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FIAT: Opiniões precisam-se...distribuição "passada" em garantia

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    FIAT: Opiniões precisam-se...distribuição "passada" em garantia

    Bom dia,


    Criei este tópico sobre um problema que afecta a carrinha do meu Pai (Fiat Stilo 1.9 Multijet comprada nova em Junho de 2007 e agora com 50kkm) e, como o mesmo é de gravidade, é sempre bom ouvirmos mais opiniões do que as nossas pois existe sempre alguém mais experiente que nós...

    O problema remonta à semana passada quando o meu Pai vinha calmamente na AE (a caminho do seu escritório nuns estáveis 130km/h) quando, a dada altura, apercebe-se que a carrinha estava a largar fumo branco. De imediato procura chegar à berma para parar mas mesmo antes disso o motor começa a falhar, dá aviso de "avaria de motor" e pára! Depois disso nunca mais ligou.
    Foi encaminhado de reboque para a concessão vendedora que só ontem conseguiu aferir sobre a gravidade do problema (até agora o meu Pai está servido por um veiculo de substituição).

    Pelo que nos informaram ontem, o problema é: "Distribuição passada" ou, em linguagem mais habitual, correia de distribuição partida!!!

    Segundo a concessão, vão agora abrir o motor, aferir os danos e substituir o que fôr necessário.


    A minha dúvida agora prende-se com a melhor postura a adoptar e com o que devemos ou não reclamar já que a carrinha está em garantia de fábrica (ainda que somente por mais 1 mês). A meu vêr, acho que devemos aguardar calmamente pela reparação, acompanhá-la de modo a saber o que foi ou não substituído mas, reconheço, estamos no minimo desconfortáveis com a questão...

    Devemos deixar reparar este motor? Exigir um motor novo? Tentar negociar outro negócio???

    Agradeço a V/ajuda!

    Cumpts,
    JC_STILO
    Editado pela última vez por JCSTILO; 07 May 2009, 19:04.

    #2
    Originalmente Colocado por JC_STILO Ver Post
    Bom dia,


    Criei este tópico sobre um problema que afecta a carrinha do meu Pai (Fiat Stilo 1.9 Multijet comprada nova em Junho de 2007 e agora com 50kkm) e, como o mesmo é de gravidade, é sempre bom ouvirmos mais opiniões do que as nossas pois existe sempre alguém mais experiente que nós...

    O problema remonta à semana passada quando o meu Pai vinha calmamente na AE (a caminho do seu escritório nuns estáveis 130km/h) quando, a dada altura, apercebe-se que a carrinha estava a largar fumo branco. De imediato procura chegar à berma para parar mas mesmo antes disso o motor começa a falhar, dá aviso de "avaria de motor" e pára! Depois disso nunca mais ligou.
    Foi encaminhado de reboque para a concessão vendedora que só ontem conseguiu aferir sobre a gravidade do problema (até agora o meu Pai está servido por um veiculo de substituição).

    Pelo que nos informaram ontem, o problema é: "Distribuição passada" ou, em linguagem mais habitual, correia de distribuição partida!!!

    Segundo a concessão, vão agora abrir o motor, aferir os danos e substituir o que fôr necessário.


    A minha dúvida agora prende-se com a melhor postura a adoptar e com o que devemos ou não reclamar já que a carrinha está em garantia de fábrica (ainda que somente por mais 1 mês). A meu vêr, acho que devemos aguardar calmamente pela reparação, acompanhá-la de modo a saber o que foi ou não substituído mas, reconheço, estamos no minimo desconfortáveis com a questão...

    Devemos deixar reparar este motor? Exigir um motor novo? Tentar negociar outro negócio???

    Agradeço a V/ajuda!

    Cumpts,
    JC_STILO
    Penso que o melhor será um motor novo.. Mas deixa vir os entendidos.

    Comentário


      #3
      Se o motor for passivel de ser reparado, mesmo que exigam um motor novo nunca o conseguiriam.

      Agora a questão das manutenções é devéras importante nestes casos.

      Como é que tem sido feita ?

      Comentário


        #4
        Motor novo...
        Isso de motores reparados depois de problemas como esse nunca me convenceu(pelo menos até agora, tendo em conta o que já vi)...

        Comentário


          #5
          Tudo depende dos estragos, mas as marcas não têm o hábito de reparar blocos, normalmente a fábrica envia um motor reconstruído.

          Mas o ideal é falares com o chefe de oficina, pois se o motor está aberto, a decisão sobre o que fazer está tomada.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
            Se o motor for passivel de ser reparado, mesmo que exigam um motor novo nunca o conseguiriam.

            Agora a questão das manutenções é devéras importante nestes casos.

