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Diesel 8v vs Diesel 16v

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    Diesel 8v vs Diesel 16v

    Olá pessoal,

    Estava a ler um comparativo entre o Mazda 3 1.6 MZ-CD, o Ford Focus 1.6 TDCI, o Renault Megane 1.5 dCi e o Volkswagen Golf 2.0 TDI 110 cv. (já devem saber qual é o comparativo) na parte dos motores falavam do motor do Renault Megane mencionando que tem reconhecidas qualidades e conhecidas limitações, estas directamente derivadas de ser uma mecánica de 8v. observando os valores de potencia e binario, são práticamente iguais ao 1.6 de 16v da Ford e Mazda. Sendo assim, quais são essas limitações no 1.5 dCi devido a ser 8v?

    Ao falar de motores a gasolina saberia dizer algo, mas pelo que estou a ver neste comparativo, não sei

    Obrigado a todos!

    #2
    POis eu ainda sou apologista de motores de 8v nos 4 cilindros, principalmente em motores diesel que são motores que funcionam maioritariamente em regimes baixos.
    Os motores de 8 válvulas, além de serem mais solicitos em baixas, conseguem maioritariamente fazer menores consumos, também em baixas.
    O oposto para os de 16 valvulas.

    Não é à toa que o 1.5dci é o melhor do segmento.
    Também não é à toa que o motor do Civic Hibrido tem 8 válvulas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
      POis eu ainda sou apologista de motores de 8v nos 4 cilindros, principalmente em motores diesel que são motores que funcionam maioritariamente em regimes baixos.
      Os motores de 8 válvulas, além de serem mais solicitos em baixas, conseguem maioritariamente fazer menores consumos, também em baixas.
      O oposto para os de 16 valvulas.

      Não é à toa que o 1.5dci é o melhor do segmento.
      Também não é à toa que o motor do Civic Hibrido tem 8 válvulas.
      Concordo plenamente contigo, mas então o que eles querem dizer com "limitações habituais nas mecanicas 8v" ao falar do 1.5 dCi? e ao ver as tabelas, o 1.6 16 v tem 109 cv as 4000 rpm e 240 N.m as 1750, enquanto o 1.5 dCi tem 105 cv as 4000 rpm e 240 N.m as 2000. consumos do 1.5 dCi ligeiramente acima do 1.6 16v.

      Esta parte dos consumos não vou dar muito credito, mas olhando para o resto que escrevi... ai é que fico na duvida

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
        Concordo plenamente contigo, mas então o que eles querem dizer com "limitações habituais nas mecanicas 8v" ao falar do 1.5 dCi? e ao ver as tabelas, o 1.6 16 v tem 109 cv as 4000 rpm e 240 N.m as 1750, enquanto o 1.5 dCi tem 105 cv as 4000 rpm e 240 N.m as 2000. consumos do 1.5 dCi ligeiramente acima do 1.6 16v.

        Esta parte dos consumos não vou dar muito credito, mas olhando para o resto que escrevi... ai é que fico na duvida
        Não conheço esse motor 1.6.
        Esse é o suposto "GTD"?

        Acredito que por ser um motor novo consiga ser melhor que o 1.5dci.
        Acredito que tivessem conseguido melhor rendimento do motor que julgo ser completamente novo.
        De qualquer forma, para um motor de 16 valvulas, não me parece nada de extraordinário.

        PS . tinha a impressão que o binário máximo do 1.5 de 105cv era mais cedo.

        Comentário


          #5
          O ser 8 válvulas ou 16 tem muita diferença. O segundo tem mais uma válvula para a entrada da mistura ar/combustível e mais uma para a saída dos gases de escape. Ou seja, reduz-se o trabalho de admissão e o de escape, aumentando o rendimento do motor.

          Notem que o motor de 4 tempos apenas um dos tempos está em trabalho efectivo, os outros é a "consumir" recursos. Se reduzirmos os outros aumentamos a eficiência.

          Um exemplo estupido, mas imaginem uma seringa, se tivesse dois orifícios o esforço que teriam de fazer para a esvaziar seria menor.

