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Óleo para Lybra 1.9 Jtd

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    Óleo para Lybra 1.9 Jtd

    A Primavera aproxima-se da Polónia a passos... curtos, portanto aproxima-se a hora de mudar o óleo da viatura, trata-se de uma carrinha Lancia Lybra com motor 1.9 Jtd de 105 cv.

    O manual de instruções recomenda o óleo da Fiat, o Selenia 5w40 (sintético) mas estou com umas duvidas...

    - O carro foi comprado usado portanto não tenho noção do tipo de óleo que foi usado anteriormente.

    - Um óleo 10w40 (semi-sintético) serve para estes motores? A Lybra tem cerca de 180.000 Km, é usada frequentemente em cidade, com algum pára-arranca e faço cerca de 300 km por mês.

    A diferença de preço por litro entre um 5w40 e um 10w40 é substancial, o que dizem sobre isto tudo?

    #2
    5w40 é sempre aconselhável pois protege melhor.

    Pretendes manter isso durante 1 ano ou é para chegar ao inverno e mudar?

    Abraço.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
      5w40 é sempre aconselhável pois protege melhor.

      Pretendes manter isso durante 1 ano ou é para chegar ao inverno e mudar?

      Abraço.
      Obrigado pela resposta. Tenciono mudar agora e deixar andar até fazer pelo menos 15.000 Km (a Lancia recomenda a muda a cada 20.000) mas estou a ser optimista pois este motor consume um pouco de óleo.

      O que me deixa em duvida é o facto de não ser recomendada a utilização de óleo sintético em motores que já levaram óleo semi-sintético, o que pode ser perfeitamente o caso da minha Lybra.

      Tendo em conta isto e o facto do motor ter quase 200.000 Km valerá a pena o 5w40 ou um 10w40?

      Comentário


        #4
        Se estás na polónia, eu apostava no 5W40, isto se é esse o óleo recomendado pela Lancia para esse carro.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por luis.filipe Ver Post
          Se estás na polónia, eu apostava no 5W40, isto se é esse o óleo recomendado pela Lancia para esse carro.
          Sim estou na Polónia (aqui ainda fazem 0! )

          O manual do carro recomenda o Selenia Turbo Diesel 5w40 para países com temperaturas baixas a questão que ainda não entendi é a tal de ser um desperdício usar óleo sintético em carros que já levaram óleo semi-sintético.

          Acontece que aqui atrasado acrescentei um litro de 10w40

          Não sei o que decidir.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
            Obrigado pela resposta. Tenciono mudar agora e deixar andar até fazer pelo menos 15.000 Km (a Lancia recomenda a muda a cada 20.000) mas estou a ser optimista pois este motor consume um pouco de óleo.

            O que me deixa em duvida é o facto de não ser recomendada a utilização de óleo sintético em motores que já levaram óleo semi-sintético, o que pode ser perfeitamente o caso da minha Lybra.

            Tendo em conta isto e o facto do motor ter quase 200.000 Km valerá a pena o 5w40 ou um 10w40?
            O oleo recomendado é o sintetico 0W40 ou o 5W40.
            Podes por o semi-sintetico, que não faz mal nenhum.

            Agora talvez por prevenção ia para o 5W40 embora o 10W40 não cause nenhum problema ao motor

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
              O oleo recomendado é o sintetico 0W40 ou o 5W40.
              Podes por o semi-sintetico, que não faz mal nenhum.

              Agora talvez por prevenção ia para o 5W40 embora o 10W40 não cause nenhum problema ao motor
              Obrigado Alpiger

              Tenho aqui perto uma espécie de Norauto (Feu Vert) que faz esses serviços rápidos, a escolha de óleos é imensa (em bidon ou em lata) de tal forma que fiquei com uma duvida de palmatória...

              Os motores Turbo Diesel actuais precisam de um óleo especifico para Diesel ou qualquer 5w40 ou 10w40 serve? Esses óleos servem para Ottos e Diesel?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                Obrigado Alpiger

                Tenho aqui perto uma espécie de Norauto (Feu Vert) que faz esses serviços rápidos, a escolha de óleos é imensa (em bidon ou em lata) de tal forma que fiquei com uma duvida de palmatória...

