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    Ford... Feel the Diference

    Revisão dos 20.000km da minha Ford Focus de 08/2008. Aproveitei para reclamar alguns defeitos e accionar a garantia nesta visita à oficina. Como era de esperar coisa correu mal.

    "Os faróis metem água desde o quilometro zero." - problema principal
    Disseram que se a água entra e sai, é normal. Se ficasse lá dentro é que era mau. Quanto ás manchas, também é normal por causa da humidade. De nada valeu, mas depois desta "normalidade" toda restou-me dizer à boca cheia que a marca era fraca e isso estava-se a notar. E nunca vi estas "normalidades" noutros carros.

    À parte disto, vão-me substituir o retrovisor direito que não trabalha bem, uma tampa na consola central que perdeu a força no amortecedor e não alinharam a porta porque se esqueceram!!!! Fica para quando for substituir as peças.

    Comprei Ford por achar ser um carro que no ano passado oferecia a melhor relação qualidade / preço. Nunca tinha sido cliente deles e até ao ano passado era cliente de uma outra marca.

    Digam o que disserem, sendo do mesmo segmento da minha outra marca, esta marca (Ford) tem-se revelado um verdadeiro nojo comparativamente à primeira.

    1º Faróis com defeito é normal;
    2º Nunca têm peças em stock. Vou ter de lá voltar para substituir peças avariadas. E isto num carro novo com 8 meses. No meu anterior carro de 15 anos pediam-se peças de manhã e elas estavam lá à tarde e a revisão demorava um dia.
    3º "Esquecem-se" do serviço que têm para fazer (da porta) e quando os questionei sobre o mesmo, a resposta foi, e passo a citar: "[...]também não tem problema, fica para a próxima, quando vier meter as peças avariadas". O facto de ser um problema grave de desalinhamento das portas que está a causar danos na pintura é completamente irrelevante.

    Resumindo, levei o carro à oficina com 4 problemas em mão e não me resolveram nenhum. Apenas me disseram que me iriam resolver 2 deles um dia destes.

    Ford, Feel the Diference!

    Decidi escrever este post aqui dada a visibilidade deste fórum, apesar de não ser participante assíduo. Isto representa o meu desespero de um acumular de peripécias que nem vou detalhar para não escrever aqui toda a novela. Apenas vos deixo o ultimo episódio a titulo de exemplo.

    Já reclamei junto da Ford Lusitana, junto do concessionário onde fiz o negócio que é a Daro em Santo Tirso, e nunca obtive um feedback que fosse de alguma das partes. Puro desintresse.

    #2
    Muda de concessionário...

    Vai a outro e reclama essas mesmas situações. De certeza que se fizeres barulho que chegue eles resolvem os problemas... Na garantia nem tem nada que saber, os concessionários normalmente nem se chateiam muito pq é por conta da marca... desde que seja a marca a pagar eles nunca se chateiam, por isso tb não percebo qual é o problema com o teu concessionário actual.

    De resto, se não resolveram, só tinham era que resolver e emprestar-te um carro para andares enquanto não resolviam (têm que o fazer, sabes ? Se não tratarem em tempo util da folha de obra que tu ordenaste e que eles aceitaram, têm que te dar um carro)... talvez assim se despachassem...

    Tens que fazer um bocado mais de barulho... mas acima de tudo muda de oficina... pode ser que os problemas melhorem... e insiste com a Ford... eles têm que te dar resposta.

    Comentário


      #3
      Quando tive uns problemas com o meu C4 disseram me para escrever para a delegaçao Portuguesa e se isso nao desse resultado para escrever para a Francesa, ambas com carta registrada. Bem, eu nao cheguei a escrever, mas quando falei isso na oficina resolveram me os problemas(pelo menos parte deles).

      O melhor que tens a fazer é ligar para a DECO. Ah, e todas as reclamaçoes que fizeres ou pedidos para coisas em garantia, pede sempre por carta registrada, nao vao eles fazer o que me fizeram a mim e dizer algo do genero: "agora nao tem garantia, ja nao pode apresentar queixa novamente mesmo que tenha reclamado dentro da garantia, a unica hipotese era se tivesse mandado uma carta registrada e ate agora nao o tivessem resolvido".

      Portanto agora o lema da casa é o seguinte: Se tiver alguma reclamaçao, faço na oficina, se nao me resolverem, no dia seguinte mando para la uma carta registrada, se voltarem a nao resolver ligo para a DECO e vejo o que posso fazer de forma legal.

      Comentário


        #4
        Como já disseram a solução passa pela mudança de concessionário, infelizmente (e em todas as marcas) existem sempre esse tipo de concessionários que devido à incompetência só servem para denegrir a marca e criar chatices ao cliente.

        Só por curiosidade, o concessionário é a hermotor?

        Comentário


          #5
          A Ford chegou a ter uma reputação quase ao nivel da Fiat há uns anos atrás que eu me lembre começando nos Cortinas acabando nos Fiestas. Com a chegada de alguns modelos mais recentes e com qualidade vindos da Ford penso que a maior parte das pessoas esqueceu. Na propria América a Ford nao é muito bem acolhida.
          Podia ter sido pior, podias ter comprado um Fiat que ao contrário da Ford já anda na lama há uma data de anos, esta sim sem fim á vista.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
            A Ford chegou a ter uma reputação quase ao nivel da Fiat há uns anos atrás que eu me lembre começando nos Cortinas acabando nos Fiestas. Com a chegada de alguns modelos mais recentes e com qualidade vindos da Ford penso que a maior parte das pessoas esqueceu. Na propria América a Ford nao é muito bem acolhida.
            Podia ter sido pior, podias ter comprado um Fiat que ao contrário da Ford já anda na lama há uma data de anos, esta sim sem fim á vista.
            Tens sempre que ser assim tão tendencioso?
            Porque é que tu, que com certeza não tens um Fiat, e também não vês ninguém de momento a queixar-se da assistência da marca, vens para aqui denegrir a sua imagem, que nada tem a ver com o assunto deste tópico nem ajuda a resolução do mesmo?

