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Duvida

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    Duvida

    Sei que a pergunta vai parecer estranha mas fiz 18 anos á 3 dias e por isso vou comesar a tirar a carta a minha duvia que eu tenho sobre carros é quando é que nos sabemos quando se deve mudar as mudanças e rudizir?

    se alguem me poder ajudar agradecia.

    #2
    é uma pergunta pertinente para quem não tem experiencia o que eu te posso dizer é que muita dessa percepção vem com as horas atrás do volante. ao fim de algumas horas de aulas já te vais apercebendo. mas posso-te dar umas linhas indicadoras que eu segui. nunca entrar em rotundas acima de 3ª, se tiveres a 20km/h convém estar em 2ª, se tiveres a 30km/h em 3ª, 40km/h em 4ª e por aí adiante. atenção que nada disto é regra, até porque varia de carro para carro. quero apenas que te ajude nas primeiras horas de condução tal como ajudou a mim...

    boa sorte

    Comentário


      #3
      Exacto: isso vai ser natural com a prática. Torna-se "mecânica" a troca de caixa. Uma série de factores vai fazer com que o teu cérebro engrene a mudança certa (o sentir do motor, a velocidade a que vais, a necessidade de ultrapassar). Nunca ninguém pergunta qdo. se deve travar - embora devessem- vai ser igual...
      Para mim foi extremamente fácil, pois já andava de mota antes de conduzir carro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Rogério Silva Ver Post
        Sei que a pergunta vai parecer estranha mas fiz 18 anos á 3 dias e por isso vou comesar a tirar a carta a minha duvia que eu tenho sobre carros é quando é que nos sabemos quando se deve mudar as mudanças e rudizir?

        se alguem me poder ajudar agradecia.
        Antes de mais sê bem vindo e em nome da moderaçao te recebo neste forum de braços abertos!!! Ora bem, se ñ quiseres ter essa duvida basta te inscreveres numa escola q tenha carros com cx auto e dps comprares um carro igualmente com cx auto. Vais ver q essa duvida era "impressao tua"

        Comentário


          #5
          Cria agradecer-vos por me terem ajudado obrigado, já tou um bocado mais decansado em relação a isso. obrigado

          Comentário


            #6
            Bem vindo ao fórum antes de mais.

            Como te responderam vai começar a ser automático quando começares a praticar, como tudo, conduzir aperfeiçoa-se com a prática.

            Ao início nas escolas de condução, a maior parte dos instrutores metem-te a por mudanças a determinadas velocidades, como guia, mais tarde vais ver que já ñ é tão linear, vai depender do carro, e de mais uns quantos factores que depois vais perceber.

            1º para arrancar, 2ª aos 20-30km/h, 3ª aos 40km/h, 4ª aos 55-60km/h, e partir dos 70km/h lá te deixem meter a 5ª. Se andares sempre em cidade o teu instrutor só te deve deixar andar em 4ª.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Rogério Silva Ver Post
              Cria agradecer-vos por me terem ajudado obrigado, já tou um bocado mais decansado em relação a isso. obrigado
              Queria

              Essas duvidas que tu tens, vais poder tirá-las todas nas primeiras aulas de condução

              Comentário


                #8
                Tem outra duvida mas esta so tem a ver com o conbustivel do carros visto que existte varios tipos de gasolina ou seja com e sem chumbo como e que nos sabemos qual e o combustivel cero para os carros a gasolina?.

                Comentário


                  #9
                  Hoje em dia já não há gasolina com chumbo.

                  Quanto à pergunta das mudanças, com o hábito basta ouvir o barulho do motor.

                  Comentário


                    #10
                    Sim tens razao agora só á 95 e 98 mas como se vê qual devemos usar no carro?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rogério Silva Ver Post
                      Sim tens razao agora só á 95 e 98 mas como se vê qual devemos usar no carro?
                      Vês no manual do carro, ou então na tampa do depósito (embora alguns carros digam só unleaded premium, o que abrange tanto a 95 como a 98).

                      Comentário


                        #12
                        É simples:

                        Se aceleras, metes mudança para cima
                        Se travas, metes mudança para baixo

                        xD

                        Comentário


                          #13
                          Bem o exame de codigo já passei mas aparceu-me uma duvida que não tive oportunidade de tirar quando metemos a mudança e carregamos na embreagem temos que deixar de carregar no acelarador?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Rogério Silva Ver Post
                            Bem o exame de codigo já passei mas aparceu-me uma duvida que não tive oportunidade de tirar quando metemos a mudança e carregamos na embreagem temos que deixar de carregar no acelarador?
                            Em que altura? Quando inicias a marcha? Em andamento?

