povo não é capaz de gerar um grande mal nem um grande bem

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post

                            Já diziam os antigos, que a democracia não é boa nem má, porque o povo não é capaz de gerar um grande mal nem um grande bem
                            Os grandes estadistas eram marcianos?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                              Os grandes estadistas eram marcianos?
                              Não, eram grandes!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
                                Como Churchill dissera, a democracia é o sistema político "menos mau" que o homem inventou.

                                "Democracy is the least bad of all of the systems of government produced out of human experience"
                                Nem mais, tem muitas falhas, mas mesmo assim - não acreditando em teorias de conspiração - ainda tens a hipotese de escolher quem queres que te Governe.

                                No post inicial quando o V7 fala em que o voto é mais para castigar que em propostas, que muitas vezes as pessoas nem conhece, a culpa deve ser repartida pelos proprios partidos - que às vezes não interessa conhecer (tirando uma ou outra mais mediática, populista ou que traga votos). bem como jornalistas que muitas vezes preocupam-se em mostrar os podres e a campanha baixa que se faz, em vez de analisar as propostas e debater com base nos seus comentadores e analistas o que é proposto e que beneficios pode trazer para o país.

                                Comentário


                                  #17
                                  Na frase do Churchill está tudo o que há a dizer em relação a este assunto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Zeitgeist.Addendum

                                    Pensam em termos de democracia, o que não é possível numa economia baseada em dinheiro.

                                    Se temos dinheiro para publicitar a nossa posição, a posição que desejamos no governo, isso não é democracia.

                                    Dá vantagem apenas aos que podem pagar por isso.

                                    Por isso é sempre uma ditadura dos elitistas, os ricos financeiramente.

                                    "Ou temos democracia neste país ou temos uma enorme riqueza concentrada nas mãos de alguns, mas não podemos ter ambos."

                                    É curioso observar como personalidades, aparentemente desconhecidas, aparecem magicamente em cena como candidatos à presidência.

                                    E antes de darmos conta, deixam-nos de alguma forma condicionados a escolher de um pequeno grupo de pessoas extremamente ricas que curiosamente têm a mesma perspectiva social.

                                    É óbvio que é uma piada.

                                    As pessoas são colocadas no escrutínio porque já foram pré-seleccionadas como "aceitáveis" pela estrutura financeira estabelecida que realmente manda em tudo.

                                    Mesmo assim, os muitos que acreditam nesta ilusão de democracia, pensam "Se ao menos podêssemos colocar os nossos políticos honestos e éticos no poder".
                                    A nossa susposta democracia só vai funcionar quando a maioria de nós boicotar o voto nos principais partidos que nos têm governado nestes anos de "democracia" e correr com poderes e compadrios instalados.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Chamar ao que temos uma democracia..., bem que se poderia chamar outra coisa.

                                      Porque esta gente só se sujeita ao plebiscito popular de 4 em 4 anos.

                                      Depois andam a fazer o que querem.

                                      E só no último ano, ano de eleições é que se recordam outra vez que têm de prestar contas ao povo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                        Chamar ao que temos uma democracia..., bem que se poderia chamar outra coisa.

                                        Porque esta gente só se sujeita ao plebiscito popular de 4 em 4 anos.

                                        Depois andam a fazer o que querem.

                                        E só no último ano, ano de eleições é que se recordam outra vez que têm de prestar contas ao povo.
                                        Chama-se a isso democracia representativa. Democracia directa não me lembro de nenhum país que a tenha.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                          Chamar ao que temos uma democracia..., bem que se poderia chamar outra coisa.

                                          Porque esta gente só se sujeita ao plebiscito popular de 4 em 4 anos.

                                          Depois andam a fazer o que querem.

                                          E só no último ano, ano de eleições é que se recordam outra vez que têm de prestar contas ao povo.
                                          Por acaso discordo por completo do "timbre" do teu post (nem tanto do conteúdo mas mais do timbre)

                                          Agora está na "moda" dizer mal do governo.

                                          Não concordo que este governo seja mau, acho aliás que é bom e tem feito um bom trabalho.

                                          Não percebo a necessidade que as pessoas têm de se vitimizar e atirar sempre as culpas dos seus males para terceiros.

                                          O que se nota é que como resposta ao facto de que agora todos os media andam a cascar no governo, o pessoal vai alegremente atrás.

                                          Espirito critico precisa-se !!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                            Chamar ao que temos uma democracia..., bem que se poderia chamar outra coisa.

                                            Porque esta gente só se sujeita ao plebiscito popular de 4 em 4 anos.

                                            Depois andam a fazer o que querem.

                                            E só no último ano, ano de eleições é que se recordam outra vez que têm de prestar contas ao povo.
                                            E o problema estará só nessa gente?

                                            Não estará também na qualidade do plebiscito popular?

                                            O povo queixa-se mas no fundo quer é ouvir o que lhes é dito.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Por acaso discordo por completo do "timbre" do teu post (nem tanto do conteúdo mas mais do timbre)

                                              Agora está na "moda" dizer mal do governo.

                                              Não concordo que este governo seja mau, acho aliás que é bom e tem feito um bom trabalho.

                                              Não percebo a necessidade que as pessoas têm de se vitimizar e atirar sempre as culpas dos seus males para terceiros.

                                              O que se nota é que como resposta ao facto de que agora todos os media andam a cascar no governo, o pessoal vai alegremente atrás.