            É pura vontade de implicar e que não leva a lado nenhum!

            Em relação ao assunto do tópico, o melhor, e a primeira coisa a tentar, será mudar de oficina. Se as coisas se mantiverem nesse patamar, deves reclamar através quem de direito, como o importador nacional ou a DECO.

            Boa sorte!
            Editado pela última vez por LuisMiguelC; 07 April 2009, 01:18.

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              #7
              Originalmente Colocado por Abilio Ver Post
              Como já disseram a solução passa pela mudança de concessionário, infelizmente (e em todas as marcas) existem sempre esse tipo de concessionários que devido à incompetência só servem para denegrir a marca e criar chatices ao cliente.

              Só por curiosidade, o concessionário é a hermotor?
              Ele já disse em cima, é a Daro.

              Mas porque falas na Hermotor?

              Comentário


                #8
                Eu ainda estou á espera da resposta á reclamação que fiz á Ford Lusitana devido aos problemas e ao péssimo atendimento que tive por parte da oficina da Ford.
                Tive um Ford Focus de 2006 durante 8 meses e nesses 8 meses foi 9 vezes para oficina, o engraçado é que o carro vinha sempre na mesma e alegaram que o defeito era meu e não do carro.
                A resolução foi semplesmente vender o carro o jurar a todos os santinhos nunca mais na vida ter Ford.
                Por acaso troquei de marca para a Fiat e até agora estou bastante satisfeito

                Comentário


                  #9
                  Deixa lá, eu mesmo a meter € do meu (carro já com 13 anos) eles são exactamente assim..parece que fazem um favor enorme em te arranjar as coisas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                    Ele já disse em cima, é a Daro.

                    Mas porque falas na Hermotor?
                    Escapou-me essa parte.

                    Falei na hermotor por curiosidade já que ele (segundo o perfil) é de Guimarães. Por outro, sendo lá o meu concessionário de serviço e estando eu (e quem conheço com Ford´s por esta zona ) muitissimo satisfeito com o atendimento lá, estava a estranhar.
                    Editado pela última vez por Abilio; 07 April 2009, 01:09.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Strick Ver Post

                      ...

                      Já reclamei junto da Ford Lusitana, junto do concessionário onde fiz o negócio que é a Daro em Santo Tirso, e nunca obtive um feedback que fosse de alguma das partes. Puro desintresse.
                      Não percas mais tempo nesse concessionário, muda para outro.

                      Tenho um colega meu que teve problemas com o alternador num Focus ainda em período de garantia, e nunca lhe resolviam o problema até que um dia vindo desse concessionário chegou a casa com o respectivo desapertado, a partir daí mudou para o concessionário de Guimarães e resolveram tudo sem custos.

                      Cumprimentos.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                        A Ford chegou a ter uma reputação quase ao nivel da Fiat há uns anos atrás que eu me lembre começando nos Cortinas acabando nos Fiestas. Com a chegada de alguns modelos mais recentes e com qualidade vindos da Ford penso que a maior parte das pessoas esqueceu. Na propria América a Ford nao é muito bem acolhida.
                        Podia ter sido pior, podias ter comprado um Fiat que ao contrário da Ford já anda na lama há uma data de anos, esta sim sem fim á vista.
                        Andas um pouco afastado da realidade, andas, andas... não sabia que já temos um português na Estação Espacial, em orbita.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por BladeRunner Ver Post
                          Andas um pouco afastado da realidade, andas, andas... não sabia que já temos um português na Estação Espacial, em orbita.
                          Desculpa nao percebi

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                            Desculpa nao percebi
                            Fiat - Wikipedia, the free encyclopedia

                            List of Fiat Group models which have won European Car of the Year:
                            "Sergio Marchionne has impressed investors since taking over as CEO in June, 2004.[20] Losses have fallen steadily since 2002, and Q4 of FY2005 saw its first profit in 17 quarters, and had a profit of €196M for the first 9 months of FY2006.[21] Mr. Marchionne has reduced Fiat's managerial bureaucracy and changed its tone to a focus on markets and profit. While the chairman, Luca di Montezemolo, dealt with politicians and unions, Marchionne rebuilt the car business. The success of the Grande Punto model has in large part been responsible for the turnaround in Fiat's fortunes, but the quite successful Bravo (successor to the Stilo) and the award winning 500 have really cemented it."

                            Fiat contraria evolução negativa do mercado: Sapo Motores - Notícia: Fiat contraria evolução negativa do mercado

                            Fiat releases MultiAir engine technology: Fiat releases MultiAir engine technology – is this a fundamental breakthrough in internal combustion engine design?

                            Fiat: Common-rail: Common-rail - Portal dos Clássicos

                            Fiat: MultiJet: Clube Multijet - História do Motor

                            Fiat em 4º: " Fiat is looking well beyond Italy. Its marketplace is all of Europe, and Fiat-style cars will soon be seen even in Russia, where the company is helping to build a plant. Besides, Fiat has succeeded in becoming the biggest non-American automaker without seriously tackling the largest of all markets, the U.S., where it now only "shows the flag" with a token 15,000 sales a year. That may change. But for the moment, says Enrico Minola, Fiat sales manager: "We are straining our capacity. We don't need the American market.""
                            Fonte:http://www.time.com/time/magazine/ar...844116,00.html


                            Centro Ricerche Fiat (Centro de Investigação Fiat) 30 anos de investigação 1978-2008

                            O Centro Ricerche Fiat iniciou a actividade em 1978 como pólo de referência da inovação do Grupo Fiat. Hoje, é um centro de excelência no panorama internacional da investigação: desenvolve soluções eficazes, inovadoras e a custos competitivos e favorece a transferência tecnológica também através da formação de pessoal qualificado.

