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Astra GTC CDTI - qual comprar?

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    Astra GTC CDTI - qual comprar?

    Boas,

    Sou novo cá e queria a vossa opinião.

    Preciso de comprar um carro e estava inclinado para um Astra GTC 5 lugares a gasóleo, usado. Acontece que andei no 1.3 CDTI e não fiquei convencido quanto à potência do motor, mas queria perceber também qual é a diferença nos consumos para o 1.7 CDTI.

    Além disso, quanto é que poderia valer a diferença entres estes motores, num semi-novo? Estou à procura de um carro de início de 2008 até 30.000km.

    Obrigado,
    JS

    PS - Escusado será dizer que o dinheiro não abunda e o consumo é muito importante por isso queria mesmo fazer a escolha mais equilibrada.

    #2
    Olá bom dia e bem vindo

    Basicamente:

    Se é economia "pura e dura": motor 1.3
    Se é potência: motor 1.7

    EDIT: semi-novo considera a marca oficial, pois terás com certeza dois anos de garantia e conseguirás uma viatura com esses kms.
    Eu comprei a minha Astra "na marca" em 2007, a viatura era de 2006 e tinha apenas 7 mil kms e tive igualmente garantia de dois anos ao contrário de outros stands que "visitei" quando procurava por uma viatura.

    Boa compra.
    Editado pela última vez por EscapeRoto; 30 March 2009, 09:20.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Escape_Roto Ver Post
      Eu comprei a minha Astra "na marca" em 2007, a viatura era de 2006 e tinha apenas 7 mil kms e tive igualmente garantia de dois anos ao contrário de outros stands que "visitei" quando procurava por uma viatura.

      Efectivamente, há concessões que trabalham de outra forma.
      O meu Yaris foi comprado também na marca (viatura de serviço), possuía 9k km e teve direito a 5 anos de garantia


      Em relação ao tópico, penso que também há uma variante que tem a ver com o trajecto que se vai dar à viatura. Conheço algumas pessoas que conduzem com alguma regularidade o 1.3 & 1.7 cdti que garantem fazer menores consumos no segundo - condução feita maioritariamente em IP's e IC's.

      Comentário


        #4
        Pois, também me parece uma boa opção. Não quero mesmo ter surpresas com reparação caras ao fim de poucos meses e de carros com km que possam não ser reais, por isso estava inclinado para um stand oficial da Marca. Recomendam algum na zona de Lisboa?

        Comentário


          #5
          Pelo que me lembro, se ñ estou em erro, as diferenças de consumos são décimas de litro ou seja 0.2l por 100km. Pelo menos é esta ideia que tenho de quando andei a ver essas 2 motorizações...

          Agora o motor 1.7 vai ser mais "energético", mas também mais gastador, isto tendo em conta o percurso, mas também tudo depende da forma como se conduz o 1.3, pois é 1 motor mais fraco para 1 carro com 1 peso consideravel, o que irá fazer com que se 1 pessoa queira 1 andamento superior acabe por gastar mais...

          Comentário


            #6
            A Toyota é um excelente marca, mas neste momento estou mesmo virado para o Astra. Também me passou isto pela cabeça, no 1.3 é preciso acelerar mais para andar num ritmo mais vivo e se calhar com isso o consumo aumenta.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Dano Ver Post
              Pelo que me lembro, se ñ estou em erro, as diferenças de consumos são décimas de litro ou seja 0.2l por 100km. Pelo menos é esta ideia que tenho de quando andei a ver essas 2 motorizações...

              Agora o motor 1.7 vai ser mais "energético", mas também mais gastador, isto tendo em conta o percurso, mas também tudo depende da forma como se conduz o 1.3, pois é 1 motor mais fraco para 1 carro com 1 peso consideravel, o que irá fazer com que se 1 pessoa queira 1 andamento superior acabe por gastar mais...
              O 1.3 é económico, o 1.7 por consumir mais 0.2 é gastador?


              Originalmente Colocado por jalmasilveira Ver Post
              A Toyota é um excelente marca, mas neste momento estou mesmo virado para o Astra. Também me passou isto pela cabeça, no 1.3 é preciso acelerar mais para andar num ritmo mais vivo e se calhar com isso o consumo aumenta.
              Tenho boa impressão do 1.3 enquanto motor, sem dúvida um bom feito. Contudo, contrastando com o 1.4 D-4D, este é melhor pelo menos até aos 140Km/h graças à caixa curta!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                O 1.3 é económico, o 1.7 por consumir mais 0.2 é gastador?