            Como é que tem sido feita ?

            Esqueci-me desse pormenor: sempre assitida na marca (revisões preconizadas).


            Vamos ver qual vai ser a resposta da Fiat a este problema. Os problemas existem, a diferença está na forma como são resolvidos...e neste particular, até agora, a marca tem cumprido (cedeu veiculo de substituição e informou o andamento da coisa...).

            Espero que tudo se resolva em bem!

            Cumpts,
            JC_STILO
            Editado pela última vez por JCSTILO; 05 May 2009, 13:26.

            Comentário


              #7
              Antes de mais, tem de abrir o motor para diagnosticar o estrago e só depois é que podem optar por reparar ou substituir o motor.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                Tudo depende dos estragos, mas as marcas não têm o hábito de reparar blocos, normalmente a fábrica envia um motor reconstruído.

                Mas o ideal é falares com o chefe de oficina, pois se o motor está aberto, a decisão sobre o que fazer está tomada.



                Se a viatura está na garantia, leva um bloco novo, nunca um reconstruido senão o cliente ficaria a perder, um bloco reconstruido é um bloco velho que foi recondicionado, a Ford trabalha assim porque os clientes não sabem a diferença, a Fiat do que eu sei só monta em viaturas na garantia material novo, este material é a própria marca que envia mediante entrega do velho, se for recondicionado é porque foi erro do concessionário e são eles que estão a pagar por isso tentam resolver pelo mais barato.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Lost Soul Ver Post
                  Motor novo...
                  Isso de motores reparados depois de problemas como esse nunca me convenceu(pelo menos até agora, tendo em conta o que já vi)...
                  e garantia sobre esse motor ?? ahh pois é...

                  Há muito desconhecimento sobre as regras das garantias....as coisas não são assim tão lineares.

                  Comentário


                    #10
                    Ai o desconhecimento sobre garantias que para aqui vai!!!

                    Não leiam a documentação que vos é entregue com os carros e não se informem que não é preciso!!

                    Comentário


                      #11
                      Nas garantias as marcas nunca se chegam à frente.
                      Mais depressa sugeriam um motor novo fora do abrigo da garantia, para que o cliente deixe uma nota maior na oficina, do que ao abrigo da garantia.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                        Nas garantias as marcas nunca se chegam à frente.
                        Mais depressa sugeriam um motor novo fora do abrigo da garantia, para que o cliente deixe uma nota maior na oficina, do que ao abrigo da garantia.
                        Os meus comentários e os da Mrs X aplicam-se inteiramente a este a outros post's.

                        Muito desconhecimento sobre a garantia, muito desconhecimento sobre as politicas de garantia, muito desconhecimento dos direitos e deveres do proprietário assim como os da Marca.

                        Leiam o que diz o livro.

                        Comentário


                          #13
                          No fundo tudo depende dos estragos.

                          Eles abrem e vêm se é possível reparar, se não for metem um novo até porque muitas vezes acaba por compensar do que perder muito tempo a reparar e por vezes sem certezas se vai funcionar devidamente.

                          Acho que deves de facto aguardar pela reparação porque irás ter garantia deste serviço logo não há problemas por aí.

                          Cumprimentos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                            No fundo tudo depende dos estragos.

                            Eles abrem e vêm se é possível reparar, se não for metem um novo até porque muitas vezes acaba por compensar do que perder muito tempo a reparar e por vezes sem certezas se vai funcionar devidamente.

                            Acho que deves de facto aguardar pela reparação porque irás ter garantia deste serviço logo não há problemas por aí.

                            Cumprimentos.
                            Ai sim ?

                            Em que medida é que tem Garantia ?

                            Comentário


                              #15
                              para além do mês que faltava para expirar a garantia é adicionado o numero de dias em que o carro foi dado para reparação até à data que for entregue ao cliente... ou seja, se o carro ficar 20dias a ser arranjado, quando acabasse a garantia, teria mais 20 dias de garantia

                              Comentário


                                #16
                                Boas

                                Não sou especialista e não tenho o total conhecimento total dos ditos direitos e deveres(isto antes que me venham moer) falo apenas pela experiencia que tenho!

                                O mais provavel é a marca tentar reparar o motor! Isto se não vierem com a tipica conversa de má utilização, para tentar fugir com o rabo...

                                Seja motor novo ou recuperado(que eu duvido ao contrario do que foi dito) a reparação feita dentro da garantia não passa para alem da duração da mesma! Em todo o caso não esquecer que o tempo que o veiculo esta parado na oficina para reparação em garantia esse tempo acresce à duração de garantia!

                                Seja como for que tudo se resolva pelo melhor!

                                Abraços

                                Comentário


                                  #17
                                  Cada marca trabalha de forma diferente.

