boas!! hoje entrei num taxi e pedi que me levasse a uma direcção, o fulano do taxi não sabia onde ficaba a direcção eu tambem não, o homen deveria ser novo de taxi, porque agarrou num livro e tambem não chegou lá, enfim tive que baixar do taxi e entrar no seguinte, agora eu pregunto, o que debe fazer um taxista si não conhece o "caminho" imaginem que é um taxista de lisboa, mais começa a trabalhar por exemplo no porto, como faz, si não conhece nada??
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Situação estranha com taxi.
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Originalmente Colocado por offpring Ver Postesta bem , mais por exemplo que trabalha em lisboa, e começa a trabalhar por exemplo no porto, não conheçe nada, por ente cada cliente que entra no taxi tem que escrever.
Se não conhece, se não usa o livrinho ou o GPS... está na profissão errada
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Originalmente Colocado por offpring Ver Postboas!! hoje entrei num taxi e pedi que me levasse a uma direcção, o fulano do taxi não sabia onde ficaba a direcção eu tambem não, o homen deveria ser novo de taxi, porque agarrou num livro e tambem não chegou lá, enfim tive que baixar do taxi e entrar no seguinte, agora eu pregunto, o que debe fazer um taxista si não conhece o "caminho" imaginem que é um taxista de lisboa, mais começa a trabalhar por exemplo no porto, como faz, si não conhece nada??
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Originalmente Colocado por RODA5 Ver PostEm Lisboa andam muitos com GPS... esta maravilha da tecnologia ainda não chegou ao UK ?
Não é como cá que qualquer nabo pega num taxi
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Originalmente Colocado por Alpiger Ver PostEm Londres não tens permissão para conduzir um taxi sem conhecer as ruas principais, locais de interesse e a maioria das ruas secundarias.
Não é como cá que qualquer nabo pega num taxi
Ainda há uns meses vi uma reportagem no Nat. Geo salvo erro, sobre precisamente os cursos dos taxistas em Londres. Eles têm de saber tudo na ponta da língua, e têm de descrever o percurso mais curto para chegar ao destino, se assim não for, xau xau taxi...
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Originalmente Colocado por offpring Ver Posteu pensaba que antes de se iniciar de taxista, tinha que ir a um curso qualquer, onde lhe davan instrução e conhecimento da area onde iria trabalhar.
Por cá, é o cunhado que tem 2 táxis e ele, o irmão e o sobrinho fazem a ronda.
Além do exame geral sobre a cidade ou região, deveriam tb fazer inspecções periódicas de saúde e de despistagem geral de álcool e drogas (legais e ilegais...).
Para não falar da inspecção a sério ao chasso. Porque a gente andar num mercedes 190 com 50 anos em perfeito estado, é tanga.
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Originalmente Colocado por offpring Ver Postesta bem , mais por exemplo que trabalha em lisboa, e começa a trabalhar por exemplo no porto, não conheçe nada, por ente cada cliente que entra no taxi tem que escrever.
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Originalmente Colocado por Alpiger Ver PostEm Londres não tens permissão para conduzir um taxi sem conhecer as ruas principais, locais de interesse e a maioria das ruas secundarias.
Não é como cá que qualquer nabo pega num taxi
Já cá não é bem assim.
Não pintem uma imagem diferente do que é (principalmente sempre a cascar em Portugal)
O GPS implica o ocupante tomar conhecimento do caminho, as in, não pode ser chulado dado que o GPS indica o caminho mais rapido até ao local x.
A nao ser que o gajo meta sempre o trajecto "paisagístico" lol.
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Originalmente Colocado por Carlos.L Ver PostEstás mal habituado.
Por cá, é o cunhado que tem 2 táxis e ele, o irmão e o sobrinho fazem a ronda.
Além do exame geral sobre a cidade ou região, deveriam tb fazer inspecções periódicas de saúde e de despistagem geral de álcool e drogas (legais e ilegais...).
Para não falar da inspecção a sério ao chasso. Porque a gente andar num mercedes 190 com 50 anos em perfeito estado, é tanga.
