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mas como é posivel??

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    mas como é posivel??

    tive a pensar uma coisa, e não entendo como é posivel que um carro de 1400cc pesando mais de 700kg consoma 6 /7lts e uma moto cbr de 600cc com muito menos da metade do peso do carro, tenha consumos similares??

    #2
    Altas rpm.

    Comentário


      #3
      Eu tive uma moto em que o red line era às 6500 rpm.


      Cump.

      Comentário


        #4
        O redline duma CBR 600 termina nas 17.000.....acho que tá tudo dito offspring!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por offpring Ver Post
          tive a pensar uma coisa, e não entendo como é posivel que um carro de 1400cc pesando mais de 700kg consoma 6 /7lts e uma moto cbr de 600cc com muito menos da metade do peso do carro, tenha consumos similares??
          Relações de caixa, regimes atingidos a rotações mais elevadas, cilindradas mais baixas a obrigarem mais combustível para mais rendimento...

          Muitos factores a influenciarem os consumos.

          Comentário


            #6
            Só para complicar um pouco...

            Tinha 1063 cm3, 65cv às 5.500 rpm e um binário de 90 Nm às 4.500 rmp.

            A caixa é de 5 velocidade, e a demultiplicação assemelha-se à de um carro

            O consumo normal andava nos 5/6 litros, ainda que ocasionalmente conseguisse fazer 4.5 l/100

            De salientar que é de carburador


            Cump.
            Editado pela última vez por ice; 26 March 2009, 13:36.

            Comentário


              #7
              Acrescento ainda o facto de por vezes as velocidades a que se rodam, tb serem muito superiores logo mais consumos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                tive a pensar uma coisa, e não entendo como é posivel que um carro de 1400cc pesando mais de 700kg consoma 6 /7lts e uma moto cbr de 600cc com muito menos da metade do peso do carro, tenha consumos similares??
                Suponho que esteja a pensar em autoestrada a velocidade constante. Nestas circunstâncias, as principais forças em jogo são o arrasto aerodinâmico e o atrito estático roda-chão. Esta última é consequência indireta do binário do motor e a sua tarefa é compensar o arrasto, de forma a manter a velocidade constante. Ora uma palavra que não aparece nisto é "peso". O peso não influencia significativamente o andamento nas condições mencionadas (AE, vel constante). Ou seja, tanto faz ser leve ou pesado.

                O que influencia é a aerodinâmica, e essa é refletida numa grandeza chamada "SCx", produto da área frontal (S) pelo coeficiente aerodinâmico (Cx). Ora um carro tem S alto, mas Cx baixo. Uma mota tem S baixo mas Cx alto (fluxo de ar muito turbulento). Daí que as aerodinâmicas possam ser semelhantes. E quando isso acontece, se as velocidades são as mesmas, os consumos acabam por ser semelhantes.

                Em cidade, no pára-arranca, a história é diferente. A mota deverá ser mais económica aqui. Isto porque nas acelerações o peso influencia negativamente (tal como nas subidas).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ice Ver Post
                  Eu tive uma moto em que o red line era às 6500 rpm.


                  Cump.
                  A mota do meu pai têm a potência máxima ás 5.500pm. O redline começa às 6.000rpm.

                  Motores rotativos servem para deportivas e para retirar o máximo de potência da cilindrada disponível.


                  Quanto menos rotação menos potência se têm, mais fiabilidade existe e mais binário para a mesma potência.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                    tive a pensar uma coisa, e não entendo como é posivel que um carro de 1400cc pesando mais de 700kg consoma 6 /7lts e uma moto cbr de 600cc com muito menos da metade do peso do carro, tenha consumos similares??
                    A CBR600 faz pouco mais de 3s 0-100km/h

                    Comentário


                      #11
                      Qualquer desportiva acima de 600 cm3 ronda esses valores (3 e picos)...

                      Até uma xt, com 48cv, faz pouco mais que 5 segundos até aos 100kms/h


                      Cump.

                      Comentário


                        #12
                        Sim ice, a ideia que queria passar era que para atingir estes valores, não é com consumos de 3 ou 4lt

                        Comentário


                          #13
                          Se vires as coisas de outra forma se queres um carro que tenha o mesmo andamento de uma cbr, quanto é que ele consome?

                          Comentário


                            #14
                            Ok


                            Cump.

                            Comentário


                              #15
                              Como já foi dito, tem muito a ver com a rotação.

                              Eu tive uma cbr600 F2 que em 6ª a 120 km/h ia a 6000 rpm.

                              Ou seja, numa velocidade de cruzeiro baixa, já ia no que é o máximo de rotação da maioria dos motores a gasolina, e o motor ainda nem tinha acordado bem.


                              Tal como na maoria das motas desportivas daquela altura, tinha um carburador por cilindro (4).

                              Tudo isto provoca consumos elevados.

                              Neste momento, a minha mota é o veículo mais caro por km que tenho !

                              E não falo só em combustível...mesmo em manutenção passa-se o mesmo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                Como já foi dito, tem muito a ver com a rotação.