                Tenho boa impressão do 1.3 enquanto motor, sem dúvida um bom feito. Contudo, contrastando com o 1.4 D-4D, este é melhor pelo menos até aos 140Km/h graças à caixa curta!

                Se eu tiver 1 carro com a gastar 6l/100km e outro a gastar 6.2l/100km o mais ecómico é qual? o de 6.2 pela tua lógica? Se leres bem eu disse é mais gastador, e falei em números, já para a pessoa ficar com 1 ideia do quanto mais gastava...

                Comentário


                  #9
                  Tens de experimentar pois neste caso às vezes os números enganam.

                  Conduzes um e outro e depois se achares que o 1.3 chega, compras pois acabas por gastar bem menos combustível.

                  Cumprimentos.

                  Comentário


                    #10
                    Nesse caso provavelmente o 1.7 será uma opção melhor, basta talvez conduzir mais devagar para obter melhores consumos.

                    Comentário


                      #11
                      Para ser mais preciso pelos consumos anunciados no catálogo, do Astra GTC

                      Urbano 6,5/6,6 e 6,8–6,9
                      Extra-urbano 4,3/4,4 e 4,6–4,7
                      Combinado 5,1/5,2 e 5,4–5,5

                      Os conumos que estão aí é o da motorização 1.3CDTI(esquerda) e o da 1.7CDTI(direita)


                      Se quiseres saber consumos reais, acho que na parte dos DB´s tens lá uns quantos Astras

                      Comentário


                        #12
                        Se preocupado com os consumos, acredito que faças uma condução a pensar neles.
                        Deste lado existem 2 GTC's 1.3 e 1.9...
                        Podes ir a ***.gtcteamclub.com e ver um forum apenas dedicado ao GTC.
                        O 1.3 daqui consome 4.9 a 5.2.
                        Os relatos dos 1.7 andam à volta dos 6.3

                        Para consumos, esquece o 1.9.

                        Abraço e boa compra

                        Tadeu
                        PS- pondera outra marca tb... ceed coupe?

                        Comentário


                          #13
                          Nada como experimentar (já o fizes-te com o 1.3), experimenta o 1.7 então.

                          Quanto aos consumos, tudo depende do pé do condutor, tipo de condução e percurso e estado do carro.

                          Eu por exemplo em Lisboa (2ª circular e outras vias) - A titulo de exemplo a semana passada andei ns 6 - 5.9, pois "apanhei" muito "para arranca" e assim os meus consumos sobem sempre (tenho a carrinha 1.3), no entanto em viagens que faço para fora de Lisboa os consumos (naturalmente) diminuem (4,7 - 4,8) em velocidade constante e dentro dos limites legais ou se for mais depressa (5 - 5,6) se estiver "atrasado" e com a carrinha carregada.

                          De facto o 1.3 necessita de alguma paciência para gerir, no entanto e como queria uma viatura um pouco maior e mais acessivel e económica optei e bem pela 1.3, pois os €€€s não são o meu forte.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                            Se eu tiver 1 carro com a gastar 6l/100km e outro a gastar 6.2l/100km o mais ecómico é qual? o de 6.2 pela tua lógica? Se leres bem eu disse é mais gastador, e falei em números, já para a pessoa ficar com 1 ideia do quanto mais gastava...

                            1.3 90cv - 6 litros, desempenho modesto
                            1.7 100cv - 6.2 litros, desempenho bom

                            São 0.2 litros aos 100 que fazem a diferença entre ser tão mais gastador?!? Se ainda fosse uma diferença de mais 1, 1.5 litros aos 100 isso sim faz diferença, agora 0.2, isso quase nem se nota pa!

                            Comentário


                              #15
                              Não me parece que a diferença de andamento entre o 1.3 e 1.7 seja só de 0,2l/100km na vida real.

                              Comentário


                                #16
                                Pelo que tenho experimentado em Astras de colegas meus, o 1.7 revela-se bastante mais guloso que o 1.3.

                                Médias de 6.8l quando o 1.3 nas mesmas condições bebe praticamente menos 1l. Ora 1l por cada 100kms começa a fazer mossa embora à primeira vista a diferença pareça ser pouca.