Já me informei e nem sequer é necessário "licença" de taxista, mas sim do taxi, portanto qualquer pessoa está apta a conduzir um táxi (não tenho 100% certeza).
Em tempos um senhor amigo, vendia a licença por 75.000€ acompanhada com um 190D que metia dó e de uma zona paradita.
Houve uma licença vendida que fazia a zona do aeroporto (Porto) por 150.000€...
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Originalmente Colocado por Wolfman Ver PostÉ, e com 1 milhão de km´s ainda está na rodagem .
Já me informei e nem sequer é necessário "licença" de taxista, mas sim do taxi, portanto qualquer pessoa está apta a conduzir um táxi (não tenho 100% certeza).
Em tempos um senhor amigo, vendia a licença por 75.000€ acompanhada com um 190D que metia dó e de uma zona paradita.
Houve uma licença vendida que fazia a zona do aeroporto (Porto) por 150.000€...
1º caro Wolfman, o senhor está enganado quando diz que qualquer pessoa pode conduzir um táxi, pois para conduzir um táxi (em qualquer parte do país) é necessário o CAP de motorista de táxi e acredite no que lhe digo, há bastante fiscalização, por parte das forças políciais sobre este assunto;
2º de facto qualquer pessoa pode comprar um táxi, mas até mesmo para o comprar para além do CAP é necessário ter Capacidade Profissional (curso facultado pelo IMTT) para poder gerir a sua empresa.
Sei disto, pois sou taxista em part-time e fui "obrigado" a tirar o CAP...
Cumps.
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Originalmente Colocado por Advantgarde Ver Post1º caro Wolfman, o senhor está enganado quando diz que qualquer pessoa pode conduzir um táxi, pois para conduzir um táxi (em qualquer parte do país) é necessário o CAP de motorista de táxi e acredite no que lhe digo, há bastante fiscalização, por parte das forças políciais sobre este assunto;
2º de facto qualquer pessoa pode comprar um táxi, mas até mesmo para o comprar para além do CAP é necessário ter Capacidade Profissional (curso facultado pelo IMTT) para poder gerir a sua empresa.
Cumps.
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Originalmente Colocado por Alpiger Ver PostEm Londres não tens permissão para conduzir um taxi sem conhecer as ruas principais, locais de interesse e a maioria das ruas secundarias.
Não é como cá que qualquer nabo pega num taxi
taxi não faço ideia que não andei, mas pergunta a um policia onde fica um determinado lugar (Buckingham palace) porque tavas perdido e as ruas todas cortadas e a resposta foi: "Sorry, don't know!"
mania de dizer mal do que é nosso!
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Ñ conhecer 1 local, ñ é crime.
Existem várias soluções, uma é usar o GPS, outra é ir ver onde fica o local ao mapa, e outra é ainda como foi dito, perguntar a central, pois esses também sabem qualquer coisa. Ou fazem a comunicação via radio.
Eu quando andei em Inglaterra, eramos uns quantos e só ñ gostei de 1 coisa, foi o gajo chular-nos por sermos estrangeiros, mas só notamos isso, qdo comentamos o preço com o outro pessoal que teve de ir no outro taxi... Já não fomos a tempo de poder reclamar, porque o gajo pos-se logo a milhas...
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Creio que o táxi só opera na zona que está atribuida, até porque dizem o concelho a que ele pertence, pode ter sido o caso de ter saido da zona e daí não saber o caminho para um dado lugar.
Uma amiga minha há 2 anos, apanhou um táxi do cacém para o Parque das Nações ( Torre Vasco da Gama ) e disse que não conhecia a zona.
Penso que pode acontecer a qualquer pessoa...
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Originalmente Colocado por Advantgarde Ver PostBem caros amigos, vamos lá pôr os "pontos nos i´s":
1º caro Wolfman, o senhor está enganado quando diz que qualquer pessoa pode conduzir um táxi, pois para conduzir um táxi (em qualquer parte do país) é necessário o CAP de motorista de táxi e acredite no que lhe digo, há bastante fiscalização, por parte das forças políciais sobre este assunto;
2º de facto qualquer pessoa pode comprar um táxi, mas até mesmo para o comprar para além do CAP é necessário ter Capacidade Profissional (curso facultado pelo IMTT) para poder gerir a sua empresa.
