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O derradeiro teste - Gasolina vs Gasoleo - Consumos

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    O derradeiro teste - Gasolina vs Gasoleo - Consumos

    Dei-me ao trabalho em carros de capacidade semelhante testar as diferenças de consumos entre ambos em condições normais.

    As premissas:

    Carros:
    Mondeo 1.8 a gasolina com 125 cv de Março de 2001 com cerca de 120k km, em perfeito estado de manutenção. O peso na viagem deve ter ido à volta de 1500kg com condutor e carga.

    Focus 1.6 tdci com 110 cv de Agosto de 2008 com cerca de 14k km. O peso tb devia ser de 1500 porque tinha mais um passageiro.

    A viagem:

    Pinhel - Guarda - Magualde - Nelas e dps IP3 e saída da A1 Coimbra Sul.

    Colocados os contadores de combustivel a zeros, sendo que ambos se têm mostrado bastante fiaveis após serem feitas as contas de modo manual, fez-se a viagem a semelhante velocidade e naturalmente sp com contacto visual próximo. A nível de condução em ambos os casos foi normal, não esticando mudanças e respeitando limites de velocidade.

    Mais logo ponho os resultados.

    #2
    Ou o tdci está avariado ou então tem que ter gasto no minimo dos minimos menos 1 litro/100km que a mondeo.

    Comentário


      #3
      Estás a comparar 2 carros de épocas diferentes. Isso é sempre complicado.

      Comentário


        #4
        Abaixo dos 2 litros nem vale a pena postares que a malta vai dizer que é trote.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
          Estás a comparar 2 carros de épocas diferentes. Isso é sempre complicado.
          O motor 1.8 125cv ainda hoje é usado pela Ford.

          São carros cujo lançamento dista 4 anos um do outro, é alguma diferença mas nada de significativo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
            Estás a comparar 2 carros de épocas diferentes. Isso é sempre complicado.
            Efectivamente se virmos apenas pelo ano de aquisição paarcem distantes mas na verdade não são assim tanto.

            O Mondeo foi lançado no mercado em finais de 2000 ou inicios de 2001 e manteve-se actual até finais de 2007 acho eu.

            Já o Focus deve ter data de concepção de 2003/2004 sendo q a recente alteração pco ou nada alterou a nível mecânico.

            Tb escolhi esta compraração pq o Mondeo tem sempre feito consumos bastante baixos para 1.8 a gasolina. Claro que para isso contribui a utilização pco relevante em cidade que não deve ultrapassar os 15%.

            Comentário


              #7
              Onde a diferença se acentua mais é em andamentos citadinos. Aqui, o Mondeo com esse motor facilmente se deve atirar para os 10 litros / 100 km.

              Nesse percurso que tu fizeste, arrisco em 7.5 l / 100 km para o Mondeo e menos de 6 para o Focus.

              Comentário


                #8
                Há outra coisa que é preciso ponderar.

                É que no trajecto Cbr - Pinhel faço consumos mto piores do que Pinhel - Cbr. Deeve-se déver à altitude ou coisa parecida. Já há uns tópicos a falar que os carros consomem mais de sul para norte.

                Posso adiantar que nesta viagem os consumos foram mto bons em ambos os casos...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                  Efectivamente se virmos apenas pelo ano de aquisição paarcem distantes mas na verdade não são assim tanto.

                  O Mondeo foi lançado no mercado em finais de 2000 ou inicios de 2001 e manteve-se actual até finais de 2007 acho eu.

                  Já o Focus deve ter data de concepção de 2003/2004 sendo q a recente alteração pco ou nada alterou a nível mecânico.

                  Tb escolhi esta compraração pq o Mondeo tem sempre feito consumos bastante baixos para 1.8 a gasolina. Claro que para isso contribui a utilização pco relevante em cidade que não deve ultrapassar os 15%.
                  Um motor lá pq esteve à venda até 2007 não quer dizer que seja recente ou bom. É um motor ultrapassado nas características actuais.

                  Comentário


                    #10
                    Já agr...o derradeiro teste?

                    LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

                    até teve piada o nome que o celsius escolheu para o tópico xD

                    Comentário


                      #11
                      Fazendo os mesmos percursos durante várias semanas, ora com um otto 115cv, ora com um diesel 140cv, e com o mesmo andamento em ambos os casos, fiz sensivelmente os mesmos consumos (ligeira vantagem de 0.2l/100km para o diesel).

                      O problema é que a gasolina custa 1.2€, e o gasóleo 1€.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                        Fazendo os mesmos percursos durante várias semanas, ora com um otto 115cv, ora com um diesel 140cv, e com o mesmo andamento em ambos os casos, fiz sensivelmente os mesmos consumos (ligeira vantagem de 0.2l/100km para o diesel).