                                Cumprimentos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Embora não tenha andado frequentemente com nenhum dos dois (já conduzi o 1.3), há uma regra que normalmente se aplica:

                                  Maior cilindrada = maior consumo em circuíto urbano e ainda mais com o carro a frio.

                                  Muitas vezes um motor maior em AE em ritmos moderados/interessantes consegue consumir menos do que o mais pequeno. Isto porque normalmente permite ter caixas um pouco mais longas e o motor vai em menos esforço para manter velocidade.

                                  Mas em urbano não há volta a dar, quanto mais cilindrada e potência tem, mais ele vai gastar, ainda que não se use essa potência. Esses 0,2 litros são muito irreais.

                                  Eu só ponderaria o 1.7 se fosse o de 125cv.

                                  Aí a diferença de performance já justifica o maior consumo que tem.

                                  Para o de 100cv acho pouco interessante, porque no fundo anda-se a gastar mais para ter mais 10cv.
                                  A única vantagem que vejo é responder melhor em baixas (que é o ponto fraco do 1.3).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pessoal, não se esqueçam que os carros só gastam o que a marca diz em autoestrada a 90 à hora. Como ninguém anda a 90, mais realista será ver os consumos a 120-130. E aí o 1.7 poderá, PODERÁ, ter vantagem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Embora não tenha andado frequentemente com nenhum dos dois (já conduzi o 1.3), há uma regra que normalmente se aplica:

                                      Maior cilindrada = maior consumo em circuíto urbano e ainda mais com o carro a frio.

                                      Muitas vezes um motor maior em AE em ritmos moderados/interessantes consegue consumir menos do que o mais pequeno. Isto porque normalmente permite ter caixas um pouco mais longas e o motor vai em menos esforço para manter velocidade.

                                      Mas em urbano não há volta a dar, quanto mais cilindrada e potência tem, mais ele vai gastar, ainda que não se use essa potência. Esses 0,2 litros são muito irreais.

                                      Eu só ponderaria o 1.7 se fosse o de 125cv.

                                      Aí a diferença de performance já justifica o maior consumo que tem.

                                      Para o de 100cv acho pouco interessante, porque no fundo anda-se a gastar mais para ter mais 10cv.
                                      A única vantagem que vejo é responder melhor em baixas (que é o ponto fraco do 1.3).
                                      Concordo. Se for o 1.7 de 125 cv, não tinha dúvidas em escolher.

                                      O 1.3 será sempre a escolha económica e para quem este motor não lhe faça confusão.

                                      Comentário


                                        #20
                                        eu ficava com o 1.9 cdti... melhor motorzinho diesel que tem passado pela opel nos últimos tempos....

                                        ando com media de 6.5 no vectra, mais de 1500kg de carro e ar condicionado sempre on.... para o tipo de condução que ele sofre é BASTANTE impressionante... o tdi 110cv rei dos tdis do toledo ca de casa anda com 6.8 de media de consumos, tem menos 40 cavalos logo nao deixa abusar tanto e leva o mesmo tipo de tratamento que o opel :P

                                        Comentário


                                          #21
                                          Esses motores, parecem-me gastadores demais... n sei se já equacionaste outro possivel modelo, ou se já estás mesmo decidido pelo GTC. Digo isto pq ando diversas vezes num Mégane de 2003 dCi de apenas 85cv, e mesmo com pára-arranca, e com andamentos na ordem dos 140/150km/h em AE, nunca o vi passar dos 5,2L de média.
                                          Se a questão do modelo já estiver mais que decidida, então que venha o 1.3CDTi... tem menores consumos, os 90cv certamente dão para circular sem comprometer, mesmo com umas baixas fraquitas, e tem a mais valia de ser de corrente, n precisando então de ser trocada a cada 100 000kms...

                                          Cumprimentos, e boa compra

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Embora não tenha andado frequentemente com nenhum dos dois (já conduzi o 1.3), há uma regra que normalmente se aplica:

                                            Maior cilindrada = maior consumo em circuíto urbano e ainda mais com o carro a frio.

                                            Muitas vezes um motor maior em AE em ritmos moderados/interessantes consegue consumir menos do que o mais pequeno. Isto porque normalmente permite ter caixas um pouco mais longas e o motor vai em menos esforço para manter velocidade.