Sei disto, pois sou taxista em part-time e fui "obrigado" a tirar o CAP...
Cumps.
Não é bem assim, qualquer pessoa pode comprar em taxi, mas para exercer esta actividade têm de ser Empresário em nome individual c/ a respectiva capacidade técnica de gerente (penso ser o nome correcto) ou então ter um mandatário c/ a capacidade, têm de ter alvará de transporte colectivo de ligeiros de passageiros, licença camarária referente á zona de actividade, idoniedade, capacidade financeira, ou então no caso de "firma" pelo menos um dos gerentes têm de ter a "capacidade técnica" mas todos têm de ter idoniedade, existem uns quantos "ses", mas nada de muito dificil de cumprir...
Para exercer actividade de motorista de taxi, este sim, basta ter CAP, que, actualmente, só pode ser obtido por via da formação proficional, ou equivalencia de outro estado membro da comunidade europeia.
Agora, por exemplo na zona de Lisboa, penso que no municipio, apenas 50/60% dos taxistas têm o respectivo CAP, e destes, talvez apenas 30/40% sejam motoristas de taxi.
VNC
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Originalmente Colocado por VNC Ver PostBoas
Não é bem assim, qualquer pessoa pode comprar em taxi, mas para exercer esta actividade têm de ser Empresário em nome individual c/ a respectiva capacidade técnica de gerente (penso ser o nome correcto) ou então ter um mandatário c/ a capacidade, têm de ter alvará de transporte colectivo de ligeiros de passageiros, licença camarária referente á zona de actividade, idoniedade, capacidade financeira, ou então no caso de "firma" pelo menos um dos gerentes têm de ter a "capacidade técnica" mas todos têm de ter idoniedade, existem uns quantos "ses", mas nada de muito dificil de cumprir...
Para exercer actividade de motorista de taxi, este sim, basta ter CAP, que, actualmente, só pode ser obtido por via da formação proficional, ou equivalencia de outro estado membro da comunidade europeia.
Agora, por exemplo na zona de Lisboa, penso que no municipio, apenas 50/60% dos taxistas têm o respectivo CAP, e destes, talvez apenas 30/40% sejam motoristas de taxi.
VNC
Relativamente à quantidade de CAP´s, esse assunto é um tanto ou quanto difícil de quantificar, pois há uns anos a esta parte, quem era motorista de táxi, não tinha de ter qualquer formação para ter acesso ao CAP, pois este era automaticamente atribuído ao motorista de táxi.
Quem quisesse começar a profissão pela primeira vez, era facultado uma "Autorização Excepcional de Mororista de Táxi", autorização esta que me permitiu começar a conduzir um táxi no concelho de Lisboa, decorria o ano de 2004. No ano de 2008, TODAS as autorização excepcionais caducaram, facto este que levou os motoristas de táxi a frequentarem cursos de formação, na altura o mínimo era mês e meio de duração pós-laboral (se não estou em erro).
Nos curos de formação é facultado ao motorista de táxi, informação nas várias áreas, como por exemplo: técnicas de condução económica; segurança e higiene no trabalho; psicologia (penso que foi o módulo que durou mais tempo); mecânica automovél; direito laboral; Inglês; Português; Geografia e as técnicas de uso dos taximetros. Estes módulos estão englobados no curso de formação tipo I, o mais longo (duração de cerca de 2,5 meses em regime de horário laboral) e tem como principal alvo os motoristas de táxi que nunca tiveram contacto com a profissão ou menos de 2 anos de desconto para a Segurança Social numa profissão relacionada com os transportes de passageiros.
Eu próprio frequentei este curso... é um curso muito completo (por vezes completo de mais, mas ok, é o meu ponto de vista), mas nada nos indicam sobre ruas ou travessas da área onde vamos operar! Basicamente é do tipo: se não sabem, perguntei ao cliente com bons modos; se tiverem rádio de central de táxi, perguntei à central ou então comprem um GPS!
