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O Futuro da BMW: Poupar

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    O Futuro da BMW: Poupar

    Olá,
    Da noticia :

    Agncia Financeira - Lucros da BMW caíram 90% em 2008

    "O presidente executivo proclamou, simultaneamente, que o lema da BMW para os próximos tempos será poupar.
    Até 2012, haverá uma redução de custos de material da ordem dos quatro mil milhões de euros."

    Onde acham que vão poupar? Stock, Logistica ou mesmo qualidade?

    Para se poupar 4 000 milhoes (não diz por ano ou nos próximos 3 anos) e tendo em conta (dados da noticia) que a bmw produz 1,4 milhões de veículos/ano será algo entre 1000 a 4000 dolares por carro.

    Infelizmente os dados nao serao divulgados: Onde pouparam 4 mil milhoes de dolares....
    Editado pela última vez por Superfast; 18 March 2009, 16:03.

    #2
    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
    Olá,
    Da noticia :

    Agncia Financeira - Lucros da BMW caíram 90% em 2008

    "O presidente executivo proclamou, simultaneamente, que o lema da BMW para os próximos tempos será poupar.
    Até 2012, haverá uma redução de custos de material da ordem dos quatro mil milhões de euros."

    Onde acham que vão poupar? Stock, Logistica ou mesmo qualidade?

    Para se poupar 4 000 milhoes (não diz por ano ou nos próximos 3 anos) e tendo em conta (dados da noticia) que a bmw produz 1,4 milhões de veículos/ano será algo entre 1000 a 4000 dolares por carro.

    Infelizmente os dados nao serao divulgados: Onde pouparam 4 mil milhoes de dolares....
    há muito por onde poupar...
    maior partilha de componentes, optimização de processos produtivos, despedimentos, congelamento de salários, diminuição de bónus...

    e nenhuma implica directamente redução na qualidade do produto

    Comentário


      #3
      Há imensos pequenos luxos onde a marca pode cortar, por exemplo:
      - Qualidade do papel / número de páginas da revista BMW Magazine distribuida gratuitamente pelos clientes
      - Qualidade da miniatura 1/18 que oferecem na compra de um BMW
      - Número de eventos do tipo BMW Experience que a marca costuma realizar

      Cumprimentos

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        #4
        Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
        há muito por onde poupar...
        maior partilha de componentes, optimização de processos produtivos, despedimentos, congelamento de salários, diminuição de bónus...

        e nenhuma implica directamente redução na qualidade do produto
        eu por exemplo estou a trabalhar numa área que num futuro próximo pode vir a poupar milhões à industria automóvel inclusive a BMW. aliás alguns dos artigos que já li para o meu trabalho tem lá como financiador a BMW

        Comentário


          #5
          O que vai acontecer vai ser mesmo isso, ou seja os carros BMW vão continuar a ser carros com qualidade como tem sido, quem vai sofrer vão ser mesmo os funcionários, reduções salariais, inexistência de prémios, ou até mesmo o despedimento.. É a crise mundial a mostrar que não são só as marcas ditas pequenas que sofrem com isso..

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por abarbosa Ver Post
            O que vai acontecer vai ser mesmo isso, ou seja os carros BMW vão continuar a ser carros com qualidade como tem sido, quem vai sofrer vão ser mesmo os funcionários, reduções salariais, inexistência de prémios, ou até mesmo o despedimento.. É a crise mundial a mostrar que não são só as marcas ditas pequenas que sofrem com isso..
            não só por aí mas também. o que é uma marca pequena? KIA não me parece que esteja com muitos problemas, pelo menos não se ouve. a GM por outro lado é um colosso e está como está. o mercado está tão complicado que nem pode generalizar dessa maneira.

            Comentário


              #7
              Na "aliança" BMW-Mercedes deverá estar grande parte da resposta nestas poupanças, não só nos custos de desenvolvimento e produção de novos modelos como também na partilha de tecnologia e componentes.
              É claro que haverá outros cortes colaterais. Mas julgo que na 1º referência é que estará o cerne desta questão.

              Comentário


                #8
                Se poupar da mesma forma que a mercedes tentou aumentar os lucros podem estar quietos.

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                  #9
                  Pelo menos nos extras, aqui em PT, já vão poupar mais algum

                  É, depois dos aumentos nos preços base dos veículos, no início do ano, agora foram os preços dos opcionais que foram aumentados, coisa pouca, é certo, mas grão a grão...

