Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peugeot-Renault-Volvo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peugeot-Renault-Volvo

    PRV significa Peugeot, Renault e Volvo. O motor foi construido a partir de 1974 até 1998.

    A historia começa em 1966 quando a Peugeot e a Renault se juntaram no desenvolvimento de componentes. A Companhia Francesa de Mecânica, ou Compagne Française de Mécanique foi criada em 1969. Estava localizada em Douvrin, França. É por isso que os motores eram chamados Motores Douvrin.

    Em 1971, Volvo também fez companhia com as duas marcas francesas e foi daí que apareceu a designação PRV. A companhia planeava em desenvolver motores V8, mas depois decidiram criar os V6 por serem blocos vantajosos em termos de poupança. A crise energética fez com que os motores V8 fossem inapropriados para o mercado.

    Por isso, a Renault precisou de um V6 para o Renault 30. (O engraçado disto tudo é que a caixa de velocidades do Delorean é a mesma que a do Renault 30)

    A construção dos motores começou em Junho de 1973 e terminados em Janeiro de 1974. Os primeiros "PRV" foram oficialmente introduzidos em Outubro de 1974 nos Volvo 264. A partir daí os PRV V6 foram depois introduzidos em 5 modelos diferentes até finais de 1975.

    Em 1984, o primeiro motor PRV V6 turbocomprimido em série apareceu nos Renault 25 V6 Turbo. Também foi usado no Renault Alpine GTA V6 Turbo (o mesmo que o 25 Turbo at 2458 cm³), Renault Alpine A610, Renault Safrane Bi-turbo (ambos 2975 cm³).

    Quando a Renault trabalhava na indução forçada no PRV, Peugeot e Citroen estavam a desenvolver motores de 3 litros de alta compressao para o 605 e XM respectivamente. Ambos tinham (mais tarde) uma versao com 24 valve como opcional, visto que era extremamente caro e sofrido pelo desgaste. Isto pelo menos foi resolvido parcialmente pelo uso de seguidores cerâmicos.

    A Venturi começou também a aderir na modificação dos PRV. As versoes mais potentes foram o Atlantique 300 com 280 cvs e ganharam até corridas nas Le Mans com um Venturi 600LM com um motor 24v 3.0 L biturbo debitando 600hp. Em estrada, o Venturi 400GT debitava 408cv.

    A Volvo começou a deixar de usar o motor PRV nos finais da decada de 80, enquanto os "Franceses" continuaram a usar o motor até 1997.

    A Delorean usou esse motor também, mas debitava 130 cvs por causa das normas americanas de poluição.

    Blocos PRV produzidos: 970.315 unidades. A produção do PRV terminou a 15 de Junho de 1998.

    Modelos em que o PRV foi usado:
    * Alpine A310 (Outubro 1976)
    * Alpine A610 (1991)
    * Alpine GT/GTA (1984)
    * Citroën XM (1988)
    * De Lorean DMC-12 (1981)
    * Dodge Monaco (1990-1992)
    * Eagle Premier (1988-1992)
    * Helem V6
    * Lancia Thema (1984)
    * Peugeot 504 coupé/cabriolet (1974/1975)
    * Peugeot 505 (Julho 1986)
    * Peugeot 604 (Março 1975)
    * Peugeot 605 (1990)
    * Renault 25 (1984)
    * Renault 30 (Março 1975)
    * Renault Espace
    * Renault Laguna
    * Renault Safrane
    * Talbot Tagora (1980)
    * Venturi 200
    * Venturi 400GT
    * Venturi Atlantique
    * Volvo 260 (Outubro, 1974)
    * Volvo 760 GLE (Fev. 1982)
    * Volvo 780 (1985)

    Mas também foi usado nas corridas:
    * Alpine A310 V6
    * Fouquet buggies
    * Peugeot 504 V6 Coupé
    * Schlesser Original
    * Venturi 400GTR and 600LM
    * WM Peugeot

    Motor PRV no Delorean


    Renault 25 Turbo


    Talbot Tagora


    Volvo B27E

    #2


    e renault premier

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por avantime panoramix



      e renault premier
      O renault premier é a mesma coisa que o eagle premier.

      Nessa altura havia uma grande parceria entre a Renault e a AMC (American Motor Company).

      Comentário


        #4
        bom tópico methanex

        e esses motores foram por cá usados nos UMM proto.. e em alguns buggies..

        Comentário


          #5
          [^][^]

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Methanex

            citação:Originalmente colocada por avantime panoramix


            e renault premier
            O renault premier é a mesma coisa que o eagle premier.

            Nessa altura havia uma grande parceria entre a Renault e a AMC (American Motor Company).
            grrrrrr é quase a mesma coisa... mas o 1º aparecer é o renault n é a aguia, q alias já nem existe

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X