                            P.S.: Já começaste as aulas de condução?
                            Senão começaste, tem calma, e começa a aprender do zero.
                            É apenas um conselho, para não criares vícios.

                            Comentário


                              #15
                              Antes de mais, boa sorte com a carta!

                              Algo que ajuda é ouvir o motor, para além de observar o conta-rotações! Quando começa a "gritar" um pocuo será a altura correcta para mudar a relação, mesmo que o nosso objectivo não seja aumentar mais a velocidade: assim podemos reduzir consumo e melhorar o conforto acústico. Dá até a sensação que o carro desliza melhor (o que é real).

                              Quanto Às reduções, são fundamentais para travagens mais urgentes: aumentam significativamente o poder de desaceleração do carro e não só: em curvas mais apertadas aumentam o "agarrar", a tracção, do carro e logo a segurança.


                              Teorias à parte: pratica e explora! Com erros aprende-se muito!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Rogério Silva Ver Post
                                Bem o exame de codigo já passei mas aparceu-me uma duvida que não tive oportunidade de tirar quando metemos a mudança e carregamos na embreagem temos que deixar de carregar no acelarador?
                                Não tens que o fazer mas tal é feito porque no momento do pisar da embraiagem a tracção (ligação do movimento às rodas) é interrompida, logo não tem efeito o acelerador.

                                No entanto nos arranques a partir do 0 o acelerador ajuda imenso! Quando o carro está em 1ª sem a embraiagem pisada é transmitida tracção às rodas com uma determinada força o que nos permite colocar o carro em andamento lento desde que larguemos muito suavemente a embraiagem.

                                Um pouco de acelerador permite que seja transmitida maior força às rodas e aumentar ligeiramente o regime do motor ajudando IMENSO a que não deixes o carro ir abaixo nos arranques! Nas subidas é fundamental esse equilíbrio!
                                Eu NUNCA uso o arranque com travão de mão nas subidas graças a isto!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Rogério Silva Ver Post
                                  Bem o exame de codigo já passei mas aparceu-me uma duvida que não tive oportunidade de tirar quando metemos a mudança e carregamos na embreagem temos que deixar de carregar no acelarador?
                                  Explica lá isso?? Como é que já fizeste exame de código sem teres começado as aulas de condução??

                                  Quando tirei a minha (há 5 anos), só se podia fazer o exame de código depois de ter feito x aulas de condução, aliás qdo fiz o exame de código faltava-me umas 2 ou 3 aulas de condução para o exame de condução.

                                  Julgo que essa regra se mantém, não??

                                  Quanto há tua duvida, não és obrigado a tirar o pé do acelerador, mas dá jeito que o faças, para não estourares com o motor, transmissão, caixa de velocidades, embraiagem, pneus,... :D

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por point Ver Post
                                    Explica lá isso?? Como é que já fizeste exame de código sem teres começado as aulas de condução??

                                    Quando tirei a minha (há 5 anos), só se podia fazer o exame de código depois de ter feito x aulas de condução, aliás qdo fiz o exame de código faltava-me umas 2 ou 3 aulas de condução para o exame de condução.

                                    Julgo que essa regra se mantém, não??

                                    Quanto há tua duvida, não és obrigado a tirar o pé do acelerador, mas dá jeito que o faças, para não estourares com o motor, transmissão, caixa de velocidades, embraiagem, pneus,... :D


                                    Nunca ouvi tal coisa. Fiz as aulas de código e fiz o exame de código. Depois passei às aulas de condução e posteriormente exame de condução.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Podes comparar um pouco com as bicicletas com mudanças... Faz de conta que o motor da bicicleta são as tuas pernas.

                                      Vais adequar a mudança à velocidade, à inclinação do terreno, etc.

                                      É uma dúvida que vais deixar de ter logo nas primeiras aulas. Torna-se intuitivo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por point Ver Post
                                        Explica lá isso?? Como é que já fizeste exame de código sem teres começado as aulas de condução??

                                        Quando tirei a minha (há 5 anos), só se podia fazer o exame de código depois de ter feito x aulas de condução, aliás qdo fiz o exame de código faltava-me umas 2 ou 3 aulas de condução para o exame de condução.

                                        Julgo que essa regra se mantém, não??

                                        Quanto há tua duvida, não és obrigado a tirar o pé do acelerador, mas dá jeito que o faças, para não estourares com o motor, transmissão, caixa de velocidades, embraiagem, pneus,... :D
                                        Pois na escola onde ando só se passa á condução quando passas o exame de codigo.

                                        E obrigado a todos pelas ajudas.

                                        Comentário

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