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O meu teste pessoal a diversos gasóleos

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    O meu teste pessoal a diversos gasóleos

    Vivam,

    Como alguns sabem (já o referi no tópico dos preços dos combustíveis), pretendo realizar testes objectivos de consumo com diversos gasóleos do mercado. O teste ainda não acabou, mas dado que já tenho um resultado algo inesperado, resolvi partilhar convosco os dados que obtive.

    O teste consiste em realizar o mesmo percurso, em condições semelhantes, com gasóleos diferentes e medir a quantidade de combustível gasta. O percurso foi escolhido propositadamente de modo a minimizar as variações de velocidade entre as diferentes viagens.

    Assim, escolhi um percurso que costumo fazer uma vez por mês, que consiste em fazer 145 Km em Autoestrada com pouco movimento. O percurso tem várias zonas de subidas e descidas, que obrigam o motor a funcionar com cargas bastante variadas (embora o regime seja constante)

    Toda a viagem é feita com o cruise-control regulado para 130 Km/h, sempre em sexta velocidade. Embora por vezes seja necessário travar ou abrandar, julgo que as variações de viagem para viagem são mínimas e não influenciam os resultados. Em todas as viagens, não estou a usar o AC e o peso é semelhante.

    As medições são feitas com o computador de bordo, que é relativamente preciso. O automóvel é um Renault Grand Espace 1.9 dCi.

    Até agora, tenho os seguintes resultados:

    Viagem 1, gasóleo Jumbo: 11,8 litros, o que dá um consumo de cerca de 8,1 litros aos 100

    Viagem 2, gasóleo Galp GForce: 9,5 litros, o que dá um consumo de cerca de 6,6 litros aos 100

    Confesso que fiquei completamente surpreendido pela diferença obtida. Saliento que normalmente sou um utilizador de combustíveis de marca branca e nunca tive o menor problema. O consumo da viagem 1 parece-me demasiado elevado, pelo que vou repetir o teste com o gasóleo Jumbo brevemente.

    Em termos de custo da viagem, eis um resultado curioso:

    Viagem 1: 11,8 x 0,87 = 10,27 euros
    Viagem 2: 9,5 x 1,08 = 10,26 euros

    Brevemente vou fazer testes com outros gasóleos...

    --------- update, já fiz o teste com o gasóleo Galp normal. Os resultados são os seguintes
    --------- outro update, fiz o teste com o gasóleo Repsol e+10


    Viagem 1, gasóleo Jumbo: 11,8 litros, o que dá um consumo de cerca de 8,1 litros aos 100

    Viagem 2, gasóleo Galp GForce: 9,5 litros, o que dá um consumo de cerca de 6,6 litros aos 100

    Viagem 3, gasóleo Galp normal: 10,7 litros, o que dá um consumo de cerca de 7,4 litros aos 100

    Viagem 4, gasóleo Repsol e+10: 10,3 litros, o que dá um consumo de cerca de 7,1 litros aos 100
    Editado pela última vez por eu; 06 June 2009, 00:30.

    #2
    Independentemente da experiência de cada um (positiva ou negativa) garanto-vos de fonte privilegiada que o consumo de combustíveis de marca branca se traduzem, após um período que nunca será de curto prazo, no maior desgaste do nosso automóvel a nível mecânico e em emissões para atmosfera (níveis de enxofre do combustível que não medem obviamente quando abastecem o vosso carro...)

    Eu também coloco gasóleo de marca branca, mas não habituo o meu carro aos mesmos talvez porque....sei mais do que o consumidor comum...

    Comentário


      #3
      boas
      entao conta la amg para estarmos informados
      estou a brincar..eu aonde moro,nao tenho hipotese de meter combustivel de marca branca mas se tivesse possibilidade era um caso a pensar,é uma diferenca de precos..tambem deixa a pensar se ha algo suspeito nesses mesmos combustiveis..

      cumps

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
        Independentemente da experiência de cada um (positiva ou negativa) garanto-vos de fonte privilegiada que o consumo de combustíveis de marca branca se traduzem, após um período que nunca será de curto prazo, no maior desgaste do nosso automóvel a nível mecânico e em emissões para atmosfera (níveis de enxofre do combustível que não medem obviamente quando abastecem o vosso carro...)

