Depois de 6 anos e 120 mil kms, tendo o carro 8 e 200 mil kms, sendo que vai ser trocado e tenho algo a dizer quer sobre a Mercedes, quer sobre este modelo, mas antes de prosseguir, quer que saibam que as minhas palavras são completamente imparciais, pois o carro pelo qual vai ser trocado é duma marca eternamente rival da Mercedes.
Não vale referir que é um carro confortável, que já todos sabemos que é. Vou-me referir aos pontos onde há mais diversidade de opiniões.
Primeiro: o comportamento. A minha despedida do Mercedes foi numa estrada de serra cheia de curvas feitas nos limites, e de facto, o carro a curvar com os pneus tem (Bridjestone Turanza ER300) é bom tendo em conta que é um carro familiar. Cada vez dou mais importância ao comportamento em curva e foi bom verificar que afinal o Mercedes não é assim tão mau nisso!! E digo-vos: nunca tinha explorado muito este carro nestas circunstancias e deixou-me um sorriso nos lábios e pôs-me a pensar que se este não curva nada mal, então a menina que o vem substituir…...Mas este Mercedes peca num ponto muito importante: a travagem que estraga tudo.
Fiabilidade dos motores CDI: outro ponto onde a Mercedes tem sido alvo de criticas devido ao decréscimo de robustez face aqueles verdadeiros motores de guerra….o que eu vos posso dizer, é que foram 200 mil kms (os primeiros 2 anos com o primeiro proprietário, o carro fez 90 mil kms, supõe-se que pudesse ser de serviço) e problemas de motor: 0. Sempre certinho e direitinho. A gastar pouco, nunca gastou rigorosamente nenhum óleo e na despida, puxei por ele á farta e nem assim o motor se queixou. Ainda na sexta-feira dei 235 km/h com ele…andei uns quantos kms a fundo. E pior: hoje, deixei o motor a pedir gasóleo e cheguei a bomba com 1 ou 2 litros e foi só meter gasóleo e já está: sem a mínima queixa. Portanto: para mim, este motor em termos fiabilidade está mais do que aprovado não só pela fiabilidade: pelo seu consumo muito bom e pelo seu andamento apreciável.
Manutenção: aqui começam as razões da troca. O carro nunca teve problemas de maior. O mais grave foi o alternador e foram 1300 € na Mercedes por causa disso. A mão-de-obra era caríssima. Uma vez, para repararem uma fuga de óleo no turbo foram 500 € de m.o. Isto e mais uma fuga de óleo na direcção assistida e mais a fechadura da mala que avariou foram os problemas que este carro teve, referidos e descritos no diário de bordo: http://forum.autohoje.com/diario-de-...g-27-a-51.html
O carro agora tinha que fazer a revisão dos 200 mil kms, substituir a embraiagem, substituir amortecedores e outros componentes da suspensão e fazer uma revisão ao AC (algo não está bem) e isto na Mercedes eram no mínimo 2000 €, cá em casa decidiu-se que era a altura certa para trocar de carro. Tentei vende-lo por 15.700 mil.
Na Mercedes davam 9000 € pelo carro. Fartos de sermos chulados pela Mercedes fomos bater a porta da marca rival e deram-nos 17000 € pelo carro e isso foi logo o ponto-de-partida para a... BMW!!!! Os quase 5000 mil € pedidos a mais pela proposta "rival" da BMW deram o empurrão final.
Resumindo: foi um bom carro, sem deslumbrar mas foi bom e eu tinha continuado na Mercedes mas eles insistem em ser chulos e nós cá em casa somos primeiro que tudo racionais!
Por isso adeus Mercedes….
Não vale referir que é um carro confortável, que já todos sabemos que é. Vou-me referir aos pontos onde há mais diversidade de opiniões.
Primeiro: o comportamento. A minha despedida do Mercedes foi numa estrada de serra cheia de curvas feitas nos limites, e de facto, o carro a curvar com os pneus tem (Bridjestone Turanza ER300) é bom tendo em conta que é um carro familiar. Cada vez dou mais importância ao comportamento em curva e foi bom verificar que afinal o Mercedes não é assim tão mau nisso!! E digo-vos: nunca tinha explorado muito este carro nestas circunstancias e deixou-me um sorriso nos lábios e pôs-me a pensar que se este não curva nada mal, então a menina que o vem substituir…...Mas este Mercedes peca num ponto muito importante: a travagem que estraga tudo.
Fiabilidade dos motores CDI: outro ponto onde a Mercedes tem sido alvo de criticas devido ao decréscimo de robustez face aqueles verdadeiros motores de guerra….o que eu vos posso dizer, é que foram 200 mil kms (os primeiros 2 anos com o primeiro proprietário, o carro fez 90 mil kms, supõe-se que pudesse ser de serviço) e problemas de motor: 0. Sempre certinho e direitinho. A gastar pouco, nunca gastou rigorosamente nenhum óleo e na despida, puxei por ele á farta e nem assim o motor se queixou. Ainda na sexta-feira dei 235 km/h com ele…andei uns quantos kms a fundo. E pior: hoje, deixei o motor a pedir gasóleo e cheguei a bomba com 1 ou 2 litros e foi só meter gasóleo e já está: sem a mínima queixa. Portanto: para mim, este motor em termos fiabilidade está mais do que aprovado não só pela fiabilidade: pelo seu consumo muito bom e pelo seu andamento apreciável.
Manutenção: aqui começam as razões da troca. O carro nunca teve problemas de maior. O mais grave foi o alternador e foram 1300 € na Mercedes por causa disso. A mão-de-obra era caríssima. Uma vez, para repararem uma fuga de óleo no turbo foram 500 € de m.o. Isto e mais uma fuga de óleo na direcção assistida e mais a fechadura da mala que avariou foram os problemas que este carro teve, referidos e descritos no diário de bordo: http://forum.autohoje.com/diario-de-...g-27-a-51.html
O carro agora tinha que fazer a revisão dos 200 mil kms, substituir a embraiagem, substituir amortecedores e outros componentes da suspensão e fazer uma revisão ao AC (algo não está bem) e isto na Mercedes eram no mínimo 2000 €, cá em casa decidiu-se que era a altura certa para trocar de carro. Tentei vende-lo por 15.700 mil.
Na Mercedes davam 9000 € pelo carro. Fartos de sermos chulados pela Mercedes fomos bater a porta da marca rival e deram-nos 17000 € pelo carro e isso foi logo o ponto-de-partida para a... BMW!!!! Os quase 5000 mil € pedidos a mais pela proposta "rival" da BMW deram o empurrão final.
Resumindo: foi um bom carro, sem deslumbrar mas foi bom e eu tinha continuado na Mercedes mas eles insistem em ser chulos e nós cá em casa somos primeiro que tudo racionais!
Por isso adeus Mercedes….
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