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    Q2

    Conforme já referi noutro tópico, há cerca de 2/3 semanas, fui a um concessionário Alfa Romeo daqui da zona norte e pedi para instalarem o diferencial auto-blocante que a Alfa disponibiliza para o meu GT.

    As razões por trás desta opção são mais do que eu esperava (antes de começar a racionalizar a coisa).
    Em primeiríssimo lugar, obviamente, estão os reconhecidos benefícios em termos de comportamento em curva e segurança que este sistema propicia.
    Mas admito que também não foi estranho o facto de passar a ter um carro ainda mais exclusivo e, acima de tudo, com um elemento único no mercado (um FWD com diferencial) e exclusivo da Alfa Romeo.
    Ou seja, não vou estar com "coisas". Reconheço que houve uma componente psicológica com algum peso na minha decisão.

    Quando me decidi pela instalação, abordei dois concessionários Alfa Romeo.
    Nenhum deles, sequer, tinha ouvido falar da possibilidade de instalação do sistema!
    De qualquer forma, um desses concessionários informou-se, telefonou-me no mesmo dia e marcamos a instalação.
    O preço foi de 1000 e muito poucos euros (acho que 1015).
    A instalação demorou dois dias, porque necessitou de muita mão-de-obra, o que encareceu a coisa. A peça, isoladamente, custa pouco menos de 400 euros...

    Quanto às impressões de utilização...
    Antes de mais, aviso já que não sou "piloto", nem coisa remotamente parecida. Como já alguém disse aqui, sei conduzir e mal. Por isso, os meus comentários são os de um gajo normal que tem a certeza estar a conduzir algo que está muitos furos acima das suas competências e que, muito provavelmente, nunca conseguirá aproveitar a 100% o potencial do carro.
    Além disso, apesar de já andar com o sistema há umas duas ou três semanas, ainda não tive muitas oportunidades para "queimar borracha", apesar de utilizar o carro todos os dias.
    De qualquer forma, do que já me pude aperceber...
    É épico!
    Desculpem lá a hipérbole. Mas não encontro melhor descrição.
    O GT, mesmo sem auto-blocante, é um carro muitíssimo estável em curva. Às vezes, até chega a ser enfadonho porque só consegue ser provocado deliberadamente, ou seja, ou se aborda uma curva já com o propósito de o "pôr de lado" ou, então, se o quisermos fazer no momento da manobra, dificilmente o conseguiremos. São apenas 150 cvs para um chassis que, parece-me, foi pensado para aguentar muito mais.
    Claro que com o Q2, a vontade de provocar o carro é muito maior. Por isso, já existindo a intenção de o fazer, os 150 cvs já são suficientes...
    Com o Q2, a condução entra noutra dimensão.
    Do pouco de que já me consegui aperceber - não me canso de realçar isto - os limites físicos do carro aumentaram substancialmente.
    Senti isto, principalmente, em duas curvas perto de minha casa que conheço bem e onde já tinha "experimentado" o carro sem o diferencial. Com o Q2, ainda não consegui fazer deslizar o carro (nestas duas curvas)...
    Mas é mais do que isto.
    Volto a frisar que não sou nenhum piloto. Mas, do que já tenho lido - inclusivamente aqui no fórum - parece-me que será a mesma coisa que conduzir um RWD (sem a possibilidade de fazer power-slide como é óbvio) mas com os benefícios de segurança e estabilidade de um FWD.
    Passo a explicar (com as minhas limitações, evidentemente). Quando entro numa curva, a frente nunca (mesmo nunca, para já...) foge. Logo, quando chegamos aos limites físicos de aderência, o que foge é a traseira. Mas sem qualquer desequilíbrio pois basta ajustar a direcção (eu sei que há designações técnicas para isto mas eu não as conheço) para o lado de fora da curva para que a traseira regresse à trajectória. Ora, quando a curva é um pouco mais longa, a piada toda está em poder fazer fugir a traseira durante o tempo e na medida em que quisermos (claro que terá de existir um limite em que a traseira poderá fugir definitivamente se a continuarmos a provocar). Mas como a "fuga" é muito progressiva e a frente se mantém sempre (!) na trajectória que escolhermos, podemos aproveitar a diversão de fazer "sair" a traseira durante o tempo que quisermos (que é o mesmo que dizer, enquanto durar a curva ).
    Claro que tudo isto tem obrigatoriamente que ser feito com o controle de tracção desligado. De outra forma, este sistema detecta a perda de tracção da roda da frente interior (face à curva) e intervém no motor e nos travões (parece-me), estragando toda a diversão.
    Aliás, já estive a tentar analisar um pouco mais friamente o comportamento do carro em curva e parece-me que é precisamente assim que o sistema funciona, ou seja, tem-se a nítida sensação de que o carro se "pendura" na roda exterior e que é esta que assegura toda a tracção e assegura a permanência na trajectória, o que não acontecia sem o Q2 pois a potência era distribuída homogeneamente pelas duas rodas independentemente de estas terem mais ou menos tracção.

