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Mudar Filtro de oléo

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    Mudar Filtro de oléo

    Boas, tenho um peugeot 205 de 92. estava pensar mudar o filtro de oleo visto já não saber à quantos anos estará lá aquele :| , já estive a ver e parece me uma coisa relativamente simples, no entanto algumas dicas pa não fazer asneira são sempre bem vindas!

    ->Que filtro devo comprar?
    ->Tenho orbigatoriamente de mudar o oleo se mudar o filtro?
    ->não devo mexer no filtro ?
    ->ha perigo de criar algum problema maior se o fizer? se houver o que devo fazer para evitá-lo

    #2
    Originalmente Colocado por Pauloalvesmendes Ver Post
    Boas, tenho um peugeot 205 de 92. estava pensar mudar o filtro de oleo visto já não saber à quantos anos estará lá aquele :| , já estive a ver e parece me uma coisa relativamente simples, no entanto algumas dicas pa não fazer asneira são sempre bem vindas!

    ->Que filtro devo comprar?
    O filtro indicado para o teu carro.
    Ou seja, ou vais à marca comprar, ou em qualquer casa de peças auto têm de certeza.


    Originalmente Colocado por Pauloalvesmendes Ver Post
    ->Tenho orbigatoriamente de mudar o oleo se mudar o filtro?
    A questão é esta: Para tirares o filtro tens sempre de tirar o óleo todo do motor, senão ele iria sair todo pelo local onde o filtro está.
    Não faz sentido tirares o óleo todo do motor e depois voltares a metê-lo lá dentro.
    Também atendendo a que o óleo para esse carro é baratíssimo não faz sentido não o trocar.
    Originalmente Colocado por Pauloalvesmendes Ver Post
    ->não devo mexer no filtro ?
    Os filtros têm uma determinada duração. Se não sabes quanto tempo esse filtro tem, é uma excelente ideia trocares o filtro.
    Originalmente Colocado por Pauloalvesmendes Ver Post
    ->ha perigo de criar algum problema maior se o fizer? se houver o que devo fazer para evitá-lo
    Só com muito mau jeito.
    Tens de comprar uma chave para desapertar o filtro. Há à venda nos hipers.
    O que tens de fazer é colocar a chave em torno do filtro, apertar para fazer pressão sobre o filtro e desapertar o filtro.
    Depois colocas o filtro novo, e apertas o máximo à mão. Podes dar um toque com a chave, mas só um toque, porque senão depois para o tirar é um castigo.

    Já que vais tirar o óleo, é uma boa ideia comprares uma anilha do bujão nova.

    Mas é um procedimento muito simples.

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      #3
      ->Que filtro devo comprar?
      o indicado para a marca, numa loja de peças auto eles indicam qual é o filtro certo.

      ->Tenho orbigatoriamente de mudar o oleo se mudar o filtro?
      convem mudar o oleo mas nao é obrigatório, tens é de ter em conta que quando tirares o filtro o oleo que esta dentro dele vai derramar, á posterior tens de acertar o nivel do oleo, NUNCA ponhas o carro trabalhar sem primeiro teres todo o processo concluido e sem acertar o nivel do oleo. usa o mesmo oleo que usaste na ultima muda se vais acrescentar, o ideal é mudar oleo totalmente como ja alguem referiu.

      ->não devo mexer no filtro ?
      sim deves, tens de aprender a cuidar do teu carro, se nao tens de andar sempre a pagar pa o fazerem por ti. eu nao dou as coisas que mais gosto aos cuidados dos outros

      ->ha perigo de criar algum problema maior se o fizer? se houver o que devo fazer para evitá-lo

      Nao, desde que o faças com tempo e jeito,nao advem quaisquer problema, se decidires fazer tu mesmo eu depois ponho aqui um post como deves fazer passo-a-passo. sempre fui eu que fiz as revisoes dos carros ca de casa e nunca houve stress

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pauloalvesmendes Ver Post
        Boas, tenho um peugeot 205 de 92. estava pensar mudar o filtro de oleo visto já não saber à quantos anos estará lá aquele :| , já estive a ver e parece me uma coisa relativamente simples, no entanto algumas dicas pa não fazer asneira são sempre bem vindas!

        ->Que filtro devo comprar?
        ->Tenho orbigatoriamente de mudar o oleo se mudar o filtro?
        ->não devo mexer no filtro ?
        ->ha perigo de criar algum problema maior se o fizer? se houver o que devo fazer para evitá-lo
        Bem já disseram tudo. Só a titulo de curiosidade: nas oficinas das marcas paga-se mais pela mão de obra do que pelo material. E sejamos sinceros: isso é apertar para a direita e desapertar para a esquerda. Muita malta é que tem a mania de complicar...

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          #5
          O problema está na localização de muitos filtros.
          Há uns em que é só abrir o capot e tem logo ali à vista e outros que ficam nos confins do compartimento do motor.

