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Cilindrada ideal???

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    Cilindrada ideal???

    Boas pessoal!

    A minha duvida é a seguinte:
    Compensa realmente comprar um automovel com um motor 1.0 para as voltas em questão de consumos, face a celindradas superiores?

    Como sabemos, por ex. num motor electrico, se fornecermos mais carga ao veio do motor com pouco binario, ele pedirá mais corrente á fonte. O mesmo se passa nos motores de combustão!
    Um motor 1.0 facilmente está sobre esforço numa condução variada tanto em espaço como em velocidades, e compromete a sua durabilidade, enquanto um 1.6/1.8 não é bem o caso. estarei enganado?
    Será mesmo compensatório investir em cilindradas superiores?

    Cumprimentos

    #2
    Originalmente Colocado por jony rocha Ver Post
    Boas pessoal!

    A minha duvida é a seguinte:
    Compensa realmente comprar um automovel com um motor 1.0 para as voltas em questão de consumos, face a celindradas superiores?

    Como sabemos, por ex. num motor electrico, se fornecermos mais carga ao veio do motor com pouco binario, ele pedirá mais corrente á fonte. O mesmo se passa nos motores de combustão!
    Um motor 1.0 facilmente está sobre esforço numa condução variada tanto em espaço como em velocidades, e compromete a sua durabilidade, enquanto um 1.6/1.8 não é bem o caso. estarei enganado?
    Será mesmo compensatório investir em cilindradas superiores?

    Cumprimentos
    Depende das voltas, se for em cidade acho que compensa, até porque onde se nota mais as limitações dos motores de baixa cilindrada é em estrada.
    Isto em motores normalmente aspirados.

    Comentário


      #3
      Um 1.0 não será propriamente economico como todos pensam, mas para a cidade, penso que resulta muito bem, mas tambem depende do peso do carro..

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        #4
        Originalmente Colocado por jony rocha Ver Post
        Um 1.0 não será propriamente economico como todos pensam, mas para a cidade, penso que resulta muito bem, mas tambem depende do peso do carro..
        e da orografia da cidade....

        Comentário


          #5
          Penso que se fôr para circular apenas em cidade, para as voltinhas, e umas incursões em nacionais e AE, com velocidades inferiores a 120km/h... justifica-se e bem, um carro de peso reduzido e baixa cilindrada, entre 1.0 e 1.2, é mais que suficiente...
          Um motor 1.6 ou 1.8 por exemplo, vai gastar sempre mais que um 1.0 em cidade... a cilindrada elevada, só compensará a partir dos 120km/h em AE... nada mais.
          Para mim, cilindradas elevadas em carros a gasolina, só compensa para quem faça muita AE, e quer um carro com umas prestações razoaveis, ou que pretenda pôr GPL...

          Cumps

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            #6
            Cilindrada?

            Pelo menos 1 cc por kg mais uns 10 a 20 % para dar vida... claro que os motores têm evoluído... mas é mais ou menos isso hoje...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jony rocha Ver Post
              Um 1.0 não será propriamente economico como todos pensam, mas para a cidade, penso que resulta muito bem, mas tambem depende do peso do carro..
              Sim é vdd eu tenho um yaris com motor 1.0 em cidade ate gasta pouco mas em auto-estrada com velocidades elevadas n ha milagres por exemplo a 140/150 ja vai a gastar mais de 8l

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                #8
                Os motores 1.0 e 1.1 resultavam bem mas era á coisa de 16 anos, montados em AX, Uno´s, etc que tinham pesos na ordem dos 800Kg, ou até menos. E vinham equipados com pneus 145 em jante 13. Hoje em dia carros do mesmo segmento têm pesos na ordem dos 1000Kg e vêm equipados com pneus 195 ou 205 em jante 15 ou 16.
                Editado pela última vez por DragonH; 06 May 2009, 14:01.

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                  #9
                  Para mim a cilindrada ideal é a mínima possível desde que permita consumos, prestações e fiabilidades razoáveis.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                    Cilindrada?

                    Pelo menos 1 cc por kg mais uns 10 a 20 % para dar vida... claro que os motores têm evoluído... mas é mais ou menos isso hoje...
                    ou seja, seguindo a tua lógica, um carro com 1500kg deveria ter um motor 1800cc (1500*1.2), o que significa que, para andar em cidade, terias um motor com uns 1xx cavalos para andar a 50km/h no pára-arranca dos semáforos... Não faz muito sentido... O que dizer de um golf IV (ou V, não me recordo) que anda pelo fórum com motor 1.4 de 75cv (???) e já com 500.000 km metidos...
                    Editado pela última vez por pcg2001; 06 May 2009, 11:57.