                            Deste modo, participa activamente no crescimento tecnológico do Grupo, dos seus parceiros e do território em sectores como o automóvel e seus componentes, a energia, a mobilidade sustentável e segura, a telemática, os novos materiais e respectivas tecnologias, a mecatrónica e a óptica.

                            Com um orgânico de mais de 850 empregados, o CRF opera actualmente em Orbassano (Turim) e nas três sedes descentralizadas de Bari, Trento e Foggia, para além de controlar em Udine o Centro Ricerche Plast-optica (C.R.P.) que se dedica a investigação avançada nos sectores da óptica e dos plásticos para sistemas de iluminação.

                            Colabora, para além disso, com mais de 1000 parceiros industriais, universidades e centros de investigação em todo o mundo.
                            Os 42 novos pedidos de patentes depositados em 2007 fazem elevar a mais de 2.200 o número total de patentes registadas, com mais de 700 pedidos pendentes.

                            Os projectos aprovados no sétimo Programa Quadro 2007-2013, há pouco iniciado, são mais de 20, confirmando a importante posição do CRF no panorama da investigação europeia.

                            30 anos de ideias contados através das principais etapas da história da empresa, dos seus homens e dos resultados mais significativos.

                            Desenrola-se, assim, lustre após lustre, um percurso que ilustra os acontecimentos cruciais, o crescimento e a adequação da estrutura às necessidades da investigação e que recorda as inovações mais importantes daqueles anos.

                            Mas é também uma viagem através dos modelos que representaram etapas importantes das épocas de pesquisa tecnológica, de design, de experiências.

                            Protótipos que testemunham a possibilidade de antecipar o futuro e elaborados também em actividades transversais, como a ergonomia, a simulação virtual, a aerodinâmica e o desenvolvimento de projectos. Surgem, assim, veículos que pertencem ao imaginário de quem trabalha neste sector e outros que foram fundamentais para experimentar tecnologias que depois se tornaram de utilização quotidiana ou virão a tornar-se, no caso dos protótipos mais recentes.

                            Uma viagem pela nossa história que permitirá apreciar o que foi inventado, melhorado, aplicado, adaptado, reinventado, inovado, transformado e participar na extraordinária aventura de quem ainda hoje trabalha com entusiasmo para permitir a todos uma mobilidade segura, sustentável, confortável, agradável, emocionante, divertida.


                            1978 – 1982

                            1978 7 de Dezembro: é constituída a Sociedade por Acções Centro Ricerche FIAT, sendo seu primeiro Administrador-Delegado Ugo Lucio Businaro

                            1980 1 de Fevereiro: começa a funcionar a nova cantina, com serviço de pratos frescos.

                            1981 Carlo Eugenio Rossi é o novo Administrador-Delegado.

                            1982 É completado o edifício da cantina com a instalação de 210 m2 de placas solares térmicas da Zanussi


                            POWERTRAIN

                            1981: Diesel de injecção directa. É completada a montagem do motor 237 ID na viatura “131 Panorama” para avaliação no banco de ensaios dos níveis de consumos e de emissões

                            1982: Projecto de uma família de motores inovadores de média cilindrada com versões a gasolina e a gasóleo


                            VEÍCULOS

                            1978: É concluído o protótipo da viatura eléctrica X1/23

                            1979: É feita a transformação em versão eléctrica do Daily de chassis curto, vencedor do concurso lançado pelo Governo francês

                            1980: Motogerador por inércia. É iniciado o estudo de um sistema inovador para arranque do motor das viaturas que permite ligar e desligar de modo automático o motor nas breves imobilizações do trânsito, com redução do consumo de combustível superior a 13%


                            MATERIAIS & TECNOLOGIAS INOVADORAS

                            1978: É construído o Total Energy Module (TOTEM), o primeiro co-gerador para produção autónoma de energia que prevê também a alimentação a biogás

                            1980: Primeiros resultados no campo da soldadura laser: é efectuada a soldadura do aro sincronizador à coroa


                            ELECTRÓNICA & TELEMÁTICA

                            1981: É fabricado o protótipo de um sistema para indicar ao condutor, através de informações vocais pré-gravadas, eventuais defeitos ou avarias do veículo


                            X1/23

                            O X1/23, acabado de construir no CRF em 1978, é um inovador exemplo de city car a motor eléctrico

                            É uma pequena berlina de dois lugares, com uma velocidades máxima de 75 km/h e uma aceleração de 0-400 metros em 30 segundos

                            As baterias, colocadas no compartimento posterior, permitem uma autonomia de 70 km a uma velocidade constante de 50 km/h

                            O motor eléctrico, montado à frente, desenvolve uma potência de 13,5 cavalos.

                            O peso total da viatura é de 820 kg, 166 dos quais apenas para as baterias Yardney de níquel-zinco que têm uma capacidade 1,75 vezes maior do que as baterias de chumbo-ácido convencionais


                            1983 – 1987

                            1985 O CRF passa de Sociedade por Acções a Sociedade Consorcial por Acções

                            1986 É finalizada a sala Galileo Ferraris para testar a compatibilidade electromagnética. É uma das primeiras a nível europeu para preparar as protecções contra interferências electromagnéticas na electrónica do veículo


                            POWERTRAIN

                            1985: É construído o Motor Diesel com pré-câmara sobrealimentado de 1930 cm" potenciado a 115 cv

                            1986: Projecto “Trasporti 1” em colaboração com o CNR (Consiglio Nazionale delle Ricerche) para realização de uma família de motores a gasolina de dois cilindros de 574 cm" e Diesel de 708 cm" de injecção directa


