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Honda Insight é o carro mais vendido no Japão

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    [Mercado] Honda Insight é o carro mais vendido no Japão



    Durante o ano de 2008 o Jazz/Fit manteve a liderança das vendas no mercado japonês. De Dezembro a Março manteve-se intocável, ocupando o 1º lugar todos os meses.

    Entretanto surgiu um novo modelo Honda assente na sua plataforma, o híbrido Insight. Antes do início da sua comercialização a Honda já tinha sido levada a ponderar o aumento da produção e, face à sua performance comercial, parece incontornável.

    O Insight registou 4.906 unidades vendidas em Fevereiro (10º lugar) e 4.088 em Março (21º lugar).

    Em Abril o Jazz/Fit conseguiu 9.443 unidades vendidas, mas as vendas do Insight excederam a soma dos dois meses anteriores, totalizando 10.481 unidades vendidas.

    O Honda Jazz/Fit tem tido um sucesso considerável e recordista de vendas neste mercado mas foi agora destronado pelo novo Insight. Pela primeira vez neste mercado, um híbrido toma o 1º lugar de vendas mensais.

    É também a primeira vez que a Honda tem os dois veículos mais vendidos.

    #2
    Eu até acho o Honda Insight apelativo.

    Quanto ao facto de estar em primeiro lugar na tabela de vendas, é muito bom sinal.

    No entanto, acredito que toda esta problema do reço do petróleo, poderá ter um pouco de influencia, por muito pouco que seja.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Eu até acho o Honda Insight apelativo.

      Quanto ao facto de estar em primeiro lugar na tabela de vendas, é muito bom sinal.

      No entanto, acredito que toda esta problema do reço do petróleo, poderá ter um pouco de influencia, por muito pouco que seja.
      Gostaria de ouvir a vosa opinião nestas dúvidas que me atormentam? (Salvo seja)

      1. Porque raio a Toyota e a Honda não fazem caros híbridos com um design mais "normal", a exemplo do que acontece com a "prima" Lexus...
      É que dá a entender que os desgraçados dos "pobres" que comprem os desenhos futuristas dos salões automóveis e os "ricos" (nada tenho contra eles) podem comprar um carro estéticamente "normal" sem traseiras estranhas entre entros pormenores que fazem dos híbridos baratos... horríveis... Aliás... perdoe-me o forista do qual respeito a opinião, mas chamar "apelativo" o Insight... O que chama a um Lexus... idependentemente do preço que ele tem? Venham daí os construtores ocidentais "salvar" este nicho de mercado.

      2. Porque continuamos a achar todos que os híbridos são uma máquina altamente ecológica? Alguém tem noção dos estragos que são inflingidos à mãe natureza para extrair dela os materiais necessários à execução das baterias. Há bem pouco tempo, nos EUA, fui publicada por um organismo do qual me eskeci o nome (talvez alguém se lembre neste fórum) que o 2.º carro mais poluente do mundo era o Toy Pryus. (eu sei como são os americanos, mas...). Para chegarem a esta conclusão foi estimado um determinado n.º de anos na vida de um automóvel DESDE O SEU FABRICO, a sua utilização e a sua eliminação.

      3. Há quem defenda que veículos como os Bluemotion ou os mais ecológicos da BMW e Renaul ECO2 têm impactos similares (sem contar com a construção) aos de um vulgar e horrível ... híbrido.

      Qual a vossa opinião?

      Obrigado!

      Comentário


        #4
        Em Portugal é que deve estar a vender mal, ainda não vi nenhum a circular sem ser o de test-drive.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
          Em Portugal é que deve estar a vender mal, ainda não vi nenhum a circular sem ser o de test-drive.
          Deus é grande!
          Desculpem o off topic... Mas tinha que dizer isto... Voltemos a normalidade.

          A razão é simples. São feioos "pra xuxú". São caros (Para mim o Insight é relativamente caro).

          Mais qualquer diesel moderno e tão ou mais económico... ecológico e com um valor de retoma que nada tem a ver com estas "coisas disformes".

          Ok!... Hoje por acaso vi o 1.º a circular!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Fullman Ver Post
            Mais qualquer diesel moderno e tão ou mais económico... rmecológico e com um valor de retoma que nada tem a ver com estas "coisas disfoes".
            O Clio dCi é dos mais económicos a diesel... e perdeu para o Insight. Salvo erro, foi na Turbo deste mês.

            Quanto à poluição, vamos ver se os diesel conseguem manter-se com os apertos das normas de emissões (nos ligeiros): Diesel vs. hybrid

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Fullman Ver Post
              Gostaria de ouvir a vosa opinião nestas dúvidas que me atormentam? (Salvo seja)

              1. Porque raio a Toyota e a Honda não fazem caros híbridos com um design mais "normal", a exemplo do que acontece com a "prima" Lexus...
              É que dá a entender que os desgraçados dos "pobres" que comprem os desenhos futuristas dos salões automóveis e os "ricos" (nada tenho contra eles) podem comprar um carro estéticamente "normal" sem traseiras estranhas entre entros pormenores que fazem dos híbridos baratos... horríveis... Aliás... perdoe-me o forista do qual respeito a opinião, mas chamar "apelativo" o Insight... O que chama a um Lexus... idependentemente do preço que ele tem? Venham daí os construtores ocidentais "salvar" este nicho de mercado.

              2. Porque continuamos a achar todos que os híbridos são uma máquina altamente ecológica? Alguém tem noção dos estragos que são inflingidos à mãe natureza para extrair dela os materiais necessários à execução das baterias. Há bem pouco tempo, nos EUA, fui publicada por um organismo do qual me eskeci o nome (talvez alguém se lembre neste fórum) que o 2.º carro mais poluente do mundo era o Toy Pryus. (eu sei como são os americanos, mas...). Para chegarem a esta conclusão foi estimado um determinado n.º de anos na vida de um automóvel DESDE O SEU FABRICO, a sua utilização e a sua eliminação.

              3. Há quem defenda que veículos como os Bluemotion ou os mais ecológicos da BMW e Renaul ECO2 têm impactos similares (sem contar com a construção) aos de um vulgar e horrível ... híbrido.