                  Claro que isto não deve ter nada a ver com a futura oferta das versões Navigation para o 3... ou a actual versão Executive para o 5...

                  Porra, se um gajo não andar com os olhos bem abertos até pode pensar que o importador é um porreiraço...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
                    eu por exemplo estou a trabalhar numa área que num futuro próximo pode vir a poupar milhões à industria automóvel inclusive a BMW. aliás alguns dos artigos que já li para o meu trabalho tem lá como financiador a BMW
                    é uma área de enorme importância.
                    Desde à engenharia ao design, é uma das áreas onde se tem investido mais para redução de custos.

                    Não falo apenas na optimização de tarefas (mais rapidez), mas também nos próprios carros em si e na forma como são feitos.

                    Temos um caso recente, a transição do Golf V para o VI. Apesar do VI ser um profundo restyling do V, eles conseguiram cortar nos custos de produção ao terem redesenhado as portas, que são dos elementos mais caros de produzir. Conseguiram simplificar e acelarar o processo, e pegando no cliché... tempo é dinheiro.

                    É de acompanhar também os verdadeiros low-cost, que repensam o automóvel a vários niveis. Desde a simplificação e redesign de componentes, diminuição dos mesmos e formas de os produzir garantem grandes poupanças.

                    E também é de acompanhar tipos como o Bangle, que procurava novas formas de obter a pele dos veículos.
                    Acredito que num futuro não muito longiquo seja possivel imprimir paineis de carroçaria em plástico, livrando-nos definitivamente das onerosas prensas, o que abre as portas a um mundo de possibilidades...
                    Uma impressora 3d poderia imprimir todos os paineis de um carro. Deixaria de ser necessário uma prensa para cada painel, e possibilitaria facilmente uma renovação ou customização superior de uma carroçaria, reagindo mais depressa às tendências do mercado.
                    E os custos baixariam brutalmente....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post

                      Temos um caso recente, a transição do Golf V para o VI. Apesar do VI ser um profundo restyling do V, eles conseguiram cortar nos custos de produção ao terem redesenhado as portas, que são dos elementos mais caros de produzir. Conseguiram simplificar e acelarar o processo, e pegando no cliché... tempo é dinheiro.
                      Por acaso era um assunto que eu gostava que fosse desenvolvido por quem sabe, veja-se tu

                      Sempre tive pancada por estas coisas

                      Comentário


                        #12
                        Mas paineis em plastico ja foi usado desde Renault Clios a Land Rovers Freelanders nos seus guarda lamas, mesmo que tenham sido feitas por moldes.

                        Realmente foi um avanço pois largaram o metal que se deforma com a minima pressão e não retoma minimamente a posição inicial no caso de almolgar.

                        Que eu saiba o ultimo Clio já não tem guarda lama em plastico, será que pouparam nisso?

                        Para muita gente que pensa mal o que da segurança é a casca e dessa forma o Clio era mau, será que com estas ideias eles aproveitaram o embalo e largaram isso para baixar custos e ao mesmo tempo dar uma ideia de segurança melhor a quem pensa que se for em metal mesmo que mais fino é melhor?

                        São questões interessantes, pois tenho visto regredir varias coisas no mundo porque é desvalorizado pelo consumidor e até por ignorancia pensam que se trata de desvantagens.

                        Outra area em que se tem poupado é na elaboração dos parachoques, antigamente era normal termos parachoques com mais peças individuais do que hoje, actualmente é praticamente uma unica peça que requer apenas um estudo e um molde, no caso de varias peças esses precessos repetem-se pelo numero de peças.

                        Por exemplo lembro-me de ler que a Audi/VW tiveram consciencia disso ja nos anos 90, basta ver a anulação de frisos e o desenho usado nos seus parachoques nos produtos lançados a meio dos anos 90 como A3, Golf, Passat.

                        Nas portas do Golf o que estava em causa era o tempo que demoravam a ser montadas para um carro daquele segmento e para o propositofinal e não da qualidade das mesmas.
                        Editado pela última vez por Cagi; 18 March 2009, 19:34.

                        Comentário


                          #13
                          Largaram mas não foi por uma questão de custos, antes do aspecto qualitativo parecer inferior.

