Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Praia do Osso da Baleia volvidos 22 anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Crime] Praia do Osso da Baleia volvidos 22 anos

    Muitos dos participantes deste fórum ainda não haviam nascido ou eram bebés, outros crianças ou adolescentes como eu (14 anos na altura).
    Durante semanas não se falou de outra coisa naquele Portugal dos anos oitenta. Vítor Jorge, conhecido posteriormente como o mata-sete, cometeu uma série de crimes de sangue que chocou o país e foi alvo de extensa cobertura por parte dos meios de comunicação social de então, nomeadamente a RTP.

    Volvidos 22 anos Vítor Jorge está em liberdade, conheçam a história e o percurso de um dos mais conhecidos serial killers portugueses.

    A justiça portuguesa falhou em algo? Deveria este homem ter sido internado num hospício?

    O crime:


    Nas páginas do seu diário pessoal, Vítor Jorge acabara de escrever: “vou tentar assassinar de forma brutal duas ou três raparigas e em seguida as minhas filhas”. Fechou o caderno e levantou-se. Estava pronto para a missão, “eliminar o mal, o pecado e o vício da Terra”.
    Saiu de casa, sozinho, em direcção à casa da mãe da sua amante.


    Leonor, a amante, fazia anos e tinha convidado dois casais amigos. Beberam, conversaram e por volta da meia noite foram passear à Praia do Osso da Baleia. No areal, um dos amigos de Leonor terá dado o primeiro passo rumo a uma sessão de sexo em grupo.
    Vítor Jorge aproveitou a euforia e foi ao carro, uma carrinha Citröen branca. Da mala retirou uma caçadeira e uma faca. A tiro matou a amante, os quatro amigos e depois esquartejou-os a todos com uma faca. Dois dos cadáveres foram levados na maré. Os outros ficaram por lá.

    O bancário virou então a fúria para a própria família. Já em casa, acordou a mulher e pediu-lhe que o acompanhasse. Disse-lhe que tinha atropelado uma pessoa e que precisava de ajuda. Carminda não desconfiou de nada. Num pinhal ali perto, Vítor apanhou a mulher pelas costas e cravou-lhe cinco facadas.
    Sem tempo a perder, foi a casa e fez o mesmo à filha mais velha, Anabela. Exausto, mas determinado, regressou e trouxe ao mesmo local a filha mais nova.
    Sandra percebeu que muita coisa estava mal naquele sitio e terá dito “pai não me mates que sou tua filha”. Vítor Jorge não a matou. A miúda fugiu por entre os pinheiros. O assassino foi apanhado quatro dias depois. Acompanhado de uma mão cheia de investigadores regressou à praia para a reconstituição do crime.

    Durante o julgamento, e contra a análise de uma equipa de médicos especialistas, foi dado como pessoa normal e o juiz condenou-o a 20 anos. Cumpriu 14 em Coimbra e em Outubro de 2001 passou os muros da cadeia onde o esperava Sandra, a filha que naquela noite lhe suplicou misericórdia. Vítor Jorge está a viver em Paris na casa de uma prima. E até hoje, a sua “neurose compulsiva-obsessiva”, característica dos serial-killer, não se reavivou.
    In: DN online

    O percurso:


    Vítor Jorge, o assassino em massa que em Março de 1987 matou sete pessoas na praia do Osso da Baleia, entre as quais a sua mulher e uma filha, tentou suicidar-se esta semana em Nice, França. Esta é já a décima vez que Vítor Jorge, hoje com 58 anos, tenta acabar com a vida, depois de ter sido libertado em 2001 e ter emigrado para França.


    Isabel Jorge, emigrada em Paris e prima deste antigo contínuo, receia pela segurança da família. É que segundo esta costureira de 55 anos, Vítor Jorge - conhecido também pela alcunha de "mata sete"- é um perigo para todos os que o rodeiam, pois tanto pode matar-se a ele próprio como a outras pessoas.