              Qual a vossa opinião?

              Obrigado!
              Em relação à 1a creio que é por coeficiente aerodinamico e pela ergonomia tendo em conta que tem que estar presente o sistema de baterias...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fullman Ver Post
                Gostaria de ouvir a vosa opinião nestas dúvidas que me atormentam? (Salvo seja)

                1. Porque raio a Toyota e a Honda não fazem caros híbridos com um design mais "normal", a exemplo do que acontece com a "prima" Lexus...
                É que dá a entender que os desgraçados dos "pobres" que comprem os desenhos futuristas dos salões automóveis e os "ricos" (nada tenho contra eles) podem comprar um carro estéticamente "normal" sem traseiras estranhas entre entros pormenores que fazem dos híbridos baratos... horríveis... Aliás... perdoe-me o forista do qual respeito a opinião, mas chamar "apelativo" o Insight... O que chama a um Lexus... idependentemente do preço que ele tem? Venham daí os construtores ocidentais "salvar" este nicho de mercado.

                2. Porque continuamos a achar todos que os híbridos são uma máquina altamente ecológica? Alguém tem noção dos estragos que são inflingidos à mãe natureza para extrair dela os materiais necessários à execução das baterias. Há bem pouco tempo, nos EUA, fui publicada por um organismo do qual me eskeci o nome (talvez alguém se lembre neste fórum) que o 2.º carro mais poluente do mundo era o Toy Pryus. (eu sei como são os americanos, mas...). Para chegarem a esta conclusão foi estimado um determinado n.º de anos na vida de um automóvel DESDE O SEU FABRICO, a sua utilização e a sua eliminação.

                3. Há quem defenda que veículos como os Bluemotion ou os mais ecológicos da BMW e Renaul ECO2 têm impactos similares (sem contar com a construção) aos de um vulgar e horrível ... híbrido.

                Qual a vossa opinião?

                Obrigado!
                1. Os híbridos são futuristas? Então e o Civic hatchback?

                A traseira do Insight parece a do Insight de 1ª geração... e esta parece a do CR-X, dos anos (19)80.

                Se ler um pouco sobre o conceito Kammtail (ou K-Tail) vai perceber que este design não é por motivos estéticos, mas pela função (leia-se aerodinâmica). O memso com a teardrop shape (forma da gota de água).

                Os Lexus são de segmentos superiores; sabia que há Lexus do segmento do série 5 com bagageira mais pequena que um Insight e um Prius? E não é poor estes dois últimos terem bagageiras particularmente grandes...

                Há carros bonitos no segmento B... mas também há alguns bem feios. O Prius actual (3ª geração) é incomparavelmente mais bonito do que o 1º, e tem uma estética apelativa.

                Quando o Insight foi revelado eu não gostei (salvo a frente); agora já gosto.

                2. A Honda e a Toyota têm lançado híbridos para o mercado. Foi recentemente eleito o carro verde do ano; 22 candidatos, 3 finalistas, um trio japonês. A outra marca que esteve neste trio é a Mitsubish, que tem cá em Portugal um iMiev nas estradas em testes.

                Por falar em Renault, que é feito do eléctrico que vinha para Portugal? Nunca mais se ouviu falar dele.

                Esta tecnologia (híbrida) ainda é suficientemente desenvolvida para estar fora do alcance de várias marcas. Há várias marcas europeias que anunciam híbridos, cancelam híbridos... mas não comercializam híbridos.

                Faz-me lembrar o seguinte ditado: "Your actions speak so loud, I can't hear a word you're saying."

                A Honda comercializa 2 neste momento, e até 2012 serão, pelo menos, 4.

                3. eco2? Boa parte do que a Renault reclama com isso não é mais do que cumprir a lei.

                O mesmo não acontece com a BMW e o EfficientDynamics (e agora a Audi também tem um similar). Usam alguns dos equipamentos que os híbridos usam para reduzir os consumos e emissões, nomeadamente a travagem regenerativa.

                Comentário


                  #9
                  Caros companheiros.
                  Eu não acredito no futuro dos híbridos. Espero claramente estar enganado e que evoluam imenso.
                  Agora... chamar akelas coisas bonitas... Ok! Eu não discuto gostos.
                  deram-me também o exemplo dos Lexus e das suas pequenas malas.
                  Porque não trazer essa fórmula para os carros mais populares. eu necessito de ter 2 carros. Um deles tem sempre de ser de dimensão "atraente". O outro nem por isso. Se calhar nem precisaria de mala... grosso modo. Para quando um carro desses... tipo Punto.. Polo... Smart... Clio... etc...
                  Agora vou ausentar-me e procurar literaura que fala dos malifiícios destas baterias no meio-ambiente... Se tiver tempo... ainda hoje!
                  Até já

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Fullman Ver Post
                    Caros companheiros.
                    Eu não acredito no futuro dos híbridos. Espero claramente estar enganado e que evoluam imenso.
                    Agora... chamar akelas coisas bonitas... Ok! Eu não discuto gostos.
                    deram-me também o exemplo dos Lexus e das suas pequenas malas.
                    Porque não trazer essa fórmula para os carros mais populares. eu necessito de ter 2 carros. Um deles tem sempre de ser de dimensão "atraente". O outro nem por isso. Se calhar nem precisaria de mala... grosso modo. Para quando um carro desses... tipo Punto.. Polo... Smart... Clio... etc...
                    Agora vou ausentar-me e procurar literaura que fala dos malifiícios destas baterias no meio-ambiente... Se tiver tempo... ainda hoje!
                    Até já
                    Não me parece que um carro sem bagageira vá ter grande sucesso, especialmente para quem procura um carro para fins mais familiares.

                    Ok, vá lá... mas se usar um portátil, não use a bateria (por causa dos malefícios); o mesmo para o telemóvel.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Gustavo.Almeida Ver Post
                      Não me parece que um carro sem bagageira vá ter grande sucesso, especialmente para quem procura um carro para fins mais familiares.

