PRV significa Peugeot, Renault e Volvo. O motor foi construido a partir de 1974 até 1998.
A historia começa em 1966 quando a Peugeot e a Renault se juntaram no desenvolvimento de componentes. A Companhia Francesa de Mecânica, ou Compagne Française de Mécanique foi criada em 1969. Estava localizada em Douvrin, França. É por isso que os motores eram chamados Motores Douvrin.
Em 1971, Volvo também fez companhia com as duas marcas francesas e foi daí que apareceu a designação PRV. A companhia planeava em desenvolver motores V8, mas depois decidiram criar os V6 por serem blocos vantajosos em termos de poupança. A crise energética fez com que os motores V8 fossem inapropriados para o mercado.
Por isso, a Renault precisou de um V6 para o Renault 30. (O engraçado disto tudo é que a caixa de velocidades do Delorean é a mesma que a do Renault 30)
A construção dos motores começou em Junho de 1973 e terminados em Janeiro de 1974. Os primeiros "PRV" foram oficialmente introduzidos em Outubro de 1974 nos Volvo 264. A partir daí os PRV V6 foram depois introduzidos em 5 modelos diferentes até finais de 1975.
Em 1984, o primeiro motor PRV V6 turbocomprimido em série apareceu nos Renault 25 V6 Turbo. Também foi usado no Renault Alpine GTA V6 Turbo (o mesmo que o 25 Turbo at 2458 cm³), Renault Alpine A610, Renault Safrane Bi-turbo (ambos 2975 cm³).
Quando a Renault trabalhava na indução forçada no PRV, Peugeot e Citroen estavam a desenvolver motores de 3 litros de alta compressao para o 605 e XM respectivamente. Ambos tinham (mais tarde) uma versao com 24 valve como opcional, visto que era extremamente caro e sofrido pelo desgaste. Isto pelo menos foi resolvido parcialmente pelo uso de seguidores cerâmicos.
A Venturi começou também a aderir na modificação dos PRV. As versoes mais potentes foram o Atlantique 300 com 280 cvs e ganharam até corridas nas Le Mans com um Venturi 600LM com um motor 24v 3.0 L biturbo debitando 600hp. Em estrada, o Venturi 400GT debitava 408cv.
A Volvo começou a deixar de usar o motor PRV nos finais da decada de 80, enquanto os "Franceses" continuaram a usar o motor até 1997.
A Delorean usou esse motor também, mas debitava 130 cvs por causa das normas americanas de poluição.
Blocos PRV produzidos: 970.315 unidades. A produção do PRV terminou a 15 de Junho de 1998.
Modelos em que o PRV foi usado:
* Alpine A310 (Outubro 1976)
* Alpine A610 (1991)
* Alpine GT/GTA (1984)
* Citroën XM (1988)
* De Lorean DMC-12 (1981)
* Dodge Monaco (1990-1992)
* Eagle Premier (1988-1992)
* Helem V6
* Lancia Thema (1984)
* Peugeot 504 coupé/cabriolet (1974/1975)
* Peugeot 505 (Julho 1986)
* Peugeot 604 (Março 1975)
* Peugeot 605 (1990)
* Renault 25 (1984)
* Renault 30 (Março 1975)
* Renault Espace
* Renault Laguna
* Renault Safrane
* Talbot Tagora (1980)
* Venturi 200
* Venturi 400GT
* Venturi Atlantique
* Volvo 260 (Outubro, 1974)
* Volvo 760 GLE (Fev. 1982)
* Volvo 780 (1985)
Mas também foi usado nas corridas:
* Alpine A310 V6
* Fouquet buggies
* Peugeot 504 V6 Coupé
* Schlesser Original
* Venturi 400GTR and 600LM
* WM Peugeot
Motor PRV no Delorean
Renault 25 Turbo
Talbot Tagora
Volvo B27E
A historia começa em 1966 quando a Peugeot e a Renault se juntaram no desenvolvimento de componentes. A Companhia Francesa de Mecânica, ou Compagne Française de Mécanique foi criada em 1969. Estava localizada em Douvrin, França. É por isso que os motores eram chamados Motores Douvrin.
Em 1971, Volvo também fez companhia com as duas marcas francesas e foi daí que apareceu a designação PRV. A companhia planeava em desenvolver motores V8, mas depois decidiram criar os V6 por serem blocos vantajosos em termos de poupança. A crise energética fez com que os motores V8 fossem inapropriados para o mercado.
Por isso, a Renault precisou de um V6 para o Renault 30. (O engraçado disto tudo é que a caixa de velocidades do Delorean é a mesma que a do Renault 30)
A construção dos motores começou em Junho de 1973 e terminados em Janeiro de 1974. Os primeiros "PRV" foram oficialmente introduzidos em Outubro de 1974 nos Volvo 264. A partir daí os PRV V6 foram depois introduzidos em 5 modelos diferentes até finais de 1975.
Em 1984, o primeiro motor PRV V6 turbocomprimido em série apareceu nos Renault 25 V6 Turbo. Também foi usado no Renault Alpine GTA V6 Turbo (o mesmo que o 25 Turbo at 2458 cm³), Renault Alpine A610, Renault Safrane Bi-turbo (ambos 2975 cm³).
Quando a Renault trabalhava na indução forçada no PRV, Peugeot e Citroen estavam a desenvolver motores de 3 litros de alta compressao para o 605 e XM respectivamente. Ambos tinham (mais tarde) uma versao com 24 valve como opcional, visto que era extremamente caro e sofrido pelo desgaste. Isto pelo menos foi resolvido parcialmente pelo uso de seguidores cerâmicos.
A Venturi começou também a aderir na modificação dos PRV. As versoes mais potentes foram o Atlantique 300 com 280 cvs e ganharam até corridas nas Le Mans com um Venturi 600LM com um motor 24v 3.0 L biturbo debitando 600hp. Em estrada, o Venturi 400GT debitava 408cv.
A Volvo começou a deixar de usar o motor PRV nos finais da decada de 80, enquanto os "Franceses" continuaram a usar o motor até 1997.
A Delorean usou esse motor também, mas debitava 130 cvs por causa das normas americanas de poluição.
Blocos PRV produzidos: 970.315 unidades. A produção do PRV terminou a 15 de Junho de 1998.
Modelos em que o PRV foi usado:
* Alpine A310 (Outubro 1976)
* Alpine A610 (1991)
* Alpine GT/GTA (1984)
* Citroën XM (1988)
* De Lorean DMC-12 (1981)
* Dodge Monaco (1990-1992)
* Eagle Premier (1988-1992)
* Helem V6
* Lancia Thema (1984)
* Peugeot 504 coupé/cabriolet (1974/1975)
* Peugeot 505 (Julho 1986)
* Peugeot 604 (Março 1975)
* Peugeot 605 (1990)
* Renault 25 (1984)
* Renault 30 (Março 1975)
* Renault Espace
* Renault Laguna
* Renault Safrane
* Talbot Tagora (1980)
* Venturi 200
* Venturi 400GT
* Venturi Atlantique
* Volvo 260 (Outubro, 1974)
* Volvo 760 GLE (Fev. 1982)
* Volvo 780 (1985)
Mas também foi usado nas corridas:
* Alpine A310 V6
* Fouquet buggies
* Peugeot 504 V6 Coupé
* Schlesser Original
* Venturi 400GTR and 600LM
* WM Peugeot
Motor PRV no Delorean
Renault 25 Turbo
Talbot Tagora
Volvo B27E
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