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Caixa sequêncial, quando apareceu?

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    Caixa sequêncial, quando apareceu?

    Tenho alguma dificuldade em lodalizar no tempo e em que modelo surgiram as primeiras caixas sequênciais na consola aplicadas a viaturas de segmento familiar, penso que foi com a Audi no A6 Allroad em 2001. Confirma-se?
    Apartir de quando se começaram a considerar fiáveis este tipo de caixas?

    #2
    Salvo erro a primeira aplicação nos automóveis "vulgares" foi no Alfa-Romeo 156 selespeed.

    Comentário


      #3
      Acho que a primeira caixa que tinha modo sequencial em carros de estrada foi a primeira geração da Tiptronic da Porsche que era montada no 911, que não passava de uma caixa automatica com modo sequencial, a primeira sequencial "a serio" foi a primeira geração da SMG que BMW montava no M3.

      Em competição foram os Ferraris de F1 os primeiros a usar caixas sequenciais

      Comentário


        #4
        As caixas já são de tantos tipos que começa a ser confuso...

        Caixa sequencial é uma caixa com a das motas, só metes uma mudança depois de passar pela imediatamente antes ou depois, ou seja não dá para passar de 2ª para 4ª.

        Porque é que as motas têm uma caixa assim?

        Porque não se consegue engatar uma mudança numa caixa "normal" (em H) usando o pé!!!!!

        Como é mais fácil de manusear também é mais fácil de robotizar.

        Estas caixas surgiram para os pilotos não falharem as passagens de caixa e por serem mais rápidas (as da F1).

        Na estrada surgiram para tentar agradar aos que gostam de caixas manuais e aos que gostam de caixas automáticas (não era muito mais rentável só haver um tipo de caixa?).

        Há poucos carros com caixas sequenciais (verdadeiras).

        As de dupla embraiagem penso que são duas caixas sequenciais.

        Mas mais antigas são ou em H robotizado, ou de variação contínua ou ainda caixas automáticas com uma gestão electrónica mais sofisticada.

        Assim caixas sequenciais só sobra as dos maquinões e pouco mais.

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          #5
          Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
          As caixas já são de tantos tipos que começa a ser confuso...
          E essa é que é a questão. QUal o entendimento de cx. sequencial?

          Que as patilhas ao volante é para robotizar de modo sequencial o acesso às relações de caixa, onde cabem todos os modelos e feitios.

          Cx. meramente sequenciais, só há 1 tipo...

          Comentário


            #6
            Caixas verdadeiramente sequenciais só conheço como as das motos. Nos carros de estrada devem perfazer 2% da totalidade de automóveis a circular em estrada e a quase totalidade de carros de corrida.

            Para estrada lembro-me de Gumpert Apollo, Caterham R500 com opcional da Quaife (...)

            Há que diferencial uma caixa mecânicamente automática de uma caixa cujos comandos a fazem ter um comportamento sequencial

            Existem caixas para os pais de familia pensarem que são o Schumacher. Caixas completamente automáticas com conversor de binário com solenóides para manter a mesma relação de transmissão e caixas em "H" elecrohidráulica, tal como as italianas.

            As Selespeed são caixas em "H" e é uma caixa que mecânicamente é 100% manual com controlo de embraiagem electrónico, bem como as SMG que aliás na sua primeira versão eram muito similares às Selespeed pois derivavam das mesmas. As Porsche Tiptronic são caixas 100% automáticas de conversor de binários com controlos electrónicos, tal como as "sequenciais" da Mercedes.

            As de dupla embraiagem são caixas em "H" com sincronizadores e tudo mas com embraiagem para as mudanças pares e outra embraiagem para as mudanças ímpares.

            Em termos de aplicação como o jackboot pergunta (caixas de COMANDOS sequenciais) penso que o JPR está correcto quando diz que a primeira aplicação foi no 156 há 10 anos. No entanto em 98 já o Ferrari 355 tinha uma caixa com comandos sequenciais, embora não fosse uma caixa sequencial

            O Manuel Barbosa está totalmente errado. Como já disse acima, as Tiptronic são caixas auto e a cito "a primeira sequencial "a serio" " não foi nas primeiras SMG da BMW, pois essa era baseada nas Selespeed da Magneti-Marelli.
            Editado pela última vez por P0rnStar; 02 May 2009, 11:39.

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              #7
              1998 Mercedes-Benz CLK GTR, penso que já tinha caixa sequencial (e tinha se ter manutenção de 7500 em 7500km!!!)

              O meu C3 tem uma Caixa Manual Pilotada com comando sequencial (volante e/ou alavanca). É um mimo!

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                #8
                Originalmente Colocado por P0rn-Star Ver Post
                As de dupla embraiagem são caixas em "H" com sincronizadores e tudo mas com embraiagem para as mudanças pares e outra embraiagem para as mudanças ímpares.
                Ok, não sabia e tinha a ideia que as F1 da Ferrari eram sequenciais mas lá está o marketing vende que são sequenciais mas o que é sequencial é o manuseamento.

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                  #9
                  Eu conduzi um C2 com uma caixa dessas robotizadas e odiei! É extremamente lenta a engrenar a mudança acima que queremos e para reduzir é um pavor. A relação anterior entra quando a caixa quer o que faz com que muitas vezes a meio duma curva é que o carro reduzisse mudança. Um pavor. Em modo auto não tem a suavidade de uma verdadeira auto com conversor de binário. Caixa totalmente dispensável.

                  Mas isto digo eu que tenho mais quilometros de caixas verdadeiramente sequenciais (motos) que caixas robotizadas para carros comuns. Admito que nunca experimentei uma caixa de um Ferrari que são pelo que consta extremamente rápidas

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por P0rn-Star Ver Post
                    Eu conduzi um C2 com uma caixa dessas robotizadas e odiei! É extremamente lenta a engrenar a mudança acima que queremos e para reduzir é um pavor. A relação anterior entra quando a caixa quer o que faz com que muitas vezes a meio duma curva é que o carro reduzisse mudança. Um pavor. Em modo auto não tem a suavidade de uma verdadeira auto com conversor de binário. Caixa totalmente dispensável.
                    Acho que tendo em conta o meu estilo de condução, a velocidade da caixa enquadra-se prefeitamente, estou completamente satisfeito.
                    Acho que se toda a gente que usa automoveis no dia a dia, no transito das cidades exprimenta-se por um dia uma caixa destas nunca mais ia querer uma manual!

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                      #11
                      "Experimentasse".

                      Uma amiga minha tem um C2 com essa caixa. Ela gosta, tem de carregar em menos pedais, em modo auto nem tem de mexer na alavanca.

                      Eu por outro lado gosto de ter controlo total sobre a caixa/embraiagem. Não condeno quem gosta de uma vida mais simples ao volante, apenas acho a caixa mediana no máximo. Mais vale uma caixa de conversores de binário, embora seja mais pesada e talvez impossível de enxertar num C2/C3

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