                      Ok, vá lá... mas se usar um portátil, não use a bateria (por causa dos malefícios); o mesmo para o telemóvel.
                      Caro companheiro. Não leve as coisas a peito. Eu só falei da bagageira porque um dos foristas dava como exemplo o facto dos Lexus terem um design apelativo (no meu entender ao contrário destes híbridos baratos da tanga – sem ofensa... é a minha opinião) era o facto de term uma bagageira pequena.
                      Mas eu até lhe posso dar exemplos de carros "sem bagageira" e que foram/ ou são um sucesso de vendas. Smarr... Y10. Mas olhe que há mais...
                      Mais eu realmente preciso que 1 dos meus carros seja grande e tenha uma boa habitabilidade. O outro até pode ser um Smart... ou quiçá um Nano "Europeu".
                      A minha dúvida passa pelos males feitos ao ambiente na construção destas baterias. Já nem falo do que se possa fazer no fim da sua vida útil. Percebeu caro amigo.
                      Deixo-lhe aqui uma link... leia e diga qq coisa. VOu ver se encontro mais...
                      http://www.4rodas1volante.com/1986/06/hibridos-desfazer-o-mito.html?showComment=1233102000000http://www.4rodas1volante.com/1986/06/hibridos-desfazer-o-mito.html?showComment=1233102000000

                      Até breve!

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                        #12
                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                        Eu até acho o Honda Insight apelativo.

                        Quanto ao facto de estar em primeiro lugar na tabela de vendas, é muito bom sinal.

                        No entanto, acredito que toda esta problema do reço do petróleo, poderá ter um pouco de influencia, por muito pouco que seja.
                        x2, hoje tive na Soonda e vi lá um, e tenho a dizer: "very nice!"

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por sergiogon Ver Post
                          Em relação à 1a creio que é por coeficiente aerodinamico e pela ergonomia tendo em conta que tem que estar presente o sistema de baterias...
                          Ora aqui está a resposta.

                          Aquele tipo de traseira até tem um nome próprio.

                          Outro carro a usar aquela traseira, era o Audi A2

                          P.S: Vi agora que o Gustavo Almeida já tinha colocado o nome.
                          Editado pela última vez por nto; 11 May 2009, 23:44.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fullman Ver Post
                            Caro companheiro. Não leve as coisas a peito. Eu só falei da bagageira porque um dos foristas dava como exemplo o facto dos Lexus terem um design apelativo (no meu entender ao contrário destes híbridos baratos da tanga – sem ofensa... é a minha opinião) era o facto de term uma bagageira pequena.
                            Mas eu até lhe posso dar exemplos de carros "sem bagageira" e que foram/ ou são um sucesso de vendas. Smarr... Y10. Mas olhe que há mais...
                            Mais eu realmente preciso que 1 dos meus carros seja grande e tenha uma boa habitabilidade. O outro até pode ser um Smart... ou quiçá um Nano "Europeu".
                            A minha dúvida passa pelos males feitos ao ambiente na construção destas baterias. Já nem falo do que se possa fazer no fim da sua vida útil. Percebeu caro amigo.
                            Deixo-lhe aqui uma link... leia e diga qq coisa. VOu ver se encontro mais...
                            http://www.4rodas1volante.com/1986/06/hibridos-desfazer-o-mito.html?showComment=1233102000000http://www.4rodas1volante.com/1986/06/hibridos-desfazer-o-mito.html?showComment=1233102000000

                            Até breve!
                            Não, não estou a levar a peito.

                            Fui eu que referi a bagageira dum Lexus. Quando falou em "sem bagageira" eu pensei que falasse em algo ainda mais pequeno... há carros em que a bagageira pouco passa dos 100 litros.

                            Da mesma maneira que os híbridos usam baterias, também os portáteis e os telemóveis. Também já ouvi versões de quem diz que os híbridos não são causam mais danos.

                            Quanto à sua viabilidade... a Toyota tem sido a empresa mais rentável no sector automóvel. Em 2002 (salvo erro), teve lucros maiores que as 3 americanas... e relembro que na altura a GM era a que mais vendia no mundo. A Honda não está(va) numa posição tão favorável, mas também continua a apostar forte nesta tecnologia.

                            Os consumos anunciados têm muito que se lhe diga. Sabemos que são medidos com normas desactualizadas, em que não se usava ar condicionado, as acelerações eram lentíssimas e não havia os habituais 120 km/h de auto-estrada. A culpa do baixo consumo anunciado do Prius não é da Toyota.

                            Eu fico contente que o autor do artigo esteja satisfeito com a sua megane dci... mas dizer que nunca ninguém conseguiu fazer o consumo anunciado do Prius... não é verdade. Há quem tenha feito bem abaixo disso (ainda que não seja o condutor médio). Ainda há algum se fez menos que isso num Civic Hybrid com 3 pessoas e bagagem, para registo no Guiness (mais informação no fórum CleanMPG).

                            Num link que citei em cima fala-se de outra questão: há quem defenda que a partir de 2014 as marcas não vão conseguir ter os seus diesel a cumprir as normas de emissões... não sem grandes perdas de performance e economia, o que vai ditar o fim do diesel nos ligeiros. Já nos pesados, a perspectiva é de continuar.

                            Se assim for, ficando os motores a gasolina, os híbridos ganham ainda mais importância. Ainda recentemente a Honda anunciou que vai "esquecer" o diesel e vai desenvolver um sistema híbrido para os veículos de maior porte.

                            E com isto ficamos na dúvida o que será pior, o diesel ou os híbridos. O tempo o dirá.

                            De qualquer dos modos, os japoneses estão de parabéns; lembramo-nos mais dos factos do que dos comunicados.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Ora aqui está a resposta.

                              Aquele tipo de traseira até tem um nome próprio.

                              Outro carro a usar aquela traseira, era o Audi A2

                              P.S: Vi agora que o Gustavo Almeida já tinha colocado o nome.
                              Sim, o A2, o Citroen CX... enfim, muitos carros mesmo.

                              Mais informações aqui: Kammback - Wikipedia, the free encyclopedia



                              O Insight tem um coeficiente de arrasto de 0,25.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Gustavo.Almeida Ver Post
                                Sim, o A2, o Citroen CX... enfim, muitos carros mesmo.

