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O meu carro morreu!

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    O meu carro morreu!

    Pois e’. Este Sábado o meu Rover (214 Si de 96) morreu!

    O carro andava a gastar muito liquido de refrigeração há já algum tempo, tinha que o atestar de 2 em 2 semanas, mas sempre pensei que fosse uma fuga, e arranjar aqui na Holanda e' impensável (caríssimo). Bom, no Sábado ia na AE, prai' a 110, e o carro estava a aquecer um pouco, como tem sido normal. Pensei que tinha que abastecer de liquido outra vez quando tivesse oportunidade.

    Passados 5 min... puf!, montes de fumo a sair da traseira em plena AE!! Desengatei logo o carro, e comecei a encostar na berma. O motor parou (desligou-se) e eu pensei "pronto, esta m*rda gripou e fiquei sem carro"! Deixei o carro continuar a ‘deslizar’ porque estava mesmo junto a uma saída da AE, e fui andando já com o carro desligado, em ponto morto, pois sabia que logo ‘a saída da AE havia uma bomba de gasolina.

    Bom, o carro la' deslizou ate' 'a bomba, onde parei. Abri o capot e vi que o deposito de expansão estava sem uma gota de liquido de refrigeração (pouco normal, porque o nível andava a baixar mas nunca secou assim tão de repente). Fui ‘a loja da bomba comprar mais liquido, 4L, e enchi. Esperei um bocado para deixar arrefecer, tentei ligar… nada.

    Voltei a pensar que o motor estava "colado" (gripado) e fui falar com o rapaz que estava a atender na loja (um turco porreiro). Ele disse-me que tinha acontecido o mesmo ao BMW dele, quando um tubo do circuito de refrigeração rebentou. Disse-me para encher o deposito do liquido, esperar, mais uns minutos e tentar ligar, insistindo. Desconfiei, mas ele garantiu que funcionava, e la tentei. Ao fim de algumas tentativas pegou, deitando muito fumo outra vez (meio azulado = óleo queimado). Ele disse para deixar estar ao ralenti que ja arrefecia, e deixava de deitar fumo.

    Tive que atestar mais algumas vezes, pois o nível ia baixando com o motor a trabalhar (ele disse que era porque o radiador tinha ar, tinha que deixar o vaso de expansão aberto). Ao todo levou quase 8 L de liquido de refrigeração, mas ao fim de uns minutos a trabalhar realmente arrefeceu e deixou de deitar fumo, estabilizou… ficou normal! Pensei: “pronto, parece que ele tinha razão, e ainda bem que o motor desligou antes que gripasse”. Por acaso era de dia e eu vi o fumo, porque se fosse de noite não sei não...

    Então la' segui viagem, mais uns 10 km de AE ate' ao destino. Cheguei ao destino com o carro normal, estacionei e desliguei. Estive la’ uns 20 min a tratar de uns assuntos, ate’ me meter a caminho de volta, para casa. Ao fim de 1 km, parei num semáforo, e… puf. O motor desligou-se outra vez (foi abaixo), mas mesmo antes de se desligar, acendeu a luz do óleo. A partir dai’ já não ligou mais. La’ tive que empurrar o carro para fora do cruzamento (o que vale e' que e' tudo plano) e enfiei-o numa estrada lateral para tractores. Abri o capot, e mais uma vez o liquido de refrigeração tinha “evaporado” (desta vez após levar 8L e andar cerca de 10/12 km!). Fui ver o óleo (outra vez, pois já tinha visto na bomba e estava normal) e desta vez estava bem acima do nível MAX e cor de galão (café com leite)!

    Bom, claramente o liquido de refrigeração estava a entrar para o motor e a escafiar aquilo tudo. Telefonei a um conhecido que morava ali perto, que veio ter comigo com o seu tractor (Audi A4 2.5 TDI quattro) e rebocou-me ate' ao pé da casa dele. La’, experimentei por o motor a funcionar, e funcionou, mas desliguei-o logo porque o óleo continuava ranhoso (isto depois de meia hora desligado, enquanto era rebocado).

    E pronto, deixei la' o carro (tive de voltar para casa de comboio) pois era Sábado de fim-de-semana prolongado, ao fim do dia, e as duas oficinas que ele conhecia ali perto estavam fechadas. Ja’ me tinham dito aqui no fórum (quando me queixei de estar com uma fuga no radiador), e depois estive a ver melhor na net, já em casa, e parece que e' um problema comum deste motor da Rover (1.4 103cv, K-series): queima a junta da cabeça e o liquido de refrigeração contamina o óleo. Quando a malta repara já e' tarde, já gripou o motor.