          Comentário


            #6
            Nesse carro seja a gasolina ou diesel fica sempre à frente do motor com muito espaço para trabalhar.
            Ref.ª de origem 11 09 N2
            Purflux LS867B
            Ou qualquer marca desde que seja indicado (equivalente).
            Pedindo um filtro para isso não há qualquer dúvida pois durante muitos anos esse filtro equipou todos os motores PSA (agora são ecológicos).
            Ao desapertar o filtro vai saír o óleo que está dentro dele.
            Mas não faz muito sentido por um filtro novo e fazer logo passar por ele um óleo sujo...
            Para o bujão podes precisar de uma chave 21 de estrias ou autocler, ou então de uma chave de quadra, própria para mudança de óleo (depende do motor que tiveres), e uma anilha nova de cobre da mesma medida.
            Se o motor trabalhar antes da mudança o óleo mais quente escorre melhor.
            Com a chave desapertas o filtro, limpas onde o vedante encosta do lado do motor, passas uma pinga de óleo pela borracha do filtro novo antes de o meter.
            Aperta-se bem apertado com toda a força, mas nada de chaves, senão é aperto a mais.
            Depois de esvaziado, filtro novo no sítio, bujão no sítio, com a aniljha nova, não apertar demais senão podes descravar a rosca e ter de desmontar e reparar o carter.
            Primeiro a anilha espalma e depois faz mais força, apertar sem exageros.
            Meter cerca de 3 litros (gasolina) 4 diesel. Ver o nível. Um 15w40 dá para o diesel e o gasolina.
            Ir acrescentando até marca max. da vareta.
            Por a trabalhar até apagara luz do óleo (uns segundos basta).
            Parar o motor.
            O filtro já encheu.
            O nível na vareta baixou.
            Completar então até ao máx.
            Confirmar o aperto do filtro (cuidado que os colectores de escape queimam).
            A sujar as mãos é que se aprende, não a ler.
            Bons treinos!

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              #7
              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
              O problema está na localização de muitos filtros.
              Há uns em que é só abrir o capot e tem logo ali à vista e outros que ficam nos confins do compartimento do motor.
              Bem se uma pessoa nao sabe indentificar o filtro de oleo de um carro entao nem sei o que anda cá a fazer.

              Mas já vi carros que o filtro esta na zona traseira do motor como o fiestaII 1.1

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                #8
                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                Bem se uma pessoa nao sabe indentificar o filtro de oleo de um carro entao nem sei o que anda cá a fazer.

                Mas já vi carros que o filtro esta na zona traseira do motor como o fiestaII 1.1
                Atenção que muitos filtros estão bem escondidos e está tudo "cheio", com péssimo acesso...
                Noutros casos é necessário chaves especiais que encaixam nos filtros, tipo megane 1.5d por exemplo, olhas para o filtro mas com uma chave normal não consegues nem mexê-la para lado nenhum.
                Há uns tempos lá tive de gastar umas massas num conjunto de chaves especiais..

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                  #9
                  quando não há chave, faz-se como qq mecanico, desenrascado, espeta-se uma chave de fendas e roda-se.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por migsue Ver Post
                    quando não há chave, faz-se como qq mecanico, desenrascado, espeta-se uma chave de fendas e roda-se.
                    O problema, em alguns carros, é a falta de espaço para fazer isso. Por exemplo, no micra k11, o compartimento do motor até é bem espaçoso, puseram foi a ***** do filtro na parte inferior/traseira do motor. Para retirá-lo, só por baixo do carro. Desconfio que foi propositado...

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                      #11
                      Originalmente Colocado por migsue Ver Post
                      quando não há chave, faz-se como qq mecanico, desenrascado, espeta-se uma chave de fendas e roda-se.
                      Pois, e foi mesmo o que fiz nesse megane.
                      Depois de escavacar o filtro todo, mesmo assim não saiu, só à talhadeira.
                      Tinha tanto aperto que ao tirar aliviou o suporte do filtro.
                      Começou a esguichar óleo por baixo do filtro depois de ter o filtro novo no sítio e óleo mudado.
                      Suspeitei de ter partido a válvula de pressão de óleo que fica logo por baixo, mas afinal foi o vedante do suporte que estava ressequido e é de medida demasiado fina de origem para vedar bem e como o suporte mexeu, deixou de vedar.
                      Levou um o' ring mais forte e ficou melhor que novo de origem.
                      É por estas peripécias que se deve comprar ferramenta apropriada e de boa qualidade, que a fraca estraga mais do que repara e começar por mexer em macânicas simples para ganhar prática..
                      Bons tirocínios!..
                      Editado pela última vez por telmauto; 18 April 2009, 21:03.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por brunoclio Ver Post
                        O problema, em alguns carros, é a falta de espaço para fazer isso. Por exemplo, no micra k11, o compartimento do motor até é bem espaçoso, puseram foi a ***** do filtro na parte inferior/traseira do motor. Para retirá-lo, só por baixo do carro. Desconfio que foi propositado...
                        É comum nos japunas.
                        Por vezes o filtro fica por trás do motor e lá escondido para cima, mau jeito!..

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