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    [Lançamento] Seat Ibiza Ecomotive

    "A nova geração do Ibiza recebe a variante Ecomotive e assume a liderança do campeonato das menores emissões de CO2, com 98 g/km. Uma boa onda ambiental que para além de poluir menos melhora os tempos do Ibiza no arranque e recuperações.



    A família Ecomotive da Seat completa-se com a nova geração do modelo que lhe serviu de inspiração: o Ibiza. León (119 g/km) e Alhambra (159 g/km) seguiram a mesma linha amiga do ambiente com carroçarias mais aerodinâmicas e leves, associadas a motores e caixas específicos. As novas linhas do utilitário espanhol melhoram a aerodinâmica e o Ibiza Ecomotive surge como um campeão das emissões reduzidas no segmento, anunciando apenas 98 g/km.

    Como é habitual nestas situações, a eficiência aerodinâmica foi um dos primeiros aspectos a merecer uma revisão. Assim, a grelha dianteira, que nas versões desportivas se quer grande e agressiva, foi tapada por lâminas verticais para melhorar o fluxo de ar em torno do carro. Para este efeito contribuem também os novos spoilers dianteiro e traseiro.
    As jantes seguem a mesma linha da grelha dianteira e em vez de abertas e desportivas apresentam-se mais fechadas, com medida 14" e pneus 175/70. O atrito com o solo foi diminuído aumentando a pressão dos pneus dianteiros para 2,9 bar e dos traseiros para 2,7 bar. Assim, juntamente com um coeficiente aerodinâmico 0,30, contra os 0,33 da versão normal, o Ibiza "verde" anuncia melhores prestações que o modelo base.

    Melhores prestações

    Para além destas alterações visíveis, o Ibiza submeteu-se a um tratamento de redução de peso tendo perdido 70 kg, acusa agora 1144 kg, e de tonificação do motor 1.4 TDI de 80 cv. A centralina que comanda o trio de cilindros foi revista, mas desta vez a caixa de velocidades não sofreu qualquer alteração, já que a caixa "normal" foi considerada bastante eficiente.

    Mais leve, afinado e esguio, o Ibiza Ecomotive surpreende por diminuir as emissões e melhorar as prestações. A Seat garante que os 100 km/h são alcançados em 12,9 segundos (13,1 na versão base) e que a velocidade máxima sobre para os 177 km/h, mais oito que o normal. O quilómetro de arranque será cumprido em 34,7 segundos (35 versão base) e a simulação de ultrapassagem ganha 0,6 segundo, sendo efectuada em 13,3 segundos.



    O que importa mesmo numa versão amiga do ambiente são as emissões e os consumos. Se as primeiras já são conhecidas, os últimos prometem fazer furor. Os dados oficiais anunciam uma média de 3,7 l/100 km, que baixa para os três litros em estrada, aumentando para os 4,9 em cidade. Tivemos oportunidade de comprovar estes valores durante o contacto que tivemos com o Ibiza Ecomotive, nos arredores de Madrid. O trajecto, feito a pensar nas médias (sem espelhos fechados e pressão limite nos pneus, mas com ventilação desligada e sem ultrapassar os 80 km/h), provou que é possível igualar a média anunciada. No entanto, está longe de reflectir uma condução normal, até porque o Ecomotive reclama melhores prestações. O mesmo percurso realizado a velocidade real aumentou ligeiramente a média para os 4,1 l/100 km, o que não deixa de ser um bom valor para um carro como o Ibiza."

    Fonte: Autosport

    #2
    Another record: The Ibiza ECOMOTIVE averages 2.9 l/100 km (81.1 mpg)



    "When it comes to fuel-saving records there certainly is some controversy. Even though all these records are usually done on public roads with a stock car it just seems impossible later for future owners to achieve same fuel economy.

    There are countless of little factors that make the difference. Weather conditions, speed, road conditions, traffic… etc.

    This time Seat reports that Ibiza ECOMOTIVE covered 1,562 km on a 45.53 liters of fuel. Average fuel consumption was just 2.9 liters per 100 km (81.1 mpg).

    Behind the steering wheel was Austrian Gerhard Plattner, a well known champion of fuel-saving tests.

    Mr. Plattner started his journey near Barcelona at the Martorell facilites and drove all the way through France to Frankurt, Germany.

    Ibiza ECOMOTIVE is the Spanish brand’s most ecological car with an official fuel consumtion of 3.7 l/100 km (63.5 mpg). Under the hood is a 1.4-lited TDI engine that develops 80 horsepower."

    Press release:
    • Driving across Spain, France and Germany on a single tank
    • Only 45.53 litres of fuel were needed to cover the distance of 1,562 km
    • Austrian long-haul specialist Gerhard Plattner set the record
    The SEAT Ibiza ECOMOTIVE is undisputedly the most ecological vehicle in its segment after proving its driving efficiency by covering no less than a distance of 1,562 km on a single tank of fuel, resulting in an average consumption figure of 2.9 l/100 km. This incredible feat was carried out magnificently by Austrian Gerhard Plattner, a well-known champion of fuel-saving tests, who got the most out of the Ibiza ECOMOTIVE’s qualities.
    Gerhard Plattner drove out of the Martorell facilities near Barcelona on board of the Ibiza ECOMOTIVE last Monday 27 April, after both the bonnet and the fuel tank filling mouth had been sealed. The trip began under supervision by the IPMC (International Police Motor Corporation), which was initially planned along a 1,345 km route from south to north on public motorways at a suitable pace.
    Plattner drove the Ibiza ECOMOTIVE through Perpignan, Avignon, Lyon, Mulhouse, Freiburg, Frankfurt and finally Göttingen on his way to setting the record. At some points along the way on motorways in Spain and France, Plattner brought the Ibiza up to cruising speeds of 110 km/h.
    When they made their triumphant entry in Frankfurt, the SEAT Ibiza ECOMOTIVE had already set the world fuel-saving record for a car in its category, but there was still some fuel left in the tank, so Plattner decided to continue driving until he reached Göttingen, where the chairman of the IPMC removed the seal from the filling mouth and they refuelled the car with the exact same quantity as when the car had left Martorell: 45.53 litres.
    A smiling Plattner declared that “setting this record has been incredible. Without a doubt, it has been the most spectacular fuel-saving challenge this year. The pouring rain practically all through the night made driving difficult, but the Ibiza ECOMOTIVE performed to perfection.”
    The SEAT Ibiza ECOMOTIVE is the leading car in its segment in terms of sustainability and the Spanish brand’s most ecological car, thanks to its low fuel consumption figure of only 3.7 l/100 km and CO2 emissions level of 98 g/km.
    Optimised streamlining, weight reduction and modifications to the 80 hp 1.4 TDI engine’s management have given rise to one of the cleanest cars on the market today. Besides, it is the only model equipped with air-conditioning, a five-door body style and such a low emissions level.
    Fonte: Globalmotors

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