                            VEÍCULOS

                            1985: Sistema de controlo de travagem ABF

                            1986: Preparação em estrada do protótipo X1/75, desenvolvido no âmbito do projecto conjunto com o CNR, equipado com motor Diesel de injecção directa sobrealimentado e com caixa de velocidades contínua com correia;

                            1987: Preparação em estrada do sistema antiskid PAS para controlo da travagem em condições limite de aderência


                            MATERIAIS & TECNOLOGIAS INOVADORAS

                            1984: Preparação do processo de estampagem de chapa de aço de alta resistência com particular referência a componentes de cabinas para camiões

                            1987: Computer vision aplicada aos sistemas de produção. Montagem automática do pára-brisas por robots na linha de montagem da fábrica de Cassino (estreia mundial)


                            ELECTRÓNICA & TELEMÁTICA

                            1983: Fluid Physics Module. Este aparelho, encomendado ao CRF pela ESA (Agência Espacial Europeia) para efectuar experiências de comportamento dos fluidos em condições de gravidade zero, é utilizado em duas missões a bordo do Shuttle pelos astronautas da NASA e da ESA.

                            1987: Desenvolvido um sistema informativo de bordo com CRT (Cathode Ray Tube) e touch screen para o modelo Thema


                            X1/75

                            Veículo realizado no âmbito de um projecto de investigação do CNR com o objectivo de reduzir drasticamente os consumos relativamente a viaturas do mesmo segmento.

                            É colocado em estrada em 1986 com um equipamento inovador que previa um motor Diesel de dois cilindros de injecção directa sobrealimentado e uma caixa de velocidades contínua com correia de borracha com controlo electrónico.
                            O consumo é de 40 km/l
                            Velocidade máxima 135 km/h


                            1988 – 1992

                            1989 Gian Carlo Michellone é o novo Administrador-Delegado. É lançado o slogan: Competitividade para os Clientes graças a Competitividade nos Preços (CCCP)

                            Projecto Sistema de qualidade total (Total Quality System-TQS)

                            1990 Completada a câmara semi-anecóica "Eligio Perucca" para avaliação do ruído e das vibrações

                            1992 Inaugurado o laboratório de óptica e optoelectrónica "Vasco Ronchi"


                            POWERTRAIN

                            1988: Croma turbo Diesel: é o primeiro automóvel do mundo a dispor de série de um motor de injecção directa; começa o desenvolvimento do sistema "unijet" com "common rail"


                            VEÍCULOS

                            1988: Pára-brisas “Solar Control” realizado com novos vidros atérmicos para redução da temperatura no tabliê e habitáculo

                            1989: Desenvolvimento e montagem em camiões de um sistema de ventilação solar que permite a redução da temperatura interna quando o veículo está estacionado ao sol (climatização solar com energia fotovoltaica)

                            Realização de sistemas de quatro rodas direccionais (4WS) de controlo electrónico e desenvolvimento de estratégias speed-dependent com compensação dinâmica. Primeira aplicação no Lancia Thema

                            1991: Aplicação do sistema 4WS no Lancia Delta Rally

                            1992: Protótipo Thema com suspensões activas: aplica o conceito desenvolvido para as viaturas de Fórmula 1 para melhorar a segurança activa e o conforto nas berlinas de elevadas prestações

                            Desenvolvimento da caixa robotizada de alta eficiência: o dispositivo electro-hidráulico pode adaptar-se a todas as caixas de velocidades manuais da Fiat


                            MATERIAIS & TECNOLOGIAS INOVADORAS

                            1988: Robot antropomorfo para soldadura laser contínua em componentes tridimensionais fabricados em superliga. Colaboração com a Rockwell International (USA) para aplicação em componentes construídos para o Shuttle.

                            1992: É realizada uma carroçaria de veículo completamente em material compósito.

                            É demonstrada a possibilidade de obter comportamentos estruturais equivalentes aos das carroçarias em aço


                            ELECTRÓNICA & TELEMÁTICA

                            1989: Um Lancia Thema é equipado com um protótipo de um sistema informativo de bordo baseado na utilização de um "CRT" a cores como interface para as funções de suporte à condução e gestão remota dos dispositivos de bordo (rádio, TV, ar condicionado, telemóvel)

                            1991: Sistema anticolisão por radar e laser


                            DIESEL DE INJECÇÃO DIRECTA

                            Um primeiro motor de injecção directa (ainda sem "common rail") foi desenvolvido no CRF em 1986 para equipar o Croma TDI, a primeira viatura de série do mundo a utilizá-lo, mas o motor apresentava ainda limites, principalmente devido ao elevado nível de ruído e de emissões.

                            Para reduzir o ruído, decidiu-se actuar sobre a combustão, o que, graças à electrónica, levaria também ao controlo dos consumos e das emissões. A ideia de adoptar um "rail" (conduta comum onde se faz parar o gasóleo pressurizado) não era nova, mas até então ninguém tinha pensado em aplicá-la de forma activa no sector automóvel.

                            Realizou-se, assim, em 1991 o UNIJET: um motor Diesel em que o gasóleo é introduzido no cilindro através de cada injector, cuja abertura é pilotada por uma central electrónica: os injectores são alimentados por um “acumulador comum” (common rail) que pode ser mantido à pressão desejada independentemente da velocidade de rotação do motor. Isto permite a diminuição do ruído do motor a frio e uma optimização da combustão que leva a uma poupança de combustível e a um maior controlo das emissões.

                            A posterior evolução do sistema de injecção teve lugar em 2002 com o MULTIJET. O sistema é estruturado de modo a gerir, dentro do mesmo ciclo de combustão, três injecções de combustível à distância de alguns milésimos de segundo. Esta combinação permite reduzir ainda mais o ruído de combustão e obter prestações brilhantes mesmo a frio.