                                Mais informações aqui: Kammback - Wikipedia, the free encyclopedia



                                O Insight tem um coeficiente de arrasto de 0,25.
                                Reconheço que nunca ouvi falar desta nomenclatura. Mascom este link passei a perceber.
                                Mas permaneço na minha. Acho estes híbridos sem ponta por onde se lhe pegue! No seu conjunto, claro. O que não quer dizer que nãoptenhma 1 ou outro pormenor interessante. E isso não acontece nos Lexus. Porquê caramba?
                                Quer no CX quer no A2 aquele solução funciona esteticamente. Neste carros akele farolim... Aquela mala... Nãããã!
                                Até breve!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Fullman Ver Post
                                  Reconheço que nunca ouvi falar desta nomenclatura. Mascom este link passei a perceber.
                                  Mas permaneço na minha. Acho estes híbridos sem ponta por onde se lhe pegue! No seu conjunto, claro. O que não quer dizer que nãoptenhma 1 ou outro pormenor interessante. E isso não acontece nos Lexus. Porquê caramba?
                                  Quer no CX quer no A2 aquele solução funciona esteticamente. Neste carros akele farolim... Aquela mala... Nãããã!
                                  Até breve!
                                  Mas os Lexus são carros normais transformados em híbridos, assim como são o Honda Civic Hybrid, Toyota Camry Hybrid, Chevy Malibu Hybrid, Ford Fusion Hybrid e tantos outros.

                                  Já Insight e Prius são desenvolvidos desde o íncio como híbridos, e por isso, buscam todas as formas possíveis de serem mais eficientes. E uma delas é exatamente a forma da carroceria.

                                  Um Lexus pode ser mais bonito que um Prius ou Insight, mas não será tão eficiente quanto esses.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por A_GaSpAr Ver Post
                                    Mas os Lexus são carros normais transformados em híbridos, assim como são o Honda Civic Hybrid, Toyota Camry Hybrid, Chevy Malibu Hybrid, Ford Fusion Hybrid e tantos outros.

                                    Já Insight e Prius são desenvolvidos desde o íncio como híbridos, e por isso, buscam todas as formas possíveis de serem mais eficientes. E uma delas é exatamente a forma da carroceria.

                                    Um Lexus pode ser mais bonito que um Prius ou Insight, mas não será tão eficiente quanto esses.
                                    Essa sua frase de carros normais transformados em híbridos... hummmm! Deixe lá isso... Então o amigo A_GaSpAr acredita mesmo que uma marca com altos padrões de exigência faz adaptações? Acredita mesmo nisso?
                                    Olhe... eu não!
                                    A meu ver a questão é muito outra. A Lexus tem como objectico "outro" cliente que não menospreza quaisquer pormenores num carro. E o design deste é e será sempre o principal cartão de visita de um carro.
                                    Dos outros carros que mencionaste apenas conheço o Civic IMA. Mas achas que akele carro em termos de design tem alguma coisa a ver com o actual Civic? ... Sim... o logótipo é igual...
                                    Eu estou à vontade... Não gosto de nenhum deles, mas há que reconhecer que o civic "não híbrido" é altamente original e dá cartas em termos estilísticos. Quer se goste... quer não se goste (como eu)!
                                    Amigo... nós, consumidores finais, temos de ser exigentes, implacáveis mesmo... Ao não comprarmos "coisas" à qual chamam eficiência aurodinâmica (Prius, Insight e companhia) estaremos a espicaçar as marcas a darem a volta outro sentido... Acreditem nisso. Aliás... vocês vão ver quando começarem a chegar os híbridos europeus... Depois vocês verão os japonas/ coreias e xinocas... Mais uma vez a COPIAR como é seu hábito o que se faz em terras do velho mundo...
                                    Posso estar enganado, mas a Audi (e o seu grupo de marcas), foram os primeiros a desenvolver esta tecnologia. Pensem numa coisa... Eles têm a tecnologia... mas porque raio é que, tanto quanto sei, ainda não mandaram nada cá para fora?
                                    Para mim a resposta é simples... ainda não conseguiram conciliar design com a tecnologia em si. E se calhar ainda andam à procura de minorar o estargo que as baterias fazem na natureza... Muito mais do que os benefícios que trazem estas coisas híbridas ao consumirem "melhor"... Eu disse "melhor"... Não disse menos.
                                    Pensa nisso!

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                                      #19
                                      Pegando um pouco por todos os posts que tenho lido...

                                      Apesar da eficiência aerodinâmica da Kammtail, não significa que seja a única solução para obtenção de baixos valores de drag!
                                      Neste momento, o carro de produção com menor Cx é o novo classe E Coupé, com 0.24 e trata-se de um tipico 3 volumes. E apesar de ser uma montra de ruido visual, consegue mesmo assim, um valor impressionante.

                                      A questão é que existem diversas soluções para a solução de um problema. Toyota e Honda resolveram recorrer a uma entre várias.
                                      E apesar da Kammtail já ter provado a sua validade, obviamente que é possível atingir um compromisso melhor entre eficiência, funcionalidade e estética.


                                      Em relação aos Lexus, sim, são adaptações, assim como o Civic Hybrid
                                      Aqueles carros não foram feitos para levar packs de baterias, por isso, as bagageiras saem prejudicadas.

                                      Também não acredito na viabilidade deste tipo de hibridos.
                                      Os plug-in hybrids são respostas mais eficientes e permitem maior liberdade no que toca a packaging.
                                      E isto enquanto não chegarem os 100% eléctricos ou fuell-cell.

                                      Em relação aos europeus e a resistência que têm feito aos hibridos.
                                      Já são vários boss's, engenheiros, que dizem que os hibridos, do género do Prius, são uma solução tapa-buracos, e que o acrescentar de complexidade (e custos) acaba por compensar pouco os resultados obtidos.
                                      E se agora começam a aparecer (ou melhor, a anunciar) algumas propostas europeias (classe S, futuros Cayenne, 3008), é mais pelo hype da coisa.

