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Ford Focus - Problema no Turbo?

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    Ford Focus - Problema no Turbo?

    Boa tarde caros foristas,
    Conto com a vossa ajuda no seguinte.

    Sou proprietário de um Ford Focus 1.6 TDCi desde 2006, o carro conta agora com 110 mil Km.

    Há uns meses ia eu atrasado pelo IC1 (recuso-me a chamar aquilo de A28) a cerca de 160/170Km/h.
    Mantive essa velocidade por cerca de 15min e entrentanto saí para o IC24 (recuso-me a chamar de A41) e quando comecei a acelerar o carro não respondia.
    Acelerava durante 1 seg depois cortava 2 ou 3, depois voltava a acelerar ligeiramente e voltava a cortar.
    Sem ter uma mudança engrenada conseguia acelerar normalmente, mas quando lhe metia a 4 ou 5ª o carro não acelerava, cortava sempre.
    Nenhuma luz de aviso acendia.
    Passados cerca de 10 min nessa situação o problema passou e lá segui eu na minha vidinha.

    Uns dias depois, em conversa com um mecânico na revisão expliquei-lhe o que se passou e ele disse-me que provavelmente o que aconteceu foi o turbo ter atingido a temperatura limite e ter "cortado".
    Achei estranho na altura, afinal de contas tinha demorado 15min a aquecer.

    Depois desse episódio já me aconteceu por mais 4 vezes, sempre após 20 ou 25 min a 160/170km/h e decididamente não acho nada normal e começo a ficar preocupado.

    Como é feito o arrefecimento do turbo?
    É a óleo? Será uma fuga/problema na bomba?
    Será o prenúncio para algo mais grave?

    Gostava de estar mais informado sobre esta questão para que na Ford não me respondam que "é normal, caso o turbo aqueça".

    Agradeço a vossa ajuda.

    Cumprimentos,
    Ricardo

    #2
    Uma coisa é certa: isso não é normal.

    Tenho um carro com esse motor e nunca cortou por andar depressa.

    Comentário


      #3
      Posso estar a dizer um grande disparate, mas não poderá ser a sonda?

      Comentário


        #4
        O melhor que tens a fazer é mesmo ir á Ford para ligarem o portátil e verificar se existe algum erro. Pagas apenas cerca de meia hora de "mão de obra", 20/25 Euros e ficas logo a saber qual o problema. Pede para fazerem o diagnostico.
        Pode ser muita coisa, mas por esse "soluçar" podem ser injectores. Depois diz qualquer coisa.
        Abraço.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
          Posso estar a dizer um grande disparate, mas não poderá ser a sonda?
          Obrigado pelos comentários...

          O que faz essa sonda, mede a temperatura?

          Cumps,
          Ricardo

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jfkpt Ver Post
            Obrigado pelos comentários...

            O que faz essa sonda, mede a temperatura?

            Cumps,
            Ricardo
            Controla a quantidade de gases de escape. Avariam com frequência nos carros mais modernos, no entanto não tenho ouvido falar deste tipo de problemas em FORD.

            O melhor é ligar o carro à máquina.

            Abc

            Comentário


              #7
              A vir para casa hoje num sitio que sei que está bem esburacado, abrandei a passo de "andar apenas com a embraiagem", no entanto ainda passei por um buraco valente. No momento não notei, saio dessa rua e coloco-me numa estrada em que dá para acelerar, ao que noto que às 1700 rpm o carro começa a fazer um ruído estranho (parece que o turbo está preso) e simplesmente não consegue desenvolver a partir daí.

              Aos entendidos, peço para me "mandarem" os seus "bitaites".

              Comentário

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