Boas.
Sou há menos de um mês proprietário de um BMW 120d com sistema Auto Start Stop, o qual é uma das vertentes do BMW Efficient Dynamics.
Sucede que este sistema me está a fazer uma tremenda confusão, que passo a explicar.
Toda a vida me ensinaram que ligar e desligar um carro frio não é muito recomendável, assim como não me parece que o carro estar constantemente a ligar e desligar lhe dê saúde.
Na prática, ao deslocar-me diáriamente em cidade de casa para o trabalho, paro cerca de 10 a 15 vezes em semáforos. Na maioria dos dias apanho filas de trânsito na Praça de Espanha em Lisboa, onde estou em pára/arranca durante cerca de 5 a 10 minutos.
Ora, se o sistema auto start stop estiver ligado, conseguem imaginar o número de vezes que o carro liga e desliga..... bom, o mesmo número de vezes irá suceder no regresso a casa...
Mais, acho irracional ligar o carro de manhã, e logo quando estou à espera que o portão da garagem feche, basta tirar o pé da embraiagem e lá está o menino a desligar-se...... faz o mesmo no primeiro semáforo da rua, 50m mais à frente.
Vale a pena referir ainda que o sistema por defeito está ligado, ou seja, mesmo que eu desactive o sistema manualmente, na próxima vez que ligo o carro ele fica activo.
Em termos de utilização tenho usado o auto start stop ao fim de semana, e desligo durante a semana.
Pergunto:
- o uso em excesso deste sistema em filas de trânsito diárias não põe em causa a durabilidade do motor?
- Estarão estes motores de facto preparados para ligar e desligar 50 vezes por dia?
- Ou será que os engenheiros deste sistema pensam que as pessoas em filas de trânsito compactas ficam com o pé permanentemente na embraiagem?
- Tendo em conta que em cidade o carro mal tem tempo de aquecer, será normal ligar e desligar frio N vezes sem com isso desgastar o motor?
Gostava de ouvir a V/ opiniões e experiências sobre este sistema.
Abraços.
GonçaloX
Sou há menos de um mês proprietário de um BMW 120d com sistema Auto Start Stop, o qual é uma das vertentes do BMW Efficient Dynamics.
Sucede que este sistema me está a fazer uma tremenda confusão, que passo a explicar.
Toda a vida me ensinaram que ligar e desligar um carro frio não é muito recomendável, assim como não me parece que o carro estar constantemente a ligar e desligar lhe dê saúde.
Na prática, ao deslocar-me diáriamente em cidade de casa para o trabalho, paro cerca de 10 a 15 vezes em semáforos. Na maioria dos dias apanho filas de trânsito na Praça de Espanha em Lisboa, onde estou em pára/arranca durante cerca de 5 a 10 minutos.
Ora, se o sistema auto start stop estiver ligado, conseguem imaginar o número de vezes que o carro liga e desliga..... bom, o mesmo número de vezes irá suceder no regresso a casa...
Mais, acho irracional ligar o carro de manhã, e logo quando estou à espera que o portão da garagem feche, basta tirar o pé da embraiagem e lá está o menino a desligar-se...... faz o mesmo no primeiro semáforo da rua, 50m mais à frente.
Vale a pena referir ainda que o sistema por defeito está ligado, ou seja, mesmo que eu desactive o sistema manualmente, na próxima vez que ligo o carro ele fica activo.
Em termos de utilização tenho usado o auto start stop ao fim de semana, e desligo durante a semana.
Pergunto:
- o uso em excesso deste sistema em filas de trânsito diárias não põe em causa a durabilidade do motor?
- Estarão estes motores de facto preparados para ligar e desligar 50 vezes por dia?
- Ou será que os engenheiros deste sistema pensam que as pessoas em filas de trânsito compactas ficam com o pé permanentemente na embraiagem?
- Tendo em conta que em cidade o carro mal tem tempo de aquecer, será normal ligar e desligar frio N vezes sem com isso desgastar o motor?
Gostava de ouvir a V/ opiniões e experiências sobre este sistema.
Abraços.
GonçaloX
Comentário