                                      Os europeus preferem apostar no diesel, que consegue resultados tão bons ou melhores que os hibridos, sem a excessiva complexidade dos últimos.

                                      Há formas de aumentar a eficiência que implica o não adicionar de complexidade!
                                      Redução de peso é um dos melhores caminhos. Permite a utilização de motores mais pequenos e eficientes.
                                      Além de que o constante re-design que se tem assistido de diversos componentes, como AC's e DA, em conjunto com outras soluções como start-stop, travagem regenerativa, conseguem aumentos substanciais de eficiência.

                                      Mais uma vez, as soluções são várias, não existindo uma definitiva para reduzir o impacto do automóvel e dos transportes no geral no meio em que vivemos.

                                      A toyota soube vender muito bem o peixe acerca de uma determinada solução.
                                      O hype gerado à volta dessa solução é exagerado, e o mercado agora "exige" soluções do género.
                                      Como empresas, supostamente têm de lucrar, e acredito que haja marcas a colocarem soluções semelhantes no mercado, de modo a que a percepção da mesma seja superior, resultando em nºs de vendas e obviamente mais lucro, do que propriamente de "acreditarem" que seja a solução a seguir.
                                      Basta ver as novelas que tem sido os hibridos no grupo VW, por exemplo.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                        Pegando um pouco por todos os posts que tenho lido...

                                        (...)

                                        Em relação aos Lexus, sim, são adaptações, assim como o Civic Hybrid
                                        Aqueles carros não foram feitos para levar packs de baterias, por isso, as bagageiras saem prejudicadas.

                                        (...)
                                        Companheiro...
                                        Antes de tudo PARABÉNS pela objectividade das tuas considerações. Demonstram saber e são, no essencial, aquilo que penso com as estas "coisas" ditas híbridas.
                                        Já agora gostaria que me deses um opinião do ponto e vista "ecológico puro e duto que estes carros apregoam.
                                        A tal velha história. Estas coisas vêm para a cidade trazer menos CO2, mas trazem e levam um rastro altamento prejudicial ao ambiente do nosso planeta.

                                        Só destakei akilo com o qual não posso estar de acordo. Então a Lexus, que tem como um dos cavalos de batalha fas... adaptações aos seus carros? Tipo GPL. Ou melhor akilo que nós fazemos aos nossos popós quando queremos usar gás?
                                        Desculpa... que tu me digas que é um conceito equilibrado entre estética e tecnologia eu aceito... mas adaptações? Estamos a falar da Lexus... Não de marcas de 2.ª linha. Ou estarei eu enganado?

                                        Mais... Caros defensores da tecnologia em questão... não é só a aerodinâmica dakelas coisas chamadas Prius e Insight que são eficientes... ponham os olhos na MB classe E.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Fullman Ver Post
                                          Companheiro...
                                          Só destakei akilo com o qual não posso estar de acordo. Então a Lexus, que tem como um dos cavalos de batalha fas... adaptações aos seus carros? Tipo GPL. Ou melhor akilo que nós fazemos aos nossos popós quando queremos usar gás?
                                          Desculpa... que tu me digas que é um conceito equilibrado entre estética e tecnologia eu aceito... mas adaptações? Estamos a falar da Lexus... Não de marcas de 2.ª linha. Ou estarei eu enganado?

                                          Ninguém aqui disse que a Lexus foi lá, pegou uma bateria grande, "jogou" no porta-malas de seus carros e está pronto o híbrido. Obviamente, existe um grande grau de desenvolvimento e tecnologia por trás dos Lexus híbridos.

                                          Mas não deixam de ser modelos "normais" em versão híbrida.

                                          O Lexus LS, por exemplo, possui tanto versões a combustíveis fósseis como híbrida.

                                          Aliás, o primeiro Lexus desenvolvido exclusivamente para ser híbrido é o HS 250h, que não é, propriamente, o modelo mais bonito da marca:

                                          Lexus HS 250h (2010) with pictures and wallpapers







                                          E sobre o Civic IMA, é a versáo híbrida do modelos vendido nos mercados asiáticos enas américas.

                                          Abraços

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                                            #22
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                                            À partida terá menos altura ao solo, e mesmo a distância entre o piso e o tecto será menor. Sendo um Coupé, não existem as mesmas preocupações com espaço e bagageira (falo de um Coupé a sério, não de veículos de transporte a que as marcas acharam "engraçado" chamar coupé).

                                            Já no caso do Insight, usando uma plataforma do segmento B, é quase garantido que vai ter bastante altura.

                                            Fullman, a Volvo também adapta carros a GPL. Aliás, a própria Volvo produz os sistema de GPL. É por isso que os seus carros são piores? Não me parece.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por A_GaSpAr Ver Post
                                              Ninguém aqui disse que a Lexus foi lá, pegou uma bateria grande, "jogou" no porta-malas de seus carros e está pronto o híbrido. Obviamente, existe um grande grau de desenvolvimento e tecnologia por trás dos Lexus híbridos.

                                              Mas não deixam de ser modelos "normais" em versão híbrida.

                                              O Lexus LS, por exemplo, possui tanto versões a combustíveis fósseis como híbrida.

                                              Aliás, o primeiro Lexus desenvolvido exclusivamente para ser híbrido é o HS 250h, que não é, propriamente, o modelo mais bonito da marca

                                              E sobre o Civic IMA, é a versáo híbrida do modelos vendido nos mercados asiáticos enas américas.