Espero que com este longo testamento, tenha elucidado o pessoal do tipo de formação que os novos taxistas têm... Já que os "velhos", por vezes não têm nenhum!
Cumps.
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Originalmente Colocado por Advantgarde Ver PostCaro VNC, explicou bem melhor e mais pormenorizadamente, do que eu, a questão da capacidade técnica de gerente.
Relativamente à quantidade de CAP´s, esse assunto é um tanto ou quanto difícil de quantificar, pois há uns anos a esta parte, quem era motorista de táxi, não tinha de ter qualquer formação para ter acesso ao CAP, pois este era automaticamente atribuído ao motorista de táxi.
Quem quisesse começar a profissão pela primeira vez, era facultado uma "Autorização Excepcional de Mororista de Táxi", autorização esta que me permitiu começar a conduzir um táxi no concelho de Lisboa, decorria o ano de 2004. No ano de 2008, TODAS as autorização excepcionais caducaram, facto este que levou os motoristas de táxi a frequentarem cursos de formação, na altura o mínimo era mês e meio de duração pós-laboral (se não estou em erro).
Nos curos de formação é facultado ao motorista de táxi, informação nas várias áreas, como por exemplo: técnicas de condução económica; segurança e higiene no trabalho; psicologia (penso que foi o módulo que durou mais tempo); mecânica automovél; direito laboral; Inglês; Português; Geografia e as técnicas de uso dos taximetros. Estes módulos estão englobados no curso de formação tipo I, o mais longo (duração de cerca de 2,5 meses em regime de horário laboral) e tem como principal alvo os motoristas de táxi que nunca tiveram contacto com a profissão ou menos de 2 anos de desconto para a Segurança Social numa profissão relacionada com os transportes de passageiros.
Eu próprio frequentei este curso... é um curso muito completo (por vezes completo de mais, mas ok, é o meu ponto de vista), mas nada nos indicam sobre ruas ou travessas da área onde vamos operar! Basicamente é do tipo: se não sabem, perguntei ao cliente com bons modos; se tiverem rádio de central de táxi, perguntei à central ou então comprem um GPS!
Espero que com este longo testamento, tenha elucidado o pessoal do tipo de formação que os novos taxistas têm... Já que os "velhos", por vezes não têm nenhum!
Cumps.
Axo bem, pois somos nós "os motoristas de taxi" que têm de limpar a reputação da profissão criada á alguns anos, onde se é uma especie de (chulo/porco/etc... e pois ai fora), derivado á falta de formação dos colegas, mas como em todas as profissões "existem sempre algumas ovelhas ranhosas no rebanho".
Basicamente, como disseste e bem, o motorista só têm a ganhar quando conhece bem a sua zona de acção, mas nunca se consegue saber todos os nomes de rua/becos/avenidas da cidade, e como não existem cursos expecializados em determionadas zonas, também não são referidos com muita importância as questões geográficas , uma vez que o CAP têm ambito nacional, penso que para isso se teria de ter talvez mais 1000 Horas para além das 200/550, pois por exemplo, quando tirei o CAP tinha colegas de Lisboa/Almada/Santarém/Caldas da Rainha/Loures/Vila Franca de Xira/Torres Vedras, ou seja só aque estão oito concelhos, alguns só com cidade, mas muitos com um raio de ação de muitos Km.
Axo que para todos ficarem com uma ideia, antes de 2003 (salvo erro) quem era da profissão, teve acesso ao CAP (valido por 5 anos), e depois todos estes tiveram de frequentar uma "formação" de 30 horas para renovação do CAP.
Apartir dai, todos tivemos de frequentar o curso e obter aprovação em exame com juri tripartido entre IMTT, Sindicato e ANTRAL
Não foi de animo leve que frequentei este, pois além do valor evelado (para quem paga) do curso, também á que contar com deslocações, exames psicotécnicos, refeições, etc... trirando o medo de fazer borrada no exame final.
VNC
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Originalmente Colocado por _Botábaixo_ Ver Post
Mas o meio mais facil e menos demoroso, é mesmo ir a exame (e passar).
VNC
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