                    Comentário


                      #11
                      Tenho um AX 1.0TRE com 200 mil km's, faço 90% cidade 10% AE. Consumos em cidade são bons com uma condução calma, em AE velocidades inferiores 120km/h também. -Também não dá muito mais!- Mas se puxas por ele, vez o ponteiro da gasolina em queda livre!

                      Comentário


                        #12
                        para cidade o ideal anda pelos 1200cc mas com 4 cilindros

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                          para cidade o ideal anda pelos 1200cc mas com 4 cilindros
                          Exacto, acho que nos motores a gasolina, os 1.2 de 8 válvulas conseguem boa agradabilidade e disponibilidade a baixa rotação. Isto a pensar em Puntos II e Clios II, que pesam menos de 900Kg. Nos novos já não sei qual é o sweet spot. Talvez 1.4, como no 207...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
                            Exacto, acho que nos motores a gasolina, os 1.2 de 8 válvulas conseguem boa agradabilidade e disponibilidade a baixa rotação. Isto a pensar em Puntos II e Clios II, que pesam menos de 900Kg. Nos novos já não sei qual é o sweet spot. Talvez 1.4, como no 207...
                            tocaste num excelente ponto, o número de valvulas! Para a cidade os motores multivalvulas não se adaptam bem, um 8v é mais disponivel que um 16v para condução citadina assim como mais economico

                            Comentário


                              #15
                              A minha irmã têm um Yaris 1.0 65cv e aquilo para andar na cidade é o melhor que há cá em casa.

                              É linear e aguenta com facilidades mudanças elevadas a velocidades baixas.

                              E é um motor 16v.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                A minha irmã têm um Yaris 1.0 65cv e aquilo para andar na cidade é o melhor que há cá em casa.

                                É linear e aguenta com facilidades mudanças elevadas a velocidades baixas.

                                E é um motor 16v.
                                Acredito, até porque também já andei num e reparei nisso mesmo, na facilidade com que rodava a baixa rotação, mas acredito que seja uma excepção. A Toyota fez um óptimo trabalho com esse motor, que até acho que tem 68cv e não 65.

                                Comentário


                                  #17
                                  1200cc axo bom

                                  Axo que um 1200cc com 8v se dava muito bem em cidade.

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    Então se for em altas velocidades, por ex. 140 km/h, um 1.6 não seria melhor do que um 1.0 em consumos?
                                    Falando em durabilidade, o 1.6 provavelmente durará mais do que um 1.0 numa condução mista, estarei correcto?
                                    Que acham do motor 1.5 dci no Nissan qasqai ou no Renault Megane SW? Sinceramente, acho que não é uma boa ideia meter motores tão fracos em 'carrões' devido ao seu peso..
                                    Cilindradas pequenas é em carros pequenos, senão poderá comprometer a vida do motor..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jony rocha Ver Post
                                      Então se for em altas velocidades, por ex. 140 km/h, um 1.6 não seria melhor do que um 1.0 em consumos?

                                      Melhor não sei, mas equivalente poderá ser, para além de teres uma maior disponibilidade do motor de maior cilindrada

                                      Falando em durabilidade, o 1.6 provavelmente durará mais do que um 1.0 numa condução mista, estarei correcto?

                                      Teoricamente, sim, porque nas mesmas condições, o 1.6 estará a fazer menos esforço e possivelmente menos rotação (em AE) do que o motor mais pequeno. No entanto há demasiadas variáveis em jogo, pelo que não se pode dizer que um motor maior é mais durável do que um mais pequeno.

                                      Que acham do motor 1.5 dci no Nissan qasqai ou no Renault Megane SW? Sinceramente, acho que não é uma boa ideia meter motores tão fracos em 'carrões' devido ao seu peso..
                                      Cilindradas pequenas é em carros pequenos, senão poderá comprometer a vida do motor..

                                      Apesar de os carros diesel actualmente não terem a mesma facilidade em fazer várias centenas de quilómetros como alguns motores a gasóleo de há 30 ou 40 anos, isso deve-se muito à maior tecnologia utilizada nos motores novos, sendo que as peças que costumam dar problemas ou são periféricas ao motor (Turbos, MAFs, etc) ou são outras partes que encerram muita tecnologia, como os injectores. É raro o próprio bloco do motor partir, ou desgastar-se e ficar sem compressão, o que demonstra que o problema não está na baixa cilindrada do motor.

                                      P.S. Apesar de se encontrarem muitos motores a gasóleo antigos com elevadas quilometragens (+ 500Mil Km, ou mesmo cerca de 1 Milhao), é preciso ver que nem estes duravam tanto sem avariar. Esses motores também avariavam (se bem que as avarias eram sempre mais do foro puramente mecânico), só que a reparação era simples e rentável, pelo que acabava por se mandar arranjar o motor e continuar a usar o carro.
                                      Respostas a bold.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para mim tudo depende do que se vai fazer com o carro.