                            1993 – 1997

                            1993 Completado o Centro de Electrónica Automóvel (CEA)
                            Concluído o Centro de Motores Ecológicos


                            POWERTRAIN

                            1993: Configuração pré-industrializada do motor Unijet
                            Viatura de demonstração Croma a gás natural
                            Motor Variable Valve Actuation (VVA)

                            1995: Protótipo pré-industrializado do veículo Daily com motor SOFIM a gás natural de 2,8 litros, 4 cilindros ID 2V sistema multipoint

                            1997: Fiat Marea bipower. Primeiro modelo Fiat de dupla alimentação de série: gás natural e gasolina


                            VEÍCULOS

                            1994: Veículo eléctrico integrado CNR (ZIC), demonstrador de materiais e tecnologias inovadoras

                            1996: Início da actividade para evolução do ZIC para o veículo híbrido VANZIC (tracção eléctrica coadjuvada por um motogerador auxiliar)

                            O CRF cede à Marelli as patentes da caixa robotizada de controlo electrónico, com aprendizagem do estilo de condução do utilizador para optimizar consumos e conforto. A Marelli iniciará a sua produção em 1998 com o nome Selespeed, a primeira no mercado, no Alfa 156


                            MATERIAIS & TECNOLOGIAS INOVADORAS

                            1993: Farol de lentes difractivas

                            1996: Protótipo de um farol adaptável

                            1997: Processo Laser para revestimentos superficiais: pó metálico fundido a laser para formação de produtos de elevadas prestações


                            ELECTRÓNICA/TELEMÁTICA

                            1993: Viatura de demonstração ALERT: realização, no âmbito do projecto europeu Prometheus, de uma viatura (Alfa 164) equipada com: Cruise Control Adaptável, função radar anti-colisão, sistema de comunicação infra-estrutura/veículo, sensor de micro-ondas para estacionamento, sensor de ultrapassagem


                            PRINCIPAIS PRÉMIOS

                            1997: “Autocar award” para o Unijet
                            “Oscar Masi” para o ALERT


                            ZIC & VANZIC

                            Este automóvel eléctrico, desenvolvido e colocado em estrada apenas em 24 meses, representou a soma de diversas actividades inovadoras:

                            Componentes

                            estrutura de alumínio, plataforma em material compósito polimérico, suspensão posterior em alumínio, bancos leves em ligas de magnésio, nova direcção assistida eléctrica, pára-brisas inovador bi-layer, baterias Na/NiCl2


                            Processos tecnológicos

                            Técnica de estampagem a baixa pressão, fusão de ligações de carroçaria e componentes em alumínio, processos de soldadura entre elementos da estrutura do pára-brisas e painéis


                            Metodologias

                            No projecto do ZIC, deu-se ênfase à utilização da simulação digital da definição da forma (CAS) em CAD/CAE para optimizar a viatura e os seus diversos componentes em CAD/CAM para realização dos aparelhos de construção do protótipo


                            Organização

                            Para o sucesso do projecto, o CRF coordenou diversos centros de excelência, como o Centro de Estilo Fiat, o Instituto Europeu de Design de Milão, oito unidades operativas do CNR e trinta e dois fornecedores de componentes

                            A partir dos resultados obtidos com o ZIC, foi desenvolvido o VANZIC: veículo eléctrico de segunda geração. Viatura monovolume para utilização predominantemente urbana, monta um motor eléctrico coadjuvado por um motogerador térmico A.P.U. (Auxiliary Power Unit).


                            1998 – 2002

                            2000: Sedes de Bari e Trento
                            Ultimado o Laboratório para estudo das Micro e Nanotecnologias 2001 É constituído o Centro Ricerche Plast-optica (Udine), sociedade entre o CRF, a Automotive Lighting Rear Lamps Italia e a Agemont 2002 Sede de Catânia


                            POWERTRAIN

                            1999: Fiat Brava com propulsor híbrido Ecodriver. O híbrido Fiat, sistema integrado de motor térmico a gasolina com motor eléctrico e caixa automatizada, é apresentado no Salão de Tóquio, em simultâneo com os primeiros híbridos da Toyota e Honda

                            2000: Uniair. Primeiro sistema para controlo electrónico do movimento das válvulas que permite optimizar a combustão, consumos e emissões

                            2001: Projecto europeu ADIGA. Motor de combustão interna com sistema electrónico de controlo das válvulas que permite uma redução de consumos e emissões de CO2 de cerca de 15%

                            2002: Motor Multijet 1.9 montado em modelos Alfa Romeo


                            VEÍCULOS

                            1998: Ecobasic: concept car com emissões Euro 4 e com consumos de 2,9 litros de gasóleo em 100 Km
                            Família de suspensões Multilink para o Lancia Thesis e Alfa Romeo 166

                            2001: H2Elettra Fuel cell. A primeira viatura Fiat com Fuel Cell PEM a Hidrogénio

                            2002: Sistema de climatização HEAC de alta eficiência Protótipo de carro eléctrico derivado do 500 de normal produção Nova caixa Dual clutch dry com arquitectura flexível também para soluções manuais e automatizadas que garante elevada eficiência e conforto


                            MATERIAIS & TECNOLOGIAS INOVADORAS

                            1999: Sistema de soldadura com laser de díodos
                            Realização de mostrador a carbonanotubos

                            2002: Dispositivos com memória de forma


                            ELECTRÓNICA & TELEMÁTICA

                            2000: É realizado o IN****ILY para a Iveco
                            Lancia NEA tripmate: o concept car com um “cinto de segurança virtual” que lhe permite evitar acidentes de modo automático, substituindo-se, se necessário, ao condutor


                            PRINCIPAIS PRÉMIOS

                            2001: “Inovação amiga do ambiente” atribuído pela Liga do Ambiente ao Seicento Elettra fuel cell
                            “Eucar award” para o motor ADIGA

                            2002: “Ferrari Award” para o melhor parceiro tecnológico
                            “Innovation Award” do The Economist para o desenvolvimento do motor "common rail"
                            “Inovação amiga do ambiente” atribuído pela Liga do Ambiente para o híbrido Ecodriver aplicado ao Multipla a gás natural.