    Dois aspectos negativos do sistema:
    - Os consumos aumentaram. Não por culpa do diferencial, como é óbvio mas por culpa do condutor que tende a experimentar as curvas sempre que pode (na semana passada estava nos 7,8 l/100);
    - Antevejo um prejuízo em pneus de dimensões bíblicas...

    Coloquei isto no "geral" não nas "boxes" porque parece-me que o tópico representará algo mais do que uma mera intervenção mecânica no carro, mas se entenderem de forma diferente, é proceder aos ajustes necessários...

    Acima de tudo, gostava de colher mais opiniões de outras pessoas que tenham carros com sistemas parecidos. Bem sei que em FWD isso será difícil e reservado apenas a Alfas mas, ainda assim, como me sinto a montante de um mundo diferente em termos de condução e, principalmente, muito "verde" no que respeita ao total aproveitamento deste sistema, qualquer "input" será muito bem vindo.
    Obrigado.

    Ah e desculpem o "testamento"...

    #2
    Belo post, escrito com toda a alma de um verdadeiro apreciador de automóveis.

    Da minha pouca experiência com autoblocantes, a ideia com que fiquei foi que nas situações extremas em que um fwd começa a alrgar a trajectória (vulgarmente chama-se subviragem), o autoblocante sob aceleração "puxa" o carro para a trajectória (é mais ajuda a puxar).

    Mas tenho ideia que é preciso acelerar para que isto aconteça e que o carro se torna habitualmente mais brusco nos limites (apesar de os limites aumentarem) nomeadamente se se desacelerar em curva.

    Comentário


      #3
      Belo testemunho .

      Existe apenas um autoblocante, ou esse que instalas-te dá para (ex.) um GT 3.2 V6 ?

      Os últimos 147 já trazem o Q2, somente vieram nos 147 ou agora todos os Alfas têm obrigação de os ter?

      Comentário


        #4
        Bom post.
        É um dos melhores sistemas autoblocante que existem.
        Como referes não és um "piloto" e o sistema veio foi ajudar a teres um limite maior de erro no carro, previlegiando a segurança.

        Comentário


          #5
          Só uma correcção. Qualquer carro FWD tem diferencial. Diferencial com auto-blocante é que quase nenhum tem! Parabéns pelo up-grade. Bom post. Diverte-te com a máquina

          PS: Já agora, deixem-me dizer só mais uma coisa. 99% de quem faz up-grades ao seu veículo (tuning a sério, neste caso), preocupa-se em aumentar potência, e não em ganhar segurança e estabilidade. Deviam ser mais a seguir este exemplo
          Editado pela última vez por Movyk; 21 March 2009, 12:03.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            Belo post, escrito com toda a alma de um verdadeiro apreciador de automóveis.

            Da minha pouca experiência com autoblocantes, a ideia com que fiquei foi que nas situações extremas em que um fwd começa a alrgar a trajectória (vulgarmente chama-se subviragem), o autoblocante sob aceleração "puxa" o carro para a trajectória (é mais ajuda a puxar).

            Mas tenho ideia que é preciso acelerar para que isto aconteça e que o carro se torna habitualmente mais brusco nos limites (apesar de os limites aumentarem) nomeadamente se se desacelerar em curva.
            Depende do Diferencial AB.

            Há os que funcionam em desacelaração e em acelaração, e os que funcionam em exclusivo em acelaração. Se não me falha a memoria os que funcionam nos dois casos, são os de duas vias, e os que funcionam em exclusivo em acelaração de uma via.

            Existe também o de 1,5 vias, em que o diferencial AB em desacelaração também actua, mas de uma forma mais suave, noutras palavras, não passa tanta potencia entre as rodas!

            Edit: Eu falo em desacelaração, mas penso que a palavra mais correcta é retenção. Mas basicamente é quando não é passada energia do motor para o diferencial, quando não se tem o pé no acelarador...
            Editado pela última vez por Taveirada; 21 March 2009, 12:09.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Belo post, escrito com toda a alma de um verdadeiro apreciador de automóveis.

