"A nova geração do Ibiza recebe a variante Ecomotive e assume a liderança do campeonato das menores emissões de CO2, com 98 g/km. Uma boa onda ambiental que para além de poluir menos melhora os tempos do Ibiza no arranque e recuperações.
A família Ecomotive da Seat completa-se com a nova geração do modelo que lhe serviu de inspiração: o Ibiza. León (119 g/km) e Alhambra (159 g/km) seguiram a mesma linha amiga do ambiente com carroçarias mais aerodinâmicas e leves, associadas a motores e caixas específicos. As novas linhas do utilitário espanhol melhoram a aerodinâmica e o Ibiza Ecomotive surge como um campeão das emissões reduzidas no segmento, anunciando apenas 98 g/km.
Como é habitual nestas situações, a eficiência aerodinâmica foi um dos primeiros aspectos a merecer uma revisão. Assim, a grelha dianteira, que nas versões desportivas se quer grande e agressiva, foi tapada por lâminas verticais para melhorar o fluxo de ar em torno do carro. Para este efeito contribuem também os novos spoilers dianteiro e traseiro.
As jantes seguem a mesma linha da grelha dianteira e em vez de abertas e desportivas apresentam-se mais fechadas, com medida 14" e pneus 175/70. O atrito com o solo foi diminuído aumentando a pressão dos pneus dianteiros para 2,9 bar e dos traseiros para 2,7 bar. Assim, juntamente com um coeficiente aerodinâmico 0,30, contra os 0,33 da versão normal, o Ibiza "verde" anuncia melhores prestações que o modelo base.
Melhores prestações
Para além destas alterações visíveis, o Ibiza submeteu-se a um tratamento de redução de peso tendo perdido 70 kg, acusa agora 1144 kg, e de tonificação do motor 1.4 TDI de 80 cv. A centralina que comanda o trio de cilindros foi revista, mas desta vez a caixa de velocidades não sofreu qualquer alteração, já que a caixa "normal" foi considerada bastante eficiente.
Mais leve, afinado e esguio, o Ibiza Ecomotive surpreende por diminuir as emissões e melhorar as prestações. A Seat garante que os 100 km/h são alcançados em 12,9 segundos (13,1 na versão base) e que a velocidade máxima sobre para os 177 km/h, mais oito que o normal. O quilómetro de arranque será cumprido em 34,7 segundos (35 versão base) e a simulação de ultrapassagem ganha 0,6 segundo, sendo efectuada em 13,3 segundos.
O que importa mesmo numa versão amiga do ambiente são as emissões e os consumos. Se as primeiras já são conhecidas, os últimos prometem fazer furor. Os dados oficiais anunciam uma média de 3,7 l/100 km, que baixa para os três litros em estrada, aumentando para os 4,9 em cidade. Tivemos oportunidade de comprovar estes valores durante o contacto que tivemos com o Ibiza Ecomotive, nos arredores de Madrid. O trajecto, feito a pensar nas médias (sem espelhos fechados e pressão limite nos pneus, mas com ventilação desligada e sem ultrapassar os 80 km/h), provou que é possível igualar a média anunciada. No entanto, está longe de reflectir uma condução normal, até porque o Ecomotive reclama melhores prestações. O mesmo percurso realizado a velocidade real aumentou ligeiramente a média para os 4,1 l/100 km, o que não deixa de ser um bom valor para um carro como o Ibiza."
Fonte: Autosport
A família Ecomotive da Seat completa-se com a nova geração do modelo que lhe serviu de inspiração: o Ibiza. León (119 g/km) e Alhambra (159 g/km) seguiram a mesma linha amiga do ambiente com carroçarias mais aerodinâmicas e leves, associadas a motores e caixas específicos. As novas linhas do utilitário espanhol melhoram a aerodinâmica e o Ibiza Ecomotive surge como um campeão das emissões reduzidas no segmento, anunciando apenas 98 g/km.
Como é habitual nestas situações, a eficiência aerodinâmica foi um dos primeiros aspectos a merecer uma revisão. Assim, a grelha dianteira, que nas versões desportivas se quer grande e agressiva, foi tapada por lâminas verticais para melhorar o fluxo de ar em torno do carro. Para este efeito contribuem também os novos spoilers dianteiro e traseiro.
As jantes seguem a mesma linha da grelha dianteira e em vez de abertas e desportivas apresentam-se mais fechadas, com medida 14" e pneus 175/70. O atrito com o solo foi diminuído aumentando a pressão dos pneus dianteiros para 2,9 bar e dos traseiros para 2,7 bar. Assim, juntamente com um coeficiente aerodinâmico 0,30, contra os 0,33 da versão normal, o Ibiza "verde" anuncia melhores prestações que o modelo base.
Melhores prestações
Para além destas alterações visíveis, o Ibiza submeteu-se a um tratamento de redução de peso tendo perdido 70 kg, acusa agora 1144 kg, e de tonificação do motor 1.4 TDI de 80 cv. A centralina que comanda o trio de cilindros foi revista, mas desta vez a caixa de velocidades não sofreu qualquer alteração, já que a caixa "normal" foi considerada bastante eficiente.
Mais leve, afinado e esguio, o Ibiza Ecomotive surpreende por diminuir as emissões e melhorar as prestações. A Seat garante que os 100 km/h são alcançados em 12,9 segundos (13,1 na versão base) e que a velocidade máxima sobre para os 177 km/h, mais oito que o normal. O quilómetro de arranque será cumprido em 34,7 segundos (35 versão base) e a simulação de ultrapassagem ganha 0,6 segundo, sendo efectuada em 13,3 segundos.
O que importa mesmo numa versão amiga do ambiente são as emissões e os consumos. Se as primeiras já são conhecidas, os últimos prometem fazer furor. Os dados oficiais anunciam uma média de 3,7 l/100 km, que baixa para os três litros em estrada, aumentando para os 4,9 em cidade. Tivemos oportunidade de comprovar estes valores durante o contacto que tivemos com o Ibiza Ecomotive, nos arredores de Madrid. O trajecto, feito a pensar nas médias (sem espelhos fechados e pressão limite nos pneus, mas com ventilação desligada e sem ultrapassar os 80 km/h), provou que é possível igualar a média anunciada. No entanto, está longe de reflectir uma condução normal, até porque o Ecomotive reclama melhores prestações. O mesmo percurso realizado a velocidade real aumentou ligeiramente a média para os 4,1 l/100 km, o que não deixa de ser um bom valor para um carro como o Ibiza."
Fonte: Autosport
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