                            ECOBASIC

                            O Ecobasic é um autêntico automóvel-laboratório que concilia duas características normalmente em antítese: o baixo custo e os baixos consumos.

                            Reduzir os consumos significa, antes de mais, construir um automóvel leve e com uma óptima aerodinâmica, portanto o Ecobasic pesa apenas 750 kg e o volume é alongado em direcção à traseira, o que lhe assegura um Cx recorde para o segmento: 0,28.

                            Para reduzir os consumos, é ainda essencial um motor inovador. No Ecobasic foi montado um pequeno quatro cilindros turbodiesel 1.2 JTD de segunda geração que oferece baixos consumos graças à utilização de injecções múltiplas (Multijet) e ao acoplamento a uma caixa de velocidades robotizada.

                            Se se viajar em modalidade "economy", a viatura efectua o "stop and go" nos semáforos: 4 segundos depois de se ter imobilizado, o motor desliga-se e volta a ligar-se automaticamente quando se carrega no acelerador.


                            NEA

                            Realizado pelo CRF em colaboração com o Centro de Estilo Lancia, o Nea dispõe de um sistema que antecipa e evita as situações perigosas. A função denomina-se “amico on” e constitui um autêntico cinto de segurança virtual.

                            O Nea é equipado com um conjunto de dispositivos que lhe permitem mover-se de modo seguro e informado no trânsito e interagir com o utilizador: travagem de emergência, radar anti-colisão, Cruise Control Adaptável, Stop and go, função 4 WS de baixa velocidade, reconhecimento vocal natural, Egocard (para reconhecimento do proprietário) são as principais características que fazem deste protótipo um precursor do conceito de automóvel inteligente actual.


                            2003 – 2008

                            2003 É inaugurado o ECO-BUILDING, edifício para a cantina, onde a energia é produzida pela integração entre tecto fotovoltaico e microtrigerador a gás natural

                            2005 Nevio Di Giusto é o novo Administrador-Delegado. O novo slogan é “Fábrica de ideias para a competitividade” No âmbito de uma reorganização do Grupo Fiat é criada a FPT - Fiat Powertrain Technologies


                            POWERTRAIN

                            2003: Motor Multijet 1,3 litros 16v para veículos do segmento C

                            2005: Versão pré-industrializada do motor a gasolina Multiair

                            2007: HYperPanda, city car com motor movido a uma mistura de gás natural e Hidrogénio


                            VEÍCULOS

                            2003: Demonstrador Steer-by-wire no Alfa 147: sistema de condução em que a ligação mecânica entre o volante e a direcção é substituída por um sistema mecatrónico
                            Seicento a hidrogénio full power de 45 kW com prestações equivalentes às da viatura a gasolina.

                            2004: Protótipo de sistema Stop&Start no Fiat Punto

                            2005: É apresentado no Salão de Barcelona o concept car Sportiva Latina, síntese de diversas inovações: chassis em diversos materiais, ergonomia, direcção steer-by-wire, diferencial activo

                            2006: Panda Hydrogen H2; são construídas 3 viaturas para a Região da Lombardia que os experimenta em Mântua
                            É apresentado no Salão Automóvel de Genebra o Panda MultiEco

                            2007: Definição dos planos de inovação intersectoriais

                            2008: Projecto Phylla para a Região do Piemonte. Viatura eléctrica com integração de energia solar

                            MATERIAIS & TECNOLOGIAS INOVADORAS

                            2004: Tecnologia chip-led para iluminação. Faróis inovadores que reduzem o consumo de energia e aumentam a duração comparativamente com os componentes tradicionais
                            Montagem híbrida metal-plástico: tornou-se possível estampar o plástico na chapa para unir diversos materiais

                            2005: É projectado com a COMAU o sistema AGILASER que permite movimentar o raio laser à distância para soldaduras afastadas

                            ELECTRÓNICA/TELEMÁTICA

                            2006: Em Setembro é comercializado o Blue&Me, a plataforma telemática nascida de uma ideia do CRF e desenvolvida pelo Grupo (CRF, Fiat Group Automobiles, Magneti Marelli) em colaboração com a Microsoft.

                            2007: Apresentação final em Versalhes dos resultados do Projecto Integrado PREVENT para o desenvolvimento de tecnologias e sistemas de segurança preventiva integrada

                            2006 – 2008
                            E TANTAS OUTRAS INOVAÇÕES QUE POR AGORA …
                            NÃO PODEMOS CONTAR …


                            PRINCIPAIS PRÉMIOS
                            2005: “AUTO SHOW AWARD” para o Sportiva Latina no 33° Salão Automóvel de Barcelona
                            “EUROCARBODY Award” atribuído à Fiat Auto e CRF para a carroçaria do Grande Punto
                            “International Engine of the Year” para a alta tecnologia CRF do 1,3 litros turbodiesel produzido pela FPT

                            2007: “EUROCARBODY Award” para a Fiat Group Automobiles e CRF para a carroçaria do Fiat 500


                            PANDA MULTIECO

                            Viatura mais leve
                            Graças à utilização de materiais leves e recicláveis, o peso em vazio é de apenas 928 kg: Vejamos como é possível:
                            • Carroçaria e portas em aço de alta resistência e termoplásticos = - 45 kg
                            • Interiores e configuração inovadora = - 7 kg
                            • Depósitos de Gás Natural Comprimido em material compósito colocados na zona inferior para deixar espaço no habitáculo = - 40 kg

                            Powertrain
                            • Motor: Fire 1.2 – 8v Natural Power bi-fuel
                            • Caixa de velocidades: C514 Selespeed
                            • Belt-driven Alternator Starter (BAS)

                            Sistema de iluminação inovador
                            Integrando a tecnologia chip-LED nos faróis, obtém-se um incremento de eficiência de 65% relativamente às soluções tradicionais

                            Aerodinâmica
                            • Elevado coeficiente aerodinâmico (Cx = 0,295)
                            • Plataforma aerodinâmica com extractor posterior
                            • Spoiler superior
                            • Deflector de ar integrado no pára-choques anterior.

