Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPL vs GASOLINA vs GASOLEO

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] GPL vs GASOLINA vs GASOLEO

    Será o GPL uma solução economica? uma alternativa ao diesel ?

    GPL vs Gasolina

    GPL = 0,53€ (custo medio)

    Gasolina = 1,19€ (custo medio)


    fazer 100 kms com 3,8 € usando GPL


    fazer 100 kms com 6,5 € usando Gasolina

    GPL vs Gasoleo

    GPL = 0.53 € (custo medio)

    gasoleo = 0,97€ (custo medio)
    Editado pela última vez por SevenTrixx; 24 April 2009, 16:08.

    #2
    simulador na pagina da galp


    Galp Energia > simulador

    Comentário


      #3
      Aqui há dias uma revista italiana fez um comparativo com esses três combustíveis e as conclusões foram as seguintes:

      (a) a gasolina é a opção mais cara em termos de andamento. Portanto em termos de preço por KM/ é a opção menos viável. Todavia é a opção mais sensata para quem não tem que fazer muitos KM.

      (b) os preço por KM no GPL e Diesel são praticamente idênticos.

      (c) No caso Português, tudo depende dos KM que fizermos. O Diesel tem uma carga fiscal perfeitamente disparatada portanto apenas compensa a partir do momento em que fizermos cerca de 20.000KM/ano. O GPL é a opção mais económica pois o preço acrescido em relação a um veículo a gasolina é menor e permite uma recuperação mais rápida do investimento.

      Vejamos o caso seguinte: Fiat Bravo 1.4 90CV vs Fiat Bravo 1.6 100CV.

      (a) Fiat Bravo 90CV gasolina (€18300) - consumos de 7L (ciclo combinado). A um preço da gasolina de € 1,19, cada 100KM ficam-te por € 8,33.

      (b) Fiat Bravo 90CV GPL (€18300 + 1500 = €19800) - consumos de 8L (ciclo combinado com diferencial GPL). A um preço de € 0,52 por litro de GPL, cada 100KM ficam a € 4,16. A fazer 1000KM por mês, recuperas o investimento em cerca de 36 meses (3 anos). O resto é lucro.

      (c) Fiat Bravo 1.6 Diesel (€23800) - consumos de 4.9L a cada 100KM (ciclo combinado). A um preço do diesel de €1, cada 1000Km ficam por € 49. Para recuperares os € 5500 que tens que pagar a mais, a fazer uma média de 1000KM por mês, necessitas de 161 meses!

      Tens que jogar com estes factores para veres qual é a opção mais rentável: tudo depende de quantos KM fizeres por mês.

      Comentário


        #4
        Bom tópico! Já me pôs a pensar em arranjar uma carrinha ou carro com uma boa mala e transformar para gás.
        E esquecer o VW Scirocco. Pois a mala é muito pequena. Agradecia a quem já transformou o seu carro, a relatar a sua esperiência.

        Comentário


          #5
          pesquisei no google sobre GPL

          HISTORIA
          Desde os anos 1970 que o GPL tem vindo a desenvolver-se como alternativa aos tradicionais combustíveis rodoviários. Actualmente circulam em Portugal cerca de 40 mil automóveis a GPL-Auto e mais de três milhões na Europa. No Brasil seu uso foi proibido para uso veicular devido aos subsídios aplicados para fins domésticos, nos automóveis admite-se apenas o uso de gás natural.
          Por essa razão é actualmente o mais importante dos combustíveis alternativos e, em Portugal seguramente o mais barato ( é cerca de 45% mais barato que o gasóleo e 55% mais barato que gasolina)




          Estatísticas

          Alguns valores aproximados da utilização de veículos com instalação GPL:
          • Holanda - 900.000 veículos
          • Itália - 1.750.000 veículos
          • Espanha - 50.000 (só é permitida a instalação em transportes público)
          • França - 500.000
          • Bélgica - 50.000
          • Polónia - 350.000
          • Portugal - 40.000


