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Experiência FIAT BRAVO Multijet

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    Experiência FIAT BRAVO Multijet

    À pala do seguro andei com um Fiat Bravo 1.6 Multije durante 4 dias!
    Como ja tive oportunidade de o dizer, acho o carro muito giro, e o que experimentei tinha uma cor engraçada, cinza escuro, mas que parecia acastanhado com o sol!
    Em primeiro lugar devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade de construção e de alguns materiais, nem parece um FIAT!
    Não digo isto de forma depreciativa, porque além de gostar de FIAT´s, já tive alguns cá em casa, à muitos anos atrás...
    Acho que a Fiat se esforçou para encurtar distâncias com as referências da classe do Bravo!
    Achei o carro muito fácil de conduzir, apontando apenas dois defeitos! Primeiro, a direcção, que achei muito filtrada e pouco comunicativa! No entanto ressalvo que os termos de comparação são complicados para o FIAT, pois o E92 é fantástico neste aspecto!
    O Carro anda bem, mas falta-lhe alguma genica em baixas....obrigando a recorrer bastante à caixa, que me pareceu precisa e agradável de utilizar!
    Como dou importância ao ambiente a bordo, apraz me dizer que gostei,no geral, mas mudava-lhe alguns pormenores, como a localização de alguns comandos, e a passagem da cor vermelha dos ponteiros, à cor do resto da iluminação, uma vez que, não casa muito bem com o alaranjado, quando o painel está iluminado! Mas isto são pormenores...que não interessa à maior parte das pessoas!
    Achei-o razoavelmente confortável, e silencioso!
    O consumo, sem grandes preocupações, rondou os 7,5 l/ 100 km...
    Surpreendeu me pela positiva este FIAT!

    #2
    Originalmente Colocado por Citation x Ver Post
    À pala do seguro andei com um Fiat Bravo 1.6 Multije durante 4 dias!
    Como ja tive oportunidade de o dizer, acho o carro muito giro, e o que experimentei tinha uma cor engraçada, cinza escuro, mas que parecia acastanhado com o sol!
    Em primeiro lugar devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade de construção e de alguns materiais, nem parece um FIAT!
    Não digo isto de forma depreciativa, porque além de gostar de FIAT´s, já tive alguns cá em casa, à muitos anos atrás...
    Acho que a Fiat se esforçou para encurtar distâncias com as referências da classe do Bravo!
    Achei o carro muito fácil de conduzir, apontando apenas dois defeitos! Primeiro, a direcção, que achei muito filtrada e pouco comunicativa! No entanto ressalvo que os termos de comparação são complicados para o FIAT, pois o E92 é fantástico neste aspecto!
    O Carro anda bem, mas falta-lhe alguma genica em baixas....obrigando a recorrer bastante à caixa, que me pareceu precisa e agradável de utilizar!
    Como dou importância ao ambiente a bordo, apraz me dizer que gostei,no geral, mas mudava-lhe alguns pormenores, como a localização de alguns comandos, e a passagem da cor vermelha dos ponteiros, à cor do resto da iluminação, uma vez que, não casa muito bem com o alaranjado, quando o painel está iluminado! Mas isto são pormenores...que não interessa à maior parte das pessoas!
    Achei-o razoavelmente confortável, e silencioso!
    O consumo, sem grandes preocupações, rondou os 7,5 l/ 100 km...
    Surpreendeu me pela positiva este FIAT!
    Falta de genica em baixas??? Mas não é esse 1.6 mjet o tal, com um binário a rondar os 300nm???

    Comentário


      #3
      7.5L? Isso parece-me um pouco elevado o consumo?

      Comentário


        #4
        Neste relato falta uma coisa importante:
        Dizer qual o E92 que está habituado. Se for 535d é normal o 1.6 ser mau em baixas

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
          Neste relato falta uma coisa importante:
          Dizer qual o E92 que está habituado. Se for 535d é normal o 1.6 ser mau em baixas
          É o 2.0d 177cv. 350nm!!!

          A única coisa que não gostei foi ter de recorrer frequentemente à caixa!
          Mas estava a comparar a direcção do FIAT com a do BMW!
          Mas não interpretem mal as minhas palavras! Eu gostei bastante do BRAVO!
          Editado pela última vez por Citation; 13 March 2009, 04:15.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
            7.5L? Isso parece-me um pouco elevado o consumo?
            A mim também! Mas não tive especial cuidado!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
              Falta de genica em baixas??? Mas não é esse 1.6 mjet o tal, com um binário a rondar os 300nm???
              É esse mesmo!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                Falta de genica em baixas??? Mas não é esse 1.6 mjet o tal, com um binário a rondar os 300nm???
                Que interessam os números absolutos, quando o que realmente importa é saber onde ou quando eles estão disponiveis?