                                              Espirito critico precisa-se !!
                                              Gostei dessa do timbre. Dá um toque de classe ao texto.

                                              Mas não sei se reparaste que não falei deste governo. Falei desta gente, numa referência à classe política em geral.

                                              Mas já que te propuseste a fazer a apologia deste governo, tenho de te dizer que não concordo contigo.

                                              Porque objectivamente, este governo é medíocre. Se gostas dele, lá terás as tuas razões e não irei cometer a indelicadeza de fazer as mesmas considerações que acabaste de fazer.

                                              E como sei que por vezes há dias maus, um grande abraço.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                E o problema estará só nessa gente?

                                                Não estará também na qualidade do plebiscito popular?

                                                O povo queixa-se mas no fundo quer é ouvir o que lhes é dito.
                                                No fundo, o que nos falta é mais participação, mais interesse.

                                                Porque se pudéssemos confrontar quem nos governa, de forma mais directa e em períodos mais curtos, os nossos políticos sentiriam a pressão de apresentar resultados.

                                                E repara, que tirei o Parlamento do meio desta conjugação, pois sinto que ele também falha nas tarefas de fiscalização como a grande casa da Democracia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post


                                                  Quanto a mim o que era bom mesmo era existirem politicos honestos...
                                                  Os politicos são apenas o espelho do que a sociedade é no geral...o que vejo é que honestidade e principalmente rectidão! é coisa que falta a muita gente.

                                                  Começa logo pela falta de instrução e bom senso.

                                                  Eu diria que a Democracia é o melhor sistema possível. Temos é que lutar por corrigir alguns problemas de base que o minam...o problema nem é do sistema, mas da sociedade que a serve.

                                                  Votamos de 4 em 4 anos...podemos argumentar que deviam ser menos ou mais, ok. Mas as politicas nunca deveriam ser feitas num tão curto espaço de tempo!!! Isso só as micro-politicas e os remendos...

                                                  Só que os politicos nada podem fazer, já que as pessoas nem têm muitas vezes instrução e além disso tendem a só ver o seu próprio umbigo e resultados fáceis e rápidos -> logo o governo tem de ter medidas a espaços de 4 anos e populistas/de fácil entendimento -> ora, isto nem sempre é o melhor no longo-prazo e o melhor [ponto]

                                                  Acredito que com o tempo as coisas vão melhorando

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Acho que o problema chama-se... partidos políticos.

                                                    Porque o partido ganha, são eleitos deputados para representarem a população que os elegeu... mas na realidade, eles são "paus mandados" da liderança do seu partido. O povo é completamente esquecido. Basta recordar os deputados do PS Madeira.


                                                    Depois raramente temos competentes/estadistas à frente dos partidos. Boa parte, é tão fraco na sua vida profissional que serve-se da política para melhorar a vida, conseguir "status", não tendo perfil para liderar, não sabendo o que é governar (nem a sua casa sabem gerir) e aproveitando para tirar benefícios com o poder que tem. Normalmente, pessoas com esse perfil, preferem seguir a sua vida, os seus negócios.

                                                    Falta políticos que amam o país, faltam políticos que saibam governar e que não sejam "politicamente correctos"


                                                    PS: Vou reflectir melhor sobre o assunto e depois passo cá novamente

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu vejo regimes ditatoriais a subir literalmente da m*rda e a tornarem-se das nações mais ricas e imponentes do mundo. É claro que também há outras qe não saiem do seu ciclo vicioso de golpes de estado e retomas de poder.

                                                      Por outro lado muitas das democracias dos chamados países modernos estão a vir por ai abaixo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Actualmente, não vejo assim tantas nações com ditaduras a subir.

                                                        Se considerares Angola, aquilo até cresce pouco por ser o que é.

                                                        E por falar em África, aquilo é a vergonha. Só ditadores a ficarem ricos e o povo ou morre ou é ajudado pela comunidade internacional

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Na atualidade não conhecemos um sistema melhor. Mas, se a Humanidade avança a mehlor (isso desejo), em 500 anos verá-se à democrácia como um enganho, um sistema onde o poder parece ser do povo, mas na realidade só é uma plutocrácia regida pelo dinheiro, a corrupção e a falta de respeito ao planeta.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                            No fundo, o que nos falta é mais participação, mais interesse.
                                                            Exactamente.

                                                            Porque se pudéssemos confrontar quem nos governa, de forma mais directa e em períodos mais curtos, os nossos políticos sentiriam a pressão de apresentar resultados.

                                                            E repara, que tirei o Parlamento do meio desta conjugação, pois sinto que ele também falha nas tarefas de fiscalização como a grande casa da Democracia.
                                                            Pois, mas se a confrontação continuar a ser a mesma não vamos longe, o problema ainda se agravaria mais.

                                                            Concretizando:
                                                            - O político A promete em campanha uma medida populista como reduzir os impostos e oferecer um microondas a todas as famílias
                                                            - O político B promete em campanha tomar medidas duras e necessárias ao equilíbrio social e económico do país

                                                            Qual é que achas que ganha as eleições? Dou-te algumas pistas: Fátima Felgueiras, Isaltino Morais, Valentim Loureiro, etc... etc...

                                                            Pode parecer snob mas de facto acho que muita gente não tem isenção e capacidade de abstracção suficientes para tomar boas decisões na mesa de voto...

                                                            Agora para mim isso resolve-se com cultura e educação, não com castração de direitos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X