                          O mesmo para a Espace que deixou a construção em material compósito, bem mais leve.

                          Pelo menos é a ideia que tenho

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                            é uma área de enorme importância.
                            Desde à engenharia ao design, é uma das áreas onde se tem investido mais para redução de custos.

                            Não falo apenas na optimização de tarefas (mais rapidez), mas também nos próprios carros em si e na forma como são feitos.

                            Temos um caso recente, a transição do Golf V para o VI. Apesar do VI ser um profundo restyling do V, eles conseguiram cortar nos custos de produção ao terem redesenhado as portas, que são dos elementos mais caros de produzir. Conseguiram simplificar e acelarar o processo, e pegando no cliché... tempo é dinheiro.

                            É de acompanhar também os verdadeiros low-cost, que repensam o automóvel a vários niveis. Desde a simplificação e redesign de componentes, diminuição dos mesmos e formas de os produzir garantem grandes poupanças.

                            E também é de acompanhar tipos como o Bangle, que procurava novas formas de obter a pele dos veículos.
                            Acredito que num futuro não muito longiquo seja possivel imprimir paineis de carroçaria em plástico, livrando-nos definitivamente das onerosas prensas, o que abre as portas a um mundo de possibilidades...
                            Uma impressora 3d poderia imprimir todos os paineis de um carro. Deixaria de ser necessário uma prensa para cada painel, e possibilitaria facilmente uma renovação ou customização superior de uma carroçaria, reagindo mais depressa às tendências do mercado.
                            E os custos baixariam brutalmente....
                            Viva crash, penso que querias dizer ... ao não terem redesenhado as portas ...

                            Comentário


                              #15
                              É natural, é uma empresa sozinha onde apenas alguns componentes servem para 2 ou 3 modelos em comum.

                              Ao contrário de outras empresas como o grupo VW por exemplo em que um motor por exemplo, dá para várias marcas e vários modelos baixando o custo de desenvolvimento e produção.

                              Para além que a BMW está sempre a fazer updates aos vários componentes, na minha opinião acho que é a marca que mais actualiza.

                              Ora isto não sai barato, e nestes tempos de crise sente-se mais.
                              Só espero que não cortem em coisas essênciais e que a marca não perca o carácter.

                              Comentário


                                #16
                                As portas são redesenhadas estruturalmente de forma a levar menos tempo a serem montadas, o aspecto que se ve pode ser altamente enganador.

                                A porta podia ter ficado ate exactamente igual para quem vê mas distinta no ponto de vista estrutural e de fixação (encaixes, parafusos etc)


                                Se o problema era a apreciação qualitativa para terem abandonado o plastico nos guarda lamas é mesmo infeliz porque por aparencia ficamos pior no caso de resistencia a toques.

                                Comentário


                                  #17
                                  é no minimo estranho falar em poupar
                                  afinal nos ultimos anos a gama subiu e bem

                                  Comentário


                                    #18
                                    Aposto que a BMW (também) vai apostar massivamente na reconstrução
                                    Nestes ultimos anos e em especial nestes ultimos 3, o mercados OES de produtos reconstruídos cresceu bastante. Em algumas linhas de produto (dispendioso e que pouco interfere com a segurança) as marcas abandonaram as peças novas e apenas oferecerem produto reconstruído, que tem um preço muito mais competitivo e por conseguinte um peso 40% a 60% inferior no stock.
                                    Os outros pontos chave já aqui foram focados, controlo apertado dos níveis e valores de stock de peças e automóveis, criar processos mais "lean" em todas as áreas visando melhorar a rentabilidade, desenvolver novos automóveis com base nos componentes actuais e não desenvolver novos componentes para novos automóveis (Golf VI é um bom exemplo), partilhar ainda mais (ou na totalidade) os custos de desenvolvimento com os fabricantes dos componentes, etc...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por André Ver Post
                                      Largaram mas não foi por uma questão de custos, antes do aspecto qualitativo parecer inferior.

                                      O mesmo para a Espace que deixou a construção em material compósito, bem mais leve.

                                      Pelo menos é a ideia que tenho
                                      E é a real... Já o Laguna III perdeu o plástico do painel frontal que era usado no Laguna II, exactamente para realçar o aspecto qualitativo...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pois é...