                                        Para cidade, um carro com uma cilindrada relativamente baixa (1.200cc) parece-me suficiente, particularmente se o carro for leve e o motor disponível.

                                        Já em AE as maiores cilindradas têm vantagem, chegando em algumas situações a consumir menos.


                                        No exemplo de carros que já tive e tenho:

                                        Cidade: C4 1.6 HDI gasta menos do que A4 1.9 TDI
                                        Estrada: Equivalentes
                                        AE: A4 mais económico


                                        No Accord 2.0 a gasolina que tive, era facíilimo fazer consumos altos em cidade, mesmo com pé leve, mas em AE com cc a 130 km/h fazia 7,6 , o que me parece extremamente aceitável.

                                        Ou seja, acho que não há uma cilindrada ideal para todas as situações, mas no caso dos diesel, acho que o melhor compromisso talvez esteja nos 2.0, a menos que se ande exclusivamente em cidade.
                                        São motores que em andamentos normais nunca necessitam de muita rotação.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                          A minha irmã têm um Yaris 1.0 65cv e aquilo para andar na cidade é o melhor que há cá em casa.

                                          É linear e aguenta com facilidades mudanças elevadas a velocidades baixas.

                                          E é um motor 16v.
                                          Baixo peso e ser japonês tambem ajuda

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
                                            Acredito, até porque também já andei num e reparei nisso mesmo, na facilidade com que rodava a baixa rotação, mas acredito que seja uma excepção. A Toyota fez um óptimo trabalho com esse motor, que até acho que tem 68cv e não 65.
                                            Sãp 65cv. 68cv tinha antes do restyle.

                                            AutoMotor - Toyota Yaris

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                              Sãp 65cv. 68cv tinha antes do restyle.

                                              AutoMotor - Toyota Yaris
                                              My bad, não sabia que tinha perdido 3cv com o restyling

                                              Sempre a aprender

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
                                                Acredito, até porque também já andei num e reparei nisso mesmo, na facilidade com que rodava a baixa rotação, mas acredito que seja uma excepção. A Toyota fez um óptimo trabalho com esse motor, que até acho que tem 68cv e não 65.

                                                ola

                                                outro
                                                motor 1.2 16v 75cvs Renault

                                                Cumps

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RuiReis Ver Post
                                                  ola

                                                  outro
                                                  motor 1.2 16v 75cvs Renault

                                                  Cumps
                                                  Mesmo esse tem piores baixas do que a versão de 8v e 60cv

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jony rocha Ver Post
                                                    Então se for em altas velocidades, por ex. 140 km/h, um 1.6 não seria melhor do que um 1.0 em consumos?
                                                    Falando em durabilidade, o 1.6 provavelmente durará mais do que um 1.0 numa condução mista, estarei correcto?
                                                    Que acham do motor 1.5 dci no Nissan qasqai ou no Renault Megane SW? Sinceramente, acho que não é uma boa ideia meter motores tão fracos em 'carrões' devido ao seu peso..
                                                    Cilindradas pequenas é em carros pequenos, senão poderá comprometer a vida do motor..
                                                    1.5dCi 105cv na Megane carrinha não é nada submotorizado. Aliás até se safa bem

                                                    Já no Qashqai é um bocado esforçado, devido ao peso e aerodinâmica. Apesar de tudo tem cx curta para tentar compensar um pouco..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
                                                      Mesmo esse tem piores baixas do que a versão de 8v e 60cv
                                                      ola

                                                      é um facto, mas consegue gastar menos... tive as duas gerações de twingo

                                                      cumps

                                                      ps: e lida extremamente bem com uma mudança alta com uma velocidade mais baixa, se tentares fazer isso com o modelo 8v arriscaste como eu a partir um apoio de motor...
                                                      Editado pela última vez por RuiReis; 06 May 2009, 20:32.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                        1.5dCi 105cv na Megane carrinha não é nada submotorizado. Aliás até se safa bem

                                                        Já no Qashqai é um bocado esforçado, devido ao peso e aerodinâmica. Apesar de tudo tem cx curta para tentar compensar um pouco..
                                                        Acho que ele não se referia às performances do motor e à sua potência/binário, mas antes à sua relativa baixa cilindrada e de que forma essa miniaturização/elevada potência específica pode comprometer a longevidade do motor.
                                                        E eu ali em cima tentei responder a essa dúvida o melhor que soube, lol
                                                        Editado pela última vez por LuisMiguelC; 06 May 2009, 20:31.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RuiReis Ver Post
                                                          ola

                                                          é um facto, mas consegue gastar menos... tive as duas gerações de twingo

                                                          cumps
                                                          Ah, ok, dessa não sabia eu

                                                          Obrigado pela informação


                                                          Off-topic: Post nº 2000, ao fim de 2 anos e meio, eheheh
                                                          Editado pela última vez por LuisMiguelC; 06 May 2009, 20:48.

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