        Eu também coloco gasóleo de marca branca, mas não habituo o meu carro aos mesmos talvez porque....sei mais do que o consumidor comum...
        o que é que sabes que nós tambem deviamos saber?

        Comentário


          #5
          Eu não embarco nestas conversas do que eu sei, mas não posso dizer.

          De modo que avalio as coisas por aquilo que sei.

          E o que conheço é que é a Galp que fornece os combustíveis à larga maioria dos distribuídores, hipers incluídos.

          E a formulação base do gasóleo, tal como já foi descrita em outros tópicos é a mesma.

          Os hipers têm uma política mais agressiva, pois a ida lá de automobilistas, traduz-se num angariar certinho de clientes. E para eles, como isso é um ganho, podem reduzir a margem, além de que não têm os custos de promoção das grandes petrolíferas.

          Cá em casa, poupa-se o mesmo mas com talões Continete + Galp + Cartão.

          Não me venham cá dizer que quando me vêm, me abastecem da outra mangueira...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            Vivam,

            Como alguns sabem (já o referi no tópico dos preços dos combustíveis), pretendo realizar testes objectivos de consumo com diversos gasóleos do mercado. O teste ainda não acabou, mas dado que já tenho um resultado algo inesperado, resolvi partilhar convosco os dados que obtive.

            O teste consiste em realizar o mesmo percurso, em condições semelhantes, com gasóleos diferentes e medir a quantidade de combustível gasta. O percurso foi escolhido propositadamente de modo a minimizar as variações de velocidade entre as diferentes viagens.

            Assim, escolhi um percurso que costumo fazer uma vez por mês, que consiste em fazer 145 Km em Autoestrada com pouco movimento. O percurso tem várias zonas de subidas e descidas, que obrigam o motor a funcionar com cargas bastante variadas (embora o regime seja constante)

            Toda a viagem é feita com o cruise-control regulado para 130 Km/h, sempre em sexta velocidade. Embora por vezes seja necessário travar ou abrandar, julgo que as variações de viagem para viagem são mínimas e não influenciam os resultados. Em todas as viagens, não estou a usar o AC e o peso é semelhante.

            As medições são feitas com o computador de bordo, que é relativamente preciso. O automóvel é um Renault Grand Espace 1.9 dCi.

            Até agora, tenho os seguintes resultados:

            Viagem 1, gasóleo Jumbo: 11,8 litros, o que dá um consumo de cerca de 8,1 litros aos 100

            Viagem 2, gasóleo Galp GeForce: 9,5 litros, o que dá um consumo de cerca de 6,6 litros aos 100

            Confesso que fiquei completamente surpreendido pela diferença obtida. Saliento que normalmente sou um utilizador de combustíveis de marca branca e nunca tive o menor problema. O consumo da viagem 1 parece-me demasiado elevado, pelo que vou repetir o teste com o gasóleo Jumbo brevemente.

            Em termos de custo da viagem, eis um resultado curioso:

            Viagem 1: 11,8 x 0,87 = 10,27 euros
            Viagem 2: 9,5 x 1,08 = 10,26 euros

            Brevemente vou fazer testes com outros gasóleos...
            Pode parecer estupido o que vou dizer mas é bom que tentes varias vezes porque o teu carro é um "barco á vela" (sem desprimor, é só pelo volume que tem) e como tal é muito influenciado pelo vento, é muito facil fazeres consumos diferentes se apanhares ou não vento, principalmente em autoestrada (porque vais mais depresa).

            Ou seja podes fazer o teste aos mesmos gasoleos antes de passares para outros, só para veres se há algum rigor no que estás a fazer, se com os mesmos, derem valor iguais novamente, tudo bem, se derem valores diferentes... começas a atrofiar...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
              Ou seja podes fazer o teste aos mesmos gasoleos antes de passares para outros, só para veres se há algum rigor no que estás a fazer, se com os mesmos, derem valor iguais novamente, tudo bem, se derem valores diferentes... começas a atrofiar...
              Sim, claro, a partir de agora, sempre que fizer a viagem vou medir os consumos, para verificar o desvio padrão dentro do mesmo combustível.