                            Pneus
                            “Ultra-green”, de baixa resistência ao rolamento (8 kg/t)

                            Interiores
                            • Interiores em fibras naturais para uma elevada reciclabilidade
                            • Bancos pouco espessos inovadores
                            • Elevado conforto multi-sensorial:
                            Extra-insonorização
                            Sistema de climatização inovador
                            Filtro de ar electrostático

                            Nascido da colaboração entre o Centro Ricerche Fiat e a Fiat Powertrain, o Panda Multieco exprime em pleno o conceito de automóvel ecológico: uma ecologia total que envolve a redução das emissões através de motores inovadores, a redução de consumos, a utilização de materiais mais leves e a aerodinâmica, até chegar aos pneus e ao emprego de materiais ecológicos e recicláveis.


                            PHYLLA

                            Um veículo urbano eléctrico e sustentável para poder desfrutar directa e indirectamente todas as fontes de energia na procura da melhor combinação em termos de eficiência e total reciclabilidade, para anular as emissões de gases poluentes e de CO2 nas áreas urbanas (emissões zero) e reduzir o impacto ambiental durante todo o ciclo de vida do veículo, desde a produção até ao momento do abate.

                            Estas são as principais características do concept PHYLLA, o Veículo Urbano Multi ecológico e Sustentável, laboratório tecnológico promovido pela Região do Piemonte e nascido da síntese de várias forças e competências territoriais que designou o CRF para o papel de Vehicle project leader

                            Fonte: Tudo Sobre Rodas

                            Desculpem a extenção do post... já não tenho paciência para pessoas que são parciais e que acham serem donas do conhecimento!
                            Isto tudo é que é andar na lama?

                            Strick desculpa o off-topic...este tópico é teu e o assunto é outro!
                            Editado pela última vez por BladeRunner1; 07 April 2009, 13:05.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BladeRunner Ver Post
                              Fiat - Wikipedia, the free encyclopedia

                              List of Fiat Group models which have won European Car of the Year:
                              "Sergio Marchionne has impressed investors since taking over as CEO in June, 2004.[20] Losses have fallen steadily since 2002, and Q4 of FY2005 saw its first profit in 17 quarters, and had a profit of €196M for the first 9 months of FY2006.[21] Mr. Marchionne has reduced Fiat's managerial bureaucracy and changed its tone to a focus on markets and profit. While the chairman, Luca di Montezemolo, dealt with politicians and unions, Marchionne rebuilt the car business. The success of the Grande Punto model has in large part been responsible for the turnaround in Fiat's fortunes, but the quite successful Bravo (successor to the Stilo) and the award winning 500 have really cemented it."

                              (...)
                              (...)


                              Isto tudo é que é andar na lama?
                              Mas ainda lhe dás resposta?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
                                Mas ainda lhe dás resposta?
                                A parcialidade é mesmo estupida.
                                É que já cansa... pessoas assim têm de ter resposta!
                                Coitado é do Strick que lhe "invadi" o post com o testamento!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por BladeRunner Ver Post
                                  A parcialidade é mesmo estupida.
                                  É que já cansa... pessoas assim têm de ter resposta!
                                  Coitado é do Strick que lhe "invadi" o post com o testamento!
                                  Pessoas assim como? Com o curso superior, que vive acima do poder de compra de um Portugues médio, que tem uma boa vida social... assim como? Nao percebi, mas conheces-me?

                                  Se dizes isso so por nao gostar da marca tambem tas errado, porque eu destesto é a marca, e posso destestar quantas eu quizer.

                                  Podes por mais 30 testamentos desses que eu nem 3 linhas vou ler, a Fiat nao me diz nada e daí? Ès Italiano e ofendi a tua pátria? ou so és Portugues? Eu sou meio Portugues e Alemao e vivo neste país...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Quando as pessoas têm palas, nada se pode fazer....


                                    Entrando no tópico, acho que é mau as pessoas reclamarem que 1 marca é má pelo mau tratamento na oficina...

                                    Eu tenho Ford, e a unica coisa que tenho a lamentar é aquilo "comer" triângulos a olhos vivos, mas também sei que ñ sou mto meigo as vezes com as lombas e com algumas curvas com escoamento de águas...

                                    Se as coisas correm mal nesse concessionário, porque ñ mudas para outro? Chegas lá fazes as mesmas queixas e podes ver que o atendimento pode vir a ser totalmente diferente.

                                    Com o carro dos meus pais tive o mesmo problema de atendimento do concessionário, e mais a marca era de topo aqui para alguns do Fórum era Audi, e para ñ me chatear mais, mudei de oficina até agora ñ tive mais razões de queixa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                                      Pessoas assim como? Com o curso superior, que vive acima do poder de compra de um Portugues médio, que tem uma boa vida social... assim como? Nao percebi, mas conheces-me?

                                      Se dizes isso so por nao gostar da marca tambem tas errado, porque eu destesto é a marca, e posso destestar quantas eu quizer.

                                      Podes por mais 30 testamentos desses que eu nem 3 linhas vou ler, a Fiat nao me diz nada e daí? Ès Italiano e ofendi a tua pátria? ou so és Portugues? Eu sou meio Portugues e Alemao e vivo neste país...
                                      Pessoas assim, que gostam de comentar, falar, criticar, sem lêr, sem conhecer, sem saber! Pessoas assim, que falam ao desbarato, é o chamado falar muito e dizer nada!
                                      Aliás, já li alguns dos teus posts (eu leio para conhecer e saber) e já reparei que é usual e comum... falares sem saber!
                                      E sim acredito que és meio...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                                        Quando as pessoas têm palas, nada se pode fazer....