                Os motores Turbo Diesel actuais precisam de um óleo especifico para Diesel ou qualquer 5w40 ou 10w40 serve? Esses óleos servem para Ottos e Diesel?

                Os óleos de otto e diesel penso que tenham de ser diferentes.
                Se a Lancia recomenda o Selenia, prepara-te para uma coisa: o preço
                Mas que é bom é.
                O meu Stilo a gasosa só "bebe" Selenia 20k e até agora nunca notei consumo de óleo nenhum.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                  Obrigado Alpiger

                  Tenho aqui perto uma espécie de Norauto (Feu Vert) que faz esses serviços rápidos, a escolha de óleos é imensa (em bidon ou em lata) de tal forma que fiquei com uma duvida de palmatória...

                  Os motores Turbo Diesel actuais precisam de um óleo especifico para Diesel ou qualquer 5w40 ou 10w40 serve? Esses óleos servem para Ottos e Diesel?
                  Os oleos mais modernos e avançados (100% sinteticos) dão para diesel e otto embora existam alguns especificos só para os diesel, para motores TDI (VAG) e com filtros de particulas.

                  O JTD da Fiat/Lancia penso que não requer nenhuma especificação especial.

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado a todos mais uma vez.

                    O óleo Selenia é de facto caríssimo! A Fiat vende muitos carros baratos mas no que toca a óleos é pela medida grande.

                    Também me quis parecer que os sintéticos servem para Otto e Diesel.

                    Comentário


                      #11
                      Isso não tem de levar obrigatoriamente Selenia. Claro que a Selenia não se importa dessa "fama" .

                      Eu também usaria o 5w40 pois já permite um bom arranque a frio e mantém-se bastante estável com as temperaturas do verão.

                      Tendo em conta o ano de construção do teu motor, ele deve necessitar da norma B3. Nos óleos que dão para gasolina e para gásoleo vais encontrar na etiqueta uma referência do género "A3/B3 API SL/CF".

                      O "A" siginifica gasolina e o "B" gásoleo, os números são requisitos das normas. Se por acaso for um óleo só para diesel ou só para gasolina vem referenciado só uma das normas, por exemplo "A3 API SL" ou "B3 API CF", além de que geralmente os óleos para Diesel vêm descritos na embalagem como sendo espeficiamente para isso.

                      Confirma no manual mas desde que tenha pelo menos a norma B3, é sempre andar.

                      Abraço.

                      Comentário


                        #12
                        Eu tenho o 1.9 JTD mas num AR 147,

                        Vivo na Austria e como tal somos +- vizinhos, em especial a nivel de temperaturas, aqui o óleo recomendado é Shell Helix 10-40W ou o que sempre usei desde o principio o Shell Helix Ultra 5-40W.

                        Nao é dos mais baratos mas vale a pena.

                        Nestes climas nao uses nada que nao seja 100% sintético devido às temperaturas negativas,

                        cumps

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por atlante Ver Post
                          Eu tenho o 1.9 JTD mas num AR 147,

                          Vivo na Austria e como tal somos +- vizinhos, em especial a nivel de temperaturas, aqui o óleo recomendado é Shell Helix 10-40W ou o que sempre usei desde o principio o Shell Helix Ultra 5-40W.

                          Nao é dos mais baratos mas vale a pena.

                          Nestes climas nao uses nada que nao seja 100% sintético devido às temperaturas negativas,

                          cumps
                          Hallo Nachbar!

                          Tendo em consideração o que referiste (sobre o frio) fui falar com os meus colegas aqui na fábrica. Um deles tem um Citroen Xantia TD e o outro um Mondeo TD todo podre. Aqueles carros são tratados como tractores!
                          Levam óleo 10w40 ou mesmo 15w40 e rolam mesmo quando fazem aqueles picos de - 10 ou menos 18!!!