                                        Qual é a parte da palavra poupar que não entenderam ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                          Mas paineis em plastico ja foi usado desde Renault Clios a Land Rovers Freelanders nos seus guarda lamas, mesmo que tenham sido feitas por moldes.

                                          Realmente foi um avanço pois largaram o metal que se deforma com a minima pressão e não retoma minimamente a posição inicial no caso de almolgar.

                                          Que eu saiba o ultimo Clio já não tem guarda lama em plastico, será que pouparam nisso?

                                          Para muita gente que pensa mal o que da segurança é a casca e dessa forma o Clio era mau, será que com estas ideias eles aproveitaram o embalo e largaram isso para baixar custos e ao mesmo tempo dar uma ideia de segurança melhor a quem pensa que se for em metal mesmo que mais fino é melhor?

                                          São questões interessantes, pois tenho visto regredir varias coisas no mundo porque é desvalorizado pelo consumidor e até por ignorancia pensam que se trata de desvantagens.

                                          Outra area em que se tem poupado é na elaboração dos parachoques, antigamente era normal termos parachoques com mais peças individuais do que hoje, actualmente é praticamente uma unica peça que requer apenas um estudo e um molde, no caso de varias peças esses precessos repetem-se pelo numero de peças.

                                          Por exemplo lembro-me de ler que a Audi/VW tiveram consciencia disso ja nos anos 90, basta ver a anulação de frisos e o desenho usado nos seus parachoques nos produtos lançados a meio dos anos 90 como A3, Golf, Passat.

                                          Nas portas do Golf o que estava em causa era o tempo que demoravam a ser montadas para um carro daquele segmento e para o propositofinal e não da qualidade das mesmas.
                                          Acho que em relação às portas do Golf, já respondeste por mim.

                                          Mas na altura que se falava que ia sair o Golf VI, cheguei a ver uns artigos sobre os problemas do V.
                                          E vinha lá um quadro interessante.

                                          O Megane 2, dentro do segmento era o mais rápido a ser produzido. Ou seja, uma unidade demorava, se não estou em erro, 15hr ou menos a sair da linha de montagem.
                                          A maior parte da concorrência ficava entre as 16-18hrs.
                                          O golf demorava mais de 20hr (não sei precisar ao certo o valor correcto).

                                          E o problema devia-se sobretudo às portas. Pouco interessa que por fora pareça igual, como o Cagi referiu, interessa mais os processos para se obter uma porta.
                                          Podem ter reduzido o número de peças que a constituem, ter simplificado o processo de encaixe, soldadura, aparafusamento dessas mesmas peças no conjunto, etc....

                                          O que interessa, é que no final, a optimização do processo produtivo funcionou.

                                          .........................

                                          Em relação ao que está a bold.
                                          É uma enorme verdade!
                                          Aparecem no mercado soluções inovadoras ou mais avançadas, que encontram enorme resistência na sua aceitação.

                                          Também fiquei surpreendido quando a Renault abandonou a carroçaria em materiais compósitos da Espace. Acredito mais que tenha sido por uma questão de custos. Essa mudança coincidiu com o fim da relação com a Matra, que a produzia, e como não sei quem ficou com o quê da linha de produção, a Renault poderia não querer investir no hardware necessário para continuar a produzir apenas um modelo recorrendo a essa solução.

                                          A questão da qualidade também é interessante. Mas tendo em conta as infinitas variedades que existem de plástico, será que não existe nenhum com uma aparência superficial superior?
                                          As suas vantagens, sobretudo em ambientes urbanos, onde existe maiores probabilidades de pequenos toques, em recuperar a forma graças a essa caracteristica de memória formal, pode evitar umas belas dores de cabeça e uns quantos €€€€ pelo meio.

                                          Mas mesmo assim, e continuando na Renault, repare-se na enormidade do para-choques. O capot é bastante pequeno. O parachoques já se prolongou bastante pela carroçaria. Acredito que permita também evitar muitos dissabores nos pequenos toques.

                                          E continuando o testamento...
                                          Outro bom exemplo de como no processo produtivo pode-se reduzir bastante os custos.

                                          E desta vez na própria BMW, mais especificamente no Mini.
                                          Apesar do Mini nao ser o melhor exemplo de design automóvel, nesse mesmo processo de design, muitas das decisões, relativas tanto ao aspecto como à funcionalidade também têm de ser analisadas, tendo em conta os custos de produção.