          Quanto a implicações em consumos não podemos ver isso de forma tão directa. Há outros factores a ter em conta.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
            POis eu ainda sou apologista de motores de 8v nos 4 cilindros, principalmente em motores diesel que são motores que funcionam maioritariamente em regimes baixos.
            Os motores de 8 válvulas, além de serem mais solicitos em baixas, conseguem maioritariamente fazer menores consumos, também em baixas.
            O oposto para os de 16 valvulas.

            Não é à toa que o 1.5dci é o melhor do segmento.
            Também não é à toa que o motor do Civic Hibrido tem 8 válvulas.
            Não considero o 1.5 Dci como o melhor do segmento, aliás não percebo donde vem esse título...

            O Multijet 1.6 16v de 120cv parece-me muito mais capaz

            Comentário


              #7
              Eu prefiro um bom diesel de 8v que um super rápido de 16v.

              Por exemplo, prefiro o DCi de 65cv ao 1.3 cdti de 70cv. É certo que o 1.3 tem um rendimento muito bom para a cilindrada que tem, fruto das 16v mas também tem umas baixas horríveis, desesperantes por vezes.

              Tinha um Corsa com o 1.3 cdti e passei para um Alfa 156 1.9 jtd mas 8v e 115cv e tem um conforto de utilização fantástico, mesmo em altas. Mil vezes este que o 1.9 de 16v! Se propusessem troca por troca, não aceitava.

              Agora é assim, as pessoas querem mais e mais potência de preferência com menos consumos e eles dão. Está aí um motor que pouco passa dos 1200cc que consegue 90cv e anda muitissimo bem, ao contrário do que muitos pensam. Só que depois há o reverso da medalha..em que ficamos? É mais complicado do que parece eheh.

              Cumprimentos.

              Comentário


                #8
                Os efeitos práticos podem traduzir-se (na maioria dos casos) por um menor consumo e uma maior disponibilidade em baixas para os motores de 8v, enquanto que o de 16v consome menos e tem maior disponibilidade em altas.

                Pessoalmente penso que, se o motor for pouco rotativo ou for para utilizar maioritariamente em baixas rotações, a vantagem está claramente do lado do 8v, já se for para andar a "abrir", quanto mais válvulas melhor lol.

                Agora falar em "conhecidas limitações" é que não faz sentido, se um sistema tem umas vantagens, o outro terá outras....afirmar que um sistema é muito limitado em comparação com outro é coisa de quem não sabe o que está a dizer, o que parece muito comum na imprensa nacional.

                Comentário


                  #9
                  Aqueles que quanto a mim são os dois motores diesel mais equilibrados e agradáveis de utilizar desta gama têm 8 válvulas: o 1.5 dci e o 1.4 D-4D.

                  Comentário


                    #10
                    Cada um tem as suas vantagens em baixas os 8v habitualmente são melhores talvez por ter uma mistura mais rica, em altas os 16v por respirarem melhor.

                    A piada esta no que eles dizem e ainda chgam a dizer que essas limitações podem ser vistas na tabela, bem na tabela o moto 1.5 é mais rapido que o 2.0 do Golf sendo este 5cv mais potente, tendo 500cm3 a mais e sendo este mais leve...

                    No meio disso tudo vejo que o 1.6 PSA é um motor com grande capacidade, as performances que consegue dar em carros mais pesados (os mais leves são o Megane e e o Golf) como se pode ver na tabela que eles la tem e noutras.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                      Não conheço esse motor 1.6.
                      Esse é o suposto "GTD"?

                      Acredito que por ser um motor novo consiga ser melhor que o 1.5dci.
                      Acredito que tivessem conseguido melhor rendimento do motor que julgo ser completamente novo.
                      De qualquer forma, para um motor de 16 valvulas, não me parece nada de extraordinário.