              Da minha pouca experiência com autoblocantes, a ideia com que fiquei foi que nas situações extremas em que um fwd começa a alrgar a trajectória (vulgarmente chama-se subviragem), o autoblocante sob aceleração "puxa" o carro para a trajectória (é mais ajuda a puxar).

              Mas tenho ideia que é preciso acelerar para que isto aconteça e que o carro se torna habitualmente mais brusco nos limites (apesar de os limites aumentarem) nomeadamente se se desacelerar em curva.
              nunca tives-te na 1ª curva do Estoril, nas bancadas?
              é o melhor sítio para se ver em acção os autoblocantes!

              é ver a roda frontal do interior da curva completamente parada...enquanto a do exterior está a fazer a tracção, ora isto obviamente faz com que o carro siga no interior da curva e não alargue trajectorias!

              visto ao vivo percebe-se muito melhor a acção do mesmo do que por escrito!

              lembro-me de um Clio Sport de troféu que fazia a curva toda com a roda interior parada ficava sempre a bela marca no chão!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                nunca tives-te na 1ª curva do Estoril, nas bancadas?
                é o melhor sítio para se ver em acção os autoblocantes!

                é ver a roda frontal do interior da curva completamente parada...enquanto a do exterior está a fazer a tracção, ora isto obviamente faz com que o carro siga no interior da curva e não alargue trajectorias!

                visto ao vivo percebe-se muito melhor a acção do mesmo do que por escrito!

                lembro-me de um Clio Sport de troféu que fazia a curva toda com a roda interior parada ficava sempre a bela marca no chão!
                Não sei se não vai aí alguma confusão

                O diferencial é o que permite que uma roda esteja parada e a outra a andar no mesmo eixo.

                Um autoblocante impede que isto aconteça, ou seja obriga que as duas rodas rodem ainda que a velocidades diferentes.

                No limite no caso de alguns TTs obriga mesmo a que a distribuição da potência seja 50/50% roda direita e roda esquerda.

                Comentário


                  #9
                  Belo Post , sim sra


                  Foi sem duvida um bom investimento , agora começa a fazer contas aos Pneus

                  Comentário


                    #10
                    Pois... De facto, já sabia que ia cometer algumas imprecisões técnicas.
                    É como digo. São as impressões de um tipo normal, sem conhecimentos específicos.

                    De qualquer forma, faltou dizer que o carro não necessitou de qualquer alteração externa.
                    Os GT e 147 com Q2 de origem vêm sempre com jantes de 18 polegadas. Ainda pensei que tinha de alterar as minhas que são de 17 polegadas mas não foi necessário.
                    Do "alto" da minha ignorância ainda perguntei se o carro ia ficar mais baixo ou coisa do género mas isso não acontece porque não há qualquer alteração na suspensão.
                    Por fim, ainda se falou em colocar o emblema Q2 na mala. Mas achei melhor não o fazer.


                    Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                    Belo testemunho .

                    Existe apenas um autoblocante, ou esse que instalas-te dá para (ex.) um GT 3.2 V6 ?

                    Os últimos 147 já trazem o Q2, somente vieram nos 147 ou agora todos os Alfas têm obrigação de os ter?
                    Acho que pode instalar-se o Q2 nos GT e 147 a gasóleo e nos 3.2 (acho).
                    Nos últimos 147 o Q2 é sempre opção, ou seja, podes comprar com ou sem se bem que, se optares pelo Q2, a versão é específica.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Não sei se não vai aí alguma confusão

                      O diferencial é o que permite que uma roda esteja parada e a outra a andar no mesmo eixo.

                      Um autoblocante impede que isto aconteça, ou seja obriga que as duas rodas rodem ainda que a velocidades diferentes.

                      No limite no caso de alguns TTs obriga mesmo a que a distribuição da potência seja 50/50% roda direita e roda esquerda.
                      não, não vai, isso depois já depende, como disse o Taveirada do tipo de autoblocante.

                      o autoblocante tal como o nome indica bloqueia a roda que está com perca de tracção e transmite o binário para a outra roda.
                      o nível de bloqueio é que pode variar, se for a 100% a roda interior pode ficar 100% parada.

                      Comentário


                        #12
                        Bom investimento.

                        É pena o diferencial autoblocante torsen estar apenas disponível para Alfas com 6 velocidades.

                        Leonardo Sinisgalli a coluna direcção não emite tantas vibrações em curva pois não?