                                Eu tive uma cbr600 F2 que em 6ª a 120 km/h ia a 6000 rpm.

                                Ou seja, numa velocidade de cruzeiro baixa, já ia no que é o máximo de rotação da maioria dos motores a gasolina, e o motor ainda nem tinha acordado bem.


                                Tal como na maoria das motas desportivas daquela altura, tinha um carburador por cilindro (4).

                                Tudo isto provoca consumos elevados.

                                Neste momento, a minha mota é o veículo mais caro por km que tenho !

                                E não falo só em combustível...mesmo em manutenção passa-se o mesmo.
                                Mota cá da casa é uma Honda CBR 1000F e os consumos rondam 11L, 12L, em andamento razoável, agora se passar dos 200 para cima, céu é o limite lol. Em relação manutenção, regra geral peças e revisões, equipamento de mota, tudo que englobe MOTA é caro! Para terem uma noção, mota para mês que vem vai levar um pneu atrás Metzeler 180 - quase 200€ . No sabádo passado foi ao mecanico para levar uma válvula stop nova, é um peça electrónica com tamanho de um fuzível praticamente, que encaixa na manete do travão - 15€ O material é muito caro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por José Maia Ver Post
                                  Mota cá da casa é uma Honda CBR 1000F e os consumos rondam 11L, 12L, em andamento razoável, agora se passar dos 200 para cima, céu é o limite lol. Em relação manutenção, regra geral peças e revisões, equipamento de mota, tudo que englobe MOTA é caro! Para terem uma noção, mota para mês que vem vai levar um pneu atrás Metzeler 180 - quase 200. No sabádo passado foi ao mecanico para levar uma válvula stop nova, é um peça electrónica com tamanho de um fuzível praticamente, que encaixa na manete do travão - 15€ O material é muito caro.
                                  Mesmo sendo uma moto já com largos anos, para fazer esses consumos, tem de ser em condução despreocupada, é que 12L é muitíssimo.

                                  Em relação ao pneu, estás a ser gamado .

                                  A minha ZX-10R de 2006, mesmo numa condução extremamente desportiva, NUNCA, mas nunca chega a beber mais de 8L/100km. E o melhor consumo que já fiz, utilizando a moto durante 3 meses, todos os dias, foi de 5.1L/100km...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                    Mesmo sendo uma moto já com largos anos, para fazer esses consumos, tem de ser em condução despreocupada, é que 12L é muitíssimo.

                                    Em relação ao pneu, estás a ser gamado .

                                    A minha ZX-10R de 2006, mesmo numa condução extremamente desportiva, NUNCA, mas nunca chega a beber mais de 8L/100km. E o melhor consumo que já fiz, utilizando a moto durante 3 meses, todos os dias, foi de 5.1L/100km...
                                    Carburador por cilindro (4) diz-te alguma coisa? Estamos falar de motores de épocas totalmente diferentes, tecnologia progrediu e a tua é injecção. Esse sistema permite um controle mais eficaz da mistura admitida pelo motor, mantendo-a mais proxima da mistura (mistura ar / combustível), isso se traduz em maior economia de combustível já que o motor trabalha sempre com a mistura adequada e também melhora a performance do motor. Tens exemplo da Honda Varadero que saiu versão carburadores que teve uns consumos altos, e depois lançaram Varadero a injecção, diferença como da agua para o vinho.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por José Maia Ver Post
                                      Carburador por cilindro (4) diz-te alguma coisa? Estamos falar de motores de épocas totalmente diferentes, tecnologia progrediu e a tua é injecção. Esse sistema permite um controle mais eficaz da mistura admitida pelo motor, mantendo-a mais proxima da mistura (mistura ar / combustível), isso se traduz em maior economia de combustível já que o motor trabalha sempre com a mistura adequada e também melhora a performance do motor. Tens exemplo da Honda Varadero que saiu versão carburadores que teve uns consumos altos, e depois lançaram Varadero a injecção, diferença como da agua para o vinho.
                                      Dei exemplo, a minha actual moto.

                                      Varadero ´99 e Cbr600 F4 ´99, já as tive e sei quanto gastava (ambas a carburador).

                                      Com a 600, cheguei a fazer do Porto á Batalha e voltar, com pendura fez-me 4,5L/100 ( a pastar) e a Varadero que foi moto do dia-a-dia fazia 6.5L/100km após ter trocado o filtro do ar por um "racing", deixando entrar mais ar, melhorando os consumos (neste caso particular foi o que aconteceu)...

                                      Comentário


                                        #20
                                        O facto de a CB1000F ser a carburadores não justifica o facto de gastar tanto.

                                        A XX existiu a carburadores e não gastava mais que a versão a injecção.

                                        A Varadero a carburadores consumia mais pelo simples facto da caixa de 5. A versão de injecção introduziu a caixa de 6, que não é nada mais que a caixa de 5 mais uma mudança. Algo que se nota bem. A fundo em 5ª vou no redline. Em 6ª vou a umas 2.000rpm dele.