                Mas não deixa de ser curioso
                Ainda não tive oportunidade de experimentar esse motor, mas pelo que descreves parece ser uma caracteristica tranversal aos varios Multijet.
                Abaixo das 2000 não há motor.
                Tanto os 1.3 M-jet, sejam de 70, 90cv, como o 1.9Mjet de 140 que experimentei num Stilo sempre apresentaram essa anemia excessiva em baixas rotações.
                O único que até agora e que experimentei e não sofria desse mal era o 1.9 JTD de 80cv que equipava o Punto II.
                A partir das 1500 tinhamos motor para dar e vender. Era um motor bastante mais agradavel de utilizar que o mais recente 1.3 M-jet de 90.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                  Que interessam os números absolutos, quando o que realmente importa é saber onde ou quando eles estão disponiveis?

                  Mas não deixa de ser curioso
                  Ainda não tive oportunidade de experimentar esse motor, mas pelo que descreves parece ser uma caracteristica tranversal aos varios Multijet.
                  Abaixo das 2000 não há motor.
                  Tanto os 1.3 M-jet, sejam de 70, 90cv, como o 1.9Mjet de 140 que experimentei num Stilo sempre apresentaram essa anemia excessiva em baixas rotações.
                  O único que até agora e que experimentei e não sofria desse mal era o 1.9 JTD de 80cv que equipava o Punto II.
                  A partir das 1500 tinhamos motor para dar e vender. Era um motor bastante mais agradavel de utilizar que o mais recente 1.3 M-jet de 90.
                  Pelo que o pessoal diz aqui no fórum, esse valor de binário esta disponível a partir das 1500rpm.
                  Atenção, eu não estou a defender o fiat. Só acho estranho o user dizer que o carro tem umas baixas que desiludem um pouco e forçam o recurso a caixa, quando falamos de um carro com cerca de 300nm. As baixas deviam ser o seu forte.
                  Editado pela última vez por senhorpedro; 13 March 2009, 09:45.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                    Neste relato falta uma coisa importante:
                    Dizer qual o E92 que está habituado. Se for 535d é normal o 1.6 ser mau em baixas
                    O E92 nunca poderá ser o 535d pois é um série 3

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                      Pelo que o pessoal diz aqui no fórum, esse valor de binário esta disponível a partir das 1500rpm.
                      Atenção, eu não estou a defender o fiat. Só acho estranho o user dizer que o carro tem umas baixas que desiludem um pouco e forçam o recurso a caixa, quando falamos de um carro com cerca de 300nm. As baixas deviam ser o seu forte.

                      Pois, mas foi o que eu senti...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Citation x Ver Post
                        Pois, mas foi o que eu senti...
                        ...e eu não estou a contestar nem nada que se pareça. Mas se tu sentiste isso, "algo vai mal no reino da Dinamarca". Um carro com 290nm não pode ter baixas más. Podia ser avaria do modelo. (?)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                          ...e eu não estou a contestar nem nada que se pareça. Mas se tu sentiste isso, "algo vai mal no reino da Dinamarca". Um carro com 290nm não pode ter baixas más. Podia ser avaria do modelo. (?)
                          Ai pode pode.

                          O Stilo 1.9 Mjet com 140cv em baixas era fraquinho e estamos a falar de um carro com 305Nm.

                          Quando os carros tornam-se turbo-dependentes, os números absolutos não estão lá quando queremos, mas apenas quando a turbina decide pôr-se a mexer!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                            Ai pode pode.

                            O Stilo 1.9 Mjet com 140cv em baixas era fraquinho e estamos a falar de um carro com 305Nm.

                            Quando os carros tornam-se turbo-dependentes, os números absolutos não estão lá quando queremos, mas apenas quando a turbina decide pôr-se a mexer!

                            Sim ´tá bem. Percebo o que queres dizer. Mas estamos a falar de um carro em que o binário máximo surge por volta das 1500rpm. Se calhar não é tão bom em baixas como já li por aqui.

                            Comentário


                              #15
                              Já conduz um Bravo 1.6 Multijet 105cv/290Nm@1.500rpm. Têm melhores melhores baixas que o Mazda 3 1.6 MZCD 110cv/245Nm@1.750pm que tenho.

                              Neste teste até acusou 320Nm às 2.000rpm. Para um 1.6 com 105cv é um valor muito bom. Não há nada de parecido na concorrência.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                Já conduz um Bravo 1.6 Multijet 105cv/290Nm@1.500rpm. Têm melhores melhores baixas que o Mazda 3 1.6 MZCD 110cv/245Nm@1.750pm que tenho.

                                Neste teste até acusou 320Nm às 2.000rpm. Para um 1.6 com 105cv é um valor muito bom. Não há nada de parecido na concorrência.
                                Então sou eu, que estou habituado ao BMW!
                                Mas repito, gostei muito do BRAVO!

