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Focus - #$%&$%& do fíltro de partículas!

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    Focus - #$%&$%& do fíltro de partículas!

    Olá Pessoal,

    Estou positivamente "#%$"#$%&"#$ com esta cena do líquido e filtro de partículas.

    Tenho um Focus há 3 anos, com 116 mil km.

    Há mais de 5 meses que o meu Focus tem problemas de performance.
    Quando puxo pelo carro (160, 170km/h) durante mais de 15min ele corta.... começa a soluçar, deixa de acelerar e só o deixando "descansar" durante alguns minutos é que volta ao normal.

    Da primeira vez que me queixei no concessionário disseram-me que seria o turbo a sobreaquecer e a cortar e não fizeram nada.

    Na revisão seguinte voltei a queixar-me, ligaram-me o carro à máquina e detectaram um problema no Medidor de Massa de Ar (MAF) e falta do líquido que ajuda à regeneração do filtro de partículas.

    Lá paguei eu mais de 400 mocas por uma revisão que seria uma simples mudança de óleo, mas pensei que, pelo menos ia ficar com o problema resolvido.

    Ontem ia em auto-estrada quando o carro começa a soluçar novamente!
    Fiquei pior que "#$"#$"#$, os gajos não me tinham resolvido a avaria, tinha pago uma MAF para nada!
    Continuei com o carro em auto-estrada, agora mais devagar, e passados alguns minutos aparece a mensagem de "erro de sistema do motor", e passados outros minutos acende a luz avisadora de problemas de motor e o carro entrou em modo de segurança.
    A partir daí ficou quase sem potência nenhuma, para subir ligeiras inclinações foi um problema...

    Hoje levei-o à Ford e disseram-me que o problema estaria no próprio filtro de partículas.
    Forçaram a regeneração do fíltro mas que para ficar resolvido teria que levar um filtro novo.
    Há carros que aguentam 120mil, outros 150mil, mas todos têm que meter um filtro novo.

    Filtro novo = 700 ou 800 euros + IVA + mão de obra!!!!!

    Devem estar a gozar comigo... onde é que está isso escrito no manual de revisões??
    A minha vontade é de tirar essa porcaria.

    Alguém sabe retirar o filtro e configurar a centralina para ignorar os alarmes desse módulo?

    Fico lixado com estas cenas...

    #2
    Já li que até pode ser mais cedo que isso.

    Realmente o fumo nos Diesel chateia um pouco e a juntar à manutenção mais cara agora tb ha essa despeza com o filtro de particulas.

    Sinceramente não sei se no fim de contas ter carro diesel compensa. O consumo é menor e o combustível é mais barato (por enquanto) mas o que se poupa aí acaba por se gastar em manutenção mais cara e filtros de particulas.

    Os Otto tb têm o catalizador mas penso que dura mais se o dono tiver cuidado...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por jfkpt Ver Post
      Olá Pessoal,

      Estou positivamente "#%$"#$%&"#$ com esta cena do líquido e filtro de partículas.

      Tenho um Focus há 3 anos, com 116 mil km.

      Há mais de 5 meses que o meu Focus tem problemas de performance.
      Quando puxo pelo carro (160, 170km/h) durante mais de 15min ele corta.... começa a soluçar, deixa de acelerar e só o deixando "descansar" durante alguns minutos é que volta ao normal.

      Da primeira vez que me queixei no concessionário disseram-me que seria o turbo a sobreaquecer e a cortar e não fizeram nada.

      Na revisão seguinte voltei a queixar-me, ligaram-me o carro à máquina e detectaram um problema no Medidor de Massa de Ar (MAF) e falta do líquido que ajuda à regeneração do filtro de partículas.

      Lá paguei eu mais de 400 mocas por uma revisão que seria uma simples mudança de óleo, mas pensei que, pelo menos ia ficar com o problema resolvido.

      Ontem ia em auto-estrada quando o carro começa a soluçar novamente!
      Fiquei pior que "#$"#$"#$, os gajos não me tinham resolvido a avaria, tinha pago uma MAF para nada!
      Continuei com o carro em auto-estrada, agora mais devagar, e passados alguns minutos aparece a mensagem de "erro de sistema do motor", e passados outros minutos acende a luz avisadora de problemas de motor e o carro entrou em modo de segurança.
      A partir daí ficou quase sem potência nenhuma, para subir ligeiras inclinações foi um problema...

      Hoje levei-o à Ford e disseram-me que o problema estaria no próprio filtro de partículas.
      Forçaram a regeneração do fíltro mas que para ficar resolvido teria que levar um filtro novo.
      Há carros que aguentam 120mil, outros 150mil, mas todos têm que meter um filtro novo.

      Filtro novo = 700 ou 800 euros + IVA + mão de obra!!!!!

      Devem estar a gozar comigo... onde é que está isso escrito no manual de revisões??
      A minha vontade é de tirar essa porcaria.