                                        O meu pai teve uma GSXF1100 e não consumia 11l. Nem pouco mais ou menos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O consumo moderado nunca foi um ponto forte da CBR1000F. Ela bebe 11l, 12l, em andamentos razoáveis/acelerados.. 160km/h 200 km/h faço-me entender?! Mota que dá 300, vais a 160, 200 é razoável . E não é única, pois já li relatos de pessoas que fizeram viagens de CB1000F a ritmos acelerados e fizeram consumos 12L. Em andamento mais calmo (passeio) desce um bocado os consumos como é lógico. Motores recentes mesmo sendo carburador estão um passo à frente dos motores desta época, porque existe sempre factores determinantes que levem mota beber menos um pedaço.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para o autor do tópico: possível e não posivel, consuma e não consoma!

                                            Dois dos principais factores para o que referes são a potência específica (ou seja, a CBR tem metade da cilindrada, mas tanta ou mais potência, os tais cv por litro e blá, blá) e a pior aerodinâmica (por incrível que pareça)...

                                            Eu tive uma CBR 600 há uns anos e se nas calmas fazia 5,5 ou 6 litros, a "rasgar" era bem capaz de fazer o dobro! O facto de ainda ser uma mota de carburador (penso que de 96) não ajudava em nada! Já a ZX 9 do meu amigo ainda conseguia beber mais!!!

                                            Maus consumos faz a minha KTM EXC 450 cc que pesando cerca de 120 kg consegue facilmente "mamar" 8 litros em 100 km! Isso sim são consumos horríveis!

                                            Já o gozo que me dá... não tem preço! A minha carripana (break 1.5 dci de 100 póneis) faz médias à volta de 5, mas é um meio de transporte de A para B! Nada mais que isso!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu tive várias motos de carburador e outras tantas de injecção, e desde 600 a 1100 cm3, e não noto que os consumos a velocidades normais para uma moto (100 - 160 kms/h) sejam muito diferentes. A média final ronda sempre algo entre os 5/6, 7 no máximo.

                                              E com a grande vantagem de esses consumos pouco alterarem em condução citadina

                                              Já a andar constantemente a 200 ou mais não sei, nunca fui capaz de rodar muito tempo nesses valores...

                                              Se o carburador estiver afinadinho não se notam grandes diferenças para um sistema de injecção (no que respeita aos consumos, claro).

                                              Tenho um grande amigo que tem uma cbr600f de 99 e com o kit de agulhas/admissão diferente ainda ficou a gastar menos em andamentos normais...

                                              Agora das 600 para cima, e principalmente desportivas é sempre carteira aberta. Mesmo que façam consumos baixos, o preço dos pneus, kits transmissão, rolamentos direcção etc e tal encarece e de que maneira o preço por kms

                                              (Já para não falar do imposto selo e seguros)


                                              Cump.

                                              Comentário


                                                #24
                                                é tão possível como escrever posivel duas vezes

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                  O facto de a CB1000F ser a carburadores não justifica o facto de gastar tanto.

                                                  A XX existiu a carburadores e não gastava mais que a versão a injecção.
                                                  Segundo o que li, a versão de carburadores até gastava menos em algumas situações.

                                                  Na minha XX (injecção) em ritmos até aos 140 km/h faço na casa dos 6,xx litros. Isto sem preocupações de economia, puxando aqui e ali.

                                                  Já vi que na casa dos 200 km/h os consumos sobem um bom bocado.

                                                  E segundo relatos no fórum XX, se alguém for louco o suficiente para fazer um depósito a fundo, consegue bater nos 18 litros !!!


                                                  Em todo o caso, parece-me que esse consumo de 10/11 para uma CBR1000F são um bocado excessivos, a menos que sejam feitos em ritmos muito acelerados, esticando mudanças, etc.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                    Para o autor do tópico: possível e não posivel, consuma e não consoma!

                                                    Dois dos principais factores para o que referes são a potência específica (ou seja, a CBR tem metade da cilindrada, mas tanta ou mais potência, os tais cv por litro e blá, blá) e a pior aerodinâmica (por incrível que pareça)...

                                                    Eu tive uma CBR 600 há uns anos e se nas calmas fazia 5,5 ou 6 litros, a "rasgar" era bem capaz de fazer o dobro! O facto de ainda ser uma mota de carburador (penso que de 96) não ajudava em nada! Já a ZX 9 do meu amigo ainda conseguia beber mais!!!

                                                    Maus consumos faz a minha KTM EXC 450 cc que pesando cerca de 120 kg consegue facilmente "mamar" 8 litros em 100 km! Isso sim são consumos horríveis!

                                                    Já o gozo que me dá... não tem preço! A minha carripana (break 1.5 dci de 100 póneis) faz médias à volta de 5, mas é um meio de transporte de A para B! Nada mais que isso!
                                                    Estamos falar de uma mota de competição (Enduro), que dentro do mundo do Enduro, competitivo, consumos são muito bons! Já agora, que uso lhe dás? Fazes Enduro? Ou tens aros Supermotard para andar pela cidade?

                                                    Comentário

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