                                        Entrando no tópico, acho que é mau as pessoas reclamarem que 1 marca é má pelo mau tratamento na oficina...

                                        Eu tenho Ford, e a unica coisa que tenho a lamentar é aquilo "comer" triângulos a olhos vivos, mas também sei que ñ sou mto meigo as vezes com as lombas e com algumas curvas com escoamento de águas...

                                        Se as coisas correm mal nesse concessionário, porque ñ mudas para outro? Chegas lá fazes as mesmas queixas e podes ver que o atendimento pode vir a ser totalmente diferente.

                                        Com o carro dos meus pais tive o mesmo problema de atendimento do concessionário, e mais a marca era de topo aqui para alguns do Fórum era Audi, e para ñ me chatear mais, mudei de oficina até agora ñ tive mais razões de queixa.
                                        Acho que sim, por vezes o melhor é mudar de concessionário! Os concessionários "lutam" entre si por clientes e é sempre do interesse deles receber e tratar bem os clientes, quando isso não acontece...
                                        E nada como um concessionário ganhar um cliente a outro!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Concordo que se calhar devias procurar outro concessionário. No entanto isto é muito bonito de dizer em grande centros urbanos como Lisboa ou Porto. Cá por Coimbra, se quisesse mudar de concessionário tinha de ir para outra cidade, o que, convenhamos, não dá muito jeito...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                                            Pessoas assim como? Com o curso superior, que vive acima do poder de compra de um Portugues médio, que tem uma boa vida social... assim como? Nao percebi, mas conheces-me?

                                            Se dizes isso so por nao gostar da marca tambem tas errado, porque eu destesto é a marca, e posso destestar quantas eu quizer.

                                            Podes por mais 30 testamentos desses que eu nem 3 linhas vou ler, a Fiat nao me diz nada e daí? Ès Italiano e ofendi a tua pátria? ou so és Portugues? Eu sou meio Portugues e Alemao e vivo neste país...
                                            Podes detestar as marcas que quiseres, não tens é o direito de dizer que a marca A B ou C não tem credebilidade simplesmente porque tu a detestas!

                                            Se tens factos a apresentar e fundamentasses a tua opinião a conversa seria outra, agora face ao teu discurso, vale o que vale....

                                            Comentário


                                              #23
                                              O concessionário onde sou cliente é a Daro em Sto. Tirso, mas na Hermotor aconteceu exactamente igual a um amigo meu que tem um modelo igual e com os mesmos problemas nos faróis.

                                              Quanto a reclamações, a DECO não faz nada. Já tentei a ajuda deles e nem respondem. A nivel de Ford já reclamei para a Ford Lusitana e nada. Ninguém quer saber. Por isso pus aqui. Ao menos faço publicidade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por biskat Ver Post
                                                Podes detestar as marcas que quiseres, não tens é o direito de dizer que a marca A B ou C não tem credebilidade simplesmente porque tu a detestas!

                                                Se tens factos a apresentar e fundamentasses a tua opinião a conversa seria outra, agora face ao teu discurso, vale o que vale....
                                                Ah bom por momentos pensei que nao. Essa do ter direito tambem é pra rir? Vives num estado de democracia ou de ditadura? Eu opino do que eu quizer quando quizer e bem me apetecer.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                                                  Ah bom por momentos pensei que nao. Essa do ter direito tambem é pra rir? Vives num estado de democracia ou de ditadura? Eu opino do que eu quizer quando quizer e bem me apetecer.
                                                  Isso é bem verdade meu amigo, mas quando opinas da maneira que tens opinado, as pessoas também têm a liberdade de emitir os juizos de valor sobre a tua pessoa

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por biskat Ver Post
                                                    Isso é bem verdade meu amigo, mas quando opinas da maneira que tens opinado, as pessoas também têm a liberdade de emitir os juizos de valor sobre a tua pessoa
                                                    Entao opinia, o que é te detém?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      o suspeito do costume a postar as postas do costume...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tenho ideia que os teus problemas são vulgaríssimos... A questão é que talvez tenhas de mudar de oficina certamente.

                                                        Ora bem, o farol ou é estanque ou não é?

                                                        Se por especificação do fabricante, o farol não é estanque vais ter sempre entrada de água e aí -pode- ser normal. Há marcas que avisam isto no manual do carro: LINK (ver post do ClioII neste tópico)

                                                        Se é estanque não deve entrar água (lógica).

                                                        Por outro lado, carros que dormem na rua são mais susceptíveis a condensação.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          neoxic, não sabia que em certos modelos estava contemplada a falta de estanquidade dos faróis nos manuais!! Vou procurar, mas mesmo assim seria mau demais.

                                                          Já que comentaste, a carrinha pernoita em garagem e estes problemas apareceram aquando das primeiras chuvas que apanhou.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Normal nesse carro não é, pelo menos pelo que tenho visto de pessoal com esse modelo. E se nos focus mkI aquilo já é estanque e não entra uma pinga de água nesse julgo que muito menos.

                                                            Ia-te recomendar a Hermotor sendo tu de Guimarães mas se tu dizes que aconteceu o mesmo lá só me resta dizer para ires reclamando (situação patética já que se paga um balurdio pelo carro para depois ter de ainda andar com chatices pela incompetência deles).
                                                            Tenho a Hermotor em muito boa conta, aliás, aqui pela zona somos um grupinho fiel clientes da Hermotor, excelente serviço.
                                                            Editado pela última vez por Abilio; 07 April 2009, 21:58.

                                                            Comentário

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