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Ida à revisão provoca avaria.

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    Ida à revisão provoca avaria.

    Pois é amigos, fui eu á revisão (75.000Km) com o meu ibiza tdi sport van com dois anos e dois meses em que o ar condicionado sempre funcionou até á ida a esta revisão, só que depois de sair da revisão e passados alguns kilometros em que foi necessário ligar o ar condicionado, verifico que não saía ar fresco, apenas ventilação, como já não era viavel para mim voltar á oficina, voltei no dia seguinte (ontem dia 2), depois de expor a situação foi-me dito que era uma coincidência, pois não tinham mexido no ar condicionado, mas iam ligar o carro a máquina para saber o que se passava.
    Depois de algum tempo aparece o chefe da oficina a informar que o diagnóstico não indicava nenhuma avaria, no entanto tinham verificado que era uma avaria mecânica no compressor do ar condicionado e que não seria da responsabilidade deles.
    Desde já agradeço a v./ paciência para ler este testamento, mas gostava que me dissessem o que devo fazer já que o valor do compressor é de 720€ e o carro já não está na garantia.

    #2
    citação:Originalmente colocada por Xenon

    Pois é amigos, fui eu á revisão (75.000Km) com o meu ibiza tdi sport van com dois anos e dois meses em que o ar condicionado sempre funcionou até á ida a esta revisão, só que depois de sair da revisão e passados alguns kilometros em que foi necessário ligar o ar condicionado, verifico que não saía ar fresco, apenas ventilação, como já não era viavel para mim voltar á oficina, voltei no dia seguinte (ontem dia 2), depois de expor a situação foi-me dito que era uma coincidência, pois não tinham mexido no ar condicionado, mas iam ligar o carro a máquina para saber o que se passava.
    Depois de algum tempo aparece o chefe da oficina a informar que o diagnóstico não indicava nenhuma avaria, no entanto tinham verificado que era uma avaria mecânica no compressor do ar condicionado e que não seria da responsabilidade deles.
    Desde já agradeço a v./ paciência para ler este testamento, mas gostava que me dissessem o que devo fazer já que o valor do compressor é de 720€ e o carro já não está na garantia.
    Boas caricato coincidencia ou não o ar condicionado de uma Ibiza de 2003 da empresa deixou ontem de funcionar, levei a uma casa da especialidade e paguei 40 euros para encher de novo não tinha fuga por alguma razão o gas evaporou mas já esta a funcionar, vai a uma casa da especialidade e confirma esse diagnostico.
    Abraço RMVC

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      #3
      Pode ter sido uma simples coincidencia o a/c ter avariado depois da revisão, como também pode ter sido algum xico-esperto da oficina que te lixou isso! o problema está em prova-lo!
      O meu conselho é levares o carro a uma oficima que trabalhe com ar condicionado e pedir a opinião deles, e aí já podes ver se os gajos que te fizeram a revisão te estão a enrolar ou não.

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        #4
        e um risco...

        e como ir a um hospital,entrar com uma dorzita na perna e sair de la com hepatite...ou coisas do genero.


        acontece,tal como nos hospitais ninguem e responsavel...aguenta-te a bronca!

        para a proxima vais a outro sitio..

        Comentário


          #5
          Amigo tokio você deve trabalhar nalgum sitio em que ninguem tem responsabilidade por nada, ou será que trabalha na oficina de que eu falo. Ou então parece que não sabe o que escreve. É incrivel a sua resposta.[8]

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por tokyo


            acontece,tal como nos hospitais ninguem e responsavel...aguenta-te a bronca!

            Não é bem assim, se o carro entrou com tudo a funcionar bem, tem que sair de lá a funcionar tudo como estava, ou pelo menos devia.

            Comentário


              #7
              O problema que aí tens, é conseguir provar que ele danificaram o compressor...

              Como já foi dito, vai a uma casa da especialidade e pede para eles verem.

              Em todo o caso, visto que a garantia acabou à 2meses (carro tinha 2 anos de garantia, certo?), manda uma carta para a Seat de portugal a perguntar se não assumem o arranjo, é que por 2 meses é que cai fora da garantia...

              Boa sorte.

              Abraços

              Comentário


                #8
                olha que normalmente os vag tem defeitos nesse componente, devias falar com a oficina para ver se a seat nao comparticipa essa avaria. e manda a carta para a seat na mesma.

                Comentário


                  #9
                  Por causa de histórias dessas e pela falta de competência das oficinas Seat, pelo menos em Lisboa, é que me fartei e vendi o meu.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Xenon

                    Pois é amigos, fui eu á revisão (75.000Km) com o meu ibiza tdi sport van com dois anos e dois meses em que o ar condicionado sempre funcionou até á ida a esta revisão, só que depois de sair da revisão e passados alguns kilometros em que foi necessário ligar o ar condicionado, verifico que não saía ar fresco, apenas ventilação, como já não era viavel para mim voltar á oficina, voltei no dia seguinte (ontem dia 2), depois de expor a situação foi-me dito que era uma coincidência, pois não tinham mexido no ar condicionado, mas iam ligar o carro a máquina para saber o que se passava.
                    Depois de algum tempo aparece o chefe da oficina a informar que o diagnóstico não indicava nenhuma avaria, no entanto tinham verificado que era uma avaria mecânica no compressor do ar condicionado e que não seria da responsabilidade deles.
                    Desde já agradeço a v./ paciência para ler este testamento, mas gostava que me dissessem o que devo fazer já que o valor do compressor é de 720€ e o carro já não está na garantia.
                    Se fores de Lisboa consulta o site: [u]www.diavia.pt</u> e contacta-os.

