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Chip Centralina Grupo N 106 XSI

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    Chip Centralina Grupo N 106 XSI

    Boas...


    Perguntinha rapida para os entendidos no assunto...


    Vi a venda 90€ um Chip de Centralina da Peugeot Sport Grupo N para o meu Rocket-Car dizendo que obtenho um ganho de potencia de 8 a 12cv e tambem um tempo de corte superior 7.800rpm.

    Aquilo resultara mesmo?

    Diz ser de facil montagem... desencaixar um e encaixar o outro...

    Que acham?


    Cumprimentos

    #2
    Sendo um carro atmosférico a gasolina, pouco ou nada vais notar colocando esse Chip, excepto no corte que vai ficar a cortar um pouco mais tarde.

    Alterações nesse carro para sentires efeito é na linha de escape e na admissão, depois com ajuda desse Chip talvez já notes mais qualquer coisita.

    Mas entretanto pode ser que apareça alguém que perceba mais do que eu.

    Comentário


      #3
      Linha de escape ja foi alterada...

      Colectores tipo 4x2x1 em vez dos originais 4x1!

      Filtro de ar... tinha um da GREEN conico mas voltei a por o original pois com o GREEN o barulho era muito...

      Comentário


        #4
        Qual o motor (1.6) e de que ano?

        Como disse o XtraLong, em motores atmosféricos, só pela electrónica é difícil chegar a ganhos significativos.

        Agora, podes tentar uma coisa. Se é apenas encaixar e desencaixar, eles que te deixem experimentar e já vês.

        Comentário


          #5
          1.3 8v de 1995

          Comentário


            #6
            Esse motor já tem cavalos que chegue, preferia encher o deposito e ir fazer umas curvas para uma serra.
            Se preferes cavalos deverias ter comprado um G40 ou Punto GT e ai sim ganhas cavalos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
              Esse motor já tem cavalos que chegue, preferia encher o deposito e ir fazer umas curvas para uma serra.
              Se preferes cavalos deverias ter comprado um G40 ou Punto GT e ai sim ganhas cavalos.
              E em que é que isto ajuda à pergunta que foi colocada ???

              Comentário


                #8
                É uma operação muito comum nos Cups. A minha questão é: Se de fábrica o motor vem a cortar às 7.000 (ou 7.250) RPM, obrigar o motor a fazer mais 1.000 ou 800 RPM não será verdadeiramente nocivo?

                Comentário


                  #9
                  Mr X onde estás...?????????????????

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 16v Ver Post
                    É uma operação muito comum nos Cups. A minha questão é: Se de fábrica o motor vem a cortar às 7.000 (ou 7.250) RPM, obrigar o motor a fazer mais 1.000 ou 800 RPM não será verdadeiramente nocivo?
                    Desde que não fique muito tempo no redline... Até te dou o exemplo do meu, que tem o redline a partir das 8000 e corta às 7650rpm. Nunca foi ao vermelho porque não pode e se eu colocasse um chip para cortar as 8500/9000 aguentava na boa...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                      Desde que não fique muito tempo no redline... Até te dou o exemplo do meu, que tem o redline a partir das 8000 e corta às 7650rpm. Nunca foi ao vermelho porque não pode e se eu colocasse um chip para cortar as 8500/9000 aguentava na boa...
                      O vermelho no conta rotações é só uma cor. Até podia ser mais a frente ou a trás. Não quer dizer que o motor lá chegue só porque está ás 8.000rpm.

                      Há motas que nem redline têm marcado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                        Desde que não fique muito tempo no redline... Até te dou o exemplo do meu, que tem o redline a partir das 8000 e corta às 7650rpm. Nunca foi ao vermelho porque não pode e se eu colocasse um chip para cortar as 8500/9000 aguentava na boa...
                        Devias pesquisar mais coisas sobre o teu motor. Se ele corta às 7650 então a redline nunca será nas 8000. Isso nem tem lógica.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          Devias pesquisar mais coisas sobre o teu motor. Se ele corta às 7650 então a redline nunca será nas 8000. Isso nem tem lógica.
                          O redline está mal marcado.