                                Comentário


                                  #17
                                  Não precisas estar sempre a dizer que gostaste do carro. Eu não gostei. lol

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                    Não precisas estar sempre a dizer que gostaste do carro. Eu não gostei. lol

                                    Eu tambem não gostei do espaço interior, luminosidade e de alguns forros e acabamentos (iguais a um Punto que tive em 1995).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                      Não precisas estar sempre a dizer que gostaste do carro. Eu não gostei. lol
                                      Eu estou sempre a dizer que gostei do carro, porque realmente gostei dele e já se sabe que por aqui acontecem muitas confusões, e o meu post não pretende ser incendiário!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por miguel_ant Ver Post
                                        Eu tambem não gostei do espaço interior, luminosidade e de alguns forros e acabamentos (iguais a um Punto que tive em 1995).
                                        Já passaram 15 anos. A vista pode ter piorado. lol

                                        Originalmente Colocado por Citation x Ver Post
                                        Eu estou sempre a dizer que gostei do carro, porque realmente gostei dele e já se sabe que por aqui acontecem muitas confusões, e o meu post não pretende ser incendiário!
                                        Eu entendi a razão. Quem não entendeu a primeira não vale a pena o tempo perdido. :P

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                          Não precisas estar sempre a dizer que gostaste do carro. Eu não gostei. lol


                                          Não gostaste porquê?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por fany Ver Post
                                            Não gostaste porquê?
                                            Não gostei da estectica do interior. E isso é algo fundamental porque é lá que passamos o tempo todo.

                                            De resto gostei do carro. O motor é que é fabuloso. O que conduzi foi o 1.6 Multijet 105cv.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                              Não gostei da estectica do interior. E isso é algo fundamental porque é lá que passamos o tempo todo.

                                              De resto gostei do carro. O motor é que é fabuloso. O que conduzi foi o 1.6 Multijet 105cv.
                                              É esse que eu tenho na versão Emotion.
                                              O interior pode não ser nada de extraordinário, mas o do focus ainda é pior (andei indeciso entre os 2). O Blue&Me é muito bom, a entrada para a pen
                                              dá jeito e o som que sai das 8 colunas é bastante razoável.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                Já passaram 15 anos. A vista pode ter piorado. lol
                                                Olha que eu tenho um Punto I e outro II em casa e há vários acabamentos, em termos de fixações e soldaduras, que acho bem mais perfeitos no I do que no II

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já testei um Delta 1.6 mjet de 120 cv e 300 Nm, e achei-o muito pior em baixas do que o meu Laguna 1.9 dCi, que tem exactamente as mesmas especificações, mas com o binário máximo a surgir em rotações mais altas.

                                                  Ainda ninguém me conseguiu explicar este mistério. Que a diferença é notória, disso não tenho qualquer dúvida!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                                    Já testei um Delta 1.6 mjet de 120 cv e 300 Nm, e achei-o muito pior em baixas do que o meu Laguna 1.9 dCi, que tem exactamente as mesmas especificações, mas com o binário máximo a surgir em rotações mais altas.

                                                    Ainda ninguém me conseguiu explicar este mistério. Que a diferença é notória, disso não tenho qualquer dúvida!
                                                    Provavelmente, o 1.9dCi será melhor entre as 1000 e as 1500rpm, devido à maior cilindrada, já que o turbo no 1.6MJet ainda se deve encontrar adormecido nessa faixa de rotação. Apartir das 1500/1750rpm, o 1.6 tem obrigação de ser mais rápido.

                                                    Ou mais simples que isso, o motor do Delta poderia estar ainda na rodagem e um bocado preso por essa mesma razão

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      No Delta 1.6 de 120 que testei achei a caixa muito longa, mais que no Bravo. Ao mesmo tempo a curva de binário não é propriamente plana, o que significa que tens o mesmo valor (300NM) mas num pico. Acredito que o 1.9DCI seja um motor mais "redondo" de explorar nem que seja pelo acréscimo de cilindrada.

                                                      Os motores Fiat (Diesel) sempre se caracterizaram por serem motores que exigem alguma rotação para mostrarem algum vigor

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por P0rn-Star Ver Post
                                                        No Delta 1.6 de 120 que testei achei a caixa muito longa, mais que no Bravo. Ao mesmo tempo a curva de binário não é propriamente plana, o que significa que tens o mesmo valor (300NM) mas num pico. Acredito que o 1.9DCI seja um motor mais "redondo" de explorar nem que seja pelo acréscimo de cilindrada.

                                                        Os motores Fiat (Diesel) sempre se caracterizaram por serem motores que exigem alguma rotação para mostrarem algum vigor
                                                        O 1.6 não é um motor qualquer...não é morto em baixas.

                                                        E o 1.9 dci só é mais "redondo" porque facilita para levar para a oficina, pode ir a rebolar pelo chao....não te cansas tanto a carrega-lo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                                          O 1.6 não é um motor qualquer...não é morto em baixas.

                                                          E o 1.9 dci só é mais "redondo" porque facilita para levar para a oficina, pode ir a rebolar pelo chao....não te cansas tanto a carrega-lo.
                                                          Essa foi um bocado de fan-boy pa!

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                                            O 1.6 não é um motor qualquer...não é morto em baixas.

                                                            E o 1.9 dci só é mais "redondo" porque facilita para levar para a oficina, pode ir a rebolar pelo chao....não te cansas tanto a carrega-lo.

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