          O GPL e o ambiente

          É um combustível (mais limpo/menos sujo), mais económico e mais rentável, sendo por isso uma boa aposta para reduzir a poluição atmosférica.
          Diferentes testes comparativos apontam consistentemente para emissões poluentes abaixo das emissões por motores a gasolina ou gasóleo. Um teste feito pelo Millbrook Vehicle Emissions Laboratories (UK) em 1998 e 1999 revelou os seguintes dados:
          As emissões de um automóvel com instalação gpl quando comparadas com um automóvel a gasolina são:
          • 75% menos emissões de monóxido de carbono (CO)
          • 85% menos emissões de hidrocarbonetos não queimados (HC)
          • 40% menos emissões de óxidos de azoto (NOx)
          • 87% menos emissões de gases com potencial para criar Ozono
          • 10% menos emissões de dióxido de carbono (CO2)
          As emissões de um automóvel com instalação gpl quando comparadas com um automóvel a gasóleo são:
          • 90% menos emissões de partículas (PA10)
          • 90% menos emissões de óxidos de azoto (NOx)
          • 70% menos emissões de gases com potencial para criar Ozono
          • 60% menos emissões de dióxido de carbono (CO2)

          Considerando a base de dados de aprovações de modelos do Reino Unido verificamos que no geral os veículos a gpl continuam a ser mais ecológicos no que diz respeito a emissões.
          Tipo Veículo NOx (g/km) Hc (g/km) Co (g/km) Particulas (g/km) CO2 (g/km) Gasolina Euro 4 0,032 0,054 0,427 --- 209,8 Diesel Euro 4 0,210 0,010 0,140 0,022 156,5 Gás Natural Euro 4 0,019 0,065 0,464 --- 174,5 GPL Euro 4 0,025 0,039 0,531 --- 178,7

          Os automóveis com instalação gpl são ainda 30% mais silenciosos que os diesel e marginalmente mais silenciosos que os a gasolina.

          Comentário


            #6
            A minha perspectiva é diferente e vou referi-la pela 5a vez.. .praí:-)
            As contas não são lineares, apesar de reconhecer vantagens óbvias p o GPL. Mas não esqueçamos q algumas marcas já apresentam modelos diesel ao mesmo preço do equivalente a gasolina, logo o tempo de recuperação/adaptação é maior.
            O meu raciocínio foi simples. Queria comprar um carro grande, q desse p transportar bem 5 adultos e mala generosa. Queria ainda um carro c boas prestações e
            desafogado em termos de andamento (cerca de 9, 5s 0-100, médias de 6 e cerca de 215 vel max).
            Queria um carro novo ou semi novo até X preço e para fazer cerca de 30000 kms anuais.
            Ora todos os carros c motores a gasolina, recentes, q me permitiam ter esse tipo de características e medições eram significativamente mais caros q o diesel q comprei na altura e gastavam bastante mais. Agora começam a aparecer motores gasolina de baixa cilindrada e turbocomprimidos, por óptimos preços p nossa fiscalidade... Mas nem sempre foi assim.
            Assim sendo, é preciso ter cuidado c contas aparentemente simples...

            Comentário


              #7
              Kaseiro, Esse problema ja n se poe tanto, pois ja ha depositos q ficam no lugar do pneu suplente e a mala fica completamente disponível.
              No meu carro, MB C200Kompressor, tnh um deposito q leva, quase 60 litros, e dá-me para fazer 500Km sem qualquer problema!!Só tenho a dizer maravilhas, nunca deu um único problema, e em termos de oficina poupo MUITO!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jºªº Ver Post
                Kaseiro, Esse problema ja n se poe tanto, pois ja ha depositos q ficam no lugar do pneu suplente e a mala fica completamente disponível.
                No meu carro, MB C200Kompressor, tnh um deposito q leva, quase 60 litros, e dá-me para fazer 500Km sem qualquer problema!!Só tenho a dizer maravilhas, nunca deu um único problema, e em termos de oficina poupo MUITO!!
                Em que aspecto? O carro tambem tem desgaste e manutenção programada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                  A minha perspectiva é diferente e vou referi-la pela 5a vez.. .praí:-)
                  As contas não são lineares, apesar de reconhecer vantagens óbvias p o GPL. Mas não esqueçamos q algumas marcas já apresentam modelos diesel ao mesmo preço do equivalente a gasolina, logo o tempo de recuperação/adaptação é maior.
                  O meu raciocínio foi simples. Queria comprar um carro grande, q desse p transportar bem 5 adultos e mala generosa. Queria ainda um carro c boas prestações e
                  desafogado em termos de andamento (cerca de 9, 5s 0-100, médias de 6 e cerca de 215 vel max).
                  Queria um carro novo ou semi novo até X preço e para fazer cerca de 30000 kms anuais.
                  Ora todos os carros c motores a gasolina, recentes, q me permitiam ter esse tipo de características e medições eram significativamente mais caros q o diesel q comprei na altura e gastavam bastante mais. Agora começam a aparecer motores gasolina de baixa cilindrada e turbocomprimidos, por óptimos preços p nossa fiscalidade... Mas nem sempre foi assim.
                  Assim sendo, é preciso ter cuidado c contas aparentemente simples...
                  Carros novos a diesel ao mesmo preço de um a gasolina? Com a fiscalidade actual? Dá-me exemplos!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                    Carros novos a diesel ao mesmo preço de um a gasolina? Com a fiscalidade actual? Dá-me exemplos!
                    Assim de repente lembro-me do Grand Punto q a Fiat faz publicidade até à exaustão. E tb boa boa parte de veículos de segmentos superiores, a partir dos 3.0 litros...