                      PS . tinha a impressão que o binário máximo do 1.5 de 105cv era mais cedo.
                      trata-se do "velho" 1.6 hdi
                      mas tens razão, o motor podia muito bem vir com specs bem melhores!
                      lembro-me do ensaio de longa duração a um C4, onde o 1.6 hdi, após 100milKm, acusou 105cv e 300 Nm

                      Como ando diariamente com os dCi 8v , e o HDi 16v, noto diferenças derivadas deste facto, no seguinte:
                      - em baixas, os dCi (1.5) respondem bem, ajudados pela caixa curta, perdendo fulgor assim que se procura RPM's elevadas (+3000)
                      - o 1.6 HDi noto ter mais força em toda a gama de rotações, mas não parece tão rápido por a caixa ser só de 5v. Depois, à medida que se sobe rotação, respira (bem) melhor que os dCi (e já agora, que os TDi 8v - tb tenho lá por casa..). Contudo, isso não faz dele um motor ultra-perfomante. longe disso!!

                      Comentário


                        #12
                        O 8v tem umas vantagens e os 16v outras.

                        O melhor é juntar os dois atraves da utilização de sistemas de variação de valvulas, de forma a se poder tirar o maximo rendimento do motor.

                        Agora poucos fabricantes o usam devido aos seus custos que iriam fazer elevar o preço final, o que poderá ser uma desvantagem comercial em segmentos altamente competitivos como o caso dos motores de baixa cilindrada.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                          Não considero o 1.5 Dci como o melhor do segmento, aliás não percebo donde vem esse título...

                          O Multijet 1.6 16v de 120cv parece-me muito mais capaz
                          Verdade seja dita, conheço muito pouco desse motor.
                          Mas o 1.5dci sempre foi o meu preferido nestas baixas cilindradas.
                          Sempre me pareceu o mais capaz de todos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                            trata-se do "velho" 1.6 hdi
                            mas tens razão, o motor podia muito bem vir com specs bem melhores!
                            lembro-me do ensaio de longa duração a um C4, onde o 1.6 hdi, após 100milKm, acusou 105cv e 300 Nm

                            Como ando diariamente com os dCi 8v , e o HDi 16v, noto diferenças derivadas deste facto, no seguinte:
                            - em baixas, os dCi (1.5) respondem bem, ajudados pela caixa curta, perdendo fulgor assim que se procura RPM's elevadas (+3000)
                            - o 1.6 HDi noto ter mais força em toda a gama de rotações, mas não parece tão rápido por a caixa ser só de 5v. Depois, à medida que se sobe rotação, respira (bem) melhor que os dCi (e já agora, que os TDi 8v - tb tenho lá por casa..). Contudo, isso não faz dele um motor ultra-perfomante. longe disso!!
                            Não sei onde fui buscar o GTD.

                            No global os motores de 8v são sempre mais solicitos do que os de 16v.
                            É pura mecãnica.
                            O 1.6HDI deve ser muito bom, mas nunca o conduzi.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                              Não sei onde fui buscar o GTD.

                              No global os motores de 8v são sempre mais solicitos do que os de 16v.
                              É pura mecãnica.
                              O 1.6HDI deve ser muito bom, mas nunca o conduzi.

                              Talvez ao facto da VW fazer "renascer" essa sigla no GOLF VI com o seu motor 2.0TDI de 170cv, em que a dita versão GTD terá outro equipamento (suspensão mais rija, etc) e esteticamente proximo da aparencia do GTI.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por air Ver Post
                                O ser 8 válvulas ou 16 tem muita diferença. O segundo tem mais uma válvula para a entrada da mistura ar/combustível e mais uma para a saída dos gases de escape. Ou seja, reduz-se o trabalho de admissão e o de escape, aumentando o rendimento do motor.

                                Notem que o motor de 4 tempos apenas um dos tempos está em trabalho efectivo, os outros é a "consumir" recursos. Se reduzirmos os outros aumentamos a eficiência.

                                Um exemplo estupido, mas imaginem uma seringa, se tivesse dois orifícios o esforço que teriam de fazer para a esvaziar seria menor.