                                          O Mini R53 apresentava alguns problemas sérios de design que bloqueavam a linha de produção e até a durabilidade de alguns componentes!
                                          Devido às imensas possibilidades de personalização, sobretudo o facto do tecto ser pintado, obrigava a praticamente todos os modelos a 2 passagens pela estufa... uma para a carroçaria e outra para o tecto, o que provocava engarrafamentos na linha de produção e limitava claramente a capacidade máxima produtiva da fábrica.

                                          Resolveram essas questões com o R56.
                                          Pegando na ideia das capas de telemóveis que se podiam trocar facilmente, fizeram a mesma coisa para o tecto do carro.
                                          O tecto tem uma linha de montagem própria, e uma estufa própria, que permite acelarar todo o processo produtivo, reduzindo os custos.
                                          Depois é só encaixar o tecto no carro e prontos...tá feito!
                                          Uma excelente solução de design!

                                          A Fiat com o 500, ainda foi mais "esperta". Acordo com a 3M, e toca a colocar vinil. É sem dúvida mais barato e rápido que pintar

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                                            #22
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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                              é uma área de enorme importância.
                                              Desde à engenharia ao design, é uma das áreas onde se tem investido mais para redução de custos.

                                              Não falo apenas na optimização de tarefas (mais rapidez), mas também nos próprios carros em si e na forma como são feitos.

                                              Temos um caso recente, a transição do Golf V para o VI. Apesar do VI ser um profundo restyling do V, eles conseguiram cortar nos custos de produção ao terem redesenhado as portas, que são dos elementos mais caros de produzir. Conseguiram simplificar e acelarar o processo, e pegando no cliché... tempo é dinheiro.

                                              É de acompanhar também os verdadeiros low-cost, que repensam o automóvel a vários niveis. Desde a simplificação e redesign de componentes, diminuição dos mesmos e formas de os produzir garantem grandes poupanças.

                                              E também é de acompanhar tipos como o Bangle, que procurava novas formas de obter a pele dos veículos.
                                              Acredito que num futuro não muito longiquo seja possivel imprimir paineis de carroçaria em plástico, livrando-nos definitivamente das onerosas prensas, o que abre as portas a um mundo de possibilidades...
                                              Uma impressora 3d poderia imprimir todos os paineis de um carro. Deixaria de ser necessário uma prensa para cada painel, e possibilitaria facilmente uma renovação ou customização superior de uma carroçaria, reagindo mais depressa às tendências do mercado.
                                              E os custos baixariam brutalmente....
                                              não digas isso senão tenho que pôr no lixo o meu trabalho

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                                                #24
                                                o plástico tem inúmeras vantagens mas também tem grandes desvantagens. para os carros teriam que se usar peças gigantes de plástico o que implicaria moldes de injecção enormes ou seja muito dispendioso. uma impressora que aqui disseram, é bastante lenta a imprimir, ou seja iria aumentar em muito os tempos de produção. e por fim uma questão que deixo à vossa consideração...como será o comportamento de painéis enormes de plástico a altas velocidades?

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
                                                  o plástico tem inúmeras vantagens mas também tem grandes desvantagens. para os carros teriam que se usar peças gigantes de plástico o que implicaria moldes de injecção enormes ou seja muito dispendioso. uma impressora que aqui disseram, é bastante lenta a imprimir, ou seja iria aumentar em muito os tempos de produção. e por fim uma questão que deixo à vossa consideração...como será o comportamento de painéis enormes de plástico a altas velocidades?
                                                  A ideia das impressoras é mesmo acabar com os moldes de injecção.
                                                  Actualmente temos impressoras 3d que são usadas em prototipagem rápida, esculpindo a partir de blocos de poliestireno expandido a peça pretendida.

                                                  Mas já existem outro tipo de impressoras
                                                  Imaginem uma jacto de tinta. Vai imprimindo camada a camada, centenas, milhares de vezes até obtermos um objecto tridimensional.
                                                  A tinta é substituida por matéria plástica e voilá, temos uma peça em plástico.
                                                  É uma questão de tempo até as coisas evoluirem ao ponto de a velocidade de impressão ser viável para serem colocadas numa linha de produção automóvel.
                                                  Essas impressoras já existem, e o custo das mesmas é cada vez inferior.