                    Comentário


                      #11
                      Eu tenho um carro a GPL e só posso dizer bem.

                      As pessoas têm que atentar a em 2 coisas muito importantes:

                      - Se o sítio onde moram a se pelas rotas que fazem no seu dia a dia têm bombas de GPL à mão.
                      É que andar a fazer Kms de propósito para meter GPL é ridículo.

                      - Depois o único "problema" que existe é a lei estúpida Portuguesa de estacionamento.
                      As pessoas devem informar-se se por exemplo a casa onde moram tem umas garagens comuns em que o condomínio seja MESQUINHO e não deixe guardar carros a GPL.
                      Estas coisas são estúpidas porque o que se paga na instalação torna o GPL muito mais seguro do que a gasolina ou gasóleo.
                      Nos parques públicos esqueçam... o sinal não vem no código da estrada... borrifem-se para isso.

                      Está provado que mesmo em caso de grande acidente, o depósito de GPL quando rebentasse, já o da gasolina tinha rebentado à muito.

                      Hoje em dia os depósitos de GPL ficam a ocupar a banheira do pneu suplente. Não se nota sequer.
                      Só os carros tipo 3 volumes (Volvos 800, Lancias Themas, etc) costumam colocar um cilíndrico na zona mais recuada da mala.

                      Na vossa vida contem com 20% de aumento de consumo a GPL em relação à gasolina (já com a pouca gasolina que continuam a gastar).
                      Exemplo típico: consumo de 10 litros aos 100.
                      Vão gastar cerca de 11,5 de GPL + 0,5 de Gasolina

                      Arredondando é assim: onde antes gastavam 20€, passam a gastar 11€ (quase metade portanto)

                      Compensa e muito, acreditem!
                      Mais, até para quem anda pouco, pois o facto de pagar 85€ para atestar e depois passar a pagar 25€ para atestar a GPL, acreditem que vos deixa mais felizes e sentem-se muito menos ROUBADOS pelos (des)Governantes.

                      Uma coisa a corrigir: porque se paga IVA (20%) pela instalação de GPL???
                      Se estamos a contribuir para o meio ambiente???

                      Resposta: para desmotivar as pessoas, pois o que eles querem é arrecadar o mais possível impostos na gasolina e gasóleo.
                      Editado pela última vez por gtabarth; 24 April 2009, 20:04.

                      Comentário


                        #12
                        muito bom topico....

                        gtabarth: informação muito util e didactica

                        obrigado

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                          Aqui há dias uma revista italiana fez um comparativo com esses três combustíveis e as conclusões foram as seguintes:

                          (a) a gasolina é a opção mais cara em termos de andamento. Portanto em termos de preço por KM/ é a opção menos viável. Todavia é a opção mais sensata para quem não tem que fazer muitos KM.

                          (b) os preço por KM no GPL e Diesel são praticamente idênticos.

                          (c) No caso Português, tudo depende dos KM que fizermos. O Diesel tem uma carga fiscal perfeitamente disparatada portanto apenas compensa a partir do momento em que fizermos cerca de 20.000KM/ano. O GPL é a opção mais económica pois o preço acrescido em relação a um veículo a gasolina é menor e permite uma recuperação mais rápida do investimento.