                          8.000rpm é para carros com 100cv/l. Para isso o GTI devia ter 130cv e não 101cv.

                          Ele têm 101cv ás 6.600rpm. É normal que corte bem antes das 8.000rp.

                          Por exemplo, um Civic VTi têm o redline a começar ás 8.000rpm, corta por volta das 8.300rpm. Têm a potência máxima ás 7.600rpm.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Devias pesquisar mais coisas sobre o teu motor. Se ele corta às 7650 então a redline nunca será nas 8000. Isso nem tem lógica.
                            Obrigado pelo conselho mas eu já sei muito sobre este motor.
                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                            O redline está mal marcado.



                            8.000rpm é para carros com 100cv/l. Para isso o GTI devia ter 130cv e não 101cv.

                            Ele têm 101cv ás 6.600rpm. É normal que corte bem antes das 8.000rp.

                            Por exemplo, um Civic VTi têm o redline a começar ás 8.000rpm, corta por volta das 8.300rpm. Têm a potência máxima ás 7.600rpm.
                            Não, não está mal marcado. Só que este motorzinho tem 115cv de origem, no japão, castrados para os 101 no resto do mundo, com os mesmos componentes internos (tirando os êmbolos que são cabeçudos lá) e nesse caso precisa de mais rotação. Se no meu pusesse a admissão, escape e os êmbolos japoneses, em conjunto com a repro chegava e sobrava para os 115cv. E o redline não tem relação directa com a cavalagem específica.
                            Editado pela última vez por mELIANTE; 12 April 2009, 17:17.

                            Comentário


                              #15
                              Lá com 115cv até poderia fazer sentido. Mas para ganhar 15cv sobe mais 1.000rpm? É que um redline a começar ás 8.000rpm para cortar no começo dele não faz muito sentido.

                              Em 99% dos motores a potência na zona das 8.000rpm coincide com os 100cv/l.
                              A relação do curso com o diâmetro influência a rotação, mas na maioria dos carros é bastante semelhante.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                A relação do curso com o diâmetro influência a rotação, mas na maioria dos carros é bastante semelhante.

                                A relação entre diâmetro e curso define a cilindrada de um motor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                  Lá com 115cv até poderia fazer sentido. Mas para ganhar 15cv sobe mais 1.000rpm? É que um redline a começar ás 8.000rpm para cortar no começo dele não faz muito sentido.

                                  Em 99% dos motores a potência na zona das 8.000rpm coincide com os 100cv/l.
                                  A relação do curso com o diâmetro influência a rotação, mas na maioria dos carros é bastante semelhante.
                                  Não me lembro agora a que rotação a versão japonesa tem a potência máxima, mas é acima das 7000rpm e corta por volta das 8500.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                                    A relação entre diâmetro e curso define a cilindrada de um motor.

                                    O que define a cilindrada é a área do piston e o curso que ele faz.

                                    O que estou a falar é na relação de um com outro. Para a mesma cilindrada existem várias opções. Podem existir motores com mais curso do que diâmetro e ao contrário. Isso vai dar diferentes caracteristicas ao motor.

                                    Nas motas isso é muito explorado. Especialmente nas RR 600 e 1000.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                      Lá com 115cv até poderia fazer sentido. Mas para ganhar 15cv sobe mais 1.000rpm? É que um redline a começar ás 8.000rpm para cortar no começo dele não faz muito sentido.

                                      Em 99% dos motores a potência na zona das 8.000rpm coincide com os 100cv/l.
                                      A relação do curso com o diâmetro influência a rotação, mas na maioria dos carros é bastante semelhante.
                                      Não me parece, mas talvez tenhas aí bastantes exemplos para justificar essa afirmação.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                        Não me parece, mas talvez tenhas aí bastantes exemplos para justificar essa afirmação.
                                        Atmosféricos, claro.