      Alguém sabe retirar o filtro e configurar a centralina para ignorar os alarmes desse módulo?

      Fico lixado com estas cenas...

      Isso de problemas de performance pode ser a maf que pode estar suja como uns erros na centralina etc ... experimenta ir a um forum ford e ves o que o pessoal te diz ;)

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jfkpt Ver Post
        Olá Pessoal,

        Estou positivamente "#%$"#$%&"#$ com esta cena do líquido e filtro de partículas.

        Tenho um Focus há 3 anos, com 116 mil km.

        Há mais de 5 meses que o meu Focus tem problemas de performance.
        Quando puxo pelo carro (160, 170km/h) durante mais de 15min ele corta.... começa a soluçar, deixa de acelerar e só o deixando "descansar" durante alguns minutos é que volta ao normal.

        Da primeira vez que me queixei no concessionário disseram-me que seria o turbo a sobreaquecer e a cortar e não fizeram nada.

        Na revisão seguinte voltei a queixar-me, ligaram-me o carro à máquina e detectaram um problema no Medidor de Massa de Ar (MAF) e falta do líquido que ajuda à regeneração do filtro de partículas.

        Lá paguei eu mais de 400 mocas por uma revisão que seria uma simples mudança de óleo, mas pensei que, pelo menos ia ficar com o problema resolvido.

        Ontem ia em auto-estrada quando o carro começa a soluçar novamente!
        Fiquei pior que "#$"#$"#$, os gajos não me tinham resolvido a avaria, tinha pago uma MAF para nada!
        Continuei com o carro em auto-estrada, agora mais devagar, e passados alguns minutos aparece a mensagem de "erro de sistema do motor", e passados outros minutos acende a luz avisadora de problemas de motor e o carro entrou em modo de segurança.
        A partir daí ficou quase sem potência nenhuma, para subir ligeiras inclinações foi um problema...

        Hoje levei-o à Ford e disseram-me que o problema estaria no próprio filtro de partículas.
        Forçaram a regeneração do fíltro mas que para ficar resolvido teria que levar um filtro novo.
        Há carros que aguentam 120mil, outros 150mil, mas todos têm que meter um filtro novo.

        Filtro novo = 700 ou 800 euros + IVA + mão de obra!!!!!

        Devem estar a gozar comigo... onde é que está isso escrito no manual de revisões??
        A minha vontade é de tirar essa porcaria.

        Alguém sabe retirar o filtro e configurar a centralina para ignorar os alarmes desse módulo?

        Fico lixado com estas cenas...

        Mais uma bela reparação á lá marca

        É pôr peças novas até se encontrar o verdadeiro problema

        E o cliente paga

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jfkpt Ver Post
          Olá Pessoal,

          Estou positivamente "#%$"#$%&"#$ com esta cena do líquido e filtro de partículas.

          Tenho um Focus há 3 anos, com 116 mil km.

          Há mais de 5 meses que o meu Focus tem problemas de performance.
          Quando puxo pelo carro (160, 170km/h) durante mais de 15min ele corta.... começa a soluçar, deixa de acelerar e só o deixando "descansar" durante alguns minutos é que volta ao normal.

          Da primeira vez que me queixei no concessionário disseram-me que seria o turbo a sobreaquecer e a cortar e não fizeram nada.

          Na revisão seguinte voltei a queixar-me, ligaram-me o carro à máquina e detectaram um problema no Medidor de Massa de Ar (MAF) e falta do líquido que ajuda à regeneração do filtro de partículas.

          Lá paguei eu mais de 400 mocas por uma revisão que seria uma simples mudança de óleo, mas pensei que, pelo menos ia ficar com o problema resolvido.

          Ontem ia em auto-estrada quando o carro começa a soluçar novamente!
          Fiquei pior que "#$"#$"#$, os gajos não me tinham resolvido a avaria, tinha pago uma MAF para nada!
          Continuei com o carro em auto-estrada, agora mais devagar, e passados alguns minutos aparece a mensagem de "erro de sistema do motor", e passados outros minutos acende a luz avisadora de problemas de motor e o carro entrou em modo de segurança.
          A partir daí ficou quase sem potência nenhuma, para subir ligeiras inclinações foi um problema...

          Hoje levei-o à Ford e disseram-me que o problema estaria no próprio filtro de partículas.
          Forçaram a regeneração do fíltro mas que para ficar resolvido teria que levar um filtro novo.
          Há carros que aguentam 120mil, outros 150mil, mas todos têm que meter um filtro novo.

          Filtro novo = 700 ou 800 euros + IVA + mão de obra!!!!!

          Devem estar a gozar comigo... onde é que está isso escrito no manual de revisões??
          A minha vontade é de tirar essa porcaria.

          Alguém sabe retirar o filtro e configurar a centralina para ignorar os alarmes desse módulo?