    O meu motor não parece estar gripado, porque ligou e trabalhou bem quando arrefeceu, mas li que o arranjo anda pelos 600 euros em Portugal (aqui deve ir para os 1000). Agora, a questão e' se mando mesmo arranjar um carro que não vale 1000 euros! Ainda por cima o carro e' Português. Para o levar para Portugal a andar (eram os meus planos, leva-lo em Agosto e depois dar a troca por um novo, para alguém da família), tenho que arranjar (o que e’ caro). Posso mandar por reboque/transporte, mas também e’ caro. Por outro lado, para o registar aqui tenho de pagar impostos (300 euros), mas tem de passar a inspecção (não passa porque a panela de escape esta' rota, alem do estado do motor/sistema de refrigeração que descrevi).

    Alem disso, o carro esta' a envelhecer rapidamente, embora eu tenha cada vez mais cuidado: o forro do tecto descolou, esta' 'as ondas; o forro da porta do meu lado descolou, não sei como colar aquilo; partiu uma dobradiça do porta-luvas, cada vez que se abre quase cai no chão; partiu um dos suportes da chapeleira, cada vez que abro a mala tenho de segurar a chapeleira para não cair; gamaram-lhe, ainda em Portugal, uma tampa (onde se poem as luzes de nevoeiro) do para-choques da frente (esta' feio); deu um toque com a panela de escape numa árvore, a estacionar, e meteu-lhe o tubo da panela de escape para dentro e para o lado, e estalou a tinta no para-choques; a luz do travão-de-mão esta' sempre acesa, embora eu tenha substituído os travões na Norauto antes de vir para a Holanda (há 6000 km) - antes de mexerem, estava bom.

    Enfim, a única solução que vejo e' tentar vender cá para uma sucata, mas não sei se e' possível por ser um carro estrangeiro (isto aqui e' tudo conforme as regras, não há "jeitinhos" ou "fechar os olhos"). Entretanto contei o que aconteceu ao meu cunhado, e ele lembrou-se que um amigo dele tinha um igual ao meu, mas 3 volumes (414) e lhe aconteceu e exactamente o mesmo…

    Para já, amanha (hoje não tenho tempo) vou ao mecânico para ver o que ele diz. Os meus colegas já me disseram que devo pagar uns 100 euros só para orçamento!

    Estou mesmo só ‘a espera que saia o novo Mazda 3 e a carrinha Megane com o 1.4 TCe para poder experimentar, decidir, e encomendar um carro de jeito! Entretanto tenho o Twingo (novo) da minha mulher, mas como ela precisa, tenho andado de mota. Va la’ que não tem chovido, mas para amanha já dão “molha”.
    Editado pela última vez por Synd; 15 April 2009, 11:46.

    #2
    Muito sinceramente que só parece haver uma saída... sucata. O valor do carro é simbólico, tens forros a descolar, escape roto etc...

    Se ninguém quer ficar com o carro por ser estrangeiro então tira-lhe as matrículas e os selos e encosta-o numa rua qualquer, a polícia acaba por levá-lo embora mais tarde ou mais cedo.
    Editado pela última vez por JorgeCorreia; 15 April 2009, 07:39.

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      #3
      Parece que gostas bastante do carro mas o melhor será tentares despacha-lo.

      Boa sorte.

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        #4
        O arranjo é impensável, os barulhos e problemas tendem a agravar-se, eu aconselho o mesmo dos dois membros.

        Comentário


          #5
          Pois, não sei se vale a pena gastares mais um cêntimo nisso...

          Eu andei com um rover 200 até aos 202.000 kms (e ainda aparentava ter muitos kms pela frente), mas por volta dos 130.000 kms queimou a junta.

          No entanto, ele nunca deixou de funcionar. Levou dois ou três apertões de temperatura (ficar com o ponteiro no vermelho) mas nunca parou.

          Se esse chegou a esse ponto, não sei até que ponto não terá mais danos para além da junta queimada.

          Se o carro adicionalmente ainda tem mais problemas para resolver, é ingrato reparar o carro - isto face ao seu valor comercial.

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            #6
            É mesmo sina destes carros. O meu pai também teve um 214, motor série K, e aconteceu o mesmo. Mas acho que também nunca chegou a parar.
            Junta queimada, foi preciso rectificar umas cenas no motor (sinceramente não sei detalhes), e andou mais uns anitos até o vendermos.

            Comentário


              #7
              O automóvel é de que ano?

              Apresentas vários problemas crónicos desse modelo, porém, não me parece que vender o carro para uma sucata seja a solução mais apropriada, isto porque em Portugal encontras motores 1.4 com quilometragens bem simpáticas e com preços na ordem dos 300 - 400€ (em alguns casos até menos, já vi vender um motor com 80.000km por 200€), sendo que é tudo plug and play logo, a mão-de-obra é bem reduzida.