                    Se calhar logo à cabeça poupas uns trocos valentes e vai na volta o compressor está bom.

                    Infelizmente cada vez mais os verdadeiros mecânicos estão a ser substituídos por "gajos-com-umas-horas-de-formação-para-trabalhar-com-o-computador-de-diagnósticos-de-cada-marca" e seguirem à risca o que o computador diz (e respectivamente da solução mais cara para a mais barata[xx(]).

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por JNuno

                      Infelizmente cada vez mais os verdadeiros mecânicos estão a ser substituídos por "gajos-com-umas-horas-de-formação-para-trabalhar-com-o-computador-de-diagnósticos-de-cada-marca" e seguirem à risca o que o computador diz (e respectivamente da solução mais cara para a mais barata[xx(]).
                      Por acaso tens alguma razão... e a ***** (€) maior é que nem sabem procurar os problemas se o PC não lhes disser taxativamente que o componente X está avariado.

                      Muitos não sabem fazer cruzamento de dados (pensar...) e verificar que há informações discrepantes entre 2 ou 3 sensores! Ou que o sensor de temperatura do motor está "perfeito" mas que indica 95ºC com o motor quase frio... o PC diz que está bom! Até lá diz no portátil que está a 94,57ºC! Que interessa que o carro esteja a trabalhar há 45 segundos e tivesse estado parado no parque da oficina desde as 17H do dia anterior? O PC diz que está OK!



                      Bem... pode ser uma grande coincidência... as minhas orelhas dizem que há coisas dessas, ainda que pareçam difíceis... mas lá que há, há!

                      Vê no teu manual qual é o fusível do compressor do AC e testa-o ou troca-o (deve ser menos de 1€). Se continuar a não dar frio, faz o que disse o Nuno, vai à Diavia ou a outros que tratem habitualmente de AC. Pode ter havido realmente alguma infeliz coincidência...


                      O que é que foi feito agora na revisão? Alguma substituição de alguma coisa que pudesse eventualmente estar perto do compressor e sua ficha de ligação? Nada de correias?

                      Comentário


                        #12
                        Ainda ontem esteve um tipo na minha oficina e disse que tinha ido com o carro a maquina e que tinha o medidor de ar avariado, realmente ele tinha um erro nessa peça, mas causado por um tubo de intercooler rasgado. no caso deste ibiza axo mt dificil que na maquina seja detectada avaria, visto que e um componente em parte accionado por meio mecanico.

                        Comentário


                          #13
                          deixa estar tive um ibiza com climatronic em que o a/c nunca funcionou correctamente... foi carregado varias vezes e andava uns dias e depois nada de ar frio... farto das incompetencias das oficinas(pq foram duas que resolveram o problema que ficou semprer igual) troquei de carro... o actual dono ainda andas ás turras para resolver o problema...
                          ps troquei o carro com ano e meio pq já estava farto de ver as oficinas da seat... todos os meses fazia um visitinha...

                          Comentário


                            #14
                            pode ter sido coincidência..........ou pode ter acontecido uma coisa que aconteceu ao meu pai há muitos anos.......

                            trocaram o teu compressor bom por um estragado de um mecanico ou algo do género........

                            mas provavelmente foi uma coincidencia apenas

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                              pode ter sido coincidência..........ou pode ter acontecido uma coisa que aconteceu ao meu pai há muitos anos.......

                              trocaram o teu compressor bom por um estragado de um mecanico ou algo do género........

                              mas provavelmente foi uma coincidencia apenas

                              Acho que partia para a ignorãncia...

                              Comentário


                                #16
                                Mesmo que a oficina não queira assumir responsabilidades,
                                podes sempre expor a situação no livro de reclamações.
                                Essa já lá fica registada!

                                Comentário


                                  #17
                                  Já agora, mais uma coisa engraçada, aquando da abordagem acerca da revisão, foi-me informado que aos dois anos é altura de substituir o óleo de travões (para mim uma grande novidade, uma vez que ao longo da vida já tive nove viaturas e nunca tinha ouvido falar em tal coisa,e por isso não aceitei por agora fazer essa troca.) Será que isso foi suficiente para me fazerem tal coisa.
                                  Estou mortinho por comecar a falar em nomes, uma vez que desde a aquisição do carro que as coisas foram pouco transparentes em relação ao que constava no catálogo em termos de extras (luzes no porta luvas, no cinzeiro, entre outras coisas), que acabei por esquecer, agora isto é demais.
                                  Este concessionário Seat parece-me que começa a não ter condições de continuar como tal.[8]

                                  Comentário


                                    #18
                                    entao mas qual é o tipo de provas que tens para fundamentar o argumento?
                                    qual é a razao que te permite dizer que foi problema da oficina e nao um "acaso"?
                                    é que as coisas podem avariar em qualquer dia, nao escolhem alturas.

