Olá a todos.... Desde já desculpem-me pela extensão do meu post mas creio que quanto mais pormenorizada e detalhada for a situação da avaria melhor poderá ser a vossa avaliação ou diagnóstico.
Infelizmente após 3 anos e meio ao volante do meu Clio surge um problema que não vejo (re)solução à vista e de uma forma acessível (€)...
Bom a avaria é a seguinte:
Como todos sabem, sempre que se liga o carro, o ralenti está electronicamente controlado a rotações superiores às 1000rpm chegando às 1500rpm e EM CONDIÇÕES NORMAIS vai baixando até às 500rpm acabando por estabilizar mais ou menos por aí até que a temperatura do motor se mantenha estável (70ºC média).
Ora no meu carro isto ERA assim, até começar a manifestar instabilidade A FRIO no ralenti, pois após os procedimentos normais, o conta-rotações vai muito abaixo das 500rpm, tendendo para rotações próximas de 100rpm, sem nunca desligar (ou ir abaixo), permanecendo assim alguns segundos a "soluçar" e logo depois volta a fazer uma espécie de recuperação automática (electrónica) para as 1000rpm voltando a baixar para as 500rpm (como normalmente deve ser até "estabilizar")...
Além desta situação se manifestar com o carro parado e a frio, acontece também com ele em movimento e a frio... O que é extremamente grave!!! Carrego no acelerador e o carro ABAFA, o velocímetro vem para velocidade 0kmh e o conta rotações abaixo das 500rpm!!!! O carro chega literalmente a parar, deixa de responder mesmo carregando no acelerador a fundo (ou não)... Não executa qualquer resposta mesmo manobrando com a caixa de velocidades em qualquer das mudanças engrenadas (1ª, 2ª ou 3ª)... Já tive situações graves de arrancar para atravessar um cruzamento e o carro engasgar, chegando a parar mesmo no meio!!!! Outra situação grave foi numa subida onde não respondia ao ponto de embraiagem pois não respondia ao acelerador... O velocímetro não subia, o conta rotações abaixo das 500rpm.
Já fiz a revisão onde trocou filtros, velas e etc's, já fui à Renault com ele a quente para lhe fazerem o scan e não detectaram qualquer erro, já o levei lá para fazerem o mesmo scan a frio e não detectaram nada, nem mesmo a avaria aqui relatada ocorreu na presença deles (para azar meu!) e mesmo com ele em movimento também não manifestou qualquer anomalia... Pelo que através dos dispositivos que eles dispõe nada conseguem detectar porque o carro nem sequer acende qualquer luz que indique a avaria que fica registada numa memória interna do veículo (explicado pelos técnicos da Renault).
Assim, agradeço os vossos comentários ou sugestões porque preciso mesmo resolver esta situação!!!
Cumprimentos,
Luís Martins
Infelizmente após 3 anos e meio ao volante do meu Clio surge um problema que não vejo (re)solução à vista e de uma forma acessível (€)...
Bom a avaria é a seguinte:
Como todos sabem, sempre que se liga o carro, o ralenti está electronicamente controlado a rotações superiores às 1000rpm chegando às 1500rpm e EM CONDIÇÕES NORMAIS vai baixando até às 500rpm acabando por estabilizar mais ou menos por aí até que a temperatura do motor se mantenha estável (70ºC média).
Ora no meu carro isto ERA assim, até começar a manifestar instabilidade A FRIO no ralenti, pois após os procedimentos normais, o conta-rotações vai muito abaixo das 500rpm, tendendo para rotações próximas de 100rpm, sem nunca desligar (ou ir abaixo), permanecendo assim alguns segundos a "soluçar" e logo depois volta a fazer uma espécie de recuperação automática (electrónica) para as 1000rpm voltando a baixar para as 500rpm (como normalmente deve ser até "estabilizar")...
Além desta situação se manifestar com o carro parado e a frio, acontece também com ele em movimento e a frio... O que é extremamente grave!!! Carrego no acelerador e o carro ABAFA, o velocímetro vem para velocidade 0kmh e o conta rotações abaixo das 500rpm!!!! O carro chega literalmente a parar, deixa de responder mesmo carregando no acelerador a fundo (ou não)... Não executa qualquer resposta mesmo manobrando com a caixa de velocidades em qualquer das mudanças engrenadas (1ª, 2ª ou 3ª)... Já tive situações graves de arrancar para atravessar um cruzamento e o carro engasgar, chegando a parar mesmo no meio!!!! Outra situação grave foi numa subida onde não respondia ao ponto de embraiagem pois não respondia ao acelerador... O velocímetro não subia, o conta rotações abaixo das 500rpm.
Já fiz a revisão onde trocou filtros, velas e etc's, já fui à Renault com ele a quente para lhe fazerem o scan e não detectaram qualquer erro, já o levei lá para fazerem o mesmo scan a frio e não detectaram nada, nem mesmo a avaria aqui relatada ocorreu na presença deles (para azar meu!) e mesmo com ele em movimento também não manifestou qualquer anomalia... Pelo que através dos dispositivos que eles dispõe nada conseguem detectar porque o carro nem sequer acende qualquer luz que indique a avaria que fica registada numa memória interna do veículo (explicado pelos técnicos da Renault).
Assim, agradeço os vossos comentários ou sugestões porque preciso mesmo resolver esta situação!!!
Cumprimentos,
Luís Martins
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