                          Não quero tratar o meu Lancia assim ainda para mais tenho garagem estrela e durante 4 meses as temperaturas durante a noite são quase sempre negativas ou pouco acima de 0.

                          Portanto o ideal será mesmo um óleo do tipo sintético, tenho de ver preços em conta.

                          Comentário


                            #14
                            Agradeço a todos os preciosos conselhos, foram uma grande ajuda!

                            Comentário


                              #15
                              O óleo recomendado para o Lybra JTD (todos os modelos) é o Selenia WR (Wide Range) do tipo 5w-40, custa uma pipa de massa por litro!!!

                              Alguém com motores JTD ou JTDM que coloque outras marcas de óleos?

                              Se sim, quais os resultados? Sentem diferença nos consumos de óleo ou no rendimento do carro?

                              Comentário


                                #16
                                Tenho usado este no meu 147 jtd 115 cv e sempre com bons resultados:

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por maven Ver Post
                                  Tenho usado este no meu 147 jtd 115 cv e sempre com bons resultados:
                                  Alguem me pode arranjar o plano de manutençao do 147 jtd 115 de 2001-03?

                                  Se nao tÊm isso, ao menos sabem de quantos em quantos mil troca a correia??

                                  abç

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                    Alguem me pode arranjar o plano de manutençao do 147 jtd 115 de 2001-03?

                                    Se nao tÊm isso, ao menos sabem de quantos em quantos mil troca a correia??

                                    abç
                                    ´
                                    Depois posso fazer um scan ao plano de manutenção, e quanto a correia tenho a impressão que é para mudar aos 60 mil kms, o meu tem 52mil e vou muda-la agora, pois alem dos kms ja tem 6 anos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A correia do JTD 115cv (que é igualzinho ao meu de 110cv) muda aos 120mil kms ou 5 anos, o que ocorrer primeiro. Ainda referem que a meio desse intervalo, 60mil kms, se proceda a uma inspecção visual do estado da mesma.

                                      Cumprimentos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por maven Ver Post
                                        ´
                                        Depois posso fazer um scan ao plano de manutenção, e quanto a correia tenho a impressão que é para mudar aos 60 mil kms, o meu tem 52mil e vou muda-la agora, pois alem dos kms ja tem 6 anos.
                                        acho que ja me puseram isso no topico Alfa Romeo no forum geral

                                        A correia muda aos 120 mil.

                                        Obrigado na mesma

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                          Alguem me pode arranjar o plano de manutençao do 147 jtd 115 de 2001-03?

                                          Se nao tÊm isso, ao menos sabem de quantos em quantos mil troca a correia??

                                          abç
                                          Ó Sotor, dá uma vista de olhos nisso ;)

                                          http://aftersales.fiat.com/elum/main...prodID=2002000

                                          btw, troquei semana passado o óleo da minha..
                                          Selénia Turbo Diesel 10W40 -> 49,90€ 5l
                                          Editado pela última vez por Mazzeo; 17 May 2009, 17:44.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                            Ó Sotor, dá uma vista de olhos nisso ;)

                                            http://aftersales.fiat.com/elum/main...prodID=2002000

                                            btw, troquei semana passado o óleo da minha..
                                            Selénia Turbo Diesel 10W40 -> 49,90€ 5l
                                            já vi aí xD

                                            Mas ai so tem desde 2005.

                                            Pensava que o 1.9 unijet 115 tinha manutençao diferente, mas afinal é igual 20 em 20 k, correia aos 120, tá fixe

                                            mais uma vez, tks

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                              já vi aí xD

                                              Mas ai so tem desde 2005.

                                              Pensava que o 1.9 unijet 115 tinha manutençao diferente, mas afinal é igual 20 em 20 k, correia aos 120, tá fixe

                                              mais uma vez, tks
                                              yap, é igual...
                                              Podes sacar o manuel do Lybra que tem o mesmo motor...
                                              sempre se tira mais algumas informações...

                                              Comentário

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