                                              Abraços

                                              Vamos marcar posições. Eu pessoalmente não acredito em adaptações a este nível. Quem quiser acredita. Isto é como tudo. É como na política... na religião, no futebol, nas gasolineiras e os preços diferentes entre elas, etc... etc...
                                              Eles (Lexus) no meu entender percebem o mercado onde se inserem. Os outros nem por isso. E eu acredito que o futuro me dará razão!
                                              Lexos a fazer adaptações. Aqui o teu amigo Fullman não acredita.
                                              Adiante...
                                              Quanto ao facto de eles terem as duas versões à venda é a prova que não têm medo do mercado. Calcula lá as vendas que Honda iria ter se fizesse uma versão híbrida do actual Civic "normal"? Tu sabes? Eu tmbém não! Mas todos nós iríamos sempre cair na tentação de andar a fazer comparações entre os dois modelos... E muito provavelmente... juntando tudo – preço, performances, economia pura, defesa do ambiente – a diferença seria uma nulidade. Estou convencido disso!
                                              Quanto ao facto de me falares da estética deste Lexus... Estou em pleno acordo contigo. Não dos + bonitos da marca mas consegue um excelente compromisso entre a aerodinâmica cuidada e alguma raça típica de um premium. Pena é ainda um certo aspecto oriental... Esse é ke é sempre o problema dos carros que vêm dakeles sítios. A atenção que eu até tenho 1 Honda da anterior geração.
                                              Mas não compares este Lexus akelas "coisas" – Prius, Insight, entre outros.
                                              Quando ao IMA não percebi a a tua afirmação... ou dúvida... keres especificar?
                                              Abraço!
                                              Editado pela última vez por Fullman; 12 May 2009, 13:52.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fullman Ver Post
                                                Companheiro...
                                                Antes de tudo PARABÉNS pela objectividade das tuas considerações. Demonstram saber e são, no essencial, aquilo que penso com as estas "coisas" ditas híbridas.
                                                Já agora gostaria que me deses um opinião do ponto e vista "ecológico puro e duto que estes carros apregoam.
                                                A tal velha história. Estas coisas vêm para a cidade trazer menos CO2, mas trazem e levam um rastro altamento prejudicial ao ambiente do nosso planeta.

                                                Só destakei akilo com o qual não posso estar de acordo. Então a Lexus, que tem como um dos cavalos de batalha fas... adaptações aos seus carros? Tipo GPL. Ou melhor akilo que nós fazemos aos nossos popós quando queremos usar gás?
                                                Desculpa... que tu me digas que é um conceito equilibrado entre estética e tecnologia eu aceito... mas adaptações? Estamos a falar da Lexus... Não de marcas de 2.ª linha. Ou estarei eu enganado?

                                                Mais... Caros defensores da tecnologia em questão... não é só a aerodinâmica dakelas coisas chamadas Prius e Insight que são eficientes... ponham os olhos na MB classe E.
                                                A questão é... caso tivessem em conta na definição da plataforma e no packaging que o carro teria de levar umas quantas baterias, poderiam ter contornado a questão da redução da capacidade da bagageira.
                                                No LS600h a bagageira fica com uma capacidade de apenas 330litros, em comparaçao com os mais de 500 da versão não-hibrida. Ridiculo num carro supostamente estradista!
                                                Por isso é que digo que é uma adaptação.

                                                Se é para levar os hibridos a sério, tem-se de começar a projectar de raíz, e não fazer adaptações de plataformas existentes.
                                                Por isso a meu ver, vejo mais potencial nos plug-in. Coisas como o Volt permitem muito maior flexibilidade no que toca a packaging, pois o motor de combustão interna não se encontra ligado às rodas, servindo apenas como gerador. E podem projectar novas plataformas adequadas a essa nova realidade, optimizando a distribuição dos componentes pela mesma, sem perca de utilização de espaço, seja no habitaculo ou na bagageira

                                                Em relação à poluição. Não tenho dados concretos comigo.
                                                Mas pelo que tenho lido, já houve uma evolução enorme na tecnologia das baterias e nos processos de produção das mesmas. Estamos só a olhar para os carros, mas não nos esqueçamos dos portáteis e telemóveis que recorrem à mesma tecnologia.
                                                Vou presumir que a coisa evoluiu no bom sentido e actualmente o seu processo produtivo apresente menos danos para o ambiente que há 10 anos atrás.

                                                Mas isto leva a outra questão. Sustentabilidade. E não são só os hibridos que têm este problema. A indústria no geral o têm. São sempre necessários enormes recursos para produzir um automóvel, tendo em conta a enorme variedade de materiais que o constituem, a complexidade de produção dos mesmos, etc...

                                                Vejo as baterias como mais um componente nessa cadeia de acontecimentos. Até porque os carros que conduzimos, todos trazem baterias, e elas também são um perigo para o meio ambiente, não são só as dos hibridos

                                                Tendo em conta o caminho de optimização constante nos processos de montagem e construção que a indústria tem feito (até porque ajuda na obtenção de melhor rentabilidade), essa questão das baterias tem tanta importância como outras, como a extracção do solo de metais, a produção de plásticos com base no petróleo, etc...
                                                São questões que estão constantemente a tentar ser respondidas, e hoje em dia fala-se e faz-se reciclagem de metais, plásticos, procuram-se novos materiais como bioplásticos e compósitos de base têxtil, etc...

                                                Há muito trabalho ainda a fazer para resolver as questões de compatibilidade entre automóvel e meio-ambiente, e os hibridos que temos hoje em dia, focam apenas na questão da utilização. Convence as pessoas e tal (até porque afecta directamente o bolso), mas tão muito longe de ser uma solução ideal e os ganhos são minimos em relação a outras propostas no mercado.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Gustavo.Almeida Ver Post
                                                  c r a s h, uma vantagem do E Coupé é mesmo a de ser Coupé.

                                                  À partida terá menos altura ao solo, e mesmo a distância entre o piso e o tecto será menor. Sendo um Coupé, não existem as mesmas preocupações com espaço e bagageira (falo de um Coupé a sério, não de veículos de transporte a que as marcas acharam "engraçado" chamar coupé).

                                                  Já no caso do Insight, usando uma plataforma do segmento B, é quase garantido que vai ter bastante altura.

                                                  Fullman, a Volvo também adapta carros a GPL. Aliás, a própria Volvo produz os sistema de GPL. É por isso que os seus carros são piores? Não me parece.
                                                  Correcção... Eu NADA tenho contra a utilização e vantagens do GPL. Até prefiro isso à "noia" dos híbridos. Apenas falei no GPL, que é uma adaptação corrikeira hoje em dia, em contraponto ao facto de me dizerem que os Lexus são adaptações. Claro que há aki alguma dose de humor.
                                                  E sim. Gosto muito dos Volvo.