                                    quanto ao oleo dos travoes, é pena nao ter aceite, porque é recomendaçao GERAL (sim, de TODAS as marcas) troca-lo de 2 em 2 anos. se nunca lhe fizeram a troca, é problema dos mecanicos por onde andaste. na maiorparte dos casos vem até no manual ou no livro de revisoes!!! o que está em causa nao é nada importante, é apenas a segurança de todos os que calham passar perto do teu carro.

                                    o melhor que tens a fazer agora é ir a uma oficina da TUA confiança e pedir para te verificarem se o compressor foi trocado ou "manipulado" (alguem experiente e conhecedor sabe detectar esses pormenores). arranjar ainda registos fotograficos de TUDO o que for feito e descoberto, e a opiniao de alguem qualificado e independente.
                                    tudo isso paga-se e bem (para alem do arranjo), mas se tens a certeza que foi problema da oficina da Seat, tens que encarar isso como um investimento ja que vais ver o dinheiro de volta, seja em tribunal, seja com um acordo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eliselotus, claro que eu não posso garantir que a avaria foi provocada na oficina, mas que o carro entrou com o ar condicionado a funcionar e saiu com ele avariado, isso eu garanto.
                                      Quanto ao óleo de travões, eu apenas disse que desconhecia tal facto, no entanto como referes é apenas uma recomendação das marcas.;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Muito estranho... duvido que consigas provar que foram eles que estragaram... é que nao vejo numa revisão como podem afectar o AC...

                                        Comentário


                                          #21
                                          O melhor será mesmo pedir opinião a uma casa da especialidade até para explicarem melhor qual o problema do compressor e quais as possíveis soluções já que por norma os concessionários partem logo para a solução mais fácil que é trocar por novo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            acho que devias mesmo como já for dito ir a uma casa da especialidade para te diagnosticarem isso.........

                                            tiveste 9 viaturas e nunca mudaste o oleo dos travoes?[:0] ......qual foi o max de tempo que já tiveste um carro?

                                            Comentário


                                              #23
                                              No máximo ao fim de 3 anos esse fluido dos travões deveria ser integralmente renovado. Não se trata apenas de uma recomendação das marcas (no sentido de ser melhor mas não obrigatório), é mesmo uma das tarefas a realizar nas intervenções programadas, para quem segue os planos de manutenção oficiais.

                                              Caso não se queira gastar esses 10 ou 20€ "à toa", há uns aparelhos de teste que medem a temperatura de ebulição do líquido e permitem verificar assim a sua qualidade. No entanto, a eventual corrosão já formada nas pinças e noutros pontos do circuito não desaparecerá com a substituição integral do fluido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Posso vos dizer que ainda tenho um carro com oito anos e cerca de 230.000 Km, comprado por mim (novo)em que o óleo de travões nunca foi mudado, porque também nunca me disseram para o fazer, em relação a este carro já me parece preocupante, não é?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ainda trava?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Como qualquer óleo, o do circuito de travagem perde qualidades com o uso, mesmo que não esteja contaminado com humidade. Como a degradação é lenta, o condutor vai-se habituando às diferenças de travagem e quando há um azar, há sempre outros factores externos que ajudam a mascarar a ineficiencia dos travões.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Cheira-me a que alguem estava a precisar dessa peça avariada, já não eras o primeiro a quem trocavam uma peça velha por uma nova(do cliente).

                                                      Ps não estou a falar concretamente dessa oficina!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tive uma situação semelhante há uns meses.

                                                        Levei o carro à FIAT para trocar uma peça na suspensão e mal saí da oficina reparei num aviso no painel de uma anomalia nas velas de pré-aquecimento. toca a gastar mais uns trocos. Foi um coincidencia do diabo (espero eu).



                                                        R.G.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por HondaVFR

                                                          Cheira-me a que alguem estava a precisar dessa peça avariada, já não eras o primeiro a quem trocavam uma peça velha por uma nova(do cliente).

                                                          Ps não estou a falar concretamente dessa oficina!!
                                                          Infelizmente é o que eu acho também.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por BD

                                                            citação:Originalmente colocada por HondaVFR

                                                            Cheira-me a que alguem estava a precisar dessa peça avariada, já não eras o primeiro a quem trocavam uma peça velha por uma nova(do cliente).

                                                            Ps não estou a falar concretamente dessa oficina!!
                                                            Infelizmente é o que eu acho também.
                                                            ´

                                                            nao havias de ser o 1º.

                                                            vê se as fixações foram mexidas, se tiverem sido ..... ainda aparece aqui outro no AHO a reclamar....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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