                                  Mas no caso do Rui_soad e da Mrs X, se estão em condições de enriquecerem este tópico, façam-no.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                    Cada marca trabalha de forma diferente.

                                    Mas no caso do Rui_soad e da Mrs X, se estão em condições de enriquecerem este tópico, façam-no.
                                    Não tenho conhecimento de como funciona a Fiat

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só te posso ajudar dando o feedback sobre o stress que o meu pai teve com o passat dele.

                                      O motor fora da garantia, tinha aí uns 4 anos e 86 000km, partiu uma capa de biela. O motor em causa é um tdi de 115cv de letras AJM.

                                      Como é óbvio a marca não assumiu tudo, contudo e como as manutenções foram todas feitas a tempo e horas e na marca, tivemos uma comparticipação de 60% no valor das peças.

                                      O motor se não estou em erro foi um bloco recondicionado, já fez mais de 100 000 kms, ou seja, neste momento o carro tem mais de 200 000 kms e problemas dali até ao momento nenhuns!

                                      Cada caso é um caso, foi pena este stress, mas a marca ajudou e tudo correu bem, aliás eles no stand foram impecáveis!

                                      Espero que contigo corra tudo bem, vai dando noticias, pois há interesse em saber como essas coisas acabam!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                        Não tenho conhecimento de como funciona a Fiat
                                        x2...

                                        contudo á práticas e leis sobre as quais nenhuma marca consegue fugir, assim como nenhum cliente.

                                        Há práticas generalistas e outras apenas e só aplicadas pelas marcas...e estas sim podem mudar a sua aplicabilidade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vinheiras Ver Post
                                          Seja motor novo ou recuperado(que eu duvido ao contrario do que foi dito) a reparação feita dentro da garantia não passa para alem da duração da mesma!

                                          Errado...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                            x2...

                                            contudo á práticas e leis sobre as quais nenhuma marca consegue fugir, assim como nenhum cliente.

                                            Há práticas generalistas e outras apenas e só aplicadas pelas marcas...e estas sim podem mudar a sua aplicabilidade.
                                            Basicamente a garantia obriga a entidade e devolver o bem reparado, o resto parte da imaginação ou política, como é óbvio, mas se pudesses alongar um pouco mais, melhor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JC_STILO Ver Post
                                              Bom dia,


                                              Criei este tópico sobre um problema que afecta a carrinha do meu Pai (Fiat Stilo 1.9 Multijet comprada nova em Junho de 2007 e agora com 50kkm) e, como o mesmo é de gravidade, é sempre bom ouvirmos mais opiniões do que as nossas pois existe sempre alguém mais experiente que nós...

                                              O problema remonta à semana passada quando o meu Pai vinha calmamente na AE (a caminho do seu escritório nuns estáveis 130km/h) quando, a dada altura, apercebe-se que a carrinha estava a largar fumo branco. De imediato procura chegar à berma para parar mas mesmo antes disso o motor começa a falhar, dá aviso de "avaria de motor" e pára! Depois disso nunca mais ligou.
                                              Foi encaminhado de reboque para a concessão vendedora que só ontem conseguiu aferir sobre a gravidade do problema (até agora o meu Pai está servido por um veiculo de substituição).

                                              Pelo que nos informaram ontem, o problema é: "Distribuição passada" ou, em linguagem mais habitual, correia de distribuição partida!!!

                                              Segundo a concessão, vão agora abrir o motor, aferir os danos e substituir o que fôr necessário.


                                              A minha dúvida agora prende-se com a melhor postura a adoptar e com o que devemos ou não reclamar já que a carrinha está em garantia de fábrica (ainda que somente por mais 1 mês). A meu vêr, acho que devemos aguardar calmamente pela reparação, acompanhá-la de modo a saber o que foi ou não substituído mas, reconheço, estamos no minimo desconfortáveis com a questão...

                                              Devemos deixar reparar este motor? Exigir um motor novo? Tentar negociar outro negócio???

                                              Agradeço a V/ajuda!

                                              Cumpts,
                                              JC_STILO
                                              Eu não me preocuparia muito com isso.

                                              Estando o carro na garantia e com revisões feitas na hora, a marca não em por onde pegar, logo o carro ficará arranjado.

                                              Quanto a ser com um motor novo ou reconstruído, eu não perderia o sono com isso.

                                              Num motor reconstruído é basicamente tudo novo, com excepção do bloco em si. Tanto que um motor novo não é garantia, que esse com 2 anos e 50.000 kms deu o peido !

                                              No meio de toda esta questão, o que me preocuparia mais seria entender o porquê da distribuição ter falhado tão cedo, embora eu já adivinhe a resposta mas não a possa dar aqui...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Acho que o teu pai teve muita sorte em isto ter acontecido antes da garantia acabar.