                        Filipe dias, isso de um fwd fazer uma curva inteira com a roda exterior a puxar e a interior parada é um pouco estranho, isso não daria equilibrio nenhum e o carro acabaria por não conseguir manter a trajectória ou muito dificilmente.

                        O que o diferencial autoblocante faz é repartição de binário de forma dinâmica atendendo às condições da estrada e curva, dando sempre mais motricidade a roda que está mais apoiada, mas não é nunca suposto a roda interior à curva ir parada!!!

                        Cumpts

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                          Bom investimento.

                          É pena o diferencial autoblocante torsen estar apenas disponível para Alfas com 6 velocidades.

                          Leonardo Sinisgalli a coluna direcção não emite tantas vibrações em curva pois não?

                          Filipe dias, isso de um fwd fazer uma curva inteira com a roda exterior a puxar e a interior parada é um pouco estranho, isso não daria equilibrio nenhum e o carro acabaria por não conseguir manter a trajectória ou muito dificilmente.

                          O que o diferencial autoblocante faz é repartição de binário de forma dinâmica atendendo às condições da estrada e curva, dando sempre mais motricidade a roda que está mais apoiada, mas não é nunca suposto a roda interior à curva ir parada!!!

                          Cumpts
                          Se foi por ocassiões excepcionais, é provável que na altura que a roda estava parada, o condutor do clio, estivesse a pressionar o travão e poderá ter influência...
                          Editado pela última vez por Wolfman; 21 March 2009, 12:56.

                          Comentário


                            #14
                            Quantos kms duravam os pneus antes do Q2?

                            Foi "só" tirar um diferencial e meter o outro?

                            Além do Q2 e da mão de obra, que outros valores te cobraram?

                            Será que podes descriminar a factura?

                            Obrigado!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                              não, não vai, isso depois já depende, como disse o Taveirada do tipo de autoblocante.

                              o autoblocante tal como o nome indica bloqueia a roda que está com perca de tracção e transmite o binário para a outra roda.
                              o nível de bloqueio é que pode variar, se for a 100% a roda interior pode ficar 100% parada.
                              Não ! se for a 100% as rodas andam exactamente o mesmo.

                              Se uma roda ficar parada e a outra andar não há autoblocante, há apenas diferencial sem autoblocante.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver Post
                                Os GT e 147 com Q2 de origem vêm sempre com jantes de 18 polegadas. Ainda pensei que tinha de alterar as minhas que são de 17 polegadas mas não foi necessário.
                                o 147 Q2 do meu irmão tem jante 17" de origem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                  o autoblocante tal como o nome indica bloqueia a roda que está com perca de tracção e transmite o binário para a outra roda.
                                  o nível de bloqueio é que pode variar, se for a 100% a roda interior pode ficar 100% parada.
                                  Vamos lá ver se consigo explicar isto....

                                  O problema da não existência de autoblocante é que a roda de dentro da curva, que tem menos peso e portanto menos tracção roda muitissimo mais do que a de fora, e há percas de potência por aí, ou seja é potência que não se converte em andamento porque a roda patina.

                                  Com um autoblocante a diferença entre os andamentos das rodas é limitada, não permitindo que a roda com menos tracção rode muito mais do que a em apoio.

                                  Claro que há diferentes níveis de bloqueio.

                                  Mas bloquear, não significa bloquear uma roda, mas sim bloquear a possibilidade de uma roda rodar infinitamente mais do que a outra.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nero Ver Post
                                    Quantos kms duravam os pneus antes do Q2?
                                    Antes do Q2, era uma média de 30.000 kms.
                                    Depois do Q2, ainda não sei...
                                    Mas não vai ser o Q2 que vai gastar mais ou menos pneu. A diferença vai ser na condução
                                    Foi "só" tirar um diferencial e meter o outro?
                                    Pelo que me explicaram, sim.
                                    Até me devolveram o diferencial original...
                                    Além do Q2 e da mão de obra, que outros valores te cobraram?

                                    Será que podes descriminar a factura?

                                    Obrigado!
                                    Posso mas não hoje. Estou a trabalhar e tenho a factura em casa.
                                    Mas digo-te já que foram esses dois elementos que compuseram a quase totalidade do preço final.

                                    Mas "ouvindo-vos falar" suscitou-me uma questão.
                                    O diferencial que puseram no meu carro bloqueia a 100%? Alguém tem alguma informação quanto a isto?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Não ! se for a 100% as rodas andam exactamente o mesmo.