              Relativamente ao descolar das forras do tecto e das portas, meu caro, isso também é muito comum nos Rover 200, basta procurares umas numa sucata e trocares as que tens ou, em alternativa, vais a um estofador.

              Se precisares de alguma ajuda manda P.M., mas recomendo vivamente o teu registo em Clube MG-Rover Portugal

              Cumps.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por underground Ver Post
                O automóvel é de que ano?

                Apresentas vários problemas crónicos desse modelo, porém, não me parece que vender o carro para uma sucata seja a solução mais apropriada, isto porque em Portugal encontras motores 1.4 com quilometragens bem simpáticas e com preços na ordem dos 300 - 400€ (em alguns casos até menos, já vi vender um motor com 80.000km por 200€), sendo que é tudo plug and play logo, a mão-de-obra é bem reduzida.

                Relativamente ao descolar das forras do tecto e das portas, meu caro, isso também é muito comum nos Rover 200, basta procurares umas numa sucata e trocares as que tens ou, em alternativa, vais a um estofador.

                Se precisares de alguma ajuda manda P.M., mas recomendo vivamente o teu registo em Clube MG-Rover Portugal

                Cumps.
                E' de 96, tem agora cerca de 106.000 km. Mais de metade dos km foram feitos pelo meu avo, a ritmo calmo, e eu também tenho cuidado com ele. Fez sempre as revisões no tempo devido, ultimamente na Norauto.

                Comentário


                  #9
                  Mesmo esse motor sendo reparado deve estar num estado lastimoso pois a tua atitude de andar com esse problema e mesmo na altura mais grave insistir em continuar pode ter empenado o bloco e riscado os cilindros.

                  Não vejo futuro nisso a não ser o abate (ligar o carro, deixá-lo na inspecção e está feito) ou motor usado.

                  Cumprimentos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por underground Ver Post
                    O automóvel é de que ano?

                    Apresentas vários problemas crónicos desse modelo, porém, não me parece que vender o carro para uma sucata seja a solução mais apropriada, isto porque em Portugal encontras motores 1.4 com quilometragens bem simpáticas e com preços na ordem dos 300 - 400€ (em alguns casos até menos, já vi vender um motor com 80.000km por 200€), sendo que é tudo plug and play logo, a mão-de-obra é bem reduzida.

                    Relativamente ao descolar das forras do tecto e das portas, meu caro, isso também é muito comum nos Rover 200, basta procurares umas numa sucata e trocares as que tens ou, em alternativa, vais a um estofador.

                    Se precisares de alguma ajuda manda P.M., mas recomendo vivamente o teu registo em Clube MG-Rover Portugal

                    Cumps.
                    Pois, motores por 200 eur, se houver (achados).
                    Mais distruibuição, óleo, filtro, anticongelante, velas se precisar. Juntas, vedantes, se precisar.
                    O radiador estará bom?
                    Ao meter a caixa ao sítio, se precisar de embraiagem, leva uma podre?
                    E se o motor também estiver fraco depois como é??
                    E o resto das reparações?
                    E estofar o forro do tejadilho?
                    Chapeleira é caríssima. Usada muito difícil de encontar.
                    Mais o escape.
                    Inspecção.
                    Etc.
                    E o transporte?
                    E as despesas para tratar de tudo isso?
                    E o tempo perdido?

                    O mais barato é não lhe mexer.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                      Pois, motores por 200 eur, se houver (achados).
                      Mais distruibuição, óleo, filtro, anticongelante, velas se precisar. Juntas, vedantes, se precisar.
                      O radiador estará bom?
                      Ao meter a caixa ao sítio, se precisar de embraiagem, leva uma podre?
                      E se o motor também estiver fraco depois como é??
                      E o resto das reparações?
                      E estofar o forro do tejadilho?
                      Chapeleira é caríssima. Usada muito difícil de encontar.
                      Mais o escape.
                      Inspecção.
                      Etc.
                      E o transporte?
                      E as despesas para tratar de tudo isso?
                      E o tempo perdido?

                      O mais barato é não lhe mexer.
                      Obviamente.

                      Mais de 1000€ vão ser gastos com certeza, se o carro tem valor sentimental então a história é outra, caso contrário é atirar isso de um barranco - se os houver na Holanda.

                      Comentário


                        #12
                        Não devias ter insistido a andar com ele. Se fosse só a junta ao início, com a insistência deves ter queimado a cabeça.

                        E não deve ser barato. Ainda para mais num motor desses, que não é famoso por fiabilidade. A maior parte desses carros vai para a sucata por isso mesmo, a cabeça queima e o custo de reparação é mais elevado que o valor do carro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          Não devias ter insistido a andar com ele. Se fosse só a junta ao início, com a insistência deves ter queimado a cabeça.