              Assim que tiver mais resultados, deixo-os neste tópico...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                Independentemente da experiência de cada um (positiva ou negativa) garanto-vos de fonte privilegiada que o consumo de combustíveis de marca branca se traduzem, após um período que nunca será de curto prazo, no maior desgaste do nosso automóvel a nível mecânico e em emissões para atmosfera (níveis de enxofre do combustível que não medem obviamente quando abastecem o vosso carro...)

                Eu também coloco gasóleo de marca branca, mas não habituo o meu carro aos mesmos talvez porque....sei mais do que o consumidor comum...
                Dizem no tópico da anarec que é exactamente o contrário!

                Comentário


                  #9
                  Acho bem que façam estes testes, mas há coisas que também não entendo.

                  Isto só poderia ser indicador de algo se ambos os testes fossem feitos com as mesmas condições. Quais? Climatéricas (temp, vento, chuva), ou mesmo a pressão nos pneus. Depois ainda teria de se fazer o teste no mesmo trajecto com exactamente as mesmas velocidades. Basta apanhar mais transito (que implicaria mais arranques) um dia para o teste não ter qualquer tipo de valor. Há ainda a questão da imprecisão dos computadores de bordo, mas nem vou entrar por aí!

                  Comentário


                    #10
                    Esta questão toda dos combustíveis "brancos" e de outras cores é provavelmente a coisa mais sem sentido desde o nascimento do Sócrates...

                    Afinal quem é que fornece as gasolineiras dos super mercados??
                    Ou eles fabricam os seus próprios combustíveis????

                    Comentário


                      #11
                      A verdade é que uns tempos atrás meti gasóleo na BP, gasóleo este de qualidade duvidosa pois entrou-me água pro injector e o carro bloqueou-me em plena serra, no meio de um nevão.
                      Fui à BP apurar responsabilidades e nem o injector(que ainda foi um belo de um estoiro para a carteira) pagaram. Escrevi cartas, escrevi no livro de reclamações, nada....
                      Pergunto-me se o gasoleo do jumbo me tinha feito isto..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por -vaz- Ver Post
                        Acho bem que façam estes testes, mas há coisas que também não entendo.

                        Isto só poderia ser indicador de algo se ambos os testes fossem feitos com as mesmas condições. Quais? Climatéricas (temp, vento, chuva), ou mesmo a pressão nos pneus. Depois ainda teria de se fazer o teste no mesmo trajecto com exactamente as mesmas velocidades. Basta apanhar mais transito (que implicaria mais arranques) um dia para o teste não ter qualquer tipo de valor. Há ainda a questão da imprecisão dos computadores de bordo, mas nem vou entrar por aí!
                        O simples facto de viajar de vidros abertos ou fechados, faz variar o atrito e consequentemente os consumos...

                        Mas esses resultados espantaram-me! Bom trabalho ;)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Até agora, tenho os seguintes resultados:

                          Viagem 1, gasóleo Jumbo: 11,8 litros, o que dá um consumo de cerca de 8,1 litros aos 100

                          Viagem 2, gasóleo Galp GeForce: 9,5 litros, o que dá um consumo de cerca de 6,6 litros aos 100

                          Confesso que fiquei completamente surpreendido pela diferença obtida. Saliento que normalmente sou um utilizador de combustíveis de marca branca e nunca tive o menor problema. O consumo da viagem 1 parece-me demasiado elevado, pelo que vou repetir o teste com o gasóleo Jumbo brevemente.

                          Em termos de custo da viagem, eis um resultado curioso:

                          Viagem 1: 11,8 x 0,87 = 10,27 euros
                          Viagem 2: 9,5 x 1,08 = 10,26 euros

                          Brevemente vou fazer testes com outros gasóleos...
                          Eu só não fico surpreendido porque já fiquei quando verifiquei precisamente a mesma coisa que tu, com galp consigo muito melhores médias que com qualquer um dos outros gasóleos de outras marcas (BP, repsol, hiper), sendo que é com a dos hiper´s que tenho médias maiores entre outras coisas. Então com gforce diesel consigo médias muitissimo boas.