                                      Se uma roda ficar parada e a outra andar não há autoblocante, há apenas diferencial sem autoblocante.
                                      não concordo! sem autoblocante é impossível uma reduzir a sua velocidade relativamente à outra, já que o binário é exactamente igual para cada uma delas, não existe repartição.

                                      Vamos lá ver se consigo explicar isto....

                                      O problema da não existência de autoblocante é que a roda de dentro da curva, que tem menos peso e portanto menos tracção roda muitissimo mais do que a de fora, e há percas de potência por aí, ou seja é potência que não se converte em andamento porque a roda patina.

                                      Com um autoblocante a diferença entre os andamentos das rodas é limitada, não permitindo que a roda com menos tracção rode muito mais do que a em apoio.

                                      Claro que há diferentes níveis de bloqueio.

                                      Mas bloquear, não significa bloquear uma roda, mas sim bloquear a possibilidade de uma roda rodar infinitamente mais do que a outra.
                                      eu não disse que era bloquear, disse que a roda fica parada em diversas situações. e fica! basta ires ver este TD nessa curva...
                                      não quer dizer que se arraste sempre, mas nota-se que está quase parada devido á acção do autoblocante. especialmente se a potência transmitida à roda exterior for elevada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quer-me parecer que esses sistemas não passam de mariquices para encher o ego a todos os condutores que têm um Fangio dentro de si. É tipo os placebos, quem os toma jura que fazem bem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                          não concordo! sem autoblocante é impossível uma reduzir a sua velocidade relativamente à outra, já que o binário é exactamente igual para cada uma delas, não existe repartição.



                                          eu não disse que era bloquear, disse que a roda fica parada em diversas situações. e fica! basta ires ver este TD nessa curva...
                                          não quer dizer que se arraste sempre, mas nota-se que está quase parada devido á acção do autoblocante. especialmente se a potência transmitida à roda exterior for elevada.
                                          Com um diferencial aberto (0% lock) uma das rodas pode receber até 100% de binário, daí as percas de motricidade que ocorrem, por exemplo, numa curva fechada, em que a roda interior (descompensada) roda mais depressa - num diferencial aberto, quanto mais depressa roda mais binário vai receber, o que só piora a situação... Por outro lado, se tiveres um LSD com um lock de 40%, por exemplo, cada roda pode receber até 60% de potência.




                                          Originalmente Colocado por citroen_c5_2
                                          Quer-me parecer que esses sistemas não passam de mariquices para encher o ego a todos os condutores que têm um Fangio dentro de si. É tipo os placebos, quem os toma jura que fazem bem.
                                          Parece-te mal.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                            não concordo! sem autoblocante é impossível uma reduzir a sua velocidade relativamente à outra, já que o binário é exactamente igual para cada uma delas, não existe repartição.



                                            eu não disse que era bloquear, disse que a roda fica parada em diversas situações. e fica! basta ires ver este TD nessa curva...
                                            não quer dizer que se arraste sempre, mas nota-se que está quase parada devido á acção do autoblocante. especialmente se a potência transmitida à roda exterior for elevada.
                                            Filipe, um diferencial autoblocante a 100% é um diferencial que roda as 2 rodas motrizes à mesma velocidade, independentemente de estarem em contacto com o chão ou não.

                                            Aliás, de uma forma mais simplista, um diferencial automblocante a 100% é o mesmo que não ter diferencial, tal como um kart ou uma moto 4x4.
                                            No diferencial, os planetários estão soldados aos satélites, não havendo por isso nenhuma descrepância de velocidades entre uma e outra roda.

                                            Esa da roda bloquear parece-me esquisito, mas não vou dizer que é falso.
                                            Pergunto: nessa zona,suponho que seja uma travagem para a curva, não existe um desnível que faça com que a roda fique ligeiramente no ar?
                                            Isso explicaria tudo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Não ! se for a 100% as rodas andam exactamente o mesmo.

                                              Se uma roda ficar parada e a outra andar não há autoblocante, há apenas diferencial sem autoblocante.
                                              Estás a pensar bem, mas não estás em sitonia com o que o Filipe disse.
                                              Num caso normal, sem autoblocante, a roda no ar anda livre,mente e a outra fica sem acção.

                                              O que o Filipe diz é que a roda que está no chão é que leva a potência toda e a do ar pára.
                                              Teoricamente é um autoblocante, mas faz-me confusão a roda que está pouco apoiada parar.
                                              Eu acredito que ela estivesse no ar, ainda que ligeiramente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver Post
                                                Antes do Q2, era uma média de 30.000 kms.
                                                Depois do Q2, ainda não sei...
                                                Mas não vai ser o Q2 que vai gastar mais ou menos pneu. A diferença vai ser na condução

                                                Pelo que me explicaram, sim.
                                                Até me devolveram o diferencial original...