                                Quanto a implicações em consumos não podemos ver isso de forma tão directa. Há outros factores a ter em conta.
                                As válvulas de sistemas DOHC de 4 válvulas por cilindro têm normalmente um diâmetro inferior às dos SOHC ou OHV ou DOHC de 2 válvulas por cilindro. Logo aqui não se pode comparar directamente fluxos de entrada e saída, até porque isso vai depender muito mais da pressão com que o ar entra (normalmente nestes motores efectuada pelo turbo).

                                Já que, supondo que os motores com apenas 2 válvulas por cilindro têm mesmo uma secção inferior para entrada e saída de gases, então para a mesma pressão, os gases entram e saem com mais velocidade! Daí a vantagem em baixas.

                                Quanto ao tema, já foi bastante dito e não vou acrescentar muito. Um motor 8v tem vantagens claras em baixas e num motor diesel normalmente usado para deslocações e transporte de carga parece-me sem dúvida a opção mais indicada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                  Verdade seja dita, conheço muito pouco desse motor.
                                  Mas o 1.5dci sempre foi o meu preferido nestas baixas cilindradas.
                                  Sempre me pareceu o mais capaz de todos.
                                  Dci 1.5 8v
                                  Potência máx: 105cv // 4000rpm
                                  Binário máx: 240 Nm // 2000rpm

                                  1.6 JTDm 16v
                                  Potência máx: 120cv // 3750rpm
                                  Binário máx: 320Nm // 1750rpm

                                  No 16v (existe também uma diferença de 100cc) o binário é consideravelmente maior e a um regime mais baixo, e a potência máxima também surge mais cedo, a zona óptima de utilização tem cerca de 2000rpm de diferença nos dois

                                  Comentário


                                    #18
                                    o velhinho 1.9 tdi é de 8v e tem consumos e performances que em pouco ou nada ficam atras de motores mais modernos/actuais...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                      o velhinho 1.9 tdi é de 8v e tem consumos e performances que em pouco ou nada ficam atras de motores mais modernos/actuais...
                                      A performance ambiental deve ser um tanto ou quanto diferente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                        Não sei onde fui buscar o GTD.

                                        No global os motores de 8v são sempre mais solicitos do que os de 16v.
                                        É pura mecãnica.
                                        O 1.6HDI deve ser muito bom, mas nunca o conduzi.
                                        O 1.6HDI nunca conduzi, dois amigos meus tem esse motor no carro, um Ford Focus e um Volvo C30. Os dois dizem o mesmo: bom motor, mas em baixas não puxa muito.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Essa questão das 8v para 16v num motor Diesel, tal como neste momento existem, não tem um grande significado. É mais por uma questão de marketing. O meu tem 16v e o teu não tem....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                            A performance ambiental deve ser um tanto ou quanto diferente.
                                            olha que não... temos o ecomotive que fica-se pelos 119
                                            e mesmo os outros acho que não fogem muito dos 140... não acho demasiado...

                                            Comentário


                                              #23
                                              não deixa de ser verdade que cilindradas e válvulas estão mais ligadas a marketing e clichés do que propriamente a proveitos proporcionais a estes factores

                                              É a minha opinião...

                                              Comentário


                                                #24
                                                No que toca as 8 válvulas, conheço os motores 1.9tdi são motores que para a potencia que tem desde 90cv são motores com bons andamentos, incluindo o próprio 90cv que já consegue um bom andamento embora não tenha uma performance de fazer cair a baba, não conheço muito os 16 válvulas a agora a primeira vista os Opel dti 16valvulas, mas nao conheço essas motorizaçoes.
                                                Ps: os motores de 8valvulas nao sao tao trabalhosos quando e preciso desmontar e voltar a montar

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                                  Concordo plenamente contigo, mas então o que eles querem dizer com "limitações habituais nas mecanicas 8v" ao falar do 1.5 dCi? e ao ver as tabelas, o 1.6 16 v tem 109 cv as 4000 rpm e 240 N.m as 1750, enquanto o 1.5 dCi tem 105 cv as 4000 rpm e 240 N.m as 2000. consumos do 1.5 dCi ligeiramente acima do 1.6 16v.