                          Mas já não é a primeira vez que me dizem que o gasoleo da galp (aditivos ou whatever...) é muito bom e consegue-se médias mais baixas, no meu caso isso é um facto, no teu provavelmente também vai ser mas de certeza que noutros não é...e pronto.

                          Comentário


                            #14
                            O grande problema destes testes é a falta de objectividade.

                            Por um lado, valores de CB para mim valem zero. São apenas um indicador para sabermos se estamos a gastar muito ou pouco, mas para este fim não servem para nada.

                            Depois é muito complicado replicar duas viagens de modo 100% igual.

                            Vento, pressões atmosféricas entre outros fazem diferenças grandes, não esquecendo o factor trânsito, que pode ter muita influência.

                            Tu até podes ter de abrandar 10 vezes na mesma viagem por causa do trânsito, só que teres de recuperar velocidade numa subida tem resultados muito diferentes de recuperar numa descida ou recta.


                            Essa diferença de valores verificadas no post inicial parecem-me sinceramente impossíveis de atribuir unicamente ao combustível.

                            Comentário


                              #15
                              Uma vez que é realmente preciso ter em conta as variáveis que aqui são mencionadas, e muito bem, penso que não te deves limitar a fazer apenas 1 ou 2 viagens com uma determinada "marca" de combustível, mas talvez umas 5 a 10, fazendo depois a média final dessas viagens todas para cada "marca". Penso que assim obténs valores e resultados mais objectivos e próximos da realidade.

                              Comentário


                                #16
                                No meu caso não há muito por onde enganar e fiz as coisas de modo a reduzir ao máximo o erro, vejamos:

                                Faço 50km diários, sempre na mesma estrada e mesma condução. Fiz um deposito com cada marca (o que dá um teste de cerca de 3 semanas de duração) e repeti o ciclo de teste às 4 marcas* duas vezes de forma a reduzir o erro (transito, condições atmosféricas e outras variáveis de desgaste), ou seja, fiz 4 depósitos de cada marca e depois voltei a fazer mais 4 depósitos de cada marca, sempre pela mesma ordem.

                                Devo acrescentar que a variação do 1º deposito para o 2º de cada marca foi irrisória, no máximo 0.1L/100km, apesar dos depósitos serem separados por aproximadamente 2 meses.

                                *as 4 marcas que me refiro são BP, repsol, galp e hiper (continente).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                  Dizem no tópico da anarec que é exactamente o contrário!
                                  Desculpa?? Informa-te então melhor das palavras do responsável da ANAREC.

                                  Obviamente que não vem para o caso deste fórum, a fonte da minha posição quanto a este tema...Apenas a tomei e quem quiser levar como válida, muito bem...pois foi com o intuito de informar/aconselhar que o fiz.

                                  A formulação base dos combustíveis denominados de marca branca é a mesma dos vendidos nas de marca obviamente...a Galp fornece-os a outros nessa fase à boca da refinaria...daí em diante, só os vossos carros poderão "falar"...

                                  E sim, existem provas dos impactes de ambos os produtos num ciclo de vida de um motor...Exijam que a ANAREC ou DECO ou AdC por exemplo os revele...não eu...

                                  Já agora nenhum resultado, como é obvio, pode ser olhado com seriedade com uma ou duas utilizações assim como não é visivel o efeito da Gforce num curto prazo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    se para mim, a diferença entre gasóleo normal vs gasoleo premium (g-force, ultimate, etc) foi de quase 1 litro por cada 100km, imagino a diferença para combustível de hipermercado...

                                    para além do carro ficar ligeiramente melhor aproveitado, (com maior rendimento, digo) com o gasoil premium

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu uso gasolina.

                                      Mas sinceramente nunca fui muito de meter combustivel das marcas brancas.