                                                Posso mas não hoje. Estou a trabalhar e tenho a factura em casa.
                                                Mas digo-te já que foram esses dois elementos que compuseram a quase totalidade do preço final.
                                                30.000km está na média dos que conheço! Eu diria até um pouquinho acima da média!

                                                Quando puderes, agradecia!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por citroen_c5_2 Ver Post
                                                  Quer-me parecer que esses sistemas não passam de mariquices para encher o ego a todos os condutores que têm um Fangio dentro de si. É tipo os placebos, quem os toma jura que fazem bem.
                                                  Estás redondamente enganado.

                                                  Aproveita o tópico para perceber o que está em causa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                    Estás a pensar bem, mas não estás em sitonia com o que o Filipe disse.
                                                    Num caso normal, sem autoblocante, a roda no ar anda livre,mente e a outra fica sem acção.

                                                    O que o Filipe diz é que a roda que está no chão é que leva a potência toda e a do ar pára.
                                                    Teoricamente é um autoblocante, mas faz-me confusão a roda que está pouco apoiada parar.
                                                    Eu acredito que ela estivesse no ar, ainda que ligeiramente.
                                                    Com autoblocante isso também pode acontecer! Existem os autoblocantes sensíveis ao binário, ou torque sensitive, como o Torsen (Q2), Quaife, etc. e os sensíveis às diferenças de velocidade (speed sensitive), como os viscosos/clutchpack (Viscodrive, etc.).

                                                    No caso de um diferencial "torque sensitive" de engrenagens helicoidais (como o Q2), quando uma das rodas tem resistênica nula (quando está no ar, por exemplo) este comporta-se como um diferencial aberto!

                                                    Se tivermos um torsen com um rácio de distribuição de binário de 4:1, por exemplo, à roda com mais tracção (resistência) é transmitido até 4 vezes mais binário que à roda com menos tracção (que desliza). O que acontece é que quando uma das rodas tem resistência nula, o binário transmitido à roda com mais tracção é 0 (4x0=0), e nesta situação comporta-se como um diferencial aberto...

                                                    Mas se não me engano, já existem alguns torsen com embraiagem pré engrenada onde isto não acontece.


                                                    Ah, e penso que o Q2 é de 1 via, mas também pode ser de uma e meio.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por citroen_c5_2 Ver Post
                                                      Quer-me parecer que esses sistemas não passam de mariquices para encher o ego a todos os condutores que têm um Fangio dentro de si. É tipo os placebos, quem os toma jura que fazem bem.
                                                      Sabes qual é a funcionalidade de um diferencial autoblocante torsen?

                                                      Se sim, explica-me p.f.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por .Andre Ver Post
                                                        Com autoblocante isso também pode acontecer! Existem os autoblocantes sensíveis ao binário, ou torque sensitive, como o Torsen (Q2), Quaife, etc. e os sensíveis às diferenças de velocidade (speed sensitive), como os viscosos/clutchpack (Viscodrive, etc.).

                                                        No caso de um diferencial "torque sensitive" de engrenagens helicoidais (como o Q2), quando uma das rodas tem resistênica nula (quando está no ar, por exemplo) este comporta-se como um diferencial aberto!

                                                        Se tivermos um torsen com um rácio de distribuição de binário de 4:1, por exemplo, à roda com mais tracção (resistência) é transmitido até 4 vezes mais binário que à roda com menos tracção (que desliza). O que acontece é que quando uma das rodas tem resistência nula, o binário transmitido à roda com mais tracção é 0 (4x0=0), e nesta situação comporta-se como um diferencial aberto...

                                                        Mas se não me engano, já existem alguns torsen com embraiagem pré engrenada onde isto não acontece.


                                                        Ah, e penso que o Q2 é de 1 via, mas também pode ser de uma e meio.
                                                        Adiciono que o diferencial Q2 é capaz de repartir o binário no mesmo eixo numa proporção 67/33.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por citroen_c5_2 Ver Post
                                                          Quer-me parecer que esses sistemas não passam de mariquices para encher o ego a todos os condutores que têm um Fangio dentro de si. É tipo os placebos, quem os toma jura que fazem bem.
                                                          és ridículo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            és ridículo
                                                            Eu diria mais cómico

                                                            Nao deves sequer ter lido o post todo ...

                                                            Comentário

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