                        O problema é que a gasolina custa 1.2€, e o gasóleo 1€.
                        Qual a diferença de cilindrada do diesel para o otto?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          Qual a diferença de cilindrada do diesel para o otto?
                          1.6 e 2.0 se não estou em erro.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            1.6 e 2.0 se não estou em erro.
                            Eu com o meu 1.5 a gasolina de 150cv consigo melhores consumos em certos percursos que o 2.2 diesel da maria.

                            Mas por exemplo AE em velocidade um pouco mais elevadas não há qualquer hipótese e o diesel começa a compensar em mais de 3L/100.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                              Já agr...o derradeiro teste?

                              LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

                              até teve piada o nome que o celsius escolheu para o tópico xD
                              A parte do derradeiro foi para dar uns ares de top gear!lol
                              Editado pela última vez por Celsius; 01 May 2009, 18:12.

                              Comentário


                                #16
                                Está na altura de começar as colocar os resulatados.

                                Começo pelo Mondeo: Fez uns óptimos 5,9 aos 100!!


                                E como ainda por cima vinha com gasolina espanhola cada 100 km ficaram em miseros €5,31...

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu já publiquei aqui este estudo mas vou tornar a repetir. Em Outubro de 2008, uma revista italiana (cujo nome vou ocultar para não infringir as regras do forum; se tive autorização, publico), fez um comparativo com a gasolina, diesel, GPL e metano.

                                  A viatura em questão era uma Citroën C3 1.4 que é disponibilizada em Itália com as variantes gasolina, diesel, GPL e metano. Os resultados a que chegaram foram os seguintes:

                                  (a) distâncias percorridas com € 50.

                                  (a.1) gasolina - 386 KM
                                  (a.2) diesel - 614 KM
                                  (a.3) GPL - 791 KM
                                  (a.4) metano - 1043 KM

                                  (b) conclusões comparativas a nível financeiro
                                  (b.1) a gasolina é boa apenas para quem anda pouco e quer manter o carro durante poucos anos.
                                  (b.2) apesar de o consumo com GPL ser maior do que no Diesel, o preço por KM baixa e permite fazer muitos mais KM.
                                  (b.3) o maior preço do diesel e as taxas mais onerosas tornam a recuperação do investimento mais demorada no Diesel.
                                  (b.4) apesar de o metano ser o incomparável vencedor em termos de preço por KM, a dificuldade de abastecimento e o preço da transformação (mais cara do que no GPL) tornam a recuperação do investimento mais onerosa.

                                  Conclusão: quem quer poupar, a solução mais sensata é precisamente o GPL. Permite fazer mais do dobro da distância do que a gasolina com € 50 e o menor preço da transformação e a menor carga fiscal permite uma recuperação mais rápida do investimento. Além do mais tem mais bombas de abastecimento disponíveis, o que o coloca em posição de vantagem em relação ao GPL.

                                  Inconvenientes do GPL -> os suspeitos do costume! Restrições de estacionamento, perda da roda suplente ou lugar na mala e ligeira perda de potência (que numa condução normal é imperceptível). Mas no mundo actual onde podem reduzir para metade os custos com o combustível, não importa se demoram mais 2s a chegar aos 100km!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                    Qual a diferença de cilindrada do diesel para o otto?
                                    500cc.

                                    Comentário


                                      #19
                                      mas o grande vencedor foi o Focus ao fazer 4,4l/100.

                                      Normalmente na mesma viagem faço à volta de 5,0 a desçer e 5,6 a subir. Desta vez como fui ligeiramente mais devagar deu este reultado.

                                      Ou seja em cada 100, um gasoleo de rendimento equivalente gasta menos 1,5l. Contas de merceeiro naturalmente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O mais surpreendente são os 5,9L/100Km de um 1800cc montado num carro grande.

                                        Se o ritmo da viagem fosse mais elevado provavelmente a diferença de consumos seria ainda superior.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          O mais surpreendente são os 5,9L/100Km de um 1800cc montado num carro grande.

                                          Se o ritmo da viagem fosse mais elevado provavelmente a diferença de consumos seria ainda superior.
                                          Muito surpreendente mesmo... o meu pai tem um carro igualzinho: mondeo 1.8l 125cv e o melhor consumo que já vi foi de 6,3l/100 isto claro num percurso apenas com o condutor e circulando sem nunca passar os 90km/h!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                            Está na altura de começar as colocar os resulatados.

                                            Começo pelo Mondeo: Fez uns óptimos 5,9 aos 100!!


                                            E como ainda por cima vinha com gasolina espanhola cada 100 km ficaram em miseros €5,31...
                                            Tenho algumas duvidas desse 5,9 no Mondeo...
                                            Que estrada fizeste no percurso Pinhel - Guarda - Mangualde?

                                            Comentário


                                              #23
                                              É natural que tenham dúvidas no consumo do Mondeo. Ninguém acredita qdo digo os consumos que faz até os verem.