                          Vejamos o caso seguinte: Fiat Bravo 1.4 90CV vs Fiat Bravo 1.6 100CV.

                          (a) Fiat Bravo 90CV gasolina (€18300) - consumos de 7L (ciclo combinado). A um preço da gasolina de € 1,19, cada 100KM ficam-te por € 8,33.

                          (b) Fiat Bravo 90CV GPL (€18300 + 1500 = €19800) - consumos de 8L (ciclo combinado com diferencial GPL). A um preço de € 0,52 por litro de GPL, cada 100KM ficam a € 4,16. A fazer 1000KM por mês, recuperas o investimento em cerca de 36 meses (3 anos). O resto é lucro.

                          (c) Fiat Bravo 1.6 Diesel (€23800) - consumos de 4.9L a cada 100KM (ciclo combinado). A um preço do diesel de €1, cada 1000Km ficam por € 49. Para recuperares os € 5500 que tens que pagar a mais, a fazer uma média de 1000KM por mês, necessitas de 161 meses!

                          Tens que jogar com estes factores para veres qual é a opção mais rentável: tudo depende de quantos KM fizeres por mês.
                          Lá vamos nós outra vez. Estás a esquecer-te de um factor também muito importante, que é a desvalorização dos carros, um custo aliás tão importarte ou mais que o combustível. Se entrares com isso, ou 161 meses vão-se alterar por completo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                            - Depois o único "problema" que existe é a lei estúpida Portuguesa de estacionamento.
                            As pessoas devem informar-se se por exemplo a casa onde moram tem umas garagens comuns em que o condomínio seja MESQUINHO e não deixe guardar carros a GPL.
                            Será que a lei é mesmo estúpida? Deixo aqui duas questões:
                            • O que acontece se existir uma fuga de gás num estacionamento fechado?
                            • O GPL é mais leve ou mais pesado que o ar?

                            Comentário


                              #15
                              No pais em que vivemos, o diesel compensa!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                No pais em que vivemos, o diesel compensa!

                                Compensa do ponto de vista dos preços de um e de outro combustível.
                                Na compra de carro não compensa claramente. A não ser para as tais pessoas que façam mais de 30000km por ano. Ou então em casos que o preço do automóvel não seja tão caro ao ponto de não constituir um obstáculo muito grande, isto tendo em conta os menores consumos. Estou a lembrar-me por ex do já falado g punto ou do meu caso especifico - ibiza. Mas mesmo nestes casos a coisa tem de ser mto bem estudada.
                                No entanto se falarmos em valores de retoma no caso de se comprar um carro para, va la, 4 ou 5 anos e vender. Aí ja t dou razão.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  Será que a lei é mesmo estúpida? Deixo aqui duas questões:
                                  • O que acontece se existir uma fuga de gás num estacionamento fechado?
                                  • O GPL é mais leve ou mais pesado que o ar?
                                  As leis da Física não são iguais em Espanha, França ou Itália?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por _Botábaixo_ Ver Post
                                    As leis da Física não são iguais em Espanha, França ou Itália?
                                    Não. Aqui em Portugal é tudo diferente, existe uma distorção no Espaço-Tempo, distorção essa causada pela enorme incompetência dos nossos governantes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                      Em que aspecto? O carro tambem tem desgaste e manutenção programada.
                                      Mas não tem bomba injectora nem turbo, que são componentes tendencialmente problemáticos nos motores diesel e com custos de reparação/substituição elevados.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        Será que a lei é mesmo estúpida? Deixo aqui duas questões:
                                        • O que acontece se existir uma fuga de gás num estacionamento fechado?
                                        • O GPL é mais leve ou mais pesado que o ar?
                                        O GPL em contacto com o ar despressuriza-se e a menos que a fuga se dê numa divisão extremamente reduzida e completamente fechada, posso-te assegurar que uma pessoa não morre asfixiada, nem haverá risco de explosão.

                                        Já para não falar que o risco de fuga num automóvel equipado com um kit homologado é extremamente reduzida, pelo menos em proporções grandes, uma vez que os kits têm valvulas de segurança.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                          Eu tenho um carro a GPL e só posso dizer bem.