                                            Mas em urbano não há volta a dar, quanto mais cilindrada e potência tem, mais ele vai gastar, ainda que não se use essa potência. Esses 0,2 litros são muito irreais.

                                            Eu só ponderaria o 1.7 se fosse o de 125cv.

                                            Aí a diferença de performance já justifica o maior consumo que tem.

                                            Para o de 100cv acho pouco interessante, porque no fundo anda-se a gastar mais para ter mais 10cv.
                                            A única vantagem que vejo é responder melhor em baixas (que é o ponto fraco do 1.3).
                                            O 1.7 também é mau em baixas (o de 100cv), e não sei se não será pior do que o 1.3.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sinceramemnte nenhum. O 1.3 cdti é muito fraco, mas mesmo muito, aquilo não é motor para esse carro, chega a ser embaraçoso. O 1.7 cdti gasta demais. Existem carros muito melhores por aí. Que tal alargar a escolha a outras marcas? Toyota, VW, Renault, Peugeot, Ford, etc

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por fzitraif Ver Post
                                                Sinceramemnte nenhum. O 1.3 cdti é muito fraco, mas mesmo muito, aquilo não é motor para esse carro, chega a ser embaraçoso. O 1.7 cdti gasta demais. Existem carros muito melhores por aí. Que tal alargar a escolha a outras marcas? Toyota, VW, Renault, Peugeot, Ford, etc
                                                Aqui está uma resposta a meu ver honesta. De todas a que li foi a que mais verdades disse em poucas linhas.

                                                Posso dizer-te que pessoalmente já tive um Astra de 5 portas com o motor 1.3 cdti. Para uns pode até ser "jeitoso" mas para mim era mesmo embaraçoso quando queria arrancar num cruzamento e o carro demorava o seu tempo a mexer-se. Ttive-o apenas 10 meses, troquei-o em Fevereiro passaso e tenho agora um Toyota Auris 1-4 d4d e a diferença face ao 1.3 cdti é da noite para o dia.

                                                Pessoalmente não compraria Opel. Se como dissest também tás preocupado com o facto de fiabilidade, basta ires por exemplo ao tópico dos DB dos Astras

                                                http://forum.autohoje.com/diario-de-...stras-677.html

                                                e leres os problemas que estes modelos dão a par da péssima assistência que a Opel tem para com os seus clientes. Peço desculpa a todos os amantes e possuídores de Astra por ser um pouco radical nos comentários, mas há que ilucidar um pouco e não dizer que é tudo cor-de-rosa porque não é, e quem tem um Astra sabe que, podem não ser todos mas estes motores estão fartos de dar problemas.

                                                Mas se a tua ideia é mesmo adquirires um, e se estás preocupado com consumos, dependendo dos percusos que fazes diáriamente, se for mesmo e apenas cudade pura e dura escolhe o 1.3, senão se fazes percurso misto escolhe o 1.7 cdti, que como ja foi dito aqui em estrada corrida o 1.7 consegue ser tão ou mais económico que o 1.3 por precisar de menor esforço.

                                                Assim sendo respondendo ao teu tópico, na hipotética hipotese dessa escolha, ia para o 1.7 cdti de 100 cv (o de 125 cv tem fama de ser bastante guloso no gasóleo) por ser mais motor que o 1.3 e por ser Isuzo, ao passo que o 1.3 e o 1.9 cdti são motores Fiat.

                                                Mas aconselho-te a abrires o leque a outras opções. não estou a dizer para comprares Toyota mas por exemplo seguires o que já foi referido aqui... o Kia Ceed. Estéticamente acho tão bonito quanto o Astra, o modelo de 3p portas é um mimo. A Kia está com um muito bom produto, boas campanhas por exemplo para abates e tem 7 anos de garantia.
                                                Editado pela última vez por comandante; 30 March 2009, 19:38.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por comandante Ver Post
                                                  Aqui está uma resposta a meu ver honesta. De todas a que li foi a que mais verdades disse em poucas linhas.

                                                  Posso dizer-te que pessoalmente já tive um Astra de 5 portas com o motor 1.3 cdti. Para uns pode até ser "jeitoso" mas para mim era mesmo embaraçoso quando queria arrancar num cruzamento e o carro demorava o seu tempo a mexer-se. Ttive-o apenas 10 meses, troquei-o em Fevereiro passaso e tenho agora um Toyota Auris 1-4 d4d e a diferença face ao 1.3 cdti é da noite para o dia.