    Já aquando do julgamento dos crimes do Osso da Baleia, na Marinha Grande, que terminou em Janeiro de 1988, o réu pediu para que o isolassem numa instituição psiquiátrica, por sentir que "um dia podia matar mais gente". Um relatório do conceituado psiquiatra Eduardo Luís Coentrão, entretanto falecido em 1991, descrevia Vítor Jorge como "doente mental perigoso, um alto risco para a comunidade", o que a ser reconhecido pelo tribunal da Marinha Grande, podia fazer com que o acusado ficasse internado para o resto da vida. Mas não foi. O tribunal de júri, presidido pelo juiz Gregório Simões, preferiu aceitar a opinião de um psiquiatra local de que o arguido era um homem mentalmente saudável e condenou-o à pena máxima de 20 anos de cadeia, enquanto criminoso comum.


    De assassino a suicida


    Depois de cumprir pena na penitenciária de Coimbra de forma exemplar, onde até ajudava à celebração da missa, Vítor Jorge beneficiou de várias amnistias e foi libertado em cinco de Outubro de 2001, apenas 14 anos depois de ter sido encarcerado, quando o normal teria sido cumprir pelo menos 16. Durante esse tempo, nenhum juiz lhe concedeu a liberdade condicional ou uma saída precária, devido aos seus antecedentes e à ameaça que o preso representava.
    Rejeitado pela mãe e pela filha, que sobreviveu ao massacre de 1987, acaba por ser ajudado pelo filho - o único que, pelo facto de não ser mulher, não sofreu nenhuma ameaça - e emigra para Inglaterra, primeiro, e depois para França, onde foi empregado de limpeza no Aeroporto da Córsega.


    Mas o desequilíbrio emocional de Vítor demorou apenas dois meses a ressurgir, até ao dia em que se meteu no carro com uma botija de gás e fechou a janela. Foi salvo após telefonar à prima Isabel para se despedir.
    Nos cinco anos que leva a morar em França, Vítor Jorge já tentou o suicídio por dez vezes.


    Internado em França


    Esta semana, Vítor Jorge usou o expediente habitual, em tudo parecido com o utilizado na primeira tentativa. Tomou uma grande dose de comprimidos para dormir e mais uma vez avisou Isabel Jorge que esperava a morte, como se inconscientemente procurasse salvação na prima. Foi encontrado desmaiado à entrada de um hotel de Nice, mas ainda com vida. Depois de alguns dias de recuperação, os médicos franceses estavam já dispostos a dar-lhe alta hospitalar quando Isabel Jorge, desesperada, resolveu sensibilizar as autoridades para os antecedentes criminais e de distúrbios mentais do primo em Portugal.
    Segundo a emigrante, a doença de Vítor Jorge foi provocada por uma infância traumatizante, em que o primo, órfão de pai, assistia aos encontros sexuais da mãe com estranhos, a que se juntava o facto de nunca ter morada fixa. Estas experiências terão resultado no ódio descontrolado de Vítor pelas mulheres, que acusava dos grandes males da sua vida.


    Desta feita, as autoridades foram sensíveis aos argumentos apresentados por Isabel. Vítor Jorge ficou mesmo internado na ala psiquiátrica de um hospital da Côte d'Azur, no sul de França.|

    #2
    « Desta feita, as autoridades foram sensíveis aos argumentos apresentados por Isabel. Vítor Jorge ficou mesmo internado na ala psiquiátrica de um hospital da Côte d'Azur, no sul de França.»

    Pode ser que esta atitude o ajude a ele....e ás potênciais vítimas.

    Obrigado pelas «actualizações» desta história.

    Comentário


      #3
      Não tinha conhecimento deste caso. Era muito novo!

      Fiquei..

      Comentário


        #4
        Já tinha ouvido mas só hoje conheci a história graças ao Jorge.
        Tinha 1 ano e meio na altura.