                          E não deve ser barato. Ainda para mais num motor desses, que não é famoso por fiabilidade. A maior parte desses carros vai para a sucata por isso mesmo, a cabeça queima e o custo de reparação é mais elevado que o valor do carro.
                          Um erro crasso foi colocarem líquido com o motor desligado, sofrendo o choque térmico, normalmente a junta da culassa queima e a cabeça do motor fica empenada ou fissurada.

                          Muito sinceramente acho que esse Rover é mesmo para esquecer.

                          Comentário


                            #14
                            Morreu e....não tentes ressuscitá-lo ! Não vale a pena.....

                            Comentário


                              #15
                              o meu morreu ontem depois de o estacionar quando tirei a chave da igniçao, mas daqui a pouco vou trabalhar e ja o ressuscito


                              gasta dinheiro no teu se tiveres mesmo muito amor por ele, caso contrario, dispacha-o!

                              Comentário


                                #16
                                eu tive um rover 414 gsi de 1991 usado e teve os mesmos problemas mecanicos, mas nunca chegou a desligar-se.
                                troquei o carro ao fim de um ano, porque gastava mais agua que gasolina, ou seja tinha a cabeça estalada e passava agua para o colector de escape.
                                nunca devia ter comprado aquele carro

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JARD70 Ver Post
                                  Morreu e....não tentes ressuscitá-lo ! Não vale a pena.....

                                  Por desconhecimento Synd a culpa da morte do carro foi tua, pois já disseram que ainda o massacras-te mais tentando andar com ele. JUNTA QUEIMADA é logo para o reboque, não mexe mais e ponto final.


                                  50 chicotadas se apareceres http://www.mg-rover.pt.vu/ ...eu tenho um. CUMPS.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boa sorte com isso

                                    Mas o destino desse carro parece-me traçado já!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Com 106.000 km´s já está assim?

                                      Tenho uma Rover 416 Tourer de ´97, motor série K e com neste momento com 158.000km´s e está de perfeita saúde, pronta para fazer outros tantos, é como tudo pode-se ter sorte nos carros ou azar.

                                      Pelo valor que gastas no carro pode compensar ou não.

                                      1º se o arranjares ficas com carro "novo" e sabes como ele está.

                                      2º Sai sempre dispendioso o arranjo, portanto aconcelho-te a pensar bem e quem sabe partir para outro "igual" ao mesmo preço ou quem sabe até um recente.

                                      PS: Logo no 1º sinal de fraqueza devias ter parado o carro e chamado o reboque..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Chama um padre e dá-lhe a extrema unção!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pelo que descreveste dos interiores do carro (forras a cair, etc) e apesar de estares na Holanda, nada te impede de tentar vender o carro às peças, porque verdade seja dita, sem motor, ninguém te vai dar nada por ele, mesmo o sucateiro. O teu Rover neste momento é um bom candidato a galinheiro.

                                          É chato, mas não vale a pena investires mais no carro, mesmo colocando um motor "novo" também não é sinónimo de garantia. Só o tempo que vais perder nesta "aventura", esquece. Tenta arranjar um carro semelhante ao teu e que custe o eventual arranjo do teu Rover, até chegar a altura de comprares um novo.

                                          Boa sorte.

                                          Comentário


                                            #22
                                            se o carro é portugues, nao te esqueças , que tens de o abter na dgv, senão vais continuar a pagar imposto de circulação. tens assistencia em viagem???? liga para lá e diz k o carro avariou na holanda, e pede para to irem por a uma oficina da tua confinaçao em PORTUGAL. lol.
                                            eu estou-me a rir mas pode resultar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ressuscitar Rover

                                              Originalmente Colocado por Synd Ver Post
                                              E' de 96, tem agora cerca de 106.000 km. Mais de metade dos km foram feitos pelo meu avo, a ritmo calmo, e eu também tenho cuidado com ele. Fez sempre as revisões no tempo devido, ultimamente na Norauto.
                                              Boas.......
                                              Bem abrir esses motores e 1 incognita, 1 coisa e certa a junta da cabeça foi-se, mas existem mais problemas e mais graves, que são:
                                              A cabeça que precisa de ser rectificada e testada;
                                              As camisas dos cilindros podem ter mexido(se a cabeça tiver marcada) e entao e tirar pistoes;
                                              Se tiras pistoes tens que tirar o carter;
                                              E ota coisa esperar que o bloco e a cabeça nao estejam ratados (roidos pela agua/anti-congelante);
                                              Depois tambem sao necessarios os materiais envolventes como Juntas, termóstato, oleo, bomba agua, distribuiçao, etc...
                                              Mas se gostares muito do carro ja sabes vale sempre a pena, pois quem corre por gosto nao cansa:D

                                              Bom Trabalho

                                              Comentário

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