                                                  Pessoalmente não compraria Opel. Se como dissest também tás preocupado com o facto de fiabilidade, basta ires por exemplo ao tópico dos DB dos Astras

                                                  http://forum.autohoje.com/diario-de-...stras-677.html

                                                  e leres os problemas que estes modelos dão a par da péssima assistência que a Opel tem para com os seus clientes. Peço desculpa a todos os amantes e possuídores de Astra por ser um pouco radical nos comentários, mas há que ilucidar um pouco e não dizer que é tudo cor-de-rosa porque não é, e quem tem um Astra sabe que, podem não ser todos mas estes motores estão fartos de dar problemas.

                                                  Mas se a tua ideia é mesmo adquirires um, e se estás preocupado com consumos, dependendo dos percusos que fazes diáriamente, se for mesmo e apenas cudade pura e dura escolhe o 1.3, senão se fazes percurso misto escolhe o 1.7 cdti, que como ja foi dito aqui em estrada corrida o 1.7 consegue ser tão ou mais económico que o 1.3 por precisar de menor esforço.

                                                  Assim sendo respondendo ao teu tópico, na hipotética hipotese dessa escolha, ia para o 1.7 cdti de 100 cv (o de 125 cv tem fama de ser bastante guloso no gasóleo) por ser mais motor que o 1.3 e por ser Isuzo, ao passo que o 1.3 e o 1.9 cdti são motores Fiat.

                                                  Mas aconselho-te a abrires o leque a outras opções. não estou a dizer para comprares Toyota mas por exemplo seguires o que já foi referido aqui... o Kia Ceed. Estéticamente acho tão bonito quanto o Astra, o modelo de 3p portas é um mimo. A Kia está com um muito bom produto, boas campanhas por exmeplo para abates e tem 7 anos de garantia.
                                                  Só esta parte demonstra muito conhecimento da tua parte do mundo automóvel!!!!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por fzitraif Ver Post
                                                    Sinceramemnte nenhum. O 1.3 cdti é muito fraco, mas mesmo muito, aquilo não é motor para esse carro, chega a ser embaraçoso. O 1.7 cdti gasta demais. Existem carros muito melhores por aí. Que tal alargar a escolha a outras marcas? Toyota, VW, Renault, Peugeot, Ford, etc
                                                    Que tal não falar do que não se sabejá todos aqui sabem que tens algum problema com italianos,mas tb não é preciso estar sempre a mostra-lo..

                                                    Eu optaria pelo 1.3 ,mas se os € chegarem opta pelo 1.9 150cv,é outra "loiça"e os comsumos não sobem assim tanto ,nesse carro fazes a vontade medias de 5.5/6

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                                                      Se eu tiver 1 carro com a gastar 6l/100km e outro a gastar 6.2l/100km o mais ecómico é qual? o de 6.2 pela tua lógica? Se leres bem eu disse é mais gastador, e falei em números, já para a pessoa ficar com 1 ideia do quanto mais gastava...
                                                      só por 0.2 lts de gasoleo em cada 100kms? ia para o 1.7,
                                                      não é por consumir mais 0.2lts/100kms que me vai fazer comprar um carro com menos 25cvs

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                                                        #28
                                                        Epa rapaz esse motor é fraquíssimo eu nem vou discutir muito isto porque não tem discussão possível, não é por tu queres que vai esse Astra vai deixar de ser MEDIOCRE. Esse motor é bom para carros como Panda ou Corsa C mais que isso já começa a demonstrar as suas limitações. E não é tão económico como isso. A Opel a nível de motores diesel está muito abaixo da concorrência. Seja o 1.3 , 1.7 e 1.9. Até o 1.9 cdti é um motor fraco, seja na disponibilidade, consumos, etc..


                                                        Reitero aquilo que disse, há tantas marcas e tantas opções melhores que o Astra a diesel.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                                                          só por 0.2 lts de gasoleo em cada 100kms? ia para o 1.7,
                                                          não é por consumir mais 0.2lts/100kms que me vai fazer comprar um carro com menos 25cvs

                                                          nem o 1.3 gasta tanto nem o 1.7 gasta tão pouco. Isso são valores ridiculos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            1.2td ... não se pode esperar muito dele ...

                                                            Comentário

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