                                                  Esta parte dos consumos não vou dar muito credito, mas olhando para o resto que escrevi... ai é que fico na duvida
                                                  Não podes comparar apenas o binário máximo, mais importante que o binário máximo é a curvatura que ele faz!! Esse 1.6 que falas é o 1.6hdi? se for tem 260Nm.

                                                  Eu deixei um 2.0 de 8v para passar a ter o mesmo 2.0 de 16v, a diferença (além dos 40cv a mais) é que o 16v consegue manter-se a puxar mais tempo, não perde o folgo, como acontecia com o de 8v, a partir das 3000rpm não conseguia "respirar".

                                                  É como fazer desporto com uma narina tapada, cansamo-nos muito mais depressa, se destapar e respirar pelas 2 narinas aguentamos mais tempo.

                                                  Mas essa são as vantagens, que se notam assim que se pega num carro, as desvantagens se são consumo e fiabilidade ainda não notei diferença, acho que está na média

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                                    O 1.6HDI nunca conduzi, dois amigos meus tem esse motor no carro, um Ford Focus e um Volvo C30. Os dois dizem o mesmo: bom motor, mas em baixas não puxa muito.
                                                    Eu tenho um 1.6 HDI a puxar uma carroçaria pesada como é uma 307 SW e desde as 1500 puxa bem. Não o acho fraco em baixas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu já tive um 2.0 HDI 90cv 8v e agora tenho um 1.3 Multijet 90cv 16v e gosto mais da personalidade do 1.3 Multijet.

                                                      O 2.0 HDI 90cv 8v foi trocado pelo 1.6 HDI 110cv 16v e também gosto mais do 1.6 HDI.

                                                      São motores muito mais lineares e sobem melhor de rotação. E ficam mais parecido com o que se faz a gasolina, o que para mim é uma vantagem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                        ...
                                                        Mas essa são as vantagens, que se notam assim que se pega num carro, as desvantagens se são consumo e fiabilidade ainda não notei diferença, acho que está na média
                                                        É estranho que eu não sinto essas vantagens...

                                                        Aliás, na indústria, os motores Diesel sempre receberam pouca atenção nesse aspecto das múltiplas válvulas.

                                                        É natural que um construtor ao mudar de 8 para 16v faça uns upgrades no comportamento do motor, mesmo que esse construtor tenha sempre jurado a pés juntos que a questão das válvulas pouco significado tinha, em termos de custo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                          Não podes comparar apenas o binário máximo, mais importante que o binário máximo é a curvatura que ele faz!! Esse 1.6 que falas é o 1.6hdi? se for tem 260Nm.

                                                          Eu deixei um 2.0 de 8v para passar a ter o mesmo 2.0 de 16v, a diferença (além dos 40cv a mais) é que o 16v consegue manter-se a puxar mais tempo, não perde o folgo, como acontecia com o de 8v, a partir das 3000rpm não conseguia "respirar".

                                                          É como fazer desporto com uma narina tapada, cansamo-nos muito mais depressa, se destapar e respirar pelas 2 narinas aguentamos mais tempo.

                                                          Mas essa são as vantagens, que se notam assim que se pega num carro, as desvantagens se são consumo e fiabilidade ainda não notei diferença, acho que está na média
                                                          Não, eu não estou a considerar só o binário máximo! coloco os dados que estão na tabela, mas não tenho a curva do motor. eu sou contra o sinonimo potencia = mais rápido. há mais factores.

                                                          O que referi do 1.6 HDi é da experiência de dois amigos. eu não tenho este motor. claro que como estas experiências contam, as vossas também.

                                                          Acredito que ao desenvolver da rotação, um 8v contra um 16v iguais em dados, o 8v passe a frente no inicio do sprint, e depois o 16v apanha-o, mas como o 8v levava vantagem, chegam ao mesmo tempo. é mais ou menos isto que acontece nos motores a gasolina.

                                                          Comentário

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