                                          As pessoas têm que atentar a em 2 coisas muito importantes:

                                          - Se o sítio onde moram a se pelas rotas que fazem no seu dia a dia têm bombas de GPL à mão.
                                          É que andar a fazer Kms de propósito para meter GPL é ridículo.

                                          - Depois o único "problema" que existe é a lei estúpida Portuguesa de estacionamento.
                                          As pessoas devem informar-se se por exemplo a casa onde moram tem umas garagens comuns em que o condomínio seja MESQUINHO e não deixe guardar carros a GPL.
                                          Estas coisas são estúpidas porque o que se paga na instalação torna o GPL muito mais seguro do que a gasolina ou gasóleo.
                                          Nos parques públicos esqueçam... o sinal não vem no código da estrada... borrifem-se para isso.

                                          Está provado que mesmo em caso de grande acidente, o depósito de GPL quando rebentasse, já o da gasolina tinha rebentado à muito.

                                          Hoje em dia os depósitos de GPL ficam a ocupar a banheira do pneu suplente. Não se nota sequer.
                                          Só os carros tipo 3 volumes (Volvos 800, Lancias Themas, etc) costumam colocar um cilíndrico na zona mais recuada da mala.

                                          Na vossa vida contem com 20% de aumento de consumo a GPL em relação à gasolina (já com a pouca gasolina que continuam a gastar).
                                          Exemplo típico: consumo de 10 litros aos 100.
                                          Vão gastar cerca de 11,5 de GPL + 0,5 de Gasolina

                                          Arredondando é assim: onde antes gastavam 20€, passam a gastar 11€ (quase metade portanto)

                                          Compensa e muito, acreditem!
                                          Mais, até para quem anda pouco, pois o facto de pagar 85€ para atestar e depois passar a pagar 25€ para atestar a GPL, acreditem que vos deixa mais felizes e sentem-se muito menos ROUBADOS pelos (des)Governantes.

                                          Uma coisa a corrigir: porque se paga IVA (20%) pela instalação de GPL???
                                          Se estamos a contribuir para o meio ambiente???

                                          Resposta: para desmotivar as pessoas, pois o que eles querem é arrecadar o mais possível impostos na gasolina e gasóleo.
                                          Não sei se vocês já repararam mas existem n produtos no supermercado com IVA de 5% que eu não considero de priemeira necessidade.

                                          Falo de chocolates, coca-cola, batatas fritas etc etc

                                          E depois temos estes exemplos de produtos com IVA a 20% sem se perceber porquê.

                                          Uma coisa que nunca percebi é o porquê do IVA a 12% nos restaurantes.
                                          Editado pela última vez por ClioIIIRS; 25 April 2009, 01:49.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Será que a lei é mesmo estúpida? Deixo aqui duas questões:
                                            • O que acontece se existir uma fuga de gás num estacionamento fechado?
                                            • O GPL é mais leve ou mais pesado que o ar?
                                            Basta ires a Espanha que pões o carro ondes queres.

                                            Se o GPL por milagre tiver fuga... o que acontece é congelar em milésimos de segundo... é criogénico.
                                            E não é gelo de 0º, é gelo de -100 a -200º.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                              Não sei se vocês já repararam mas existem n produtos no supermercado com IVA de 5% que eu não considero de priemeira necessidade.

                                              Falo de chocolates, coca-cola, batatas fritas etc etc
                                              Vives num país com problemas graves de alcoolísmo, no entanto a cerveja paga 5% de IVA e a cerveja sem alcool paga 20% de IVA.

                                              É preciso dizer mais alguma coisa?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Vou dizer-vos como compensa mesmo ter GPL.

                                                Têm um carro a gasolina de 200 cv, gastam 1600€ para instalar GPL.
                                                Andando a GPL fica com 180/185cv, quando quiserem carregam no botão e têm lá os 200 cv na mesma.

                                                E depois tem um custo de combustível equivalente a um carro a gasolina pequenino com 40 cavalos.
                                                Ou de um diesel de 130cv... vá dos melhores da actualidade com 170cv.

                                                Um carro Otto com a mesma potência dá muito mais prazer que um diesel.