          Fico lixado com estas cenas...
          Devolveram-te o €€€ da MAF incorrectamente trocada?

          Comentário


            #6
            Eles trocaram a MAF porque foi o erro que lhes apareceu no diagnóstico que fizeram, ou não....
            Já agora, viste eles a ligarem um pequeno portátil ao carro?? Acompanhaste de perto essa operação?? É que se não eles bem podem dizer o que entenderem, e não duvido que haja por aí menos honestidade, é como tudo e não é exclusivo da Ford.
            Em relação ao Filtro e ao liquido de regeneração, a boa notícia é que devias ter reabastecido o depósito aos 80 mil e se não o fizeste e não tiveste problemas já foi muito bom, a má noticia é que todos eles equipados com esse filtro, têm de levar filtro novo por volta dos 120 mil e aí não podes fugir a essa despesa. Podes tentar algum mecânico de confiança que o retire mas isso não é um catalisador e tem electrónica pelo meio pelo que não é tão simples assim... (ah, e mandar retirar na Ford, esquece...)
            Para a próxima que comprares um novo carro, como tu fazes muitos kms anualmente, pondera um que não venha com esse filtro. É o conselho que dou a muita gente.
            Abraço.

            Comentário


              #7
              Já tinha visto um user com um 307 que lhe aconteceu exactamente o mesmo (e também queria tirar o filtro).

              No meu fiesta penso que não é preciso manutenção

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                Já tinha visto um user com um 307 que lhe aconteceu exactamente o mesmo (e também queria tirar o filtro).

                No meu fiesta penso que não é preciso manutenção
                O ultimo modelo do Fiesta com o 1.6 TDci de 90 Cv já trás esse filtro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                  Eles trocaram a MAF porque foi o erro que lhes apareceu no diagnóstico que fizeram, ou não....
                  Já agora, viste eles a ligarem um pequeno portátil ao carro?? Acompanhaste de perto essa operação?? É que se não eles bem podem dizer o que entenderem, e não duvido que haja por aí menos honestidade, é como tudo e não é exclusivo da Ford.
                  Em relação ao Filtro e ao liquido de regeneração, a boa notícia é que devias ter reabastecido o depósito aos 80 mil e se não o fizeste e não tiveste problemas já foi muito bom, a má noticia é que todos eles equipados com esse filtro, têm de levar filtro novo por volta dos 120 mil e aí não podes fugir a essa despesa. Podes tentar algum mecânico de confiança que o retire mas isso não é um catalisador e tem electrónica pelo meio pelo que não é tão simples assim... (ah, e mandar retirar na Ford, esquece...)
                  Para a próxima que comprares um novo carro, como tu fazes muitos kms anualmente, pondera um que não venha com esse filtro. É o conselho que dou a muita gente.
                  Abraço.
                  Não me devolveram o dinheiro da MAF pq me disseram que um dos erros da centralina era relativo à MAF e que tinha que ser trocada.
                  A verdade é que nunca senti outros problemas de falta de potência... antes e depois de meter a MAF nova os sintomas são iguais.

                  Eu nem sabia que o Focus tinha filtro de partículas... não é coisa que seja anunciada ou falada em catálogos/revistas/fóruns....

                  Enchi o depósito do líquido aos 100mil, para nada também...

                  Vou ter que pagar e não bufar.... dasse....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                    O ultimo modelo do Fiesta com o 1.6 TDci de 90 Cv já trás esse filtro.
                    Ou seja, não preciso de me preocupar com este problema que o jfkpt teve?

                    Pelo menos a unica coisa que diz no manual, é que se acender a luz do filtro, para assapar com o carro.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                      Ou seja, não preciso de me preocupar com este problema que o jfkpt teve?

                      Pelo menos a unica coisa que diz no manual, é que se acender a luz do filtro, para assapar com o carro.

                      Qual é o teu? Se for anterior a este 1.6 não tem de certeza.

                      Comentário


                        #12
                        É o actual Fiesta 1.6TDCI (com DPF).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                          Já li que até pode ser mais cedo que isso.

                          Realmente o fumo nos Diesel chateia um pouco e a juntar à manutenção mais cara agora tb ha essa despeza com o filtro de particulas.

                          Sinceramente não sei se no fim de contas ter carro diesel compensa. O consumo é menor e o combustível é mais barato (por enquanto) mas o que se poupa aí acaba por se gastar em manutenção mais cara e filtros de particulas.

                          Os Otto tb têm o catalizador mas penso que dura mais se o dono tiver cuidado...
                          E provas disso?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                            É o actual Fiesta 1.6TDCI (com DPF).
                            Então com a info deste tópico já tens uma ideia dos gastos a médio/longo prazo consoante os kms que fizeres.
                            Sim, vais ter as mesmas despesas mais cedo ou mais tarde.

                            Comentário

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