        Comentário


          #5
          Arrepia-me a espinha pensar que tal individuo pode, a qualquer momento, fugir e regressar a Portugal.

          Normalmente imaginamos que os "mauzões" vão para a cadeia e ficam lá a apodrecer mas os anos passam e quando damos conta andam cá fora, no meio de nós, das nossas famílias e dos nossos amigos, numa multidão qualquer, no metro, numa esplanada, a observarem e a pensarem...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
            Arrepia-me a espinha pensar que tal individuo pode, a qualquer momento, fugir e regressar a Portugal.

            Normalmente imaginamos que os "mauzões" vão para a cadeia e ficam lá a apodrecer mas os anos passam e quando damos conta andam cá fora, no meio de nós, das nossas famílias e dos nossos amigos, numa multidão qualquer, no metro, numa esplanada, a observarem e a pensarem...
            Atententemos nisto:

            " Um relatório do conceituado psiquiatra Eduardo Luís Coentrão, entretanto falecido em 1991, descrevia Vítor Jorge como "doente mental perigoso, um alto risco para a comunidade"


            Uma resalva para o nome do insígne Psiquiatra, que era Cortesão e não «Coentrão».

            Comentário


              #7
              Lembro-me do caso li bastante sobre ele mas desconhecia esta parte de a intensao fosse sexo em grupo,o que ainda vai tornar a estoria mais interessante, este caso e o caso do estripador de lisboa foram os crimes que mais me despertaram á atençãoe curiosidade nos anos 80.
              Diria que ambos dão um optimo argumento para um filme de terror do melhor nivel.

              A diferença entre um filme a realidade é que num filme o psicopata morre sempre senao o filme simplesmente não vende, ninguem ve um filme para ver no fim o psicopata a ser preso , pela razão de ninguem acreditar na policia nem no sistema judicial e mto menos na segurança de um prisão, o filme só tem um final de sucesso com a morte do vilão. é o nosso conciente de justiça que assim o exige.

              Na vida real o que se vê é um filme sem sucesso e longe de ter acabado ainda...palpita-me que ainda mto filme vai acontecer até á morte inevitavel e tardia do psicopata.

              Comentário


                #8
                ao paulo correia

                tu ias bem na tua historia mas como es cromo tinhas que acrescentar pontos que nao sao verdade como a do sexo em grupo, a tua sorte e nao estares aqui ao pe de mim para te arrenbentar com a boca toda para nao difamares quem morreu inocentemente , mais te digo que portugal e bem pequeno e talvez te encontre com facilidade e depois engoles as palavra que aqui disses te , fores homem retiras o que disses te , se fores HOMEM retiras o que disses te e vem a coimbra falar comigo para eu ter o previlegio de te arrebentar a boca toda

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por heldersimoes Ver Post
                  tu ias bem na tua historia mas como es cromo tinhas que acrescentar pontos que nao sao verdade como a do sexo em grupo, a tua sorte e nao estares aqui ao pe de mim para te arrenbentar com a boca toda para nao difamares quem morreu inocentemente , mais te digo que portugal e bem pequeno e talvez te encontre com facilidade e depois engoles as palavra que aqui disses te , fores homem retiras o que disses te , se fores HOMEM retiras o que disses te e vem a coimbra falar comigo para eu ter o previlegio de te arrebentar a boca toda
                  o pá, se te queres chatear, chateia-te com o diário de notícias, porque o texto é do DN e não do jorge

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por heldersimoes Ver Post
                    tu ias bem na tua historia mas como es cromo tinhas que acrescentar pontos que nao sao verdade como a do sexo em grupo, a tua sorte e nao estares aqui ao pe de mim para te arrenbentar com a boca toda para nao difamares quem morreu inocentemente , mais te digo que portugal e bem pequeno e talvez te encontre com facilidade e depois engoles as palavra que aqui disses te , fores homem retiras o que disses te , se fores HOMEM retiras o que disses te e vem a coimbra falar comigo para eu ter o previlegio de te arrebentar a boca toda
                    ????