                                        Civic Type-R, M5, Civic VTI, RS4 ou Clio RS. E quanto mais cv/l mais rpm como é o caso do M3, do S2000 ou do F430.

                                        Tens algum exemplo do contrário?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas,

                                          Qt aos cv's ganhos não ligues a isso...

                                          Agora quanto ao chip, é um must have para o 1.3. Face ao preço que se vende (alias mais baratos que o indicaste), é uma boa mod.

                                          O corte fica às 7800, ou seja, se trocares de caixa sempre perto do corte, a rotação vai cair para uma faixa onde o 1.3 começa a ser forte.

                                          Fica com umas médias e altas mais fortes, e há quem diga que melhora os consumos. No meu caso se melhorou foi insignificante, mas não ficaram piores. Mas sei de casos que melhorou um pouco os consumos, isto com a mesma condução.

                                          E sim a montagem é facilimo. É abrires a centralina, tirares o antigo e encaixares o novo...mais fácil é complicado. Não é preciso soldar nem nada.

                                          Qt a teres tirado o Green, tinhas uma pá tipo as usadas nos 1.6? É que o som de um 1.3/1.6 com admissão directa fica lindo...

                                          Abraço

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por F T Ver Post
                                            Boas...


                                            Perguntinha rapida para os entendidos no assunto...


                                            Vi a venda 90€ um Chip de Centralina da Peugeot Sport Grupo N para o meu Rocket-Car dizendo que obtenho um ganho de potencia de 8 a 12cv e tambem um tempo de corte superior 7.800rpm.

                                            Aquilo resultara mesmo?

                                            Diz ser de facil montagem... desencaixar um e encaixar o outro...

                                            Que acham?


                                            Cumprimentos
                                            Cheguei a comprar um chip desses na ebay para o meu BX GTI 16V, exactamente com essa descrição. O meu carro passou a andar menos, devido ao excesso de gasolina que chegava aos injectores, solussava imenso ao desenvolver e o cheiro a gasolina era intenso, já para não no consumo de gasolina elevado. Bela porcaria.

                                            Se queres um conselho não compres nada disso. São uma porcaria. Teoricamente esses chips só servem para fazer chegar mais combustivel à injecção.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                              O que define a cilindrada é a área do piston e o curso que ele faz.
                                              Diâmetro x curso é o que define a cilindrada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                                                Diâmetro x curso é o que define a cilindrada.
                                                lol

                                                A area do piston e o seu curso é que define a cilindrada. Dizem que é o diâmetro porque os piston normalmente são circulares e empregam a area de um circulo.

                                                Mas no caso dos pistons ovais essa tua formula não se aplica.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Chip xpto

                                                  Originalmente Colocado por F T Ver Post
                                                  1.3 8v de 1995
                                                  Boas.......
                                                  90E e bom
                                                  vais notar bem a diferença fica com 1 subir d rpm xpto:P
                                                  agora a serio s ja tem colectores independentes e filtro ar racing coloca o chip;
                                                  Mas olha k vai ficar a beber como um desalmado pelo menos + 3litros
                                                  Mas vais gostar..... cumprimentos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Litos19sti Ver Post
                                                    Boas.......
                                                    90E e bom
                                                    vais notar bem a diferença fica com 1 subir d rpm xpto:P
                                                    agora a serio s ja tem colectores independentes e filtro ar racing coloca o chip;
                                                    Mas olha k vai ficar a beber como um desalmado pelo menos + 3litros
                                                    Mas vais gostar..... cumprimentos
                                                    Não me digas que és tu que estás a vender o chip? É que 90€ só se quiser ser roubado!! Arranjam-se na boa por 60 a 70.

                                                    E não altera os consumos como dizes.

                                                    Comentário

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