                                                Estas coisas acontecem "sempre" no "dia seguinte" à data que termina a garantia.

                                                Boa sorte.
                                                Em princípio devem colocar um bloco novo.

                                                Se vires muita "confusão", tentem trocar o carro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                  Acho que o teu pai teve muita sorte em isto ter acontecido antes da garantia acabar.

                                                  Estas coisas acontecem "sempre" no "dia seguinte" à data que termina a garantia.

                                                  Boa sorte.
                                                  Em princípio devem colocar um bloco novo.

                                                  Se vires muita "confusão", tentem trocar o carro.
                                                  É com cada uma!!! Trocar um carro de 2007??? Mas esta gente anda toda doida ou quê?

                                                  Se o carro está na garantia, tem as revisões todas ok e não se detecta falha de utilização com certeza a marca troca o motor. Novo ou reconstruído, é irrelevante!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                    Basicamente a garantia obriga a entidade e devolver o bem reparado, o resto parte da imaginação ou política, como é óbvio, mas se pudesses alongar um pouco mais, melhor.


                                                    eu estava a tentar fazer render o peixe...se não isto tambem perde a piada.

                                                    A questão é simples...

                                                    1º não se sabe o veredicto final acerca da desmontagem. Logo não se sabe ao certo o que provocou a anomalia. A correia partiu por alguma coisa, fuga, bomba de água, falta de oleo...qualquer coisa ali falhou.

                                                    Obviamente que o motor embrulhou-se todo e deve ter mandado ao ar, muita coisa...coisa essa cara, e provavelmente o motor ficou irreparável.

                                                    2º Caso o motor seja reparável, é importante saber que Garantia daqui advém...e nisto as marcas são espertas. No caso concreto da FIAT não sei como é a politica.
                                                    A lei neste campo é muito concisa e directa...e a uma Garantia sobre a reparação, recorre-se ao Código Civil, pelo nome de Empreitada...logo a garantia é prolongada por mais 1 ano...MAS...sobre as peças reparadas, e não sobre todo o motor ou bem.

                                                    3º Caso o motor tenha entregue a alma ao criador, vai ser um 31 engraçado...e aqui a lei é novamente muito simples. Decreto Lei de 28 de Abril de 2008 (salvo erro) diz que o bem substituido tem prolongamento de Garantia de 2 anos...novamente e obviamente sobre o bem substituido, neste caso o motor.

                                                    Agora a questão fulcral disto tudo é o que a FIAT (Casa Mãe) disto sobre estas leis e a sua aplicabilidade.

                                                    Porque vejamos...no caso do Decreto Lei todo e qualquer carro teria garantia viatalicia...sempre que se substitui-se algo, teriamos mais 2 anos sobre essa peça.

                                                    Isto é ridiculo e não pode ser aplicado á industria automóvel e muito menos a bens que sofrem de desgaste por utilização, tanto que já há movimentações do próprio Governo para que seja revisto este Decreto Lei.

                                                    Aqui a FIAT pode ter ordens especificas para contornar, agora como ?? isso não posso dizer porque não trabalho lá.

                                                    Basicamente e o meu conselho pessoal, visto que convivo diariamente com casos destes, é ele regir-se pela Lei.
                                                    Editado pela última vez por RuiSoad; 05 May 2009, 15:56.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                      Ai sim ?

                                                      Em que medida é que tem Garantia ?
                                                      Se colocarem um novo, irá ter garantia de 2 anos sobre o novo motor.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                        Ai sim ?

                                                        Em que medida é que tem Garantia ?
                                                        E colocarem um novo, irá ter garantia de 2 anos sobre o novo motor.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                                          É com cada uma!!! Trocar um carro de 2007??? Mas esta gente anda toda doida ou quê?

                                                          Se o carro está na garantia, tem as revisões todas ok e não se detecta falha de utilização com certeza a marca troca o motor. Novo ou reconstruído, é irrelevante!!
                                                          Tem lá calma!
                                                          Cada um tem e pode ter a sua opinião.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                            Se colocarem um novo, irá ter garantia de 2 anos sobre o novo motor.
                                                            [:d] isso sei eu.

                                                            Estava mesmo era a questiona-lo sobre isso, apenas para saber se era mais um bitaite ou se sabia em concreto do que se fala.

                                                            Como disse no post acima...depende do a FIAT tenha decidido no que toca á aplicabilidade deste Decreto Lei.

                                                            A ACAP ja tem instruções e está em conversações com o Governo sobre esta matéria
                                                            Editado pela última vez por RuiSoad; 05 May 2009, 16:02.

                                                            Comentário

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