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por heldersimoes Ver Post
                      tu ias bem na tua historia mas como es cromo tinhas que acrescentar pontos que nao sao verdade como a do sexo em grupo, a tua sorte e nao estares aqui ao pe de mim para te arrenbentar com a boca toda para nao difamares quem morreu inocentemente , mais te digo que portugal e bem pequeno e talvez te encontre com facilidade e depois engoles as palavra que aqui disses te , fores homem retiras o que disses te , se fores HOMEM retiras o que disses te e vem a coimbra falar comigo para eu ter o previlegio de te arrebentar a boca toda
                      Isto aqui não é para ameaçar ninguém, ok?

                      E se vires, ele apenas transcreveu a notícia do DN.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por heldersimoes Ver Post
                        tu ias bem na tua historia mas como es cromo tinhas que acrescentar pontos que nao sao verdade como a do sexo em grupo, a tua sorte e nao estares aqui ao pe de mim para te arrenbentar com a boca toda para nao difamares quem morreu inocentemente , mais te digo que portugal e bem pequeno e talvez te encontre com facilidade e depois engoles as palavra que aqui disses te , fores homem retiras o que disses te , se fores HOMEM retiras o que disses te e vem a coimbra falar comigo para eu ter o previlegio de te arrebentar a boca toda

                        Tens é que ir ao DN falar com quem escreveu o texto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                          o pá, se te queres chatear, chateia-te com o diário de notícias, porque o texto é do DN e não do jorge
                          São tão heróis mas nem sabem o que é a transcrição de um texto jornalístico

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por heldersimoes Ver Post
                            tu ias bem na tua historia mas como es cromo tinhas que acrescentar pontos que nao sao verdade como a do sexo em grupo, a tua sorte e nao estares aqui ao pe de mim para te arrenbentar com a boca toda para nao difamares quem morreu inocentemente , mais te digo que portugal e bem pequeno e talvez te encontre com facilidade e depois engoles as palavra que aqui disses te , fores homem retiras o que disses te , se fores HOMEM retiras o que disses te e vem a coimbra falar comigo para eu ter o previlegio de te arrebentar a boca toda
                            Quem é o paulo correia? Este é o tipo de intervenção que dá direito logo a expulsão disto... Muito lamentável, para quem não sabe ler (não viu que a notícia era do DN), e não sabe escrever (esta não preciso explicar...).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por heldersimoes Ver Post
                              tu ias bem na tua historia mas como es cromo tinhas que acrescentar pontos que nao sao verdade como a do sexo em grupo, a tua sorte e nao estares aqui ao pe de mim para te arrenbentar com a boca toda para nao difamares quem morreu inocentemente , mais te digo que portugal e bem pequeno e talvez te encontre com facilidade e depois engoles as palavra que aqui disses te , fores homem retiras o que disses te , se fores HOMEM retiras o que disses te e vem a coimbra falar comigo para eu ter o previlegio de te arrebentar a boca toda
                              Mas donde surgiste tu cromo, para estares com ameacas? Tens alguma relacão as vitimas ou ao assassino? O texto do Jorge é um copy and paste do DN...

                              Comentário


                                #16
                                Quanto ao assunto, se fosse hoje, o mais certo era o homem ser dado como inimputavel e o juiz mandar o bicho para casa