                                                  Voltando às apostas do Insight e afins. Eu apenas defendo que as marcas generalistas façam os seus híbridos à vontade, mas tentem fazer algo mais equilibrado do ponto de vista estético.
                                                  Ok, perderia-se 0,00001 l de gasolina a cada 100km mas vender-se-iam muuuuito mais, de maneira a que as marcas vissem que o produto até vendia e como teria boas vendas, mais dinheiro sobraria para o desenvolvimento. Sim, porque na realidade a Toyota (casa-mãe sem Lexus) e a Honda falam muito das vantagens destas "coisas" mas não alargam (ou alargam pouco) a gama de produtos disponíveis.
                                                  Há o H Civic, há o H Insight, mdas depois não o correspondente ao Accord, ao Jazz, ao CR-V, ao monovolume de 6 lugares que agora não me recordo o nome, etc... etc..
                                                  Para mim issso ker dizer alguma coisa...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Fullman Ver Post
                                                    Quanto ao facto de eles terem as duas versões à venda é a prova que não têm medo do mercado. Calcula lá as vendas que Honda iria ter se fizesse uma versão híbrida do actual Civic "normal"? Tu sabes? Eu tmbém não! Mas todos nós iríamos sempre cair na tentação de andar a fazer comparações entre os dois modelos... E muito provavelmente... juntando tudo – preço, performances, economia pura, defesa do ambiente – a diferença seria uma nulidade. Estou convencido disso!
                                                    Hmm.... tirando as jantes, antena, altura ao solo, ponteira de escape e o selector da caixa, como distingue um Civic "normal" dum Hybrid?

                                                    O Civic sedan não foi feito para ser híbrido. Foi feito para ser um civic de 4 portas e, tal como na anterior geração, tinha uma versão híbrida. Relembro que esta carroçaria também se vende cá em Portugal com motor 1.8.



                                                    O Insight, sim, esse foi construído propositadamente para ser híbrido.


                                                    Originalmente Colocado por Fullman Ver Post
                                                    Correcção... Eu NADA tenho contra a utilização e vantagens do GPL. Até prefiro isso à "noia" dos híbridos. Apenas falei no GPL, que é uma adaptação corrikeira hoje em dia, em contraponto ao facto de me dizerem que os Lexus são adaptações. Claro que há aki alguma dose de humor.
                                                    E sim. Gosto muito dos Volvo.
                                                    Não percebo que "noia" corriqueira é essa.

                                                    Originalmente Colocado por Fullman Ver Post
                                                    Voltando às apostas do Insight e afins. Eu apenas defendo que as marcas generalistas façam os seus híbridos à vontade, mas tentem fazer algo mais equilibrado do ponto de vista estético.
                                                    Ok, perderia-se 0,00001 l de gasolina a cada 100km mas vender-se-iam muuuuito mais, de maneira a que as marcas vissem que o produto até vendia e como teria boas vendas, mais dinheiro sobraria para o desenvolvimento. Sim, porque na realidade a Toyota (casa-mãe sem Lexus) e a Honda falam muito das vantagens destas "coisas" mas não alargam (ou alargam pouco) a gama de produtos disponíveis.
                                                    Há o H Civic, há o H Insight, mdas depois não o correspondente ao Accord, ao Jazz, ao CR-V, ao monovolume de 6 lugares que agora não me recordo o nome, etc... etc..
                                                    Para mim issso ker dizer alguma coisa...
                                                    A aerodinâmica dos híbridos produz ganhos bem superiores a 0,00001 litros por cada 100 kms.

                                                    Veja-se o que se faz a uma MG ZT-T para conseguir um record de velocidade: remoção dos espelhos, jantes fechadas, entre outros.


                                                    Eu acho que há gente que confunde beleza com economia/aerodinâmica (mas quase só nos híbridos). Há carros que não tem particular ambição de ser económicos e, mais ainda, não têm qualquer pretensão de ser bonitos.

                                                    Eu não gostava do 1º Prius, o 2º nem por isso... desde que está a sair agora, sim, pode não ser uma referência, mas está bem apelativo.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Gustavo.Almeida Ver Post
                                                      c r a s h, uma vantagem do E Coupé é mesmo a de ser Coupé.

                                                      À partida terá menos altura ao solo, e mesmo a distância entre o piso e o tecto será menor. Sendo um Coupé, não existem as mesmas preocupações com espaço e bagageira (falo de um Coupé a sério, não de veículos de transporte a que as marcas acharam "engraçado" chamar coupé).

                                                      Já no caso do Insight, usando uma plataforma do segmento B, é quase garantido que vai ter bastante altura.

                                                      Fullman, a Volvo também adapta carros a GPL. Aliás, a própria Volvo produz os sistema de GPL. É por isso que os seus carros são piores? Não me parece.
                                                      Sim, a altura é um factor, mas o E sedan (uns 5, 6cm mais alto), mesmo assim tem um Cx. de 0.25!

                                                      O concept da Mercedes, o Bionic tinha um Cx de 0.19 e estamos a falar de um carro com 1.6m de altura.
                                                      A altura é um elemento importante, mas não determinante.
                                                      Por exemplo, o meu Mx5 é uns 15cm mais baixo que o E Coupe, e tem um Cx de 0.38 com capota/hard-top.

                                                      A distância ao solo é também importante, óbvio, mas devemos estar a falar de 10mm de diferença, que também podemos alcançar no sedan, caso se opte por um daqueles packs que têm suspensão xpto.

                                                      Mas de qualquer maneira, é aquilo que digo. No mundo "real", e tendo em conta a utilização mais familiar de um automóvel, é possivel conjugar bons niveis de eficiencia aerodinâmica com soluções diversas, sem prejudicio da habitabilidade, funcionalidade ou estética!