                                                Manutenção:
                                                - Uma avaria mecânica em Diesel sai muito mais cara do que num Otto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                  Vou dizer-vos como compensa mesmo ter GPL.

                                                  Têm um carro a gasolina de 200 cv, gastam 1600€ para instalar GPL.
                                                  Andando a GPL fica com 180/185cv, quando quiserem carregam no botão e têm lá os 200 cv na mesma.

                                                  E depois tem um custo de combustível equivalente a um carro a gasolina pequenino com 40 cavalos.
                                                  Ou de um diesel de 130cv... vá dos melhores da actualidade com 170cv.

                                                  Um carro Otto com a mesma potência dá muito mais prazer que um diesel.


                                                  Manutenção:
                                                  - Uma avaria mecânica em Diesel sai muito mais cara do que num Otto.
                                                  Aí já depende da pessoa. Há quem goste de puxar pela rotação e de ouvir o motor a cantar. Há quem prefira ir às 2000rpm, pisar e desaparecer sem grande alarido, nem ter que andar a esmifrar o motor cada vez que quer ultrapassar

                                                  Além de que nas subidas, os turbo-diesel são tramados... Até podem ser menos potentes que o meu, até posso ir no regime de potência máxima no meu, e os gajos passam sempre


                                                  EDIT: Mas isto já é a típica discussão gasolina NA vs Turbo-Diesel. O melhor mesmo é turbo a gasolina
                                                  Editado pela última vez por LuisMiguelC; 25 April 2009, 02:30.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Por acaso estava a pensar nos Volvos 2000 Turbo com ~200cv; que são dos carros que mais se vêm a GPL.

                                                    Quanto ao prazer... duvido muito que exista alguém que tenha mais prazer num diesel do que num Otto (para potência idêntica).

                                                    As pessoas podem gostar muito de um carro diesel, porque até anda muito bem etc, mas se pegarem no mesmo automóvel com um motor Otto, bastando que a potência seja "igual" a esse diesel, de certeza que perdem todas as dúvidas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por _Botábaixo_ Ver Post
                                                      As leis da Física não são iguais em Espanha, França ou Itália?
                                                      Para falar sobre algum assunto convém "estar" dentro do assunto...

                                                      Já deveriam saber que o "mal" do GPL, não está no carro mas sim nos parques estacionamento fechados, que, nos países que referis-te (e outros) tem obrigatoriamente de ter ventilação inferior (o que não acontece em Portugal)!

                                                      Como o GPL é mais pesado do que o ar, não é preciso ser muito inteligente para prever o que poderá acontecer em caso de fuga... ou é?!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                        Basta ires a Espanha que pões o carro ondes queres.

                                                        Se o GPL por milagre tiver fuga... o que acontece é congelar em milésimos de segundo... é criogénico.
                                                        E não é gelo de 0º, é gelo de -100 a -200º.
                                                        Desculpa que te diga, mas, para quem tem um carro a GPL devias estar melhor informado...

                                                        A Espanha não é num exemplo em termos de GPL e, o facto de poderem estacionar em parques fechados tem a ver com o que respondi no post anterior...

                                                        Agora, essa ideia do GPL congelar, não está correcta...
                                                        O GPL vaporiza à pressão ambiente, ou seja, passa do estado liquido a gasoso quando, no caso de haver alguma fuga, for libertado para a atmosfera, isso e, o facto de ser mais denso que o ar, explica a sua perigosidade se libertado em caves ou locais mal ventilados...



                                                        Já agora, tenho um Vitara que está a GPL desde 1995 (é quase dos primeiros em Portugal) que conduzo diariamente e está aí para as curvas e, recomendo vivamente o uso de GPL!
                                                        Editado pela última vez por ASAS; 25 April 2009, 05:14.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mas acredita que congela.

                                                          Em Espanha não ligam nada a isso do GPL e dos parques.
                                                          Também como a gasolina é muito mais barata, quase ninguém pensa em GPL.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            fala-se em montagem de Kit para GPL.

                                                            fala-se sempre em carros a gasolina que depois se monta o kit GPL.

                                                            e um carro a GPL de fabrica, já com sistema instalado, um motor preparado de fabrica para andar a GPL, manter a garantia de fabrica.

                                                            marcas e modelos disponiveis?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X