                                              A estrada de Pinhel foi a normal. Da Guarda para Mangualde foi a a25 e dps até ao Ip3 apanhei a que liga a Nelas e dps aquela via rápida que liga ao ip3.

                                              Acredito que se fosse no sentido inverso que tem mais subidas faria cerca de 6,5-7. Mas como objectivo era comparar, a diferença talvez fosse semelhante.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                Fazendo os mesmos percursos durante várias semanas, ora com um otto 115cv, ora com um diesel 140cv, e com o mesmo andamento em ambos os casos, fiz sensivelmente os mesmos consumos (ligeira vantagem de 0.2l/100km para o diesel).

                                                O problema é que a gasolina custa 1.2€, e o gasóleo 1€.

                                                Comparação muito injusta.

                                                Comparas um carro de 1100 kg com o motor mais económico que a Honda já fez (e não repetiu) com um carro mais pesado, com muito mais genica disponível, fruto da maior potência, mais 500cc e caixa mais curta.
                                                Mesmo assim, é necessário andar em ambos com pé leve, porque à medida que se puxa por eles as diferenças começam a ser evidentes.


                                                Agarrando no exemplo do tópico, pode dar para tirar alguma conclusão, como pode não dar para tirar conclusão nenhuma.

                                                Por um lado, o HDI até está longe de ser o motor diesel mais económico do mercado.
                                                Depois, tenho por experiência que um motor a gasolina grandinho, desde que tenha uma caixa longa, consegue fazer consumos comedidos em estrada em ritmos calmos.
                                                Já em cidade ou em AE a ritmos mais elevados a história começa logo a inverter-se,

                                                Mas continuo a dizer: não sei onde se situam os consumos médios do motor ford (na média, abaixo ou acima), mas o HDI é certamente acima da média dos diesel concorrentes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Um membro do fórum MG-Rover também reclama que o seu Mondeo 1.8 tem consumos muito interessantes para um 1.8.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Colocas 10 carros iguais, com 0 Km a fazer um percurso qualquer em fila indiana e não deves ter dois consumos iguais

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                      Comparação muito injusta.

                                                      Comparas um carro de 1100 kg com o motor mais económico que a Honda já fez (e não repetiu) com um carro mais pesado, com muito mais genica disponível, fruto da maior potência, mais 500cc e caixa mais curta.
                                                      Mesmo assim, é necessário andar em ambos com pé leve, porque à medida que se puxa por eles as diferenças começam a ser evidentes.


                                                      Agarrando no exemplo do tópico, pode dar para tirar alguma conclusão, como pode não dar para tirar conclusão nenhuma.

                                                      Por um lado, o HDI até está longe de ser o motor diesel mais económico do mercado.
                                                      Depois, tenho por experiência que um motor a gasolina grandinho, desde que tenha uma caixa longa, consegue fazer consumos comedidos em estrada em ritmos calmos.
                                                      Já em cidade ou em AE a ritmos mais elevados a história começa logo a inverter-se,

                                                      Mas continuo a dizer: não sei onde se situam os consumos médios do motor ford (na média, abaixo ou acima), mas o HDI é certamente acima da média dos diesel concorrentes.
                                                      Não é injusta. Nas condições que mencionei, as diferenças têm aquele valor. As conclusões cada um tira as que quiser, só trouxe factos para a mesa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                        Dei-me ao trabalho em carros de capacidade semelhante testar as diferenças de consumos entre ambos em condições normais.

                                                        As premissas:

                                                        Carros:
                                                        Mondeo 1.8 a gasolina com 125 cv de Março de 2001 com cerca de 120k km, em perfeito estado de manutenção. O peso na viagem deve ter ido à volta de 1500kg com condutor e carga.

                                                        Focus 1.6 tdci com 110 cv de Agosto de 2008 com cerca de 14k km. O peso tb devia ser de 1500 porque tinha mais um passageiro.

                                                        A viagem:

                                                        Pinhel - Guarda - Magualde - Nelas e dps IP3 e saída da A1 Coimbra Sul.

                                                        Colocados os contadores de combustivel a zeros, sendo que ambos se têm mostrado bastante fiaveis após serem feitas as contas de modo manual, fez-se a viagem a semelhante velocidade e naturalmente sp com contacto visual próximo. A nível de condução em ambos os casos foi normal, não esticando mudanças e respeitando limites de velocidade.

                                                        Mais logo ponho os resultados.
                                                        duvido mt que o focus pese 1500kg a comparar devia ser com dois carros iguais só mudando o motor

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                                                          #29
                                                          O Focus pesa uns 1340 kg. Mas com 2 ocupantes de 70/80 kgs, a massa movel vai para os 1500.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Com pezinhos de lã qualquer carro gasta pouco, a questão é que não estou para comprar um carro para o guiar sempre assim. Aplaudo o teste mas temos de percber que não foi feito em condições normais de utilização.

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