                                                      Prius e Insight optaram pela Kammtail, o que não nada de mal.
                                                      Acho que o que se critica são os resultados estéticos, que a meu ver, poderiam ser bem melhores. Teria de haver um pouco mais de trabalho na definição da área vidrada ou no desenho das partes, mas o perfil não necessitaria de ser mudado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post

                                                        Em relação à poluição. Não tenho dados concretos comigo.
                                                        Mas pelo que tenho lido, já houve uma evolução enorme na tecnologia das baterias e nos processos de produção das mesmas. Estamos só a olhar para os carros, mas não nos esqueçamos dos portáteis e telemóveis que recorrem à mesma tecnologia.
                                                        Vou presumir que a coisa evoluiu no bom sentido e actualmente o seu processo produtivo apresente menos danos para o ambiente que há 10 anos atrás.
                                                        Baterias. Falam, falam falam, mas confundem tudo...

                                                        Actualmente no mundo automóvel, existem 3 tipos de baterias (não falo das NiCd que estão ultrapassadas e nem nas pilhas recarregaveis são mais usadas):

                                                        As dos carros que todos temos, que são de chumbo (Pb), altamente poluidoras e apesar de tudo mais de 80% reciclaveis. Mas a sua reciclagem é muito cara e devido a isso custam muito dinheiro porque pagamos pela reciclagem delas.

                                                        Depois temos as que os hibridos usam, se não me engano são as de niquel-hidreto metálico (Ni-MH) (que são pesadas ainda, mas mais leves que as de chumbo e têm uma durabilidade muito superior às de chumbo). São as que a maioria dos telemóveis usam e portáteis. São amplamente recicláveis e muito menos poluentes que as de chumbo que os carros usam tendo 90% de reciclagem dos seus componentes. Mas o reverso da medalha é mesmo serem ainda caras, e cada recarga provocar uma infima viciação, logo para a carga que um veículo hibrido serve, mas elas viciam-se mais que as de Li-ion, ultimamente o seu uso está plenamente establecido, logo o custo está já bastante reduzido, podendo ainda vir a custar menos.

                                                        Depois temos as de ião litio (Li-ion), que são as unicas que podem ser usadas num veículo eléctrico. E porquê? Porque têm muita densidade e são muito leves, usadas em aparelhos que são minorcas ou leves. Têm muito mais densidade que as duas de cima, são totalmente reciclaveis e o custo da reciclagem é menor que as outras, mas o preço delas é muitissimo elevado devido ao material e a serem uma tecnologia recente, mas com um controlador na carga e na descarga, elas podem durar anos e anos com sucessivas cargas e descargas. Os veículos eléctricos só são possiveis com estas, porque elas pesam 4 vezes menos que as outras, mais pequenas para a mesma carga e viciam muito menos que as Ni-Mh. Ou seja serão o futuro.

                                                        Existe uma associação nos EUA (penso que na Calfornia) que troca as baterias de Ni-Mh nos toyotas hibridos para baterias de Li-ion, metem uma ficha para carregar e o carro pode fazer mais de 40km só em modo eléctrico, um verdadeiro hibrido plug-in. Procurem na net, devem encontrar.

                                                        Logo as baterias desenvolveram-se nos ultimos anos de forma vertiginosa devido aos telemóveis e portateis. Queremos mais tempo de autonomia e mais leves todos os nosso equipamentos eléctrónicos portáteis. Aposto que já há baterias de portáteis de Li-ion.

                                                        E sei que já se descobriu uma de polimero de litio que poderá durar muito mais que as outras com descargas e recargas sem perder capacidade, mas sem informações não posso falar dela ainda, apenas sei que pode ser feita de qualquer feitio e pode ter apenas a espessura de um cartão de crédito, ou sej apoderiam fabricar a carrocaria de um carro totalmente neste tipo de bateria e como é muito segura sem risco de explosão mesmo com temperaturas muito elevadas e sem possibilidade de descargas elevadas toda a estrutura (desde a carrocaria aos bancos, mesmo estofos e plasticos)de um carro poderia ser a bateria do mesmo.
                                                        Editado pela última vez por Arthe; 12 May 2009, 15:37.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                                          Sim, a altura é um factor, mas o E sedan (uns 5, 6cm mais alto), mesmo assim tem um Cx. de 0.25!

                                                          O concept da Mercedes, o Bionic tinha um Cx de 0.19 e estamos a falar de um carro com 1.6m de altura.
                                                          A altura é um elemento importante, mas não determinante.
                                                          Por exemplo, o meu Mx5 é uns 15cm mais baixo que o E Coupe, e tem um Cx de 0.38 com capota/hard-top.

                                                          A distância ao solo é também importante, óbvio, mas devemos estar a falar de 10mm de diferença, que também podemos alcançar no sedan, caso se opte por um daqueles packs que têm suspensão xpto.

                                                          Mas de qualquer maneira, é aquilo que digo. No mundo "real", e tendo em conta a utilização mais familiar de um automóvel, é possivel conjugar bons niveis de eficiencia aerodinâmica com soluções diversas, sem prejudicio da habitabilidade, funcionalidade ou estética!

                                                          Prius e Insight optaram pela Kammtail, o que não nada de mal.
                                                          Acho que o que se critica são os resultados estéticos, que a meu ver, poderiam ser bem melhores. Teria de haver um pouco mais de trabalho na definição da área vidrada ou no desenho das partes, mas o perfil não necessitaria de ser mudado.
                                                          Tens toda a razão. Eu às vezes esqueço-me que o cX é a "qualidade" da aerodinâmica; no que toca a dimensões, temos a superfície frontal. Neste último, naturalmente, um MX-5 terá vantagens face a um Insight.

                                                          Realmente, a Mercedes conseguiu valores muitos bons. Lá em casa tenho um Accord de 2004 com 0,26.


                                                          Arthe, muito obrigado pelos esclarecimentos. Confesso que ainda só li na diagonal, mas mais tarde vou analisar com atenção tudo o que escreveste.

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                                                            #30
                                                            Arthe: se be me lembro, as baterias Li-ion grandes precisam de ser refrigeradas. Acima dos 25 ºC tornam-se instáveis. As de Li-Polímero prescindem da refrigeração, mas são mais complicadas.

                                                            De outro lado, parece que há avanços recentes em nano-ultracondensadores. Estamos a falar em autonomias de 500 km com débitos de potência que envergonhariam muitos desportivos.

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