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                                  Quem é o paulo correia? Este é o tipo de intervenção que dá direito logo a expulsão disto... Muito lamentável, para quem não sabe ler (não viu que a notícia era do DN), e não sabe escrever (esta não preciso explicar...).
                                  Não lhe expulsem ainda, da-lhe uma chance para se explicar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                    Não lhe expulsem ainda, da-lhe uma chance para se explicar.
                                    Perante uma tal intervenção, não há "justificação" ou "explicação" que possa valer-lhe!
                                    Já foi de vela!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por heldersimoes Ver Post
                                      tu ias bem na tua historia mas como es cromo tinhas que acrescentar pontos que nao sao verdade como a do sexo em grupo, a tua sorte e nao estares aqui ao pe de mim para te arrenbentar com a boca toda para nao difamares quem morreu inocentemente , mais te digo que portugal e bem pequeno e talvez te encontre com facilidade e depois engoles as palavra que aqui disses te , fores homem retiras o que disses te , se fores HOMEM retiras o que disses te e vem a coimbra falar comigo para eu ter o previlegio de te arrebentar a boca toda
                                      Portugal até pode ser bem pequeno mas a Polónia é coisa para ser maiorzita um bocado

                                      Enfim, é com cada cromo...

                                      Comentário


                                        #20
                                        LOOOOOL

                                        Esta matou-me

                                        Mas reparem que a ameaça não é para o autor do tópico. Está claramente dirigida para um tal de Paulo (?) Correia. Talvez o jornalista do DN que escreveu a peça?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por heldersimoes Ver Post
                                          tu ias bem na tua historia mas como es cromo tinhas que acrescentar pontos que nao sao verdade como a do sexo em grupo, a tua sorte e nao estares aqui ao pe de mim para te arrenbentar com a boca toda para nao difamares quem morreu inocentemente , mais te digo que portugal e bem pequeno e talvez te encontre com facilidade e depois engoles as palavra que aqui disses te , fores homem retiras o que disses te , se fores HOMEM retiras o que disses te e vem a coimbra falar comigo para eu ter o previlegio de te arrebentar a boca toda
                                          Ainda bem que ele está na Polónia, senão "arrenbentavas" com a boca toda...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Parece-me óbvio que o homem deveria ter sido considerado inimputável e internado num hospício...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                              Parece-me óbvio que o homem deveria ter sido considerado inimputável e internado num hospício...

                                              O Vitor Jorge ou o heldersimoes?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                                O Vitor Jorge ou o heldersimoes?
                                                quem é o heldersimões?

                                                EDIT: esquece... já vi... de qualquer maneira:

                                                Editado pela última vez por Jacare; 12 November 2009, 11:14.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                                  O Vitor Jorge ou o heldersimoes?
                                                  Qual é a dúvida que são o mesmo!

                                                  O "Mata-Sete" passou por aqui!

                                                  Jorge Correia, ainda aí estás homem?? Está tudo bem?? Consegues escrever??

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por heldersimoes Ver Post
                                                    tu ias bem na tua historia mas como es cromo tinhas que acrescentar pontos que nao sao verdade como a do sexo em grupo, a tua sorte e nao estares aqui ao pe de mim para te arrenbentar com a boca toda para nao difamares quem morreu inocentemente , mais te digo que portugal e bem pequeno e talvez te encontre com facilidade e depois engoles as palavra que aqui disses te , fores homem retiras o que disses te , se fores HOMEM retiras o que disses te e vem a coimbra falar comigo para eu ter o previlegio de te arrebentar a boca toda
                                                    Eu gostava era de saber como é que um user se regista tão depressa quando tenho dois amigos com o registo pendente desde Outubro...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      Eu gostava era de saber como é que um user se regista tão depressa quando tenho dois amigos com o registo pendente desde Outubro...
                                                      Tão depressa?? O tópico já é de Abril!

                                                      Ele já andava a remoer desde essa altura!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Lembro me bem desta historia e de não se falar em mais nada na Tv !

                                                        O Vitor Jorge ate era amigo de um colega do meu pai ! Quando foi apanhado, foi um alívio geral !

                                                        Que historia macabra

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MS Ver Post
                                                          Tão depressa?? O tópico já é de Abril!

                                                          Ele já andava a remoer desde essa altura!!
                                                          Bem visto

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É o que se chama nem saber ler, nem saber escrever. Assim como veio...já foi

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X