                                                  a meu ver, espero, é apenas uma questão de tempo até esta tecnologia tornar-se uma alternativa válida em relação às prensas e moldes.

                                                  Aí teremos uma redução de custos brutal! é que uma impressora pode substituir uma dezena de prensas de uma vez só! Depende do número de paineis de carroçaria que existam.

                                                  Essa questão de paineis de plástico a alta velocidade é que não compreendo...
                                                  Existe uma multiplicidade de materiais actualmente que podem compôr uma carroçaria.
                                                  Diversos tipos de metal, fibra de vidro, fibra de carbono e vários tipos de plásticos.
                                                  E todos eles até agora não tiveram problemas com as altas velocidades.

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                                                    #26
                                                    Essas impressoras... mais uma evoluçãozinha e é uma revolução maior que a que aconteceu com a partilha de ficheiro na net.

                                                    Basta pensar no dia que cada um tiver uma em casa (cada um compra do tamanho que poder pagar...).

                                                    Agora imaginem a quantidade de ficheiros "piratiados" que dão origem a produtos feitos em casa.

                                                    Quanto aos carros, alinho pelos que dizem que a solução não avança mais depressa por causa da opinião de que é um produto inferior.

                                                    Quanto ao facto de ser uma impressora ou um molde, vai ser o que for mais rentavel e com o tempo as coisas mudam.

                                                    Fica só a referencia que vão poder imprimir o para-choques xpto para o vosso carro ou em casa ou numa loja perto de si...

                                                    Quem diz o para-choques diz outra coisa qualquer que seja de "plastico".

                                                    Por mim pode ser já amanhã....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Actualmente qualquer boa empresa tem de pensar em poupar para precaver os próximos (incertos) anos na indústria automóvel

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        sim essas impressoras são uma realidade, e quem ainda não viu nenhuma devia ver, porque são verdadeiramente espectaculares. por enquanto o grande problema delas é o preço e a lentidão. mas vamos ver as soluções futuras.
                                                        crash como será o comportamento dos painéis plásticos à temperatura? e se houver um incêndio, como será com a libertação de fumos tóxicos e a rapidez da reacção? grande parte dos plásticos têm origem no petróleo e apenas uma pequena minoria são de origem vegetal, aí é facil de ver o problema ... a reciclagem apesar de fácil é cara. a produção de plásticos é altamente poluente.e como se evitará a sensação de "barato" com painéis de plástico?
                                                        não duvido que um dia cheguemos lá, até porque a engenharia do materiais é uma ciencia que tem galopado nos ultimos anos, mas nao sei se será assim num espaço tão curto de tempo...
                                                        acho que a curto prazo, vamos ter carros com painéis metálicos mais finos (e aqui ainda há muito para fazer), logo mais leves, do que painéis plásticos. e esta conclusão tiro do investimento que vejo pelas mais variadas marcas feitas nesta área de investigação..
                                                        Editado pela última vez por sarapatanas; 19 March 2009, 15:35.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Uma pergunta possivelmente ignorante, estou totalmente fora das areas que vocês estão a discutir.

                                                          Essas impressoras que falam não aumentam o desperdicio? Se vão esculpir um bloco de plástico, metade do material vai fora, perde-se ou pode ser reciclado?

                                                          Quais são os principais desafios que limitam a adopção destes processos?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                                            Uma pergunta possivelmente ignorante, estou totalmente fora das areas que vocês estão a discutir.

                                                            Essas impressoras que falam não aumentam o desperdicio? Se vão esculpir um bloco de plástico, metade do material vai fora, perde-se ou pode ser reciclado?

                                                            Quais são os principais desafios que limitam a adopção destes processos?
                                                            há vários tipos de impressoras. umas esculpem e sim desperdiça-se material. não tenho a certeza mas julgo que pode ser reciclado se as aparas forem aspiradas. outro tipo de impressoras são umas que aquecem o plástico que vão depositando camada sobre camada de plástico gerando assim a geometria pretendida.
                                                            do pouco que conheço do processo, o principal motivo de não serem aplicadas em grande escala é devido à sua lentidão. o plástico é depositado mole e tem que endurecer e quanto mais complexa for a geometria mais tempo demora. normalmente usam-se essas tecnologias para fazer protótipos para depois se fazerem moldes por exemplo.

                                                            Comentário

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