                                      Uso Galp 70% das vezes (aproveitando: desconto talão continente+desconto pontos galp+ desconto visa universo) e 29,99% das vezes BP (aproveitando: desconto ACP + desconto visa BP) e 0,01% marcas brancas (1/2 vezes por ano ? - é quando me esqueço de encher o depósito....).

                                      De resto pelas contas que às vezes faço fica-me mais barato meter Galp quando passo no continente que fica a 5 kms da minha casa do que meter "intermarchê" que fica a menos de 1 km ....

                                      A BP fica mais cara do que a "intermarché" mas como fica a menos de 2 kms de casa prefiro meter BP, até porque sempre vou acumulando uns pontos para as lavagens gratuitas ...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não mes espanta nada o resultado obtido pelo user "EU".
                                        Por alguma razão o conbustivel é mais barato e não venham com aquela conversa do lucro porque isso é treta.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ha aqui alguma desinformação cujos objectivos desconheço.

                                          A base dos combustiveis é toda igual pois é fornecida pela Petrogal. É esta a principal razão para não haver concorrencia neste mercado.

                                          Relativamente ao enxofre existem directivas comunitárias que obrigam a valores muito baixos. Os valores maximos baixaram justamente no inicio do ano e se antes de 1 de Janeiro de 2009 os combustiveis premium tinham valores de enxofre mais baixos pq a propria Lei obrigava as petroliferas a disponibilizarem combustiveis com baixo teor de enxofre. Neste momento TODOS têm de cumprir esses valores mais baixos sob pena de violarem a Lei. O que a Anarec veio deixar subentendido é que os combustiveis marca branca não cumprem a Lei o que terão de provar.

                                          Como disse os combustiveis são iguais até ao carregamento nas cisternas. Durante o carregamento cada fabricante adiciona os seus aditivos correspondentes ao tipo de combustivel pretendido. Naturalmente haverá diferenças entre os aditivos mas os combustiveis marca branca são comprados as grandes petroliferas e têm naturalmente a garantia destas.

                                          Como já foi dito nas zonas em que ha maior concorencia como é o caso da zona de Aveiro as diferenças de preço são bem significativas para outras zonas para o mesmo tipo de combustiveis. Será que neste caso os combustiveis de marca tb não tem a mesma qualidade dos que são vendidos mais caro?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                            Ha aqui alguma desinformação cujos objectivos desconheço.

                                            A base dos combustiveis é toda igual pois é fornecida pela Petrogal. É esta a principal razão para não haver concorrencia neste mercado.

                                            Qualquer pessoa pode construir uma refinaria, ponto n.º 1. Se a qualidade do produto, atendimento, estatégias promocionais, etc não é importante então como explicas o crescimento da Galp em Espanha onde actualmente já vende o mesmo volume de toneladas que cá...?Lá está a Galp em desfavor por motivos logísticos segundo a tua premissa....


                                            Além disso, a refinaria da Cepsa em Huelva concorre claramente no raio de acção da refinaria de Sines...Essa de não haver concorrência porque as 2 unicas refinarias portuguesas serem Galp...custa um bocado a assumir como irrefutavel...

                                            Relativamente ao enxofre existem directivas comunitárias que obrigam a valores muito baixos. Os valores maximos baixaram justamente no inicio do ano e se antes de 1 de Janeiro de 2009 os combustiveis premium tinham valores de enxofre mais baixos pq a propria Lei obrigava as petroliferas a disponibilizarem combustiveis com baixo teor de enxofre. Neste momento TODOS têm de cumprir esses valores mais baixos sob pena de violarem a Lei. O que a Anarec veio deixar subentendido é que os combustiveis marca branca não cumprem a Lei o que terão de provar.

                                            Veio deixar subentendido....estamos a falar dos tais 10 ppm de enxofre, que não sei se cumprem ou não, Os da Galp por ex. já cumprem! agora que não é tão aditividada não é, e isso penso que é assumido por todos...é clarinho...


                                            Como disse os combustiveis são iguais até ao carregamento nas cisternas. Durante o carregamento cada fabricante adiciona os seus aditivos correspondentes ao tipo de combustivel pretendido. Naturalmente haverá diferenças entre os aditivos mas os combustiveis marca branca são comprados as grandes petroliferas e têm naturalmente a garantia destas.

                                            O problema é que os motores são construidos cada vez mais para a mais alta performance, e os combustiveis, lubrificantes têm de acompanhar essa tendência com a sua qualidade...Isso é assegurado em todos os combustiveis actualmente à venda?

                                            Como já foi dito nas zonas em que ha maior concorencia como é o caso da zona de Aveiro as diferenças de preço são bem significativas para outras zonas para o mesmo tipo de combustiveis. Será que neste caso os combustiveis de marca tb não tem a mesma qualidade dos que são vendidos mais caro?

                                            O pricing é definido medindo as forças presentes num determinado raio de acção, custos de oportunidade e conveniência etc, ...como para qualquer outro produto em venda num mercado livre....


                                            A bold...

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                                              #23
                                              Claro que qualquer pessoa pode construir uma refinaria mas haverá verdadeiro interesse nisso? Isso iria desencadear uma guerra de preços. Porque razão achas que as petroliferas espanholas não trazem o combustivel para Portugal? Claro que ha os custos de transporte mas principalmente não querem desencadear uma guerra de preços que levaria a perdas para ambos os lados.

                                              Não sei se a Galp está a vender assim tanto em Espanha mas tenho visto o que a Repsol subiu por cá

                                              Até ao fim do ano passado havia dois niveis de desulfuração dos combustiveis. O fornecimento de combustiveis com baixo teor de enxofre era imposto por D.L. e eram usados nos combustiveis premium tipo Ultimate ou G-Force. Este ano todos os combustiveis têm de ter baixo teor de enxofre e isso não se consegue com aditivos, tem de ser feito na refinaria. Todo o combustivel base tem de ter baixo teor em enxofre. O custo com essa desulfurização foi um dos pretextos para o aumento dos combustiveis em geral.

                                              A qualidade dos combustiveis está regulamentada. Pode eventualmente ultrapassar-se os mínimos com aditivos especiais mas o combustivel dos hipermercados têm de cumprir a regulamentação. E se não cumprirem a responsabilidade é das petroliferas que é quem lhes vende. Frequentemente os postos publicitam a guia de transporte dos combustiveis onde consta o fornecedor. A que vi era fornecida pela Repsol.

                                              Finalmente os preços não baixam mas não é porque a margem não dá para isso. Não baixam porque as petroliferas querem ganhar mais dinheiro, não foi por acaso que no ano passado com o aumento do preço do petroleo os lucros dispararam. E não foi devido ao aumento do consumo.

                                              Onde os hipermercados não competem é na qualidade do serviço. Os postos não têm quase empregados. São as empregadas na caixa e pouco mais. Se houver um derrame ou incendio pode não haver ninguem para dar assistencia.
                                              Por acaso um dos postos onde ja reclamei mais de uma vez devido a presença de grandes quantidades de gasoleo no pavimento na zona de abastecimento foi... na BP do Restelo, a bomba de referência da BP.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                                Ha aqui alguma desinformação cujos objectivos desconheço.

                                                A base dos combustiveis é toda igual pois é fornecida pela Petrogal. É esta a principal razão para não haver concorrencia neste mercado.

                                                Relativamente ao enxofre existem directivas comunitárias que obrigam a valores muito baixos. Os valores maximos baixaram justamente no inicio do ano e se antes de 1 de Janeiro de 2009 os combustiveis premium tinham valores de enxofre mais baixos pq a propria Lei obrigava as petroliferas a disponibilizarem combustiveis com baixo teor de enxofre. Neste momento TODOS têm de cumprir esses valores mais baixos sob pena de violarem a Lei. O que a Anarec veio deixar subentendido é que os combustiveis marca branca não cumprem a Lei o que terão de provar.

                                                Como disse os combustiveis são iguais até ao carregamento nas cisternas. Durante o carregamento cada fabricante adiciona os seus aditivos correspondentes ao tipo de combustivel pretendido. Naturalmente haverá diferenças entre os aditivos mas os combustiveis marca branca são comprados as grandes petroliferas e têm naturalmente a garantia destas.

                                                Como já foi dito nas zonas em que ha maior concorencia como é o caso da zona de Aveiro as diferenças de preço são bem significativas para outras zonas para o mesmo tipo de combustiveis. Será que neste caso os combustiveis de marca tb não tem a mesma qualidade dos que são vendidos mais caro?
                                                Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                                Claro que qualquer pessoa pode construir uma refinaria mas haverá verdadeiro interesse nisso? Isso iria desencadear uma guerra de preços. Porque razão achas que as petroliferas espanholas não trazem o combustivel para Portugal? Claro que ha os custos de transporte mas principalmente não querem desencadear uma guerra de preços que levaria a perdas para ambos os lados.

                                                Também acho isso. Então aceitemos como as coisas são e pronto...É exactamente a mesma desvantagem que a Galp tem em Espanha mas que tem entrado pela quota de mercado em Espanha de forma muito agressiva recentemente com a aquisiação na Distribuição dos postos Esso e Agip que totalizam quase 700 em Espanha agora...A quota era de cerca de 5%, prevê-se que no final de 2012 ultrapasse os 10...sem refinarias, apenas com uma capacidade logística e de stockagens bem delineada, num mercado de quase 50 milhões...

                                                Não sei se a Galp está a vender assim tanto em Espanha mas tenho visto o que a Repsol subiu por cá

                                                Até ao fim do ano passado havia dois niveis de desulfuração dos combustiveis. O fornecimento de combustiveis com baixo teor de enxofre era imposto por D.L. e eram usados nos combustiveis premium tipo Ultimate ou G-Force. Este ano todos os combustiveis têm de ter baixo teor de enxofre e isso não se consegue com aditivos, tem de ser feito na refinaria. Todo o combustivel base tem de ter baixo teor em enxofre. O custo com essa desulfurização foi um dos pretextos para o aumento dos combustiveis em geral.

                                                Ninguém disse isso...que asneira! São 2 coisas diferentes: aditivos e o teor de enxofre...Tá tudo preocupado com a concorrência, o que não vem para a praça publica para defesa do consumidor é a comparação da qualidade objeciva dos produtos que se comercializam...não é a Galp, BP, etc que o tem de provar...ainda assim são as mais atacadas...
                                                Nunca ouvi essa do pretexto do aumento por causa da dessulfuração e olha que tou perto da fonte...


                                                A qualidade dos combustiveis está regulamentada. Pode eventualmente ultrapassar-se os mínimos com aditivos especiais mas o combustivel dos hipermercados têm de cumprir a regulamentação. E se não cumprirem a responsabilidade é das petroliferas que é quem lhes vende. Frequentemente os postos publicitam a guia de transporte dos combustiveis onde consta o fornecedor. A que vi era fornecida pela Repsol.

                                                Finalmente os preços não baixam mas não é porque a margem não dá para isso. Não baixam porque as petroliferas querem ganhar mais dinheiro, não foi por acaso que no ano passado com o aumento do preço do petroleo os lucros dispararam. E não foi devido ao aumento do consumo.

                                                Sabes quantos cêntimos por litro liquidos ganha uma companhia com a Galp?O publico em geral esquece-se que o que faz a diferença com esta carga de impostos em Portugal é a quantidade vendida...eu tenho acesso aos números!Eu sei que é um bode expiatório apetecível...é dificil informar um povo apertado por um governo como este de uma questão que não é linear de explicar como a origem da formaçao do preço de venda ao publico de um litro de combustivel....quer dizer é linear, mas não se explica em 2 palavras...e após 1 palavra na imprensa, já começaram os insultos...

                                                Onde os hipermercados não competem é na qualidade do serviço. Os postos não têm quase empregados. São as empregadas na caixa e pouco mais. Se houver um derrame ou incendio pode não haver ninguem para dar assistencia.
                                                Por acaso um dos postos onde ja reclamei mais de uma vez devido a presença de grandes quantidades de gasoleo no pavimento na zona de abastecimento foi... na BP do Restelo, a bomba de referência da BP.

                                                Faz um estudo no campo...por exemplo à questão: Quantos cêntimos a mais está disposto a pagar para que tenha um operador a abastecer-lhe o automovel sem que saia do seu interior?...A qualidade do atendimento é uma variável fortissima para além do preço unitário de combustivel...isso tb dá quota...
                                                a bold...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                  Faz um estudo no campo...por exemplo à questão: Quantos cêntimos a mais está disposto a pagar para que tenha um operador a abastecer-lhe o automovel sem que saia do seu interior?...A qualidade do atendimento é uma variável fortissima para além do preço unitário de combustivel...isso tb dá quota...
                                                  Se eu não quero um posto de abastecimento com supermercado, café e onde me abasteçam o carro por mim, porque é que haveria de pagar mais por serviços que não uso?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                    Se eu não quero um posto de abastecimento com supermercado, café e onde me abasteçam o carro por mim, porque é que haveria de pagar mais por serviços que não uso?
                                                    Essa tua resposta tem a ver com o que citaste?!? Falei de atendimento...não de oferta de serviços...

                                                    Quanto à questão que lancei, façam vocês o trabalho...há quem já o tenha feito.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                      Essa tua resposta tem a ver com o que citaste?!? Falei de atendimento...não de oferta de serviços...

                                                      Quanto à questão que lancei, façam vocês o trabalho...há quem já o tenha feito.
                                                      Tudo aquilo que eu disse é pago por quem abastece mesmo que não use.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        Tudo aquilo que eu disse é pago por quem abastece mesmo que não use.

                                                        Será que as bombas dos hipers com combustível mais barato, pois ñ tem de se preocupar com mais nada do q ter 1 pessoa ou 2 a atender nas caixas? Não tendo loja para sustentar os custos conseguem baixar....


                                                        No outro tópico acesso do resultado da ANERC, como disse, em Setubal consegui meter gasolina na BP ao mesmo preço que na do hiper(Jumbo) e as lojas BP tinham sempre alguém a por o combustível ou então tinham 1 loja aberta, com todos os produtos....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Tudo aquilo que eu disse é pago por quem abastece mesmo que não use.
                                                          Percebi a tua teoria então, de que é essa panóplia de serviços e conveniência que não usas (eu também não) e que explica a diferença de preços na bomba... ok, vá...Bô tarde!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por -vaz- Ver Post
                                                            Acho bem que façam estes testes, mas há coisas que também não entendo.

                                                            Isto só poderia ser indicador de algo se ambos os testes fossem feitos com as mesmas condições. Quais? Climatéricas (temp, vento, chuva), ou mesmo a pressão nos pneus. Depois ainda teria de se fazer o teste no mesmo trajecto com exactamente as mesmas velocidades. Basta apanhar mais transito (que implicaria mais arranques) um dia para o teste não ter qualquer tipo de valor. Há ainda a questão da imprecisão dos computadores de bordo, mas nem vou entrar por aí!
                                                            Estes dois testes foram feitos praticamente nas mesmas condições. A única variação relevante foi a temperatura: na viagem 1 a temperatura média variou entre 10 a 15 graus, enquanto que na viagem 2 a temperatura variou entre 22 e 26 graus.

                                                            Quanto às velocidades, foram idênticas pois praticamente nunca tive que abrandar ligeiramente, quanto mais parar. Eu diria que em 99,9 % do tempo a velocidade se manteve nos 130 Km/h.

                                                            Relativamente ao computador de bordo, garanto que é muito preciso. Já fiz duas aferições (comparei o consumo real com o mostrado pelo computador)
                                                            e os valores foram coincidentes.

                                                            Mas como vários users mencionaram, convém fazer mais testes, para verificar a variação dos valores dentro do mesmo combustível. Depois deixo os resultados aqui.

                                                            Por fim, garanto-vos que apenas pretendo fazer testes objectivos e não me move nenhuma campanha a favor do combustível A ou B, aliás, basta pesquisar os meus posts para verificarem que até tenho sido um defensor